575 Wandsworth Road: Londres para iniciados

7
575 Wandsworth Road

Um endereço como outro qualquer em Londres. 575 Wandsworth Road. Passando em frente você certamente não daria atenção. É uma rua movimentada, ao lado de uma estação de metrô, ninguém passa ali apreciando o local ou a caminho de alguma atração turística.

Nos meus 7 anos em Londres eu jamais poderia imaginar que por trás dessa fachada estivesse uma obra de arte: um interior decorado como nenhum outro. Móveis bacanas? Não. Tecnologia de ponta? Longe disso. O que faz dessa casa um lugar especial é o trabalho de um homem que dedicou 19 anos da sua vida a arte de criar elementos decorativos em madeira, a mão, sem rascunho.

575 Wandsworth Roadbanner_guia_londres__728x90

Assim que a porta abre, o queixo cai. Infelizmente, essas fotos – cedidas pelo National Trust, já que é proibido fotografar lá dentro – não chegam nem perto de proporcionar o impacto que é estar lá dentro.

Os ornamentos estão em todas as paredes, e também no teto. O olho não sabe o que vê primeiro – a vontade é de analisar casa detalhe, mas é impossível! São formas, curvas, padronagens, pássaros, perfis de bailarinas, que se repetem e se misturam e fazem você pensar: como foi que ele conseguiu fazer isso?

575 Wandsworth Road (3)

Khadambi Asalache, um imigrante queniano que comprou a casa em 575 Wandsworth Road em 1981, era uma pessoa ‘comum’: estudava, trabalhava, levava a vida. Até que um problema com um vazamento que estragava uma de suas paredes e nunca era solucionado fez com ele criasse um painel para disfarçar a umidade. E então ele não parou mais, até declarar a casa ‘pronta’ em 2005. Ele faleceu em 2006 e deixou a casa para o National Trust, dessa forma garantindo que seu legado ganharia os devidos cuidados e atenção.

Que sorte a nossa! O National Trust fez um belo trabalho e depois de anos preparando a casa, ela foi aberta para visitação em 2013. Como é uma construção frágil e abriga um trabalho delicadíssimo, as visitas são limitadas a grupos de 6 pessoas por vez, que precisam reservar o ingresso com antecedência. O máximo é de 54 pessoas por semana – e todas as visitas são guiadas por pessoas que conhecem bem a história de Asalache e da criação dessa obra de arte.

575 Wandsworth Road (1)

A casa que você visita é a mesma que ele deixou – tudo igualzinho, no seu devido lugar, como se ele ainda estivesse lá, Tem até escova de dente e sabonete no banheiro, assim como os temperos no armário da cozinha. Tem também a escada que ele usava para instalar os ornamentos nos tetos e paredes e a faquinha que ele usava pra cortar os desenhos direto na madeira. É preciso remover os sapatos e colocar meias para poder andar sem prejudicar o piso, que em algumas partes foi pintado a mão por ele.

Eu saí de 575 Wandsworth Road prometendo a mim mesma que vou voltar. Um lugar assim merece muitas visitas, afinal, até a guia que está lá todo dia falou que cada vez que ela olha para os ornamentos, ela encontra um detalhe novo.

575 Wandsworth Road: informações práticas

  • Não adianta ir lá sem ter ingresso – não é um museu aberto para visitação o dia todo. Você precisa escolher um dia e horário disponível no site, fazer o pagamento e guardar seu ingresso (você receberá por email).
  • O ingresso custa £6
  • Compre com antecedência, não deixe para última hora. O lugar está aos poucos ‘aparecendo’ na mídia, e como há limite de pessoas para entrar por semana, você pode se decepcionar se não fizer a compra do ingresso com antecedência
  • Como chegar: utilize o Overground (a linha que vai para Clapham Junction) e desça na estação Wandsworth Road. A casa fica a 100 metros da saída.
  • Chegando lá, você precisa esperar do lado de fora, na porta, até a guia chamar. Portanto, não chegue antes, não vai adiantar nada!
  • Para saber mais e comprar seu ingresso, clique aqui
  • www.nationaltrust.org.uk/575-wandsworth-road/

Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


7 COMENTÁRIOS

  1. Só você, Helô, pra fazer esses achados! A casa é praticamente do lado da minha casa e nunca tinha sequer ouvido falar! Já quero muitoooooo ir conhecer! Parabéns pelo texto e obrigada pelo carinho de dividir suas descobertas com a gente!! 🙂

  2. essa minha LOLÔ é fogo na roupa!
    q orgulho ver seu trabalho apaixonado e apaixonante.
    eu desejo q mais pessoas encontrem seus caminhos ao beber de suas fontes!
    beijo de fã.
    LEOzinho.

  3. Que coisa fantástica!!!!!! Adorei o post, Helô!!!! Dá vontade de morar em Londres para conhecer todos seus achados!!!! Aquele painel de tecido na sala de estar é africano, né? Temos duas pinturas destas, que foram trazidas da Costa do Marfim, na nossa sala de estar (é nosso xodó…) e fiquei toda feliz de ver uma igual nesta casa tão especial!!! Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui