Sérvia: Explorando a rota cultural TRANSROMANICA

1
139

A Sérvia é parte de várias rotas culturais na Europa, como contei no post Sérvia: explorando a rota cultural Roman Emperors & Danube Wine e aproveitamos que estávamos no país para fazer um outro pedacinho da TRANSROMANICA.

Como isso é ainda algo novo pra gente no Brasil, estou repetindo aqui um pedacinho do texto explicando um pouco mais. Se você já leu nos outros posts, pule esse tópico.

O que são as “Cultural Routes of Council of Europe”?

As rotas culturais foram lançadas em 1987 pelo Council of Europe para mostrar como as heranças culturais de um país estão ligadas aos outros países e assim formam uma herança cultural compartilhada entre eles. Vocês já devem ter ouvido falar do Caminho de Santiago da Compostela, provavelmente uma das rotas culturais mais famosas que liga países como França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Bélgica ou da Via Régia, que liga países como Bielorussia, Belgica, França, Alemanha, Lituania, Polonia, Espanha e Ucrania. São 32 rotas culturais até o momento e algumas delas são ótimas para quem tem interesses específicos, como a rota das cerâmicas, a rota das cidades fortificadas(que eu quero muitooo fazer!), os caminhos de Mozart, a rota de Napoleão e a Via Francigena (que a Thais, nossa correspondente acabou de fazer e que leva a Roma e começou contando neste post: 5 razões para fazer uma peregrinação para quem não é religioso). As rotas que exploramos foi a rota Transromanica e a rota dos Imperadores Romanos e o rota do vinho no Danúbio

Veja aqui o vídeo completo dessa viagem(vocês conseguem me achar?):

A rota TRANSROMANICA

A rota TRANSROMANICA foi estabelecida em 2007 e é um passeio de volta aos tempos medievais. Eu adoro cidades medievais, então fiquei muito animada quando fui convidada para essa viagem. A TRANSROMANICA tem como objetivo mostrar a ligação dos países através da arquitetura romanesca presente em castelos, catedrais e monastérios construídos entre os séculos 10 e 13. Para quem adora arquitetura, para identificar a romanesca é só ficar de olho nos arcos arredondados, paredes grossas e planos simétricos e harmoniosos.

Oito países entre o mar Báltico e o Mediterrâneo fazem parte atualmente da TRANSROMANICA.  As cidades e vilarejos que tem atrações da rota Transromanica são:

  • MillstattMaria Wörth e Friesach, na região de Carintia na Austria que são as cidades que eu visitei e contei no post Austria: Explorando a rota cultural TRANSROMANICA;
  • Modena(que eu já visitei e amei!), Pavia e Albugnano na Italia;
  • Saxony-Anhalt na Alemanha;
  • Sérvia – que estou contando neste post.
  • Santo Domingo de Silos em Castile & Leon na Espanha;
  • Tâmega e Sousa em Portugal;
  • Alba Iulia na Romenia ;
  • Paray-le-Monial em Burgundy na França.

Nosso Roteiro na Sérvia

Depois de fazer um passeio pela área do Danubio na Sérvia nós entramos numa região que passava por alguns dos mais lindos vinhedos da região. Estamos já no finalzinho da nossa viagem e nosso destino era o monastério de Studenica, um das mais importantes atrações da rota TRANSROMANICA, onde chegamos no finzinho da tarde.

O monastério tem um alojamento para viajantes, uma guest house que fica ao lado da igreja ortodoxa, onde passamos a noite, bem no meio de uma reserva florestal que também é patrimônio da Biosfera da Unesco.

img_3697Foi bem interessante passar a noite na guest house do monastério, que apesar de ser uma acomodação super simples, é bem limpinha, barata e apesar de não ter TV, uhu, tem wifi!

monasteriopanorama1

monasteriocamas

No dia que fomos ele estava custando R$18,00 por pessoa!!!! Incrível não? Eu fiz inclusive um video ao vivo de lá e para quem se interessar em ver de perto.

Para fazer reservas:  +381-64-64-67-492 ou pelo E-mail: konakstudenica@gmail.com. Não há muitas informações no website.

Na manhã seguinte alguns dos blogueiros participaram do serviço matutino com os monges, que acontece a partir das 5 da manhã. Depois do café da manhã no restaurante do alojamento, fizemos um tour pelo monastério.

studenicamonasterio

Durante o tour aprendemos que ele foi fundado no final do século 12 por Stefan Nemanha, grão-príncipe Sérvio que também foi o responsável pela fundação do estado medieval Sérvio. Esse é o maior monastério ortodoxo da Sérvia, fica a 57 Km da cidade Kraljevo e está listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

entradadomonasterio

O monastério tem como seu principal atrativo os afrescos pintados em estilo bizantino nos séculos 13 e 14.afrescos Veja aqui um video que gravei ao vivo mostrando um pouco do monastério


Nossa última parada foi no Monastério Žiča (fala Zixa), um importante monastério ortodoxo Sérvio que foi fundado em 1219 pelo rei Sérvio Stefan Prvovenčani e seu irmão mais novo Rastko Nemanjić (Saint Sava).

zickamonasterio

O monastério serviu para a coroação de 7 reis na Sérvia,  foi queimado e destruído 17 vezes e atualmente é cuidado por 43 freiras ortodoxas que moram no local.

zickamonasterioservia

Além dos afrescos incríveis, eu amei as cores fortes desse monastério.

zickamonasterioservia2

Fiz de lá também um vídeo ao vivo mostrando um pouco do monastério Žiča

Adorei explorar as rotas culturais Européias, uma maneira bem diferente de conhecer as cidadezinhas europeias e ver as ligações que elas tem entre si.

Nota: Este post é parte da campanha Crossing Routes – Blogging Europe 2016 no programa conjunto entre o Council of Europe e a European Commission que tem como objetivo promover as Cultural Routes of the Council of Europe, em colaboração com iambassador.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$90,00) + frete grátis + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui