Aurora Boreal em Tromsø, Noruega

28
Aurora Boreal

Ver a Aurora Boreal foi a realização de um sonho – e uma sorte incrível!

Planejei essa viagem com aproximadamente 6 meses de antecedência. A cidade de Tromsø, no norte da Noruega, foi o lugar escolhido, pois nas minhas pesquisas foi onde encontrei mais depoimentos positivos (e também eu não tinha muito tempo para explorar o lugar, seria apenas um fim de semana prolongado. Como Tromsø é super pequena, não rolou ‘peso na consciência’ de não conseguir conhecer a cidade), e não seria necessário um planejamento muito detalhado: era só comprar as passagens (a empresa Norwegian faz Londres-Tromso direto), reservar o hotel (escolha um hotel no centrinho, perto da marina) e fechar o passeio de ‘caça a Aurora’ com alguma agência.

Aurora Boreal
Tromso

E foi exatamente o que fiz. Mas é claro, a Aurora Boreal é um fenômeno natural, e nem toda preparação do mundo garante que você vai conseguir vê-la. Eu fechei dois passeios de ‘caça a Aurora’ (você tambem pode alugar um carro e fazer de forma independente, mas eu gostei muito de ter ido com quem entende do negócio e conhece as estradas da região, ainda mais porque nevou enquanto estávamos lá) com duas empresas diferentes, e em ambas tive uma ótima experiência.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

O passeio começa às 18h, e o destino é incerto: os guias consultam a previsão do tempo constantemente pra checar vento e ir atrás de um lugar onde não tenha nuvens. Quanto mais afastado da cidade, melhor, pois para ver a Aurora é preciso ter escuridão total (sério, até luz de farol de carro atrapalha). O terceiro fator que faz a Aurora acontecer é a atividade solar, que também pode ser monitorada através de um site (os guias explicam direitinho o que é a Aurora Boreal e porque ela acontece, mas é tudo muito técnico e eu não vou escrever aqui sobre algo que aprendi em poucos minutos!). MAS, e coloco esse mas em letras maiúsculas, mesmo com todos os fatores a favor, ainda assim há a possibilidade da Aurora simplesmente…. não aparecer.

Porém, se você vai para Tromsø nos meses frios, a chance de sucesso é alta. Tanto que as agências que organizam esses passeios costumam oferecer desconto para você fazer o passeio novamente caso não consiga encontrar a Aurora na primeira tentativa. Eles estimam que conseguem vê-la 80% das vezes, então se você tentar duas noites suas chances são ainda maiores.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Mas vamos voltar ao passeio: na primeira noite, fomos com a Arctic Guide Service, em em menos de 2 horas de estrada, avistamos a Aurora Boreal pela primeira vez. Os guias estavam sempre de olho, e do nada o ônibus parou e lá estava ela. É uma sensação incrível: aquela neve toda, aquele silêncio, aquela escuridão… e a luz verde lá em cima, dançando pra você. Depois desse primeiro ‘baque’, rolou mais um tempo de estrada e mais uma vez o ônibus parou do nada, e então tivemos uma segunda chance, e dessa vez ela estava maior e mais visível!

Aurora Boreal
A primeira visão da Aurora – ainda tímida, atrás das nuvens
aurora boreal (4)
Aurora Boreal em toda sua glória!

aurora boreal (3)

Na segunda noite fomos com a Northern Shots, e eu estava descrente, pois tinha nevado o dia todo, estava super nublado. Porém, essa região da Noruega tem muitas montanhas e vales, e o tempo muda muito rápido. O guia consultou todas as ferramentas disponíveis para achar um local onde estaria sem nuvens, e esse local era a fronteira com a Finlândia! E não é que deu certo? 3 horas de estrada e lá estava ela, não tão grande, mas muito bonita!

aurora boreal (5)

Fotografar a Aurora Boreal é um desafio: nem adianta tentar com seu celular ou câmera que não tenha ajustes manuais. É preciso mudar as configurações e deixar a foto ‘aberta’ (desculpem-me os profissionais em fotografia, eu não manjo de termos técnicos) por no mínimo 10 segundos. E é por isso que o céu não parece tão escuro nas fotos – tem que entrar muita luz para que o colorido da Aurora seja captado perfeitamente.

Existem até casos em que a Aurora não é vista a olho nu, mas é captada pela câmera – e os guias usam a câmera como ferramenta para ‘detectar’ a Aurora, e comprovar sua existência, já que as vezes é possível confundir o brilho da lua ou o reflexo das luzes da cidade nas nuvens ou na neve com a luz da Aurora Boreal.

O valor do passeio é bem similar em todas as agências que pesquisei, entre 900 e 950 coroas norueguesas (aproximadamente 110 dólares) por pessoa, e todas costumam oferecer as mesmas coisas: ônibus com wifi, guia que sabe tudo de Aurora Boreal e dá dicas de fotografia (e tambem tiram fotos suas), e pausa para chocolate quente com cookies. Como eu falei lá no começo do post, o destino é só decidido na hora, depende da direção do vento. Mesmo se o dia estiver feio, não desanime: o pessoal é bom mesmo e fazem de tudo para que a noite termine com Aurora Boreal! Mas claro, quanto mais dias você ficar na cidade, melhor.

Aconselho consultar os sites que linkei nesse post, das agências, para obter mais informações e detalhes sobre chances de ver a Aurora Boreal.

Veja também esse post com experiências de outros blogueiros.

aurora boreal (8)
Tromso as vezes parece um conto de fadas!
RE Camera
Domingo em Tromso: ruas vazias!

 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


28 COMENTÁRIOS

  1. Me emocionei lendo seu post, Helo.
    Esse é um sonho antiiiigo do João. Eu tiro sarro dele porque ele fala que quer “IR” para a Aurora. 🙂
    Mas o problema é que essa viagem sempre esteve fora do nosso orçamento, porque ir até a Noruega é meio carinho, né? Mas vamos ver se logo, logo conseguimos ver a Dama da Noite dançar para nós. <3
    Sério, tô arrepiada escrevendo esse comentário. 🙂
    Beijo!

    • Ola.
      Norway é tudo de bom, se prepare para o frio xtremo.
      Para gastar menos, fique em uma barraca em um lugar livre ou em um camping.
      Agora se for ficar em hotel por 30 dias pode sepreparar bem.

  2. Delicia de sonho! A sensação deve ser fenomenal! Muito feliz por vcs! E a melhor época Heloisa, é de periodo a que periodo. Desculpe por meu teclado estar desconfigurado! bjs

  3. Ola Heloisa! Parabens pelo post! Eu e minha esposa estamos planejando de ir a Tromso “caçar” a Aurora em Março, vamos ficar umas 3 noites, voce acha que esta bom ou é muito?! Você achar que devemos reservar o passeios da aurora com antecendecia pela internet ou da para reservar la no dia mesmo? Pesquisei varias empresas, existem diversos valores, porem, todas oferecem o que voce relatou, mas o que observei em outros relatos o mais importante é escolher uma que vá no máximo 15 pessoas (não virar bagunça e até facilitar tirar para fotos e ajuda do guia) pois tem empresas que levam ate 200 pessoas de uma vez! Você acha que existe muita diferença entre uma empresa e outra?! Muito obrigado pela ajuda e desculpe tantas perguntas!

    • Oi Kleber – eu acho que 3 dias tá bom sim, e se eu fosse vc reservava com antecedencia. Olha, eu honestamente nao sei como alguma empresa conseguiria levar 200 pessoas, nao vi nada disso la! nao tem nem como administrar 200 pessoas, acho impossivel. Como a caçada começa meio sem destino, e eles param onde avistam a aurora, nao tem como colocar 200 pessoas pra fora dos onibus correndo…pq as vezes acontece isso , eles tao no meio da estrada, acham q vai rolar, encostam o busao e todo mundo desce. nao acho q tenha q ser 15 pessoas, das empresas q fui acho q tinha mais q isso nas duas noites, talvez umas 30, mas foi tudo otimo, nao rolou ‘superpopulacão’. acho sim q é melhor reservar com antecedencia, pelo menos com uma empresa. Eu amei as duas q cito no post e recomendo bastante. sei q algumas oferecem um pacote mais caro, pra ir de van, menos pessoas, de repente vc pode fazer essa opcao se prefere garantia de menos gemte!

      • Muitissimo obrigado pela ajuda Heloisa!!! Vou reservar com antecedencia entao! Suas fotos foi voce mesmo que tirou com a sua maquina ou a empresa tira fotos de voces?! Pq vi que alguns estao incluido nos pacotes fotos das pessoas com a aurora boreal, pergunto isso pq tirar fotos da aurora é um trabalho muito complicado hehe! Ah essa empresa que falo que chega a levar ate 200 pessoas, eles pegam varios onibus e levam para varias “bases” deles mesmos, tudo ja montado em lugares estrategicos e la é que voce toma os chás e suas bolachinhas e fica aguardando a aurora (por isso vi relatos de pessoas se queixando de uma muvuca de gente). Um grande abraço e parabens pelo post!!

        • ah, entendi! bom, nesse post tem um mix – as fotos onde eu e meu marido aparecemos foram tiradas pelas agencias, e as q so aparece a aurora foi a gente q tirou, com uma camera DSLR. a agencia q nos levou na primeira noite nao cobrou a foto, era so entrar no site deles e fazer download. a segunda cobrou pra baixar, mas eu gostei tanto q paguei! : ) depois volta aqui e me conta como foi? to curiosa pra saber sua experiencia!!

  4. Heloisa,

    adorei as dicas!!! Vou para Tromso em fevereiro de 2016 e estou buscando todo o tipo de dicas possiveis, mas tem uma coisa que vem me preocupando e nao encontro ninguem falando sobre isso.
    Como voces fizeram com as roupas? Nao tenho sapato especial para a neve e nao sei se meus casados e calcas vao aguentar tanto frio. Havia algum lugar para alugar roupas em tromso? Como voces fizeram?
    Voces se hospedaram em que hotel?
    Obrigada!

    • Oi Mariana – eu usei as minhas roupas q já tinha: calça jeans com meia calça de lã por baixo, e varias camadas em cima – camiseta, malha de lã e casaco pesado (eu moro em londres). usamos sapato impermeável da timberland que já tínhamos. eu vi umas lojas de aluguel de roupa sim, mas como não precisava, não entrei pra ver com detalhes. acho que o principal é vc ter sapato impermeável (tipo tênis da timberland mesmo, nao precisa ser bota), de resto dá pra vc se virar com camadas. mas um casacão pesado por cima, precisa! manda email pro seu hotel que eles devem te informar melhor sobre as lojas!

  5. Olá Heloisa, Bom dia!
    Vc poderia por favor repassar aqui os links das empresas contratadas para o passeio?
    Desde já agradeço bastante!

  6. Que maravilha Helo encontrar este post. Vou na primeira semana de Março /2016. Exclareceu um monte de duvidas. Está ótimo o post. Vou dar uma olhada nas empresas que voce citou. Foi ótimo saber que com os onibus, que são mais baratos voce gostou. Se bem que barato na Noruega nada é, né. Voce lembra a fase da lua quando voce foi? Abs

  7. Parabéns pelo post, Mal posso esperar pela minha hora. Uma dúvida que tenho é em relação ao tipo de sapato usar, ao ver suas fotos a impressao é que se anda em cima na neve e que tem gelo, logo impressao é que um sapato anti derrapante e super quente seria o mais apropriado, teria necessidade de ser water proof? eem algum momento sua perna ou pé atolaram na neve? obrigada desde já, abraços

  8. Olá, gostei do que li . Contratei hotel por 6 noites para gArantir, mais ou meno que verei . E uma promessa que fiz, agora vou pagar, kkkk, cara esta promessa, mas enfim saio de curitiba dia 31/01 chego dia 01/02, so saio depois de ver rss abs

  9. Bom dia Heloisa, meu nome é Ana Cristina e pretendo ir ver a Aurora boreal em março/17. Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber se existem agências de viagem em Londres que vendam o pacote para Tromso com tudo incluido: passagem aérea, hospedagem e caçadas à Aurora.
    Fica mais fácil sair do Rio, ficar 1 ou 2 noites em Londres e depois me juntar à um grupo já formado sem ter que me preocupar com mais nada.
    Muito obrigado.

    • Ana, eu nao teria como te indicar pois eu nao usei serviços de agencia. Não corri atrás de pacote fechado entao nao sei dizer. mas acredito que deve existir sim! só nao quero te indicar pois nao usei, e aqui no blog recomendo apenas coisas que eu já utilizei!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui