Botto Bar, provando o melhor chopp do Rio de Janeiro em 2013

3

Na nossa viagem ao Rio em julho passado tivemos que experimentar o Botto Bar, que foi eleito pela Veja Rio como o melhor chopp da cidade em 2013. Quando aconteceu essa premiação foi uma surpresa danada para os sócios do lugar: eles tinham aberto o bar há apenas 2 meses quando receberam a notícia. Eu tinha um motivo especial pra ir até lá: um dos sócios é o Flávio Paranhos, marido da minha prima Mônica Paranhos que já escreveu aqui no Aprendiz. Marcamos numa quarta-feira a noite pra evitar o movimento do final de semana, e mesmo assim o bar estava cheio (mas não lotado, não precisamos esperar).

Botto Bar, Rio de Janeiro
Botto Bar, Rio de Janeiro, o Gabe e a Mônica na primeira foto


O Botto Bar tem 20 torneiras de chopp servindo cervejas de diversos tipos e nacionalidades. Algumas são receitas do mestre cervejeiro Leonardo Botto, que dá o nome à casa. As cervejas estão sempre mudando, então se você for lá hoje e voltar semana que vem, vai encontrar cervejas diferentes. Eu que não sou nenhuma grande conhecedora de cervejas fui logo falando pro Flávio que nem sabia o que escolher, e ele me deu a ótima dica de pedir uma degustação com 4 cervejas diferentes, que vem em copinhos menores. As que eu tomei foram: Guinness (irlandesa), Colorado Indica (americana), Delirium Tremens (belga) e Pilsner Urquell (tcheca). Das 4 eu só conhecia a Delirium, e a Guinness era uma cerveja que eu sempre quis provar. Aliás, pra minha surpresa, foi testada e aprovada. Já tinham me falado tão mal da Guinness que eu achava que não ia gostar, mas curti! As outras duas que eu não conhecia também eram boas, a tcheca foi a minha preferida.

Degustacao de cervejas
A minha degustação de cervejas no Botto Bar


A comida é um capítulo à parte: o cardápio traz petiscos e pratos inspirados nas escolas cervejeiras – Belga, Alemã, Inglesa e Americana, além de petiscos tradicionais brasileiros, e tem as explicações de onde veio a inspiração pra colocar cada item no menu. A Mônica já tinha pedido uma porção das Batatas Fritas Turbinadas e eu tinha lido a review na Veja Rio que falava muito bem do Croquete de Queijo, então foi a primeira coisa que eu pedi. Realmente os croquetes são deliciosos, e o molhinho é tudo de bom, pena que vem só 4! As batatas também estavam boas, mas eu não sou uma fã de batata-frita, então não foi uma das coisas que eu repetiria.

Batatas fritas turbinadas
Batatas fritas Turbinadas, com calabresa e queijos provolone e mussarela.

Croquete de queijo
Olhem a descrição que está no cardápio: Escola Belga – CROQUETE DE QUEIJO “L’AUBERGE DE POTEAUPRÉ” – Nossa especialidade, inspirada na receita do albergue vizinho da Abadia Notre Dame de Scourmont, produtora da lendária Chimay, feito do nosso jeito, com mix de queijos e empanado com cabelinhos de anjo. Acompanha molho de damasco agridoce.


Meus outros primos chegaram e fomos pedindo um monte de petiscos – croquetes de carne cervejeiro, também ótimos, que vem com molhos de mostarda; a Carbonade, uma carne cozida na cerveja por horas, que se desmancha, pra comer com um pãozinho (tivemos que pedir duas, de tão boa!); as pataniscas de bacalhau, que são um bolinho de bacalhau sem batata, divinas; os pastéis que tem 3 recheios diferentes, incluindo um de calabresa mais picante e um frango com curry, gostosos; o Frikadellen, bolinho de carne alemão, bons. E no final eu tinha que experimentar a mousse de chocolate, porque já tinha visto um monte de fotos da minha prima comendo essa mousse no Facebook, haha. Gostei da mousse, não é muito doce, mas não curti o tal malte por cima, pra mim tem que ser sem.

Croquete cervejeiro
Croquete de Carne Cervejeiro, com duas mostardas pra acompanhar.
Frikadellen
Frikadellen, o bolinho de carne alemão.
Pataniscas
Pataniscas de bacalhau, sem batata, muito bacalhau!
Carbonade #2
Carbonade #2, porque a primeira acabou num piscar de olhos.
Pasteis
Pastéis: frango com curry, calabresa picante e carne moída bem temperada, todos bons.

mousse de chocolate
Mousse de chocolate com malte alemão tostado.


Curiosidade: dependendo do tamanho do copo de cerveja que você pedir (Bota, Yard e o Metro)…você deixa um pé de sapato num cesto pendurado perto do bar, e tem o sapato devolvido quando retorna o copo! Essa brincadeira não foi inventada por eles, viram em bares tradicionais na Europa, e resolveram adotar. No dia que eu fui não vi ninguém sem sapato, mas me disseram que acaba acontecendo de alguém pedir, o pessoal que está no bar vê, pergunta pros garçons o motivo e resolve pedir também.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Cervejas que nos pedimos
Cervejas que nós pedimos, eu tomei a La Trappe mas provei e gostei muito da Noi também


A decoração é sem firulas, mas tem vários toques especiais, como a tabela periódica das cervejas que fica nas mesas, o barril gigante que esconde a câmara fria na entrada e o balcão do bar decorado com as bolachas de cervejas da coleção pessoal do Leonardo Botto. Só achei um pouco escuro, podia ser um pouquinho mais claro pro meu gosto. O banheiro merece uma menção com suas paredes pretas onde todo mundo pode deixar uma mensagem com canetinhas coloridas. As paredes estão quase cheias, e depois eles vão pintar de preto por cima e começar tudo de novo! Tem lá a minha assinatura na parede, claro, e o endereço do blog 😉

Deixe o seu recado na parede também
Deixe o seu recado na parede também!


Informações úteis:
Botto Bar
Endereço: Rua Barão de Iguatemi, 205, 20270060 Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Telefone: 21-3496-7407
Horário: Terça a quinta das 17h-0h, sextas e sábados das 17h-1h, domingos das 15h-22h
Atenção: Às terças-feiras tem show ao vivo da banda Cozinha Etílica (a trilha sonora do bar é sempre de rock’n’roll e blues) e claro que o som é alto. Um telão passa jogos de futebol ao vivo, no dia que a gente foi tinha um jogo rolando, mas o nível de barulho estava aceitável.
Preços: petiscos entre R$ 15-35, as cervejas variam muito. E não, não comemos e bebemos de graça, antes que me perguntem!


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui