Cave Graham’s: passeio guiado e degustação de Vinho do Porto

1

Na minha primeira vez no Porto fiz o passeio guiado e degustação na Cave Taylor’s. Como contei na época, acho que esse é um programa imprescindível para quem visita a cidade pela primeira vez. Mesmo se você não gosta ou não entende de produção de vinho, garanto que vale a pena. Isso porque o Vinho do Porto é mais que uma bebida, é uma instituição. É parte intrínseca não apenas da cidade, mas do norte de Portugal. Eu tive a oportunidade de vivenciar essa “instituição” na minha viagem ao Vale do Douro, que incluiu uma visita a Cave Graham’s no último dia. Foi a meira perfeita de encerrar a viagem, já que havíamos passado dias dirigindo pelas estradas sinuosas do Vale do Douro, conhecendo produtoras de vinho e vendo de camarote a linda paisagem formada pelas videiras nas colinas ao longo do Rio Douro.

cave graham'scave graham's

A Cave Graham’s, como todas as outras, fica “do outro lado do Rio Douro”, em frente a Ribeira, em Vila Nova de Gaia. Basta atravessar a ponte D. Luís I (por baixo ou por cima – se for por cima, você precisa pegar o bondinho pra chegar lá embaixo, como expliquei aqui!) e caminhar até o lugar (são muitas caves, praticamente uma do lado da outra. Por mais que pareça fácil achar, aconselho marcar no mapa direitinho, pra você não correr o risco de subir e descer ladeiras).

grahams-12 grahams-13 grahams-14 grahams-1 grahams-2

O passeio guiado é ótimo pra quem quer saber mais sobre a produção e os tipos de Vinho do Porto (acho que nesse sentido é bem parecido em todas as caves). A guia também conta a história da Graham’s, e de algumas colheitas especiais que valem muito, mas muito dinheiro! É uma visita relativamente rápida, mas achei bastante didática (e olha que eu já havia escutado sobre produção de vinho por muitos dias, e não achei cansativo). Aproveite para fotografar os barris e as garradas guardadas a sete chaves, de anos considerados “vintage” graças a uma série de fatores.

A visita termina na degustação, e logo ao lado está a loja. Eu tive a oportunidade de jantar no restaurante deles, que se chama Vinum. Assim como na Taylor’s, o restaurante da Cave Graham’s tem uma vista espetacular da ponte D. Luis I e da Ribeira do Porto. A comida estava ótima (e você pode fazer uma reserva para almoçar ou jantar lá independentemente se irá visitar a Cave Graham’s ou não).

grahams-3 grahams-10 grahams-9 grahams-7grahams-5

Leia também:

Cave Graham’s: informações práticas

O passeio guiado deve ser agendado com antecedência pelo site, e custa 10 euros por pessoa (incluindo degustação). Você também pode telefonar ou mandar email, veja mais informações no site deles.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui