Roteiro de Trem por Portugal

0
Roteiro de Trem por Portugal

O nosso Roteiro de Trem por Portugal, aconteceu de Norte a Sul, começando no Porto e terminando em Faro no Algarve, para deixar os dias de praia e relaxamento por último. Esse roteiro poderia facilmente ter sido feito no sentido contrário, com chegada em Lisboa e saída no Porto ou com chegada e saída no mesmo aeroporto (coloque aí mais um dia para esse deslocamento). Ele foi feito de trem, pensando em quem não quer ou não se sente confortável em dirigir, mas pode ser facilmente replicado por quem vai de carro. O carro oferece mais flexibilidade quanto aos locais a serem visitados no caminho, mas também acrescentam custos como gasolina, estacionamento e pedágios. Para curtir as praias, o ideal é fazer esse roteiro entre maio e setembro, mas se fizer nos outros meses, lembre-se de cortar as praias e ter atenção com a previsão do tempo.

Dicas para viajar de trem em Portugal

  • Andar de trem em Portugal é muito fácil, além da língua ser fácil de entender, as estações são bem sinalizadas. Os preços dos tickets são muito baratos comparando com outras cidades européias. 
  • Quem compra com antecedência tem descontos no site da Comboios de Portugal em alguns trens, mas é possível comprar na hora. 
  •  Fique atento aos horários, pois os trens partem na exata hora marcada. 
  •  Apesar de não haver limites de bagagem, o ideal é ter no máximo uma mala e uma mochila. Os trens regionais não tem lugar para guardar bagagens e elas precisam ficar junto aos passageiros. Algumas estações não tem elevador e será preciso usar as escadas.
  • As estações de trem geralmente não tem lugar para guardar malas, se quiser aproveitar as paradas, principalmente em Coimbra que fica no meio do caminho entre Lisboa e Porto, você terá que levar sua bagagem para onde for.

Os Trens (Comboios) em Portugal 

Portugal tem alguns tipos diferentes de trem. São chamados de Comboios e rodam pelo país e dependendo do destino escolhido haverão opções diferentes entre eles, que são basicamente preço, velocidade e número de paradas para chegar ao destino. 

Urbano U São os trens urbanos que atuam na cidade.

Regional R – O trem Regional cobre apenas as regiões mais próximas da cidade e é o mais barato dos trens em Portugal.

Viaje com internet no seu celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar 10% de desconto aprendiz!

Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

InterCidadesIC – O trem Intercidades percorre distâncias maiores entre cidades de diferentes regiões e faz algumas paradas . É um pouco mais barato que o Alfa Pendular e mais caro que o regional e tem duas classes distintas.

Alfa PendularAP – O trem Alfa Pendular faz menos paradas que o Intercidades e é um pouco mais caro, além de oferecer wifi. Há tickets de 1ª classe com serviço de bordo.

Roteiro de Trem em Portugal

O nosso roteiro começou com 4 noites no Porto, mas ficaria pelo menos uma semana para fazer mais bate e voltas a partir da cidade para Braga e Guimarães. Do Porto, sai bem cedinho e peguei o trem para Aveiro, onde passei uma noite e fiz um bate e volta de trem para Águeda para ver os guarda-chuvas coloridos assim que fiz o checkin no hotel. A próxima parada foi Coimbra, também passei uma noite da cidade e foi lindo ver o entardecer nas escadarias da cidade antiga escutando um showzinho de música e tomando um vinho, depois de visitar a Universidade de Coimbra. Ficaria mais um dia em Coimbra se fosse para lá de novo. De Coimbra eu fui para Lisboa de trem, onde passei mais 4 noites e fiz vários passeios para Sintra e Cascais. Fui também para Óbidos, mas como para lá não tem trem, escolhi fazer um passeio com a BooknPin_Portugal. Para fechar a viagem, fui de trem de Lisboa para Lagos no Algarve, onde passei mais três noites. De Lagos, fui de trem para Faro, de onde saiu meu vôo de volta.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Passeios de trem a partir do Porto

Porto Portugal

O Porto é ponto de partida para várias cidades em Portugal e tem duas estações de trem principais: São Bento e Campanhã. Em menos de três horas dá para chegar em Lisboa, mas há muitas cidadezinhas encantadoras para conhecer no caminho. Para fazer bate e volta, as cidades mais próximas são Régua, Braga, Guimarães e Amarante (de ônibus), e Viana do Castelo para o norte, e Aveiro, Águeda e Coimbra para o sul. A maior parte dessas cidades merece mais que um bate e volta, mas estando com o roteiro apertado, dá para fazer tranquilamente. 

Veja mais detalhes sobre Passeios de trem a partir do Porto

Passeios de trem a partir de Lisboa

Passeios de trem a partir de Lisboa em Portugal

As estações de trem (comboio) em Lisboa são mais que passagem de transeuntes. Com arquiteturas distintas elas são por si só, atrações turísticas e a cidade não tem uma, mas várias estações de trem: Santa Apolónia, Rossio, Oriente, Cais do Sodré, Entrecampos e Sete Rios. A Estação do Rossio foi conhecida durante anos como a Estação Central de Lisboa e seu prédio histórico em estilo neo-manuelino é lindíssimo. A arquitetura modernista da Estação Oriente  projetada por Santiago Calatrava surpreende e encanta. Para cada destino escolhido teremos uma ou mais estações recomendadas, mas a beleza da viagem está garantida já na chegada.

Veja mais detalhes sobre Passeios de trem a partir de Lisboa

Leia mais sobre Portugal


Vai Viajar? Mais dicas para programar a sua viagem



Já escolheu onde ficar? Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito. Veja aqui nossas dicas de hospedagem e reviews de hotéis que já nos hospedamos

Viaje com internet ilimitada. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular e receba 10% de desconto com nosso link exclusivo. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

seguroNão esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Alugue um carro no exterior na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Economize até 50% em preços combinados para entrar em atrações imperdíveis! Compre agora no CityPASS.com!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui