Aula de culinária na Toscana

2
Culinária na Toscana
Aula de Culinária na Toscana

Como falei no post sobre o Roteiro de 5 dias na Toscana, achei que ficou faltando uma aula de culinária no nosso itinerário. A Claudia escreveu sobre a aula de culinária que fez em Bolonha ano passado, e já tinha me deixado com água na boca. Pedi pra Alice, que fez a aula com a Stefania Balducci na cidadezinha de Montefioralle di Greve, em Chianti, escrever como foi a experiência dela se hospedando em um autêntico agriturismo e aprendendo os segredos da cozinha italiana. Com vocês, Alice:

Meu nome é Alice Barreto, sou brasileira, casada com um holandês e moradora de Roterdã, Holanda. Sou psiquiatra infantil e mãe de um adolescente de 14 anos.

Quando planejamos nossa viagem para a Toscana não tivemos a menor dúvida: fomos passar uns dias na casinha da Stefania, o agriturismo Le Fate em Montefioralle di Greve, na região de Chianti. Greve fica entre Florença, Siena e Arezzo. Excelente ponto de partida para visitar essas três cidades. A cidadezinha medieval de Montefioralle já justifica a estada em Le Fate. Uma cidade toda rodeada por muralhas medievais com suas casas de pedra e portas lindas. Os jardins e hortas já são uma atração em si. Nos arredores há muita coisa para ver, provar e conhecer. Uma visita ao açougue se torna uma aventura por lá.

Chegando em Montefiarelle, na Toscana
Chegando em Montefioralle, na Toscana
Uma casa tipicamente Toscana: aqui é o Le Fate, onde ficamos hospedados
Uma casa tipicamente Toscana: aqui é o Le Fate, onde ficamos hospedados
A nossa janela no Le Fate, não é linda a vista?
A nossa janela no Le Fate, não é linda a vista?
Passeando por Montefioralle
Passeando por Montefioralle
Uma das lindas ruas de Montefioralle
Uma das lindas ruas de Montefioralle

Já conhecíamos a Stefania, pois ela morou em Roterdã, onde moramos. Aqui ela tinha um excelente huiskamerrestaurant (em holandês, isso é algo como “um restaurante na sala de visitas”), onde festejamos momentos importantes como minha formatura na faculdade de medicina aqui na Holanda e diversos aniversários. Durante nossa estada com ela não poderíamos perder a oportunidade de aprender a cozinhar com a nossa querida amiga. Reservamos o apartamento Le Fate com uma aula no estúdio de culinária Pasta al Pesto. O estúdio fica na mesma construção que o apartamento onde nos hospedamos, um antigo moinho de azeite de oliva.

Fizemos nossa aula junto com um casal da Suíça e a mãe de um deles. Preparamos um jantar completo e, modéstia à parte, delicioso! A Stefania explica cada passo do processo e nós, os alunos, vamos seguindo. Isso regado sempre a um bom vinho Chianti. A aula começa em torno das 15h e só acaba quando terminar o jantar, no nosso caso em torno das 22h. Os suíços foram para o hotel deles, e meu marido e eu já estávamos hospedados ali na casa mesmo: IDEAL!

As aulas são dadas em inglês. As minhas colegas de aula, a esposa do suíço e a mãe dela eram, por mera coincidência, brasileiras. Com isso a gente ficou batendo papo em português enquanto cozinhávamos. O casal falava também italiano (vinham do cantão italiano da Suíça) e Stefania além do inglês e italiano fala um pouco de holandês, por ter morado na Holanda. Um grupo poliglota e multicultural!

Cada aluno tem um espaço em uma mesa alta, como uma ilha de bancada na cozinha. Todos fazem todos os passos da preparação dos diversos pratos. Não tirei fotos da aula propriamente dita porque estava, literalmente, com a mão na massa!

Fazer massa fresca é fácil quando se tem a ajuda de uma excelente professora como a Stefania. E, é claro, uma máquina adequada para enrolar, enrolar, enrolar e enrolar de novo a massa. Cada vez com uma menor distância entre os rolos de metal. Também muito importante é a consistência do recheio do ravioli: se ficar muito úmido ele abre durante o cozimento. Saber a quantidade exata de recheio para cada raviolo (o singular é assim!) e como selá-lo corretamente também são passos ensinados com cuidado pela chefe de cozinha. Daí é cozinhar a massa (super rapidamente), colocar o molho e comer!

Todos os ingredientes utilizados, inclusive a carne, são locais. Os vegetais são cultivados biologicamente e todos muito frescos. As vagens tinham sido colhidas naquele mesmo dia por uma vizinha. É indescritível a diferença entre aquelas vagens e as que compramos nos supermercados da Holanda. Os tomates e pimentões, que maravilha! Escrevendo sobre eles já fico com água na boca. Prova-se o famoso sol da Toscana nos legumes!

Como entrada fizemos panzanella, salada típica da região feita com pão dormido. Ficou divina! Como primeiro prato um ravioli de abobrinha e ricota, seguido de polpette (almôndegas) com vagens frescas, tomate e pimentão vermelho. De sobremesa, tentamos fazer um zabaione, que apesar de gostoso não deu muito certo (provavelmente por causa do vinho – não o que usamos na receita, mas o que bebemos!). Na hora do jantar tivemos o prazer de receber o David Beatty para o jantar. Ele é um guia americano que trabalha há anos na região e tem muitas histórias para contar. Nós já amávamos a Stefania antes de termos sido hóspedes e alunos dela. Hoje ela janta pelo menos uma vez por semana conosco na forma de suas receitas (ela dá um livro com as suas receitas para os alunos).

Mesa pronta pra saborear o resultado da aula
Mesa pronta pra saborear o resultado da aula
Nosso ravioli, feito durante a aula
Nosso ravioli, feito durante a aula
Os legumes com o gostinho da Toscana
Os legumes com o gostinho da Toscana
Delícia que nós fizemos
Delícia que nós fizemos

Obrigada por compartilhar o relato, Alice! Só tive mais certeza que eu realmente tinha que ter feito essa aula, fica para a minha próxima visita a Toscana. 🙂

Só pra deixar claro: ninguém precisa se hospedar no Le Fate pra fazer a aula de culinária no Pasta al Pesto, são duas coisas independentes.

E você, tem alguma experiência similar para contar pra gente? Já fez uma aula de culinária na Itália? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Informações Úteis

Pasta al Pesto
Stefania Balducci
Endereço: 50022 Montefioralle
Greve in Chianti (FI)
Telefone: +39 340 4899 486
Email: info@pastaalpesto.com
Mínimo de 2 pessoas inscritas para a aula acontecer


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


2 COMENTÁRIOS

  1. Sou neta de italianos , amo tudo desde o idioma ,as musicas , mas o melhor de tudo a comida !!!!!!!!!!!

    Que maravilha , as combinações de massas , molhos , frutos do mar ,vinho , embutidos .queijos , nossa meu paraíso !!

    Estou conhecendo hoje esse blog ,não tive ainda a oportunidade de visitar esta linda terra , de onde vieram meus avós , espero um dia conseguir fazer esta viagem.

    Enquanto isso não acontece , é muito bom contar com esse tipo de informações , para ir conhecendo a bela Itália !!!

    Parabéns pelo trabalho !!

  2. Quero muito fazer um curso de culinária junto com o idioma local em Florença por 1 mês em setembro.
    Alguém me indica algum sou do rio de janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui