Tailândia: Introdução e Planejamento

A Tailândia está se popularizando entre os brasileiros, que arrumam as malas e desembarcam no país em busca de praias paradisíacas e mergulham na cultura local para conhecer a culinária e os templos espalhados pelo país. Achei que devia fazer esse texto introdutório, porque a viagem precisa ser bem planejada. Passei 12 dias no país no mês de Março e pude explorar vários destinos e voltei já querendo planejar uma volta para ver coisas que não consegui. A viagem é longa? Com certeza! Vale a pena? Muito!

Montar um roteiro pela Tailândia não é tarefa fácil, pois o país é enorme, tem muitos atrativos, e muitas vezes a viagem é combinada com outros países vizinhos.

Entenda um pouco mais sobre a Tailândia

A Tailândia é um país no Sul da Ásia com 65 milhões de habitantes que tem fronteiras com a Malásia (no sul), Mianmar (no norte e oeste), Laos (no norte e leste) e Cambodia (no sudeste).

O país recebeu em 2016 quase 33 milhões de visitantes internacionais, o é gente pra caramba, onde quer que você vá! Um dos grandes atrativos além de seus templos e praias? Um turismo baratíssimo com hotéis super em conta, comida barata!!!!

O país é dividido em cinco regiões: central onde ficam Bangkok e Ayutthaya; norte onde ficam Sukhothai, Chiang Mai e Chiang Rai; sul que tem algumas das atrações mais populares como Phuket, Krabi, Phang-nga e Ko Samui; leste onde encontram-se Pattaya e Trat com suas Ilhas Ko Chang, Ko Kut/Kood e Ko Mak e o pouco explorado nordeste.

Qual a melhor época para viajar para a Tailândia?

Ko Kut / Kood em Trat

Um detalhe importante na hora de planejar a sua viagem para a Tailândia é prestar atenção no calendário de monções do país. As estações do ano na Tailândia são dividas em três: Fresca (novembro a fevereiro), Quente (março a maio), Chuvosa (junho a outubro).

Para fugir das chuvas e do calor, o período mais recomendado para viajar para Tailândia é de novembro a fevereiro. Isso não garante que não haverá chuva e calor faz o ano inteiro, mas as chances de pegar um clima mais agradável aumentam. Eu fui em março e ainda pegamos alguns dias mais agradáveis, mas também alguns dias de calor extremo, principalmente em Bangkok.

Quanto tempo ficar na Tailândia

Eu diria que o mínimo para aproveitar um pouco do país seriam 10 dias, afinal, a viagem dura mais de um dia e o jet lag pode ser complicado, mas duas a três semanas seriam o ideal. Se vai combinar com outros destinos na Ásia, é possível diminuir a quantidade de dias, mas também o ideal é não colocar muitos destinos, já que os deslocamentos são longos.

Como Chegar a Tailândia

A Tailândia tem uma excelente ofertas de voos chegando em Bangkok, mas do Brasil é preciso fazer uma escala em países que são hubs das companhias aéreas que chegam até lá. A Emirates faz parada em Dubai(foi o voo que eu fiz, excelente e aproveitei para um stopover na volta), a Turkish Airlines em Istambul, a Air France em Paris, a KLM em Amsterdam, a Lufthansa em  , a British Airways em Londres, a Eithad em Abu Dhabi e a Qatar no Catar.

Como se locomover pelo País

Há ônibus, trens em algumas cidades, mas como os deslocamentos são grandes, o ideal é se deslocar de avião. Há voos dentro do país pela Bangkok Airways (a que eu mais usei), Thai Airways e também pelas low costs Air Asia e Nok Air. Fizemos alguns trajetos de vans contratadas, que são bem baratas para trechos rodoviários.

7 Curiosidades sobre a Tailândia

  1. A Tailândia é um país Budista (94% da população) e as imagens de Buda são sagradas.
  2. A família real é reverenciada pelos Tailandeses, então não faça piadas ou comentários sobre o Rei e sua família.
  3. Raramente usa-se faca para cortar alimentos na Tailândia. Eles dizem que os alimentos já são cortados em pedaços pequenos ou são macios e podem ser cortados com a colher.
  4. Por falar em alimentos, apesar de muitos pratos serem apimentados, há bastante opção sem pimenta. Pad Thai, o prato típico do país, é uma delas, mas é possível pedir outras sem pimenta.
  5. Gorjetas de 5 a 10% da conta são apreciadas em restaurantes mais chiques.
  6. Prepare-se para barganhar nas lojas e mercados.
  7. Nos templos nunca entre de calçado e em alguns entrar de bermuda ou minissaia é proibido. Nos palácios reais os ombros precisam estar cobertos e não é permitido xale ou pashmina.

Informações Úteis

Eletricidade: 220 V

Língua: Thai – Tailandês, mas o inglês é usado na maior parte das cidades

Moeda: Baht – 1 Real = 9.90 Bath e 1 dolar = 32.60 Bath (Dezembro de 2017). Leve dólares para trocar. Tenha sempre dinheiro vivo.

Fuso Horário: 10 horas a mais que o Brasil (ou 9 se for do horário de verão brasileiro)

Visto: Não precisa para turistas que vão passar até 90 dias no país, mas o passaporte precisar ter pelo menos 6 meses de validade.

Vacina da Febre Amarela: Precisa apresentar o comprovante de vacinação no aeroporto na hora do checkin no Brasil e quando chega na Tailândia.

Leia Mais

Viajamos a convite da Embaixada da Tailândia. Todas as opiniões são minhas. 

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui