10 coisas que eu amei em Barcelona

9

No meu roteiro de 10 dias em Barcelona eu contei tudo que fiz na cidade, dia por dia. Mas, pra quem não tem todo esse disponível, resolvi condensar nesse post aqui as 10 coisas que mais gostei de fazer. São as coisas que farei de novo se um dia eu tiver o privilégio de ir para Barcelona de novo. Claro, uma cidade tão intensa quanto essa sempre oferece novidades, isso sem falar no que não consegui visitar. Mas essa listinha aqui está no meu coração… pra fazer de novo e de novo e de novo!

Essa é a minha Barcelona!

barcelona (3)

Conhecer 2 museus incríveis

Barcelona tem uma cacetada de museus. Nunca vi tanto museu numa cidade só, e olha que eu moro em Londres. E isso sem contar as obras do Gaudí né? Que podem não ser museus no sentido literal da palavra, mas são de uma beleza e conteúdo ímpar. Mas enfim. Os museus! Como fazer pra conhecer tanto museu legal em um curto espaço de tempo? Bom, eu escolhi a Fundació Miró (ingresso: 12 euros, abre de terça a domingo em horários variados, consulte o site) e o MNAC – Museu Nacional d’Art de Catalunya (ingresso:12 euros, abre de terça a domingo em horários variados, consulte o site. Sábado entre 15 e 20h a entrada é gratuita). Ambos estão em Montjuïc, a 15 minutos de caminhada entre eles (comece pelo Miró, que está mais no alto, e vá descendo até o MNAC!).

barcelona (1)

Escolhi o museu do Miró pela simples razão de ele ser um artista local e ele mesmo ter idealizado o lugar. Acho que eu não terei a oportunidade de ver tantos trabalhos dele em um mesmo lugar como ali.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

E o MNAC está para Barcelona como a National Gallery está para Londres. É um museu imenso, que abrange diversas eras, mas com a vantagem de ter trabalhos de artistas catalãos, os quais eu não conhecia. Fiquei surpresa com a parte de Arte Moderna, que inclui não apenas pinturas e esculturas mas também peças de mobiliário Art Nouveau. Outra vantagem do MNAC é sua localização: da praça em frente a entrada principal você tem uma vista linda da cidade e da Fonte Mágica. Muita gemte fica ali batendo papo, comendo e só vendo a vida passar.

Ver a cidade do Teleférico de Montjuïc

O teleférico te leva até o topo de Montjuïc, onde fica o Castelo. Mas você não precisa necessariamente visitar o Castelo pra andar de teleférico! Vale muito a pena pra ter uma bela vista da cidade. Se você chegar em Montjuïc pelo funicular, a entrada do teleférico está logo a direita. O ticket de ida e volta custa 12 euros (mas você pode comprar apenas ida e descer andando, ou vice versa, e então o ticket custa 8 euros).

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

barcelona (2)

Chegando lá no topo, vá beirando o Castelo para ter uma vista da praia e do porto da cidade, é sensacional! Veja mais informações sobre o teleférico no site oficial.

Correr na praia

Pois é, nem nas férias eu paro de treinar! Se você me segue no Snapchat (helorighetto), Instagram ou se conhece meu blog pessoal, sabe que eu corro há alguns anos e participo de algumas provas aqui em Londres (inclusive fiz a minha primeira meia maratona em 2016). Então, como fiquei 10 dias em Barcelona, levei minha roupa de corrida para treinar na praia.

Nossa, como é bom correr na beira do mar! O calçadão das praias depois da Barceloneta não são tão lotados, e dá pra se exercitar tranquilamente. Tinha bastante gente correndo, caminhando e andando de bicicleta. O percurso era mais ou menos esse: descendo na estação de metrô Ciutadella Vila Olimpica, eu ia andando até a praia, no ponto onde tem uma marina. E de lá é uma linha reta, que dá cerca de 3km. Ou seja: 6 km no total, uma boa corrida para quem está de férias, não acham?

Ir no show do Coldplay

Uma coisa que eu vou fazer a partir de agora quando marcar viagem: ver o calendário de shows da cidade que visitarei. Esse show do Coldplay foi a coisa mais inesperada dos últimos tempos! Quem aí acompanhou a saga no Snapchat? Vou resumir: estava passeando no Montjuïc com o meu pai, tínhamos visitado a Fundació Miró e queríamos ir até o Estádio Olímpico. Chegando lá, estava tudo fechado, pois o Coldplay estava passando o som para o show que seria aquela noite. Começamos a ouvir eles tocarem, e nos empolgamos! Muita gente parou ali na porta do estádio, parecia um show particular, dava pra ouvir muito bem.

Então pequei meu celular e digitei: ‘Coldplay tickets Barcelona’. E não é que achei ingressos? Comprei na hora! Então esse dia começou e terminou em Montjuïc, pois a noite eu e meu pai voltamos para o Estádio Olímpico e pulamos e cantamos muito na pista, ao som de Coldplay. Foi maravilhoso, uma experiência inesquecível.

Conhecer os barzinhos em Poble Sec e Sant Antoni

Poble Sec a Sant Antoni ficam no entorno de Montjuïc, com a Av del Paral-lel bem no meio. As ruas transversais são lotadas de barzinhos, cafés e restaurantes. Fomos andando por ali e deu vontade de conhecer todos os lugares por onde passávamos. Um barzinho mais fofo que o outro! Teria que ficar meses em Barcelona para conhecer melhor aquela região, mas só de andar ali por uma tarde deu pra perceber como é legal. Nós acabamos ficando no El Dinàmic BCN (Passatge de Pere Calders, 4) e comemos e bebemos muito bem.

Bar o’clock #advembarcelona

A photo posted by 👻 snap: helorighetto (@helorighetto) on

Se você tem bastante tempo em Barcelona, aconselho fazer um ‘bar crawl’ nessa região. Ou, se você curte vida noturna, é para lá que você deve ir todos os dias depois de bater perna!

Andar pelo Eixample

O Eixample é o bairro planejado por Ildefons Cerdà, construído a partir do século 19. Ele é caracterizado pelo formato em grid, quarteirões com esquinas em ângulo de 45 graus, calçadas, avenidas e ruas largas e arborizadas. Cada quarteirão do Eixample foi projetado para ter uma ‘pracinha’ interna, para ser utilizada pelos moradores daquele quarteirão. Quando você vê o Eixample de cima, entende perfeitamente isso, pois vê os quadrados formados por prédios com um ‘buraco’ no meio. Eu honestamente não sei se algumas dessas pracinhas ainda são coletivas, pelo que notei elas hoje fazem parte dos prédios ou casas que ainda sobrevivem. Todo mundo pendura suas roupas no varal que foca para esse lado de dentro, achei uma característica bem interessante e muito, muito prática (ainda mais porque em Londres não temos isso).

Eu adorei andar pelo Eixample, não apenas porque é muito fácil se localizar pelas ruas mas também porque existem centenas de lojas e restaurantes. Dá pra resolver a vida nas ruas do Eixample! Tomar café da manhã, sentar e ler um livro em algum dos bancos, correr ou caminhar pelas calçadas, andar de bicicleta nas ciclofaixas, ir no supermercado (ou farmácia, ou papelaria, tem de tudo), almoçar… enfim, deu pra entender!

Fora que pelo Eixample estão muitas das atrações principais da cidade, estações de metrô e linhas de ônibus. E os turistas não ficam tão concentrados como acontece nos bairros da cidade velha (Gótico, Born, Raval), você se sente um local! Recomendo muitíssimo andar por lá, até porque a probabilidade de você se hospedar do Eixample é grande, afinal é uma região enorme.

Sentar nos chiringuitos em Barceloneta

Chiringuitos são os quiosques de comida (como restaurantes, mas são abertos) na praia. A Barceloneta está cheia deles! Se você não quer colocar o pé na areia ou entrar no mar mas adora o clima da praia, vale muito a pena ficar em um. O problema pode ser achar um lugar, pois num dia de sol eles ficam bem cheios. Outra vantagem é que o cardápido é bem variado, dá pra ir tanto tomar uma café como almoçar ou tomar um cocktail. Escolha seu chiringuito e fique por lá!

barcelona (18)

Entrar na Sagrada Família

Se dinheiro não fosse problema (a entrada básica individual custa 15 euros, compre com antecedência pelo site), eu teria entrado na Sagrada Família todos os dias que estava em Barcelona. Não, não estou exagerando. Já tive a oportunidade de visitar muitas igrejas, catedrais, basílicas e abadias pela Europa, mas agora eu sei que a Sagrada Família é a mais linda de todas elas. Eu sei que cada um desses lugares tem a sua particularidade. Eu sei que o Duomo de Milão é sensacional e a Dom de Colônia é de cair o queixo. Mas a Sagrada Família… é projeto do Gaudí né? Chega a ser covardia!

barcelona (7)

Não se contente em vê-la por fora e invista no ingresso. Não se deixe pressionar pelos mais de 500 visitantes que entram lá a cada 15 minutos (essa informação quem me deu foi a Cris do blog Sol de Barcelona), e coloque a pressa de lado. Aqui cada detalhe tem uma razão, cada pedacinho de vitral, de pilar, de parede, é diferente do outro. Mesmo que você não entenda nada de arquitetura vai perceber o quanto a Sagrada Família é especial, é diferente. Espero que você tenha a sorte que eu tive, de pegar um dia ensolarado e ver as cores dos vitrais refletidos nas superfícies interiores. Sensacional!

barcelona (5) barcelona (4)

Fazer os passeios para Girona e Sitges

Barcelona é uma cidade que a gente ama logo de cara (fácil entender porque todo mundo que visita diz que moraria lá), tem muito pra ver e fazer, mas as vezes é bom mudar de ares né? Como ficamos lá por 10 dias, decidimos fazer dois passeios bate e volta: um para Girona e outro para Sitges. São duas cidades fofas e bem diferentes. As duas acessíveis por trem (a partir da estação Sants, dá pra comprar passagem na hora), com tempo de viagem curto (35 minutos para Sitges e uma hora para Girona).

Girona é uma cidade medieval, cheia de ruas estreitas e escadarias, além das fachadas coloridas na beira do Rio Oynar. Já Sitges é litorânea, destino ideal para conhecer em um dia quente. Afinal, o que é melhor do que comer e beber com a brisa do mar no rosto? E, é claro, você pode sempre arriscar um mergulho e experimentar o Mar Mediterrâneo!

DSCN1114 DSCN1076

Comer, comer!

Como se come bem em Barcelona! E não tô falando apenas das famosas tapas, mas também dos menus de almoço. Por toda cidade você encontra restaurantes – dos mais simples aos chiquezinhos – que servem esses menus, que incluem entrada + prato principal + uma bebida + sobremesa ou café. Conseguimos achar lugares que serviam menus por menos de 10 euros por pessoa e os pratos eram bem servidos, saímos sempre satisfeitos. Gastamos entre 9 a 13 por pessoas, depende do restaurante e é claro do local.

E nem preciso falar das tapas né? Adoro eos pratos servidos como porções, assim dá pra experimentar mais coisas. Nesse caso você vai gastar mais, cerca de 20 euros por pessoa pelo menos. As tapas custam a partir de 7 euros (geralmente as patatas bravas são as mais baratas), mas não achei tão bem servidas, então você acaba pedindo umas 4 ou 5 porções para dividir por 2 pessoas, pelo menos. Aí soma uma taça de cava, uma sobremesa… e fica mais carinho mesmo.

Pra quem, como eu, se hospedar em um apartamento, vale a pena também ir ao supermercado e fazer comida em casa alguns dias. Eu sei que muita gente curte visitar supermercado quando viaja, pra conhecer comidas diferentes, ver novas marcas e, por que não, comprar souvenir. Bom, em Barcelona dá pra comprar vários tipos de jamon e montar uma bela tábua de frios. Assim você economiza e tem uma experiência mais ‘local’.

E você, conta pra mim aí nos comentários: o que mais amou fazer em Barcelona?


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


9 COMENTÁRIOS

  1. Fui a Barcelona em 2012 e fiquei encantado com a Sagrada Família. Realmente, indescritível a atmosfera em seu interior e também os detalhes que você encontra durante a permanência. Por ser julho, verão, nem a fila de espera e o calor desanimam.
    Caminhar por todo o MontjuÏc também foi uma experiência agradável.
    Acrescento o passeio ao ParK Güell. Subir até o alto lhe proporciona, também, uma linda vista da cidade.

  2. Morei em Barcelona por 8 anos e esse ano tive o previlegio de voltar a passeio por 1 semana. Amo tudo, mas adoro a região do Born, portal del Angel e maremagnum. Outro lugae lindo pouco divulgado é o parc del labirinto em Horta.

  3. Eu acrescentaria subir de teleférico até o alto do morro onde fica o parque Tibidabo. De todos os lugares já citados aqui, para mim, lá tem a vista mais perfeita de todas. Praticamente 360 graus. De todo lugar de Barcelona, vc vê uma igreja lá em cima de um morro. É de lá a vista.

    Tb citaria o park guell.

    Outro lugar que me impressionou por sua magnífica fonte foi o parc de la ciudatella. Perto tem o mercado el born e o arc do triunfo.

    De bate e volta, certamente Girona é top!! Mas acrescentaria Tarragona e suas incríveis ruínas romana, Montserrat e seu mosteiro PERFEITO encravado nas pedras (é lindíssimo) e uma voltinha pela costa brava (mas aí precisa de carro). Cadaqués é uma cidadezinha incrível onde viveu gaudi. As casinhas brancas, a água azul e toda a sua história que passa por Gaudi, picasso e entre outros é fascinante.

    Beijinhos

  4. Barcelona tem tantas opções….Acrescentaria as suas indicações Montserrat nos arredores. E o Artte café, para mim o café mais bonito de Barcelona!:)

  5. Fiquei em Barcelona 16 dias conheci todos os pontos turísticos de lá ameiiii tudo , perdendo voltar mesmo porque minha sobrinha mora lá …

  6. Faltou falar da La Rambla, Parc Guell, Casa Mila, Casa Batllo, Mercado La Boqueria, Museu Picasso, visitar o Estadio do Barcelona …. Faz um segundo post. Barcelona é inexplicavel ❤️

  7. Oi Helo, ótimas dicas! Será que você lembra o nome de alguns desses restaurantes com preço fixo que possa me indicar? Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui