Booking.com

Vale do Douro: 5 experiências incríveis e inesquecíveis

Date:

Share post:

A viagem para o Vale do Douro foi intensa, com uma programação maravilhosa. Visitamos quintas e museus, passamos por pequenos vilarejos e conhecemos monumentos históricos, comemos muito bem (o dia todo, todos os dias) e tivemos a oportunidade de absorver e fotografar a paisagem do Vale do Douro durante toda a viagem.  E ainda faltou muita coisa pra ver e conhecer (como sempre acontece né?), mas quero dividir aqui algumas experiências incríveis que tive a oportunidade de vivenciar nesses dias por lá.

Leia também:

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Vale do Douro
Mirante em São Leonardo de Galafura

Você já foi ou está pensando em ir para o Vale do Douro? Teve alguma dessas experiências ou gostaria de incluí-las no seu roteiro?

Conhecer a Padaria Fátima em Provesende

Provesende me lembrou a cidade dos meus avós paternos, Lauro Muller (em Santa Catarina). Um lugar quieto, onde todo mundo conhece todo mundo, e que não entra no roteiro dos turistas. Mas enfim, nós fomos para Provesende para conhecer uma padaria! A Padaria Fátima é especial porque ali os pães são feitos artesanalmente, um por um, pela mesma família há décadas! A estrutura é simples, o trabalho é duro, mas todos estão sempre com um sorriso no rosto.
dscn2390

Engraçado que eu não consigo achar as palavras para explicar a razão pela qual visitar essa padaria conta como uma experiência incrível no Vale do Douro. Mas é justamente a improbabilidade de ir até lá em uma região que tem tantas outras coisas para oferecer, que me fascinou tanto. Parece que o tempo parou ali, mas a família que toca a padaria não se importa. Eles tem amor pelo que fazem, e com orgulho estão todos os dias fazendo massa.

dscn2392 dscn2399

E claro, o pão é uma delícia! O segredo? Segundo eles, a benção que é dada em todas as fornadas:

dscn2401

Dica extra: almoce no restaurante Papas Zaide, também em Provesende. Comida tradicional portuguesa caseira, uma delícia!

Ir de Pinhão a Tua no Comboio Histórico

Antes de mais nada, comboio significa trem! Achei mais legal utilizar a palavra no português de Portugal mesmo : ) Esse passeio é feito em uma locomotiva e 5 vagões a vapor margeando o Rio Douro, entre Régua e Tua. Mas nós fizemos um percurso mais curto, pegamos o trem na cidade de Pinhão (aliás, os azulejos na estação de Pinhão são muito lindos!).
dscn2425

O comboio histórico funciona entre junho e outubro, e o preço é salgado: 37.50 euros nos meses de junho, julho e outubro; e 42.50 nos meses de agosto e setembro (esse preço é para adultos, crianças tem um pequeno desconto). O passeio tem dias e horários limitados, que estão a disposição no site oficial.

dscn2429 dscn2442

Os vagões são muito bem conservados, e aconselho reservar assento na janela para poder aproveitar melhor e tirar fotos mais bacanas (eu não estava na janela, portanto deixo a desejar uma foto bacana!).

dscn2432

E de Tua a Pinhão de Rabelo!

Chegando em Tua, saímos direto da estação de trem em direção ao pier para fazer o maravilhoso passeio de Rabelo, o tradicional barco que transportava o Vinho do Porto até Vila Nova de Gaia. Esse passeio de barco é super típico, e a maioria dos turistas que vai até o Vale do Douro tem essa experiência. E há uma razão pro passeio de Rabelo ser tão popular: é realmente maravilhoso!
dscn2445

Foram duas horas sensacionais, e ainda por cima nós jantamos a bordo. O barco vai bem devagar, era o fim de um dia muito quente, e a brisa no rosto foi um grande alívio. É tão legal navegar sobre o rio, que é o coração da região. Ver as padronagens formadas pelos vinhedos nas colinas, os outros barcos passando. Eu cheguei a fazer uma transmissão ao vivo na nossa página do Facebook, aqui está:

dscn2447

O passeio custa 20 euros por pessoa, e você pode ver informações sobre dias e horários aqui. A gente fez o percurso entre Tua e Pinhão, mas o mais comum é o barco sair de Pinhão também.

dscn2456 dscn2460

Fazer um piquenique no mirante de S. Leonardo de Galafura

Entre Peso da Régua e Pinhão está São Leonardo de Galafura, que tem um mirante perfeito para uma pausa na viagem. A gente aproveitou para fazer um piquenique lá. Olhem essa vista, que coisa mais espetacular!
dscn2621

Também não resisti e fiz uma transmissão para o Facebook, dá pra ter uma ideia melhor do lugar e da estrutura:

dscn2630

Essa capela fica a poucos metros da parte onde tem as mesinhas para piquenique. E em vários lugares do mirante você irá se deparar com poemas de Miguel Torga, um dos maiores escritores portugueses do século 20.

dscn2632 dscn2634

Comer uva direto da videira

Pode parecer bobagem colocar isso em uma lista de experiências incríveis. Mas a verdade é que eu nunca havia comido uva direto “do pé” antes, acreditam? Pois é, menina de cidade grande… mas antes tarde do que nunca. E óbvio que o gosto é muito melhor!

Tem videira em tudo quanto é canto, não apenas nas quintas não! No meio das aldeias, em qualquer jardim, lá estão elas, lotadas de cachos. É muito tentador. Viajar o mundo e ter a oportunidade de se hospedar em hotéis incríveis é bom demais, mas as vezes nos damos conta que gestos tão simples quanto pegar uma uva da videira é o que realmente faz a diferença.
dscn2704 dscn2706

Eu viajei para o Vale do Douro a convite da AETUR, que custeou todas as despesas. O conteúdo dos posts não foi negociado, eu tenho total liberdade para escrever sobre o que quiser. Veja também os blogs O Porto Encanta, Viajoteca e Raphinadas, que estiveram nessa viagem junto comigo.

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Heloisa, parabéns pelo Blog. O Douro é uma das minhas regiões preferidas de Portugal Fiz quase todas essas experiências excepto aquela da padaria. Obrigado por esse detalhe. Já agora deixo aqui a minha experiência pela região duriense. Abraço desde Braga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...