Blogueiros brasileiros: um fim de semana no Porto

17
blogueiros brasileiros

Em novembro de 2015 eu participei da segunda edição do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, que foi realizado no Porto sob o comando da Rita Branco e com o patrocínio da Associação de Turismo do Porto e do Norte de Portugal. Como eu já conhecia a cidade (você pode ler todos os os posts com dicas do Porto aqui), viajei muito mais ‘relax’, querendo aproveitar a companhia dos blogueiros e pronta para fazer todas as atividades que estavam na programação do fim de semana.

blogueiros brasileiros (12)
O tempo colaborou, parecia verão!
blogueiros brasileiros (5)
A maravilhosa Ponte D. Luis I
blogueiros brasileiros (4)
Fim do dia na Ribeira, com Vila Nova de Gaia do outro lado do Rio Douro

Do que se trata o encontro de blogueiros brasileiros?

O EEBB é apenas um dos diversos encontros de blogueiros brasileiros que acontecem ao longo do ano. A maior parte desses encontros ocorre no Brasil, por isso nunca posso participar (lembrando que moro em Londres). A ideia desses encontros é compartilhar experiências e conhecimento, para que todo mundo cresça e se beneficie do crescimento coletivo. No caso do EEBB, além de blogueiros brasileiros somos também brasileiros imigrantes, vivendo na Europa, então temos ainda mais coisas em comum!

blogueiros brasileiros (10)
Com o Daniel Duclos, do Ducs Amsterdam
blogueiros brasileiros (11)
Com a Liliana Stahr do Catálogo de Viagens e a Ana Beatriz do O Mundo Que Eu Vi
blogueiros brasileiros (7)
Com a Priscila e o Rafael do Cultuga

E o que acontece durante o encontro?

O EEBB dura oficialmente dois dias (mas bastante gente chega antes ou vai embora depois, então rolam também uns eventos extra oficiais!), e consiste basicamente em duas partes: palestras e passeios. Esse ano, uma manhã de sábado foi reservada para as palestras, e o restante do sábado e o domingo inteiro foram para aproveitar o Porto.

As palestras

As palestras, claro, são sobre gestão de blogs e assuntos relacionados com a vida de blogueiro. Esse ano tivemos seis palestrantes: euzinha (pois é!), que falei sobre o meu Guia de Londres; a Elena Paschinger que falou sobre turismo criativo e nos apresentou seu recém lançado livro; a Susana Ribeiro que nos contou sobre como foi deixar o emprego para dedicar-se ao blog e a vida de freelancer; o Daniel Duclos que falou sobre os bastidores de gerenciar um blog como profissão; a Cristina Rosa que ensinou sobre a importância das associações de blogs (ela é presidente do Barcelona Travel Bloggers) e por fim o Ivo Madaleno que nos deu várias dicas de como usar bem o Instagram.

Tivemos o privilégio de palestrar em uma das salas da prestigiada Casa da Música, um centro cultural sensacional que é símbolo da cidade e da arquitetura contemporânea.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

O destaque da manhã de sábado, porém, foi o encerramento – que teve participação de uma leitora! A Dileni Buoro mandou um vídeo contando sobre como ela acompanha muitos dos blogueiros que estavam no encontro, e emocionando todos que estavam presentes!

Os passeios

O Porto tem muito pra oferecer, mas em um fim de semana é possível explorar os pontos principais da cidade. Nós andamos pela Ribeira e subimos até a região onde fica a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello, andamos de bicicleta no calçadão da praia na região da Foz, fizemos um maravilhoso passeio de barco pelo Rio Douro (como a empresa Douro Azul) e vimos de perto suas lindas pontes, e também conhecemos uma cave de Vinho do Porto, a Taylor’s.

blogueiros brasileiros (9)
O Pedro Richardson (blog Travel With Pedro) durante o passeio de bicicleta

Os restaurantes

Preciso confessar que o ponto alto do EEBB foi a gastronomia. Comemos muito e muito bem em todos os restaurantes que fomos: Os Lusíadas na sexta feira a noite, o Fish Fixe no almoço do sábado, Barão de Fladgate (que fica na Cave Taylor’s) no almoço do domingo e por fim o NH Collection Porto Batalha no domingo a noite. Em todos eles, sempre que a gente achava que tinha acabado, chegava mais comida (e o copo de vinho estava magicamente sempre cheio).

blogueiros brasileiros (2)
Prato de frutos do mar – entrada do jantar no restaurante Os Lusíadas
blogueiros brasileiros (6)
A área externa do restaurante Fish Fixe, na Ribeira, em frente ao Rio Douro

O jantar de sábado foi uma surpresa maravilhosa, pois tivemos uma festa montada exclusivamente para nós na Fundação Serralves, um lindo museu de arte contemporânea. Tinha até música ao vivo, e tudo estava tão lindo que parecia uma festa de casamento!

blogueiros brasileiros (8)
A linda festa na Fundação Serralves

A Hospedagem

Todos os 45 participantes da segunda edição de Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros foram recebidos em hotéis maravilhosos, que abraçaram a proposta e cederam quartos. Eu fiquei no Sheraton com cerca de 10 outros blogueiros, e os hotéis Crowne Plaza e Porto Palácio também receberam muita gente. Não posso deixar de citar o café da manhã maravilhoso do Sheraton, assim como o quarto super grande e cheio de mimos.

Para saber mais

Para ver mais fotos, procure a hashtag #IIEEBB no Instagram – são cerca de 600 imagens lindíssimas da cidade e momentos especiais do fim de semana. Vai ter muito conteúdo de qualidade no ar nos próximos dias, então não deixe de conferir os blogs que estavam lá comigo – pois cada um tem uma maneira distinta de contar sua experiência.

Rita Branco do: www.oportoencanta.com
Claudia Boemmels do: www.brasileiros-mundo-afora.com
Mage dos Santos do: www.milaonasmaos.it 
Nicole Plauto e Pacelli Luckwu do: www.agendaberlim.com 
Paula Albuquerque e Flávia Motta do: www.almostlocals.com
Hely Campos do: www.barcelonaemociona.com
Priscilla Dieb do: www.chickenorpasta.com.br
Renata Inforzato do: www.diretodeparis.com
Mônica Barbosa do: www.decafeporbarcelona.com
Pedro Richardson do: www.travelwithpedro.com
Larissa Andrade do: www.estoesmadridmadrid.com
Paula Augot do: www.nomundodapaula.com
Juliana Bezerra do: www.rumoamadrid.com.br
Suzana Paquete do: www.thatgoodtrip.com
Karine Keogh do: www.kaentrenos.net
Luciana Rodrigues do: www.romapravoce.com
Naiara Back e Gisele Almeida do: www.viajarpelaeuropa.eu
Carolina Kina do: www.cartasemportador.com
Ciane Deppe do: www.bysavannahk.blogspot.pt
Juliana Guimarães e Diego Esteban do: www.euandopelomundo.com
Karine Porto do: www.brazuka.net
Viviane Monteiro do: www.viviemmadrid.com
Ana Beatriz Freccia do: www.omundoqueeuvi.com
Liliana Stahr do: www.catalogodeviagens.net
Luli Monteleone do: www.trendtips.com.br
Luíza Antunes do: www.360meridianos.com
Priscila Roque e Rafael Boro do: www.cultuga.com.br
Fabiane Fernandes e Erick Gutierrez do: www.eurodicas.com.br
Irina Vieira do: www.cantinhodairina.com
Daniel Duclos do: www.ducsamsterdam.net
Cristina Rosa do: www.soldebarcelona.es
Elena Paschinger do: www.creativelena.com
Susana Ribeiro do: www.viajecomigo.com
Ivo Madaleno do: www.pinstagramguy.com

Até a próxima!

Eu me surpreendi com o encontro e adorei conhecer ao vivo e a cores outros blogueiros brasileiros. Foi incrível dividir experiências e explorar a cidade com eles – e é claro, poder abraçar novos e antigos amigos que eu só conhecia virtualmente. Voltei pra Londres inspirada e cheia de ideias – o bom é que já posso começar a me programar para a próxima edição do EEBB, que será realizada em Berlim em novembro de 2016, sob o comando da Nicole e do Pacelli. Até lá!

blogueiros brasileiros (1)
Como o Porto se despediu de mim

Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


17 COMENTÁRIOS

  1. Helô estou aqui emocionadíssima com este video do Douro e este fado maravilhoso. Sou carioca, mas casada com um Portuga-Brasuca com toda família do Porto, então já viu minha paixão por esse pedaço de terra além mar. Qdo estou nesta terra me sinto parte dela… Lindo post e com certeza este foi um maravilhoso encontro 🙂

    Bjos!
    Vivi

  2. Helô, adorei te conhecer, descobrir que tu morasse em Recife (sentiu o sotaque recifense?) e ainda receber um Guia de Londres lindo e autografado! 😀
    Beijão e esperamos você ano que vem aqui em Berlim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui