10 coisas para fazer em Aveiro e se encantar

Que tal 10 coisas para fazer em Aveiro e se encantar?! Nesse post recheado de ótimos momentos você vai descobrir o melhor desse destino maravilhoso.

Aveiro e uma cidade Pequena, charmosa, cheia de cultura, histórias e surpreendente. Uma das principais fontes de pesca em Portugal, e de produção de sal, além de ser uma cidade universitária e com turismo o ano inteiro. Enfim, um destino que vale a pena visitar por um dia ou por uma longa estadia.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

10 coisas para fazer em Aveiro

1. Avenida de Santa Joana

A Avenida de Santa Joana pode ser o ponto de partida para quem quer percorrer os principais pontos da cidade, de um lado está a Sé de Aveiro que chama a atenção pela surpreendente fachada com imagens das virtudes humanas e a imponente torre do sino.

Enquanto do outro lado se encontra o Museu de Aveiro que era o antigo Convento de Jesus. Foi onde a princesa D. Joana, filha de Afonso V, esteve a praticar a monástica em 1472. Por isso, em grande parte do percurso dentro do museu é possível conhecer o percurso histórico da princesa que largou a dinastia para se dedicar ao culto religioso. Entretanto, o edifício sofreu inúmeros melhoramentos e revitalizações. Contudo, ainda no interior do espaço encontra-se a Igreja de Jesus com arquitetura detalhada em ouro. – Fiquei maravilhada quando entrei lá, talvez eu nunca tenha visto uma igreja tão rica em detalhes e toda em ouro. Surpreendente!

Avenida de Santa Joana – Sé de Aveiro ao fundo e Museu de Aveiro a esquerda

2. Um piquenique no parque Infante D. Pedro

Também conhecido como Parque da Macaca pelos locais, pois dizem que havia uma macaca lá a poucos anos atrás. Entretanto, inicialmente, o parque foi criado na cerca do antigo convento franciscano de Santo Antônio. Foi inserido em meio ao arvoredo envolvente lagos e fontes, uma escadaria, pontes, e alguns painéis de azulejo.

É um cenário ideal para passar uma tarde tranquila e fazer um pic nic. Tem mesas de pedra para esse intuito e também muito espaço verde para quem prefere sentar na grama. A biodiversidade do local também é bastante ampla tanto a nível de flora como de fauna

Escadaria principal Parque Infante D. Pedro

3. Andar de moliceiro

Moliceiro é nome do barco que corre pela ria de Aveiro. Ou seja, antigamente serviam para apanhar moliços – uma espécie de alga usada como adubo na agricultura. Daí o surgimento do nome Moliceiro. Os barquinhos restaurados afim de colorirem ainda mais a cidade, costumam ter pinturas no exterior e figuras bem humoradas de situações do quotidiano Português.

O passeio mais longo percorre os quatro canais urbanos de Aveiro passando pela ponte do laço, centro histórico e a antiga fábrica Jeronymo Pereira Campos. Uma experiência relaxante, romântica e encantadora

Ria de Aveiro e Alguns Moliceiros

4. Museu da Arte Nova

A emblemática fachada já chama atenção de qualquer um que passe por ali. Logo ao entrar é possível encontrar uma réplica do edifício montada em LEGO. A visita ao museu apresenta a arte nova como material didático e leva a refletir sobre a revolução estética. Além disso, o passeio fica completo com uma pausa na casa de chá na explanada do local

Museu da Arte Nova

5. Comer um combo com ovos moles

Ah! Os ovos moles de Aveiro são internacionalmente conhecidos. Quem vai a Aveiro precisa experimentar! Na maioria das padarias, cafeterias e restaurantes da região é possível encontrar “combos” especiais de café com mais algum doce que tem recheio de ovos moles, ou apenas os ovos moles simples dentro das hóstias. Vale experimentar qualquer um, porque é bom demais! Delicie-se.

COMBO Café + Ovo mole = 1 Euro

6. Tomar um sorvete na Milano

A Sorveteira Milano é referência em Aveiro, uma das mais antigas. Com tradição dos sorvetes artesanais vindos do exterior. A produção é da mais alta qualidade, com sabores únicos como Flor de Sal, cheesecake de ovos moles ou chocolate negro com gengibre.

Para completar, as variantes sem lactose, sem glúten e mesmo sorvete dietético. A Milano se consolidou na praia da Barra, abrindo posteriormente outra loja no centro de Aveiro. Uma experiência indispensável para quem passa pela regiã

Waffle com sorvete – Gelateria Milano

7. Conhecer as Salinas e os produtos feitos de sal natural

Aveiro é uma das cidades com maior tradição na exploração de sal e produção de produtos a base do mesmo. Tem sabonete, shampoo, esfoliante e muitos outros produtos artesanais e naturais feitos de sal. Durante muitos anos o sal foi a grande fonte de riqueza da região.

É possível fazer uma visita guiada que apresenta toda história e segredos das salinas, além de conhecer o processo realizado para a extração do sal e artesanato feito dessa matéria prima. O por do sol de lá também é um dos mais bonitos da cidade.
Link para fazer visitas guiadas: https://salinasaveiro.com/visita-guiada

Cosmeticos produzidos com sal de Aveiro

8. Um passeio pelas casinhas coloridas da Costa Nova

A Costa Nova é uma região emblemática e conhecida mundialmente pelas casas listradas. Eram chamadas de palheiros originalmente, e serviam como armazéns construídos por pescadores para guardar seus artigos de pesca.

Posteriormente passaram a ser a casa dos pescadores, foram ampliadas e ganharam mais cor e listras. Atualmente a maioria delas servem de alojamento de férias. Aproveite algumas horas na Costa Nova, é um dos lugares mais coloridos e “fotografáveis” de Portugal. Além disso, proveite a praia dali, tome uns drinks em algum quiosque de frente pro mar, coma um bom peixe nos diversos restaurantes ou simplesmente de uma volta no enorme calçadão junto à ria.

Casas listradas da Costa Nova

9. Amarrar um laço na ponte

Alunos da Universidade de Aveiro amarraram os primeiros laços como forma de amizade e união numa ponte no centro da cidade. Assim, foram os responsáveis por criar essa idéia que hoje é um ícone local. Logo a ponte ficou lotada de laços coloridos deixados por turistas e moradores que por ali passam e querem amarrar seus nomes como ato de amor. Atualmente é uma das pontes mais carismáticas da cidade também um belo cenário para boas fotos.

Ponte dos laços fica ao lado do centro comercial Fórum Aveiro

10. Andar de bicicleta pela cidade

Por fim, depois de comer tantos ovos moles e delícias da região terá mesmo de fazer um exercício físico. Certamente que a melhor forma e mais barata para tal é pegar uma BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita em Aveiro) e percorrer a cidade.

O quiosque para adquirir a bicicleta fica entre o Shopping Fórum Aveiro e o Mercado Manuel Firmino. Portanto, aproveite para andar pelas ruas e vielas, observando as construções encantadoras da cidade é um passeio incrível. Há quem faça o caminho em duas rodas até os passadiços. Um belo passeio ecológico! Aveiro é uma cidade em grande parte plana, e assim sendo perfeita para andar de bicicleta

Quiosque de Bicicleta de Utilização Gratuita em Aveiro

E aí? Já conhece Aveiro? Curtiu as sugestões?

Outros posts sobre Portugal


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Ana Carolinahttps://www.aprendizdeviajante.com
Uma carioca de espírito livre e alma viajante. Descobriu o amor por viagens ao fazer um intercambio na Irlanda em 2011. Desde então não parou mais de escrever e dar dicas dos lugares por onde passa. Atualmente mora em Portugal e trabalha como Social Media. Pode acompanhar a vida desta Nômade Digital pelo instagram @anacarolinnateixeira

Related Articles

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

[td_block_social_counter facebook="tagdiv" twitter="tagdivofficial" youtube="tagdiv" style="style8 td-social-boxed td-social-font-icons" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjM4IiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3Njh9" custom_title="Stay Connected" block_template_id="td_block_template_8" f_header_font_family="712" f_header_font_transform="uppercase" f_header_font_weight="500" f_header_font_size="17" border_color="#dd3333"]
- Advertisement -spot_img

Latest Articles