Arizona: visitando Taliesin West, de Frank Lloyd Wright

2
Taliesin West, de Frank Lloyd Wright

Na primeira vez que fomos ao Arizona eu tinha um objetivo muito específico: visitar Taliesin West, uma das obras mais importantes de Frank Lloyd Wright, arquiteto americano famoso que a maioria das pessoas acaba conhecendo pela sua obra mais popular, o Museu Guggenheim em Nova York. Para quem nunca ouviu falar nele e não tem noção da sua importância, o Instituto Americano de Arquitetura o nomeou como Maior Arquiteto Americano de todos os tempos. Nós somos fãs do trabalho de Frank Lloyd Wright e ainda vou escrever sobre visitas a outras de suas obras que fizemos em diferentes estados americanos.

Taliesin West fica em Scottsdale, no meio de uma propriedade de 240 hectares no deserto de Sonora. Nós fizemos a visita noturna, a 2-Hour Night Lights Tour, que começa no finalzinho do dia e à medida que vai escurecendo você começa a ver a casa iluminada, super bonita. Um dia quero voltar pra fazer o tour Behind the Scenes durante o dia (tem várias opções de tours, com preços e durações diferentes, de 1 a 3 horas).

A casa foi construída em 1937 para ser a residência de inverno do arquiteto, seu escritório e também sua escola de arquitetura, onde seus aprendizes estudavam e moravam (a escola de arquitetura funciona até hoje). Ele tinha 70 anos na época, e foi nesse seu estúdio em Taliesin West que ele projetou o Guggenheim, além de outros prédios importantes. O projeto da casa é dele, claro, e foi adicionando várias novas áreas externas e internas ao longo dos anos. Toda a mobília também foi projetada e construída por ele e por seus aprendizes. Seguindo a filosofia de integrar suas construções a paisagem local, usando materiais nativos da região, Taliesin West foi construída com grandes pedras do deserto do Arizona, e a areia avermelhada da região foi misturada no cimento.

chegando a taliesin west
Chegando a Taliesin West: tem uma casa ali no meio do deserto, parece parte da paisagem

Começamos o tour pelo lado de fora, vimos logo uma cobra no jardim, depois entramos pelo estúdio do arquiteto. Quando Frank Lloyd Wright morreu aos 92 anos de idade, ele estava trabalhando em 166 projetos!

taliesin west
Taliesin West: escritório de Frank Lloyd Wright e uma cobra no jardim

A casa foi sendo modificada ao longo de 22 anos: no início não tinha nenhum vidro, as paredes que não iam até o teto deixando uma abertura para luz e circulação eram realmente abertas. Os painéis no teto (presos em estruturas de madeira) eram de tecido, como tendas, para cobrir os cômodos mas ainda assim permitindo a entrada de luz. A casa era tão distante da cidade que tinha gerador de energia próprio, poço que fornecia a água, e só depois de alguns anos que esses serviços chegaram até o local. A esposa de Wright o convenceu de colocar vidros para fechar a casa por causa dos inúmeros bichos comuns no deserto, de escorpiões a cobras, e também por causa do frio. Os painéis de tecido tinham que ser trocados muitas vezes porque o clima do lugar estragava o pano rapidamente, e acabaram sendo trocados definitivamente por painéis de plástico.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

taliesin west a noite
Taliesin West a noite, as luzes de Scottsdale no horizonte

Continuamos andando e entramos na sala de jantar e no porão (onde eles guardavam tudo que era sensível ao calor nos meses de verão), a torre é o reservatório de água.

O reservatório de água (a torre), sala de jantar e porão

Adorei o Garden Room, que é essa sala imensa com vista para o jardim. A mobília de design interessante desenhada por Frank Lloyd Wright não é muito confortável.

taliesin west garden room
O Garden Room em Taliesin West, a mobília tem um design bacana mas não é muito confortável

Perto do Garden Room ficam os quartos que eram de Olgivanna e Frank Lloyd Wright. O quarto do arquiteto tem duas camas, dizem que se ele estivesse dormindo na cama da direita (que era pra ser usada durante o dia), podiam acordá-lo, enquanto se ele estivesse dormindo na cama da esquerda (da noite), era pra ninguém o chamar.

taliesin west quartos
Quartos em Taliesin West: quarto de Olgivanna na primeira foto, e o quarto de FLW nas demais

Por último visitamos os teatros, o mais interessante é o “cabaret” que tem “acústica perfeita” por causa dos ângulos nas paredes. Uma pessoa pode estar no palco falando super baixo e você escuta lá atrás. O guia perguntou se alguém do grupo tocava piano e o marido foi lá tocar um pouquinho 🙂

taliesin west teatros
Os teatros de Taliesin West: a acústica do cabaret é considerada “perfeita”

Adoramos a visita, temos que voltar durante o dia e aprecisar Taliesin West com outra luz!

Para ver outras casas de Frank Lloyd Wright que visitamos, veja os posts no meu blog pessoal.

Veja todos os posts sobre Phoenix e Scottsdale aqui.

Informações úteis:
Taliesin West
Endereço: 12345 N. Taliesin Dr. Scottsdale, AZ, 85258 Telefone: 480-627-5375
Preços: de $24 a $60 dólares por adulto, dependendo do tour escolhido. Crianças de 4-12 anos pagam entre $10 a $17. Crianças não são permitidas em todos os tours, verifique no site oficial as restrições.
Horários: Tours diurnos de 9h-16h, horários variam de acordo com o tipo de tour e duração. Tours noturnos entre 18h-19h30, dependendo da época do ano. Veja o calendário com todos os tours e horários.
Dicas: Você não pode entrar na casa ou explorar os jardins sem fazer parte de um tour. Os tours todos passam uma boa parte do tempo do lado de fora, e no verão o calor é escaldante. Não esqueça de trazer um chapéu, usar protetor solar e carregar uma garrafa de água. Estacionamento grátis.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


2 COMENTÁRIOS

  1. […] Tour de Taliesin West de Frank Lloyd Wright: uma das casas mais importantes projetadas pelo mais famoso arquiteto americano, Frank Lloyd Wright. São vários tipos de tours, durante o dia ou a noite, e de diferentes durações. Nós fizemos o noturno, foi muito bacana, mas quero fazer o diurno em uma outra oportunidade. A casa é realmente incrível, veja o meu post completo sobre o nosso tour de Taliesin West. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui