Amsterdã: Droog e Moooi

3

Mesmo quem nunca foi a Amsterdã consegue rapidamente enumerar alguns símbolos da cidade: os canais, as bicicletas, o Red Light District e as “coffee shops” são sempre os ícones que vem a mente logo de imediato. Talvez, pra quem curte arte e história, o Museu Van Gogh e o Rijksmuseum sejam mais importantes, mas pouca gente vai mencionar lojas de design na listinha de coisas imperdíveis a serem visitadas por lá.

Sim, Amsterdã e design tem tudo a ver! O design holandês vem ganhando mais e mais notoriedade e respeito nos últimos anos. Assim como o estilo escandinavo de fazer design, o estilo holandês  tem características únicas e inconfundíveis, fazendo um ótimo balanço entre usabilidade e estética, porém com uma pitada lúdica, fazendo graça com objetos do nosso dia a dia e desafiando aquela nossa percepção “quadradinha” das coisas.

fachada da Droog

Vamos aos exemplos? Duas marcas grandiosas, comhecidas no mundo todo, tem seu HQ lá em Amsterdã. Nascidas e crescidas na cidade! Primeiro veio a Droog, que, apesar de fundada em 1993, veio a ter um showroom apenas em 2004. A loja é uma delícia de ser visitada, e mesmo quem não conhece o mundo do design vai curtir bastante as peças expostas lá. Da luminária 85 Lamps (desenhada em 1993 por Rody Graumans, tornando-se um dos produtos mais conhecidos da marca) a cadeira Do Hit (desenhada no ano 2000 por Marijn van der Poll), todos os produtos tem esse tom de brincadeira, que foi o que ajudou a Droog a se estabelecer nesse mercado tão competitivo. Afinal, quem não se divertiria martelando um cubo de aço para criar sua própria cadeira?

Do Hit
85 lamps
interior da Droog Amsterdã
interior da Droog Amsterdã

A Moooi é um pouco mais recente (foi fundada em 2001), mas já nasceu estrelada,  pois Marcel Wanders, um dos grandes nomes do design holandês, é um dos fundadores. Assim como a Droog, a Moooi tem em sua coleção um grande leque de produtos assinados por criativos de diversas partes do mundo, mas sempre com aquela pegada lúdica e inovadora. Não há melhor exemplo do estilo Moooi do que a luminária Horse, lançada em 2006 (assinada pelo estúdio Front) para alegria da turma que aprecia o design provocativo – e tristeza daqueles que acreditam que o design precisa ser fiel a funcionalidades.

luminária Horse
interior da Moooi
interior da Moooi

Amem ou odeiem, o fato é que essas duas marcas fazem parte da história do design holandês, e são hoje tão sinônimos de Amsterdã quanto os canais e as coffee shops. Ou seja: merecem uma visita!

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Droog

Staalstraat 7b

1011 JJ Amsterdam

http://www.droog.com/

Moooi

Westerstraat 187

1015 MA Amsterdam

http://www.moooi.com


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


3 COMENTÁRIOS

  1. Amem ou odeiem? Como designer e apreciadora de arte, AMEI COM CERTEZA. Merece mesmo uma visita de quem vai até lá, ótima dica! (e acho que vai agradar mesmo quem não é da área, portanto coloquem os endereços na agenda antes de viajar) 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui