Blogueiros brasileiros: um fim de semana no Porto

17
blogueiros brasileiros

Em novembro de 2015 eu participei da segunda edição do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, que foi realizado no Porto sob o comando da Rita Branco e com o patrocínio da Associação de Turismo do Porto e do Norte de Portugal. Como eu já conhecia a cidade (você pode ler todos os os posts com dicas do Porto aqui), viajei muito mais ‘relax’, querendo aproveitar a companhia dos blogueiros e pronta para fazer todas as atividades que estavam na programação do fim de semana.

blogueiros brasileiros (12)
O tempo colaborou, parecia verão!
blogueiros brasileiros (5)
A maravilhosa Ponte D. Luis I
blogueiros brasileiros (4)
Fim do dia na Ribeira, com Vila Nova de Gaia do outro lado do Rio Douro

Do que se trata o encontro de blogueiros brasileiros?

O EEBB é apenas um dos diversos encontros de blogueiros brasileiros que acontecem ao longo do ano. A maior parte desses encontros ocorre no Brasil, por isso nunca posso participar (lembrando que moro em Londres). A ideia desses encontros é compartilhar experiências e conhecimento, para que todo mundo cresça e se beneficie do crescimento coletivo. No caso do EEBB, além de blogueiros brasileiros somos também brasileiros imigrantes, vivendo na Europa, então temos ainda mais coisas em comum!

PROMOÇÃO até 21/11 no SEGURO VIAGEM
com 15% de desconto +5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 15% na hora de pagar. Use o código promocional: BLACK e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

blogueiros brasileiros (10)
Com o Daniel Duclos, do Ducs Amsterdam
blogueiros brasileiros (11)
Com a Liliana Stahr do Catálogo de Viagens e a Ana Beatriz do O Mundo Que Eu Vi
blogueiros brasileiros (7)
Com a Priscila e o Rafael do Cultuga

E o que acontece durante o encontro?

O EEBB dura oficialmente dois dias (mas bastante gente chega antes ou vai embora depois, então rolam também uns eventos extra oficiais!), e consiste basicamente em duas partes: palestras e passeios. Esse ano, uma manhã de sábado foi reservada para as palestras, e o restante do sábado e o domingo inteiro foram para aproveitar o Porto.

As palestras

As palestras, claro, são sobre gestão de blogs e assuntos relacionados com a vida de blogueiro. Esse ano tivemos seis palestrantes: euzinha (pois é!), que falei sobre o meu Guia de Londres; a Elena Paschinger que falou sobre turismo criativo e nos apresentou seu recém lançado livro; a Susana Ribeiro que nos contou sobre como foi deixar o emprego para dedicar-se ao blog e a vida de freelancer; o Daniel Duclos que falou sobre os bastidores de gerenciar um blog como profissão; a Cristina Rosa que ensinou sobre a importância das associações de blogs (ela é presidente do Barcelona Travel Bloggers) e por fim o Ivo Madaleno que nos deu várias dicas de como usar bem o Instagram.

Tivemos o privilégio de palestrar em uma das salas da prestigiada Casa da Música, um centro cultural sensacional que é símbolo da cidade e da arquitetura contemporânea.

O destaque da manhã de sábado, porém, foi o encerramento – que teve participação de uma leitora! A Dileni Buoro mandou um vídeo contando sobre como ela acompanha muitos dos blogueiros que estavam no encontro, e emocionando todos que estavam presentes!

Viaje com internet no celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A América Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 5% de desconto VIAJANTE!

Os passeios

O Porto tem muito pra oferecer, mas em um fim de semana é possível explorar os pontos principais da cidade. Nós andamos pela Ribeira e subimos até a região onde fica a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello, andamos de bicicleta no calçadão da praia na região da Foz, fizemos um maravilhoso passeio de barco pelo Rio Douro (como a empresa Douro Azul) e vimos de perto suas lindas pontes, e também conhecemos uma cave de Vinho do Porto, a Taylor’s.

blogueiros brasileiros (9)
O Pedro Richardson (blog Travel With Pedro) durante o passeio de bicicleta

Os restaurantes

Preciso confessar que o ponto alto do EEBB foi a gastronomia. Comemos muito e muito bem em todos os restaurantes que fomos: Os Lusíadas na sexta feira a noite, o Fish Fixe no almoço do sábado, Barão de Fladgate (que fica na Cave Taylor’s) no almoço do domingo e por fim o NH Collection Porto Batalha no domingo a noite. Em todos eles, sempre que a gente achava que tinha acabado, chegava mais comida (e o copo de vinho estava magicamente sempre cheio).

blogueiros brasileiros (2)
Prato de frutos do mar – entrada do jantar no restaurante Os Lusíadas
blogueiros brasileiros (6)
A área externa do restaurante Fish Fixe, na Ribeira, em frente ao Rio Douro

O jantar de sábado foi uma surpresa maravilhosa, pois tivemos uma festa montada exclusivamente para nós na Fundação Serralves, um lindo museu de arte contemporânea. Tinha até música ao vivo, e tudo estava tão lindo que parecia uma festa de casamento!

blogueiros brasileiros (8)
A linda festa na Fundação Serralves

A Hospedagem

Todos os 45 participantes da segunda edição de Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros foram recebidos em hotéis maravilhosos, que abraçaram a proposta e cederam quartos. Eu fiquei no Sheraton com cerca de 10 outros blogueiros, e os hotéis Crowne Plaza e Porto Palácio também receberam muita gente. Não posso deixar de citar o café da manhã maravilhoso do Sheraton, assim como o quarto super grande e cheio de mimos.

Para saber mais

Para ver mais fotos, procure a hashtag #IIEEBB no Instagram – são cerca de 600 imagens lindíssimas da cidade e momentos especiais do fim de semana. Vai ter muito conteúdo de qualidade no ar nos próximos dias, então não deixe de conferir os blogs que estavam lá comigo – pois cada um tem uma maneira distinta de contar sua experiência.

Rita Branco do: www.oportoencanta.com
Claudia Boemmels do: www.brasileiros-mundo-afora.com
Mage dos Santos do: www.milaonasmaos.it 
Nicole Plauto e Pacelli Luckwu do: www.agendaberlim.com 
Paula Albuquerque e Flávia Motta do: www.almostlocals.com
Hely Campos do: www.barcelonaemociona.com
Priscilla Dieb do: www.chickenorpasta.com.br
Renata Inforzato do: www.diretodeparis.com
Mônica Barbosa do: www.decafeporbarcelona.com
Pedro Richardson do: www.travelwithpedro.com
Larissa Andrade do: www.estoesmadridmadrid.com
Paula Augot do: www.nomundodapaula.com
Juliana Bezerra do: www.rumoamadrid.com.br
Suzana Paquete do: www.thatgoodtrip.com
Karine Keogh do: www.kaentrenos.net
Luciana Rodrigues do: www.romapravoce.com
Naiara Back e Gisele Almeida do: www.viajarpelaeuropa.eu
Carolina Kina do: www.cartasemportador.com
Ciane Deppe do: www.bysavannahk.blogspot.pt
Juliana Guimarães e Diego Esteban do: www.euandopelomundo.com
Karine Porto do: www.brazuka.net
Viviane Monteiro do: www.viviemmadrid.com
Ana Beatriz Freccia do: www.omundoqueeuvi.com
Liliana Stahr do: www.catalogodeviagens.net
Luli Monteleone do: www.trendtips.com.br
Luíza Antunes do: www.360meridianos.com
Priscila Roque e Rafael Boro do: www.cultuga.com.br
Fabiane Fernandes e Erick Gutierrez do: www.eurodicas.com.br
Irina Vieira do: www.cantinhodairina.com
Daniel Duclos do: www.ducsamsterdam.net
Cristina Rosa do: www.soldebarcelona.es
Elena Paschinger do: www.creativelena.com
Susana Ribeiro do: www.viajecomigo.com
Ivo Madaleno do: www.pinstagramguy.com

Até a próxima!

Eu me surpreendi com o encontro e adorei conhecer ao vivo e a cores outros blogueiros brasileiros. Foi incrível dividir experiências e explorar a cidade com eles – e é claro, poder abraçar novos e antigos amigos que eu só conhecia virtualmente. Voltei pra Londres inspirada e cheia de ideias – o bom é que já posso começar a me programar para a próxima edição do EEBB, que será realizada em Berlim em novembro de 2016, sob o comando da Nicole e do Pacelli. Até lá!

blogueiros brasileiros (1)
Como o Porto se despediu de mim


Vai Viajar para a Europa? Mais dicas para programar a sua viagem



Já escolheu onde ficar? Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito. Veja aqui nossas dicas de hospedagem e reviews de hotéis que já nos hospedamos

Compre seus tickets e ingressos. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Viaje com internet ilimitada. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular e receba 10% de desconto com nosso link exclusivo. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

seguroNão esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Alugue um carro no exterior na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário. Use o código ESQUENTA5OFF para mais 5% de desconto até dia 30/11 em retiradas até 31/12.


17 COMENTÁRIOS

  1. Helô estou aqui emocionadíssima com este video do Douro e este fado maravilhoso. Sou carioca, mas casada com um Portuga-Brasuca com toda família do Porto, então já viu minha paixão por esse pedaço de terra além mar. Qdo estou nesta terra me sinto parte dela… Lindo post e com certeza este foi um maravilhoso encontro 🙂

    Bjos!
    Vivi

  2. Helô, adorei te conhecer, descobrir que tu morasse em Recife (sentiu o sotaque recifense?) e ainda receber um Guia de Londres lindo e autografado! 😀
    Beijão e esperamos você ano que vem aqui em Berlim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui