Cefalù: a cidade que fez eu me apaixonar pela Sicília

6

Cefalù nem estava no primeiro roteiro que fiz dessa viagem de duas semanas na Sicília. Acabei incluindo a cidade nessa maravilhosa viagem de férias depois de fazer alguns ajustes no orçamento, e perceber que ficaria inviável ir para as Ilhas Eólias (no nordeste da Sicília). Então, depois de uma rápida pesquisa no blog Descobrindo a Sicília, eu descobri Cefalù! Seria uma parada perfeita entre Taormina e Palermo, e rapidinho eu encontrei um B&B muito bacana e com preço ótimo no booking.com (pagamos 300 euros por 3 noites, quarto ótimo com banheiro privativo, estacionamento, café da manhã e super perto da praia).

cefalù (1)
A praia de Cefalù com a cidade medieval ao fundo, banhada pela luz do sol


cefalù (3)

Chegamos em Cefalù no fim da tarde, e depois de deixarmos nossas coisas no B&B partimos em direção ao centro antigo. Foi quando chegamos no calçadão da praia que vimos o por do sol maravilhoso que eu me apaixonei pela cidade! Foi uma cena digna de cartão postal, com o sol caindo na linha do horizonte e os prédios do centro antigo todos banhados num tom maravilhoso de laranja. Ali eu tive certeza da minha decisão de colocar Cefalù no roteiro, e acabei me arrependendo de não ter esticado a estadia lá!

cefalù (2)

Pra mim, Cefalú é um resumo do que eu conheci na Sicília: praia deliciosa – com mar calmo, limpo e uma larga faixa de areia -, cidade medieval, ótimos restaurantes e gente acolhedora. Ah, e pra quem não gosta de ficar a toa na praia o dia inteiro, a dica é subir até o topo da ‘Rocca’: a imensa rocha que parece proteger o centro antigo, e pode ser vista de longe. A gente preferiu não encarar (eu sou da turma que gosta de ficar a toa na praia!), ainda mais com o calor que estava fazendo! Mas pode ser uma boa opção de passeio nos meses não tão quentes.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

cefalù (12)
A cidade medieval e La Rocca ao fundo
cefalù (9)
Pelas ruas da cidade antiga

O centro antigo de Cefalù é fácil de ser explorado, com suas vielas paralelas delimitadas por 4 ruas. Chegando pela praia você cai na Via Vittorio Emanuele, e é só seguir reto nela para chegar até a Via Carlo Ortolani di Bordonaro, que tem um restaurante do lado do outro. Vários desses restaurantes tem terraço com vista para o mar. Mas o nosso lugar preferido para jantar em Cefalù foi a Enoteca Rossorubino. É um bar super pequeno, com algumas mesinhas na calçada (do lado de dentro só tem a cozinha). A especialidade ali são os vinhos sicilianos, mas eles também servem os cocktails clássicos da Itália, como Aperol Spritz. A opção de pratos é simples, mas muito boa, pra ir petiscando enquanto você beberica seu vinho.

cefalù (5)
Vista do terraço de um dos restaurantes
cefalù (18)
Salada Caprese na Enoteca Rossorubino
cefalù (19)
Enoteca Rossorubino

A Chiesa de Cefalù, que desponta no skyline da cidade, também está ali no centro antigo, e pode ser visitada. Nas ruas do centro, principalmente na Vittorio Emanuele, existem algumas agências que fazem passeios de barco nas Ilhas Eólias, pra quem faz questão de visitá-las.

cefalù (8)
Chiesa di Cefalù

cefalù (17)

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Praias perto de Cefalù

Como eu falei antes, Cefalù tem uma praia ótima, e nós aproveitamos que o B&B onde nos hospedamos tem convênio com um dos beach clubs: os hóspedes não pagam pelo aluguel das cadeiras e guarda sol, mas apenas pelo que consomem. Passamos um dia inteiro lá, então no dia seguinte eu queria conhecer outro lugar, e olhando no mapa vi que havia uma praia na cidade vizinha, chamada Mazzaforno.  Então resolvemos ir pra lá, pois as fotos que vi no Google me convenceram! Wstávamos de carro, colocamos no GPS o endereço ‘Via Malta’ em Mazzaforno, e chegando lá tivemos que deixar o carro na rua mesmo, e caminhar um pouco até a praia.

cefalù (6)
Um dos beach clubs na praia de Cefalù
cefalù (16)
Chegando em Mazzaforno
cefalù (14)
Mazzaforno

Foi uma delícia, depois de um ‘susto’ inicial ainda pela manhã: havia um grupo de pessoas de um hotel grande, fazendo aulas de ginástica com música muito alta na praia. Como é uma praia pequena, não tínhamos pra onde ir, apenas esperamos terminar e então conseguimos relaxar e curtir o mar calmo e vazio. Tem um restaurante/lanchonete pé na areia, onde buscamos sanduíches para o almoço. Lá em Mazzaforno também pagamos o beach club, com duas espreguiçadeiras e um guarda sol (20 euros no total).

cefalù (13)
Mazzaforno

No dia de ir embora de Cefalù conseguimos aproveitar uma outra praia ali perto, ainda menor! Foi uma dica maravilhosa do dono do B&B. Ele nos disse que o nome da praia era Blue Bay, e nos deu as instruções para chegar até lá (ir até o Hotel Kalura, parar o carro no estacionamento deles e descer as escadas até a praia). Na verdade eu acabei descobrindo que Blue Bay é o nome de um outro hotel ali do lado, e que a praia de chama Caldura (Spiaggia Caldura). Essa praia não tem estrutura nenhuma, é de pedras e super pequena. Mas eu amei, e foi uma das melhores coisas da viagem. A água é muito transparente, e se você chegar cedo não vai ter ninguém lá. Em umas das pontas da praia você verá tipo um pier, feito de cimento, com algumas cadeiras, mas essa estrutura é do hotel. Se você quiser passar o dia em Caldura, leve guarda sol e cadeiras (e comida!), porque não tem nada ali perto.

cefalù (20)
Spiaggia Caldura
sicília
Spiaggia Caldura

Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


6 COMENTÁRIOS

  1. Linda as fotos, uma dúvida. Essa praia e outras da sicilia tem a água muito gelada? Fui em praias de portugal e galicia e sofri muito shaushuas

  2. Oi Helô!

    Que texto mais lindo! Sorri o tempo inteiro enquanto o lia. Cefalù é um encanto e você a conheceu em um período perfeito, pouco antes dela ser tomada por hordas de turistas e banhistas! 🙂

    Um abraço e mais uma bez obrigada por citar o blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui