Deserto do Atacama: tudo que você precisa saber pra viajar pra esse destino no Chile

37

O Deserto do Atacama no Chile é um lugar que está definitivamente na minha lista de lugares pra visitar e convidei o Rafa Leick do blog Viagem Primata (facebook, instagram, twitter) que é um “promotor voluntário” hehe do Atacama. Ele quer que todo mundo vá conhecer esse paraíso e tem se esforçado pra isso e a gente viaja nesse post com ele. 

Com a alta do Dólar, Euro e Libra, o que resta pro brasileiro é viajar pela América do Sul. Mas nem de longe pense que isso é pior. Nosso continente tem coisas incríveis e inesquecíveis pra se ver. Uma das maravilhas que a Mãe Terra nos oferta aqui no nosso vizinho Chile é o Deserto do Atacama, o deserto mais árido do planeta e que eu já tive o prazer de visitar duas vezes.

atacama-termas-de-puritama-foto-viagem-primata

Mas chega de churumelas. Prepare seu mochilão ou mala de rodinhas e bora embarcar pra San Pedro de Atacama pra explorar tudo por lá!

Como chegar

Tá, antes de ir, temos que saber pra onde ir né? O aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama é o de Calama. Pra chegar lá, enquanto não recebe voos diretos, é necessário fazer uma escala em Santiago, a encantadora capital chilena.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

atacama-salar-de-atacama-2-foto-viagem-primata

E você pode comprar vôo desse jeito que falei ou comprar pra Santiago e lá no aeroporto comprar sua outra perna pra Calama. Às vezes sai mais barato. Fique de olho no site chileno da LAN e da Sky Airlines pra ver como estão os preços pros peruanos, que é o que você vai pagar se comprar lá. O site brasileiro da LAN e da TAM (agora LATAM), normalmente tá bem mais caro.

atacama-san-pedro-de-atacama-foto-viagem-primata

De Santiago também da pra chegar por uma longa viagem de ônibus, se você estiver com tempo e num esquema mais roots.

Esses são os modos mais comuns de chegar a Calama. E de lá, você pode pegar um dos transfers oferecidos no aeroporto até a cidade, num trajeto de 1h30, 2h. Achou que ia ser fácil ver um dos lugares mais lindos do mundo, é?

Onde ficar

Essa é a pergunta de um milhão, né? Mas olha, tem tudo quanto é tipo de hospedagem em San Pedro. Desde hostel bem basicão até hotel 5 estrelas! E todos me parecem incríveis a cada foto que vejo das acomodações por lá, que num geral seguem um estilo mais rústico.

atacama-laguna-tebinquinche-foto-viagem-primata
Laguna Tebinquinche

A dica é escolher sua hospedagem perto das ruas principais do centro (Caracoles e Toconao) porque os mais afastados caminham muito. Alguns só de carro.

O que tem para fazer

Nossa, agora senta porque vai demorar. Quando pensei a primeira vez em visitar um deserto, achei que iria chegar lá e ver areia, terra, céu e sol. E só! Mas não é qualquer deserto. É o Atacama, cara!

7 dias ainda é pouco pra que você possa esgotar todos os passeios que tem pra fazer por lá. Juro!

atacama-cratera-do-vulcao-lascar-foto-viagem-primata
Cratera do vulcao Lascar

Os passeios mais legais na minha opinião são as Lagunas Altiplânicas, que normalmente é um passeio casado com as Piedras Rojas, os Geysers El Tatio, Valle de la Luna e Valle de la Muerte, ver os flamingos no Salar de Atacama e no Salar de Tara e também subir até a cratera do Vulcão Lascar.

atacama-lagunas-altiplanicas-foto-viagem-primata
Lagunas Altiplanicas

Mas além desses tem muitos outros, como o tour arqueológico na Aldeia de Tulor e Pukará de Quitor, a super salgada Laguna Cejar que não te deixa afundar e é combinada com os Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche.

atacama-laguna-cejar-foto-viagem-primata

Tour Astronômico num céu mais limpo que minha conta bancária, ou os banhos quentes nas piscinas naturais das Termas de Puritama que ainda podem ser desfrutadas depois do trekking pelo Valle de los Cactus (tem cactos de até 12m que crescem só 1cm por ano), ver as inscrições rupestres nos Pietroglifos Hierbas Buenas e conferir de perto a formação do Valle del Arcoiris através de uma caldeira magmática de um vulcão gigante que explodiu milhões de anos atrás.

atacama-aldeia-de-tulor-foto-viagem-primata
Aldeia de Tulor

Se você quiser esticar ainda tem passeio de 4 dias (ida e volta) pro Salar de Uyuni, na Bolívia. É um passeio mais roots em que você deve levar seu próprio papel higiênico, mas você dorme num hotel feito todo de sal na segunda noite. Vale MUITO a pena. Esse recomendo deixar pro final porque é ainda mais emocionante e lindo.

atacama-geisers-el-tatio-foto-viagem-primata

Mas todos os passeios que citei valem a pena. É impressionante!

Mas com quem faço esses passeios, Rafa?

Agência de tours é o que não falta no Atacama. A principal dica é chegar lá, reservar a primeira manhã ou tarde pra bater perna e pechinchar.

Mas recomendo ler reviews de algumas agências na Internet antes de ir e chegar só pras pré-selecionadas. Temos que lembrar que os passeios são por terrenos mais inóspitos, então se acontecer algum problema como um carro quebrar, como aconteceu comigo, vale a pena ter uma agência preparada.

atacama-estrada-do-deserto-foto-viagem-primata
Estrada do deserto

Eu fiz os passeios nas duas vezes com a Ayllu e consegui até desconto pros meus leitores agora! 🙂 Achei que eles são uma agência super bem preparada e com foco no público brasileiro, com atendimento em português. Outras agências que já ouvi serem bem recomendadas depois da Ayllu são a FlaviaBia Expediciones e a Grado10.

Mas diz aí, sai cara a brincadeira?

Depende. Se você comparar com um final de semana na praia sai. Se comparar com alguns dias na Europa, não.

Fiz um cálculo mais detalhado no post guia sobre o Deserto do Atacama que fiz lá no meu blog, então lá tem tudo detalhado pros aprendizes mais curiosos e que amam uma economia, como eu, mas calculei uma média de R$ 7 mil pra 7 dias, incluindo passagem e chutando um pouco pra mais.
Tá valendo, né?

Bom, aprendizes, se até aqui ainda não convenci você a viajar pro Atacama, te desafio a falar comigo porque posso te dar mais inúmeras razões pra ir pra lá! 🙂

Valeu, Aprendiz de Viajante, pelo espaço pra promover esse destino tão capaz de mudar nossas vidas.
E pros meus novos aprendizes primatas, qualquer dúvida, grita pra mim que tento ajudar vocês, ok?


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


37 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito de suas dicas Rafa, dos sites que até agora, o seu foi um dos mais detalhados. Viajo em novembro para o Deserto do Atacama e quero muito desfrutar desse lugar.

    • Roseny, muito obrigado pelo feedback! Eu amei o Atacama e fico feliz que tenha curtido as dicas. Agradeço o elogio! E espero você tanto no Viagem Primata quanto no Viaja Bi!, ok?
      Passa lá pra me contar como foi sua viagem em novembro? =)

  2. Que legal dar de cara com essa matéria justo hoje! Estou fechando minha viagem para o Atacama em Serembro!
    Obrigada pelas dicas!
    Ainda tem como conseguir desconto pros leitores com a Ayllu? rs!

    • Oi, Luciana, tudo bem?
      Obrigado pelo elogio e comentários. Como foi sua viagem?
      Passa lá no meu blog também pra me contar, ok?
      A Ayllu me disse que teria os descontos, então me diz se conseguiu, tá?
      bjs

  3. Comprei o trecho Santiago-calama no site da Latam chileno, mas tive que insistir pois o sistema reconhecia que eu estava no Brasil e me enviava para o site brasileiro. De repente, do nada, consegui. Entao sugiro insistencia, porque a diferença foi de 40%!

  4. Olá,eu e meu namorado estamos planejando ir em novembro para o Chile,só que temos um outro roteiro…Santiago,Atacama e Patagônia.
    15 dias é o que temos…É possível?
    Tem alguma dica pra mim além dessa que já ajudou bastante!
    Desde já agradeço Rafael!

    • Oi, Mônica, tudo bem?
      15 dias fica bastante corrido. Não conheço a Patagônia ainda, mas acho que tem que ser aproveitada com mais tempo. Se não tiver outra possibilidade, acho que vale. Mas se conseguir, tente dedica mais tempo a esses destinos. Só o Atacama deve ir metade desse tempo.
      Se precisar de mais dicas, entre em contato comigo. 😉 Demorei pra ver sua mensagem aqui… rs
      Beijos

  5. Com 7 mil eu viajei 20 dias incluindo Santiago e Atacama, fazendo os principais passeios e dormindo em hostels bons (Che lagarto em Santiago e Ayni no Atacama) e ainda trouxe lembrancinha pra casa.

    • Tudo depende do estilo da viagem. Como comentei, chutei pra mais e esse valor inclui o aéreo, que é o mais caro aí. A viagem pode sair mais cara que isso mas, provavelmente, sairá mais barato. =)
      Beijos!

  6. Olá pessoal,
    Irei para o Atacama em novembro e tenho uma pergunta:
    Sei que no passeio dos Geysers Tatio, o frio é “punk”… mas em Novembro, como é essa questão?
    Pq para ser sincero eu não estou muito a fim de gastar uma grana com roupas pesadas só para usar uma ou duas vezes… Alguém tem algum comentário que possa me nortear nesse assunto? Gracias…

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui