Eibtur em Foz do Iguaçu

17

“Um Sonho que se sonha só, é apenas um sonho. Um sonho que se sonha junto é realidade.” – Raul Seixas

Sonhamos um dia em conseguir reunir pessoalmente blogueiros de várias partes do mundo num mesmo local para discutir assuntos sobre a blogosfera viajante. E foi desse sonho que nasceu o EIBTUR (Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo). Mas não foi só um sonho meu. Foi do Marcelo da Loumar Turismo, que de Foz do Iguaçu, moveu mundos pra fazer esse evento acontecer dentro do FitCataratas. Foi de cada palestrante que acreditou no projeto e se prontificou a estar no lá no evento e compartilhar experiências com os outros amigos blogueiros. Foi um sonho dos blogueiros que deixaram suas casas, famílias, empregos e foram para Foz passar alguns dias acreditando em algo que eles nem mesmo sabiam como ia ser. Sim, como o evento era inédito no Brasil, tínhamos nossos planos, mas o resultado? Ninguém sabia prever como seria.

Como todo sonho, esse começou com uma idéia e foi tomando forma aos poucos…

Os Bastidores

 

É dificil pensar na cronologia dos fatos numa ordem exata. Mas 2011 foi um ano de preparação. Em diversas conversas com o Daniel Duclos, falamos de eventos online, o Mauricio já tinha cantado a bola durante o nosso Encontrão no Rio de Janeiro em Setembro, que devíamos sentar para discutir assuntos mais sérios da blogosfera, o próprio Marcelo organizou com o Maurício durante as duas versões do BlogTur espaços para debates. Tudo estava caminhando para algo maior e mais concreto. Os pensamentos estavam alinhados.

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Em Novembro de 2011, quando eu estava lá em Londres, participando do WTM e comecei a tuitar como louca dos painéis de blogueiros, as luzinhas acenderam em várias cabeças…” precisamos de um evento desse no Brasil”. Eu saia dos eventos e ficava horas contando os detalhes para o Mauricio pelo Skype.

Na minha volta de Londres, concluímos que já era hora de fazer alguma coisa a respeito e marcamos uma reunião virtual, eu, o Mauricio e o Marcelo para começar a planejar esse evento. Para tornar esse sonho realidade, muitas pecinhas precisaram se mover e muita confiança precisou ser depositada uns nos outros. O Paulo Angeli, organizador do FitCataratas que confiou no Marcelo e acreditou no Eibtur. O Marcelo, com toda sua família que nos acolheu e a equipe da Loumar Turismo, que fizeram a logistica do Eibtur acontecer sem nenhuma falha. E aqui, uma pausa para reconhecer algumas peças fundamentais para o evento que tem sido poucos citados:

Um destaque muito especial pra Débora, que junto comigo e com o Marcelo foi quem definiu como seriam os painéis e ficou todo esse tempo nos bastidores mas foi figura essencial pra que os painéis e oficinas fossem realizados com sucesso.

O Vilmar, Designer super competente e responsável por toda a parte visual do evento.. do logo, ao site, aos banners e toda comunicação visual que muito pacientemente mudou trocentas vezes alguns detalhes que eu pedia aqui e ali.

O Garon Piceli, responsável por toda a comunicação do evento e assessoria de imprensa que foi essencial na coordenação dos diversas ações e entrevistas que aconteceram durante o evento.

E a toda equipe de apoio.. Adriana com as passagens áereas, Liana com a coodernação da logística, Rodrigo e Jorge pela dedicação aos blogueiros nestes dias todos para que tudo saísse sem problemas. A Karina, seu Arnaldo e Vovó Cléris pela acolhida tão familiar no hotel Bella Itália que foi nossa casa nesses dias todos.

Do momento que começamos a planejar, até o “vai mesmo acontecer”, foram muitos emails trocados, muitas horas de skype e muita gente envolvida. Me foi confiada a curadoria do evento, uma responsabilidade enorme, mas que eu sabia que estava preparada. Numa daquelas coisas que a gente só vai entender muito tempo depois, por três anos, eu fui responsável por organizar e fazer a curadoria de eventos de uma empresa de Software que estava entrando no Brasil. Essa não era minha função principal, mas era parte do trabalho. Foram 4 eventos de muito sucesso, trazendo palestrantes internacionais, cuidando de toda a logística e me dando a experiência necessária para ficar confiante no sucesso do Eibtur.

A lista de blogueiros e profissionais do mercado de turismo que tem boas experiências para compartilhar é extensa e ainda ficou tanta gente de fora que vamos precisar de mais uns 10 eventos pra conseguir levar todo mundo que a gente gostaria.  E olha, organizar um evento deste, com poucos meses, é um desafio. Muitos dos nomes pensados já tinham outros compromissos agendados… uma das ausências mais sentidas, o Riq Freire do Viaje na Viagem foi o 1o brasileiro convidado, mas já tinha uma viagem internacional marcada. Tivemos algumas pessoas que se comprometeram a participar, mas que tiveram que desistir por conta de outros compromissos. E teve até gente que desistiu depois de tudo acertado, porque não acreditou que o evento fosse “vingar”. Mesmo depois da lista fechadinha e com o evento para começar, ainda tivemos que lidar com problemas de vôos, fechamento de aeroporto e atrasos na chegada e a até um visto de palestrante internacional que não saiu. Para organizar eventos é preciso estar preparada para imprevistos e ter um coração tranquilo, porque são “muitas emoções”.

Provavelmente quem estava de fora não ficou sabendo de nada disso. Poucos ficaram sabendo por exemplo de uma substituição que aconteceu na madrugada antes de começar o evento, porque um dos painelistas estava preso no aeroporto. Isso aconteceu no “quartel general do Eibtur”  também conhecido como o quarto que eu dividia a Luciana Misura no Hotel Bella Italia. Nessa noite eu dormi pouco mais de 40 minutos… entre a adrenalidade e as emoções da abertura, eu tinha provavelmente mais energia que a Itaipu.

Mas finalmente, depois de tanto planejamento, esse sonho começou a virar realidade no dia 13 de Junho na abertura do Fit Cataratas em Foz do Iguaçu que teve o apoio da RBBV – A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem.

A Abertura

 

O FIT CATARATAS teve seu evento de abertura no Hotel Recanto das Águas, com a presença do Ministro do Turismo Gastão Vieira. Eu fui convidada a apresentar o EIBTUR durante a abertura e esse convite aconteceu alguns minutos antes do início da cerimônia, sem tempo para preparar o que falar. Mas aqueles minutinhos de apresentação do EIBTUR foram preciosos e nos deram a visibilidade que precisávamos.

 

Falando sobre o EIBTUR e RBBV na abertura do FIT Cataratas
Falando sobre o EIBTUR e RBBV na abertura do FIT Cataratas

 

O Ministro do Turismo, durante o seu discurso fez duas colocações importantes:

A 1a, que Foz do Iguaçu é o destino número 1 no Brasil. Mais tarde ele explicou em entrevista que foi feita uma pesquisa onde as pessoas que tem planos de vir a Copa de Mundo elegeram o destino que gostariam de visitar depois de ver os jogos de futebol.

Na 2a, se dirigiu diretamente aos blogueiros participantes do EIBTUR para lamentar que não poderia estar presente durante as discussões que seriam realizadas durante a FIT Cataratas, desejar sucesso ao evento e reconhecer a importância dos blogueiros na divulgação dos destinos brasileiros.

A minha vontade (e tenho certeza que dos blogueiros presentes também) era simplesmente começar a pular na cadeira.. mas era um evento formal.. então o salão explodiu em palmas. Desculpe quem acha isso uma bobagem, mas ter blogueiros de viagem citados pelo Ministério do Turismo é sim um grande passo. E o mais interessante é que estando presente ou não no evento é algo que todos os blogueiros de viagem podem ficar muito orgulhosos.

No final da cerimônia tive a oportunidade de conversar um pouco mais com o Ministro, contar um pouco sobre as ações que temos feito e contar um pouco mais sobre o que seria o EIBTUR.

 

Depois do papo com o Ministro no final da abertura
Depois do papo com o Ministro no final da abertura – Foto: Marcelo Valente

 

Depois de toda a tensão e a surpresa com as palavras do Ministro, os blogueiros viraram a atração do evento.

 

Os Painéis

 

A abertura do EIBTUR aconteceu no dia 14 de junho, com a presença do Diretor do FitCataratas, Paulo Angeli e do Marcelo Valente, da Loumar turismo que organizou e patrocinou o EIBTUR. Em seguida começamos os painéis que ocuparam as manhãs em Foz. Posso dizer que mesmo já tendo participado de muitos seminários e encontros de blogueiros de viagem, aprendi muito durante esses dias. Fomos Trending Topics no Brasil durante as palestras no Eibtur e além do público presente, tivemos milhares de pessoas assistindo o evento online.

 

O 1o painel foi  Como os Blogs estão mudando o mercado do Turismo Nacional e Internacional . Além de uma apresentação, também moderei o painel que teve como participantes: Cinthia Ferreira @makeupatelier , Keith Jenkins @velvetescape, Melvin @traveldudes e Guto Rocha @GutoRocha.

 

Marcelo, Melvin, Keith, eu, Cinthia e Guto
Marcelo, Melvin, Keith, eu, Cinthia e Guto depois do fim do 1o painel

 

Aqui o vídeo da 1a parte do painel:

 

 

O 2o painel falou sobre O poder dos nichos de blog – “A cauda longa” do Turismo e foi moderado pela Luciana Misura @lucianamisura e @familiaviajante e teve como painelistas: Daniel Duclos – @ducsamsterdam , Michael Hodson   @GoSeeWrite, e a Alexandra Aranovich @destemperadinhos e @cafeviagem.

Painel de Nichos
Marcelo, Daniel, Luciana, Alexandra e Michael

Veja aqui o vídeo na integra deste painel:

 

No 2o dia, as 8:30 da manhã estavam todos a postos. O 3o painel também moderado por mim e com Keynote do Keith Jenkins foi  Experiências e Profissionalização dos blogs de Turismo: case de blogs nacionais x internacionais .

 

Keith Jenkins fazendo sua keynote
Keith Jenkins fazendo sua keynote

 

Os participantes deste painel: Keith Jenkins @velvetscape , Marcio Cimatti @ajanelalaranja , Mauricio @aventureiros , Reine Gammoh @ReineOG.

 

 

O último painel O perfil do novo profissional de turismo , foi mediado pela Adriana Lacerda @viajantete e teve  como painelistas  Alex Lop @TheAlexLop, Marcelo Valente @ValenteFoz e o Pedro Serra @blogsemdestino.

 

 

Durante esse painel, tivemos a visita do Secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh (que brincou que é meu primo! 😉 e também reiterou a mensagem do ministro do quão importantes são os blogs e mídias sociais para o turismo no Brasil.

 

Secretário do Turismo falando aos blogueiros
Secretário do Turismo falando aos blogueiros

 

Os painéis foram sucesso absoluto e nos deixou com um gostinho de quero mais e de que ainda temos muito assunto pra discutir.

 

RBBV – Lançamento do Site

RBBV-Banner-02a

Um dos momentos mais esperados durante o Eibtur foi o lançamento do site da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem que teve uma repercussão enorme dentro do FitCataratas onde tivemos uma coletiva com a imprensa para fazer o lançamento do site. O site que é o primeiro projeto feito em conjunto pelos mais de 160 blogueiros que participam da rede, mostrou que podemos sim fazer vários projetos colaborativos juntos e ter sucesso. O site é uma coletânea de posts dos blogueiros participantes da rede separados por destinos. É um recurso excelente para quem está planejando uma viagem, já que há posts sobre o destino de diversos blogueiros diferentes.  Um agradecimento especial a Luciana Misura @lucianamisura, que encabeçou a criação do site e a Camila Navarro @camilanavarro, Simone Jung @flashesporsi, Thiago Khoury @rodeiviagens , Gleiber @Andarilho_Mundo  e a Bruna Bartolamei @contandoashoras que foram essenciais para que o site conseguisse ser lançado neste dia. E claro, aos mais de 100 blogueiros que colocaram seus links lá.

 

 

As Oficinas

 

Na parte da tarde, fizemos oficinas dentro do Fit Cataratas em um estande no meio da feira… e mesmo competindo com as bandinhas de música tocando pelo salão, o pessoal não arredava pé! Foram dicas práticas, dadas por blogueiros experientes e pessoal do mercado de turismo de como melhorar vários aspectos do seu blog/site, além de apresentação de cases.

 

Eibtur_Alexpresenting
Alex, Pedro e Marcio apresentando uma das oficinas

 

Entre os assuntos discutidos tivemos as seguintes oficinas:

Como profissionalizar seu blog/site e transformar seu design/ usabilidade em uma experiência atraente? com a Luciana Misura e o Daniel Duclos.

 Case “Visit Jordan” com Reine Gammoh

Como melhorar e otimizar o uso de vídeos e fotos em seu blog/site – Pedro Serra e Alex e Marcio Nel Cimatti

Como montar/apresentar seu projeto envolvendo seu blog/site e torná-lo visível para as agências ligadas ao turismo 
Andre Fran e Guto Rocha

Panorama sobre o uso das mídias sociais na divulgação e interação do seu blog – Cláudia Beatriz Saleh

 

O que define o Sucesso de Um Evento? 

 

Seja lá que parametros se use para definir o sucesso de um evento, o EIBTUR com certeza passou com várias estrelinhas. E não sou eu que estou falando não… dá uma olhada nos posts de quem foi, nas matérias que sairam na imprensa, nos comentários de quem estava lá e até de quem só pode assistir online.  Eu acabei deixando o meu resumão para depois, porque nos dias seguintes ao evento, eu ainda estava sem condições de pensar lucidamente tal a empolgação com o EIBTUR.  E olha o que aconteceu? Estou aqui, tagarelando sem parar. Mas falta só falar uma coisinha

Os grandes responsáveis pelo sucesso desse evento? Os blogueiros e profissionais que foram lá participar dos painéis e os que foram assistir as palestras, os que ficaram de casa acompanhando o evento online,  os que apoiaram mesmo de longe tuitando ou enviando pensamentos positivos.  A participação deles(de vocês!) foi fundamental.

 

Quem realmente fez do EIBTUR um sucesso
Quem realmente fez do EIBTUR um sucesso – Foto: Gleiber Rodrigues

 

Porque um evento deste porte não é feito por um blogueiro famoso, não depende da presença de uma pessoa ou outra. É um esforço coletivo de todos os panelistas e de todos os participantes. Se o time de blogueiros internacionais era peso pesado, o de blogueiros nacionais também foi a altura. Só gente muita fera, compartilhando informações, sem estrelismo. E meu agradecimento super especial a esse pessoal que enfrentou mais de 30 horas de avião para estar com a gente, brigou com fuso horário e ainda assim mantiveram a simpatia e bom humor em atividades que duraram o dia inteiro e as vezes foram até a madrugada.

 

O Time de Blogueiros Internacionais
Alguns dos Blogueiros Internacionais: Reine Gammoh(Visit Jordan), Keith Jenkins, Eu, Melvin, Alex

 

E nós aprendemos muito não só durante as palestras e painéis. As informações trocadas nos intervalos, durante o trajeto no ônibus e nas mesas de almoço foram com certeza tão valiosas quanto as dos eventos formais. E isso, infelizmente não tem vídeo para mostrar. Tem que participar e estar lá para ver!

 

Uma parte do grupo no final das Fit Oficinas
Uma parte do grupo no final das Fit Oficinas

 

Também rimos muito, visitamos uma cidade linda que está super preparada para receber visitantes e fortalecemos muito nossos laços de amizades. As cabeças saíram de lá fervilhando de boas idéias e vimos que o mercado está começando a enxergar a nossa importância. Não vou nomear todos aqui, porque vou acabar esquecendo alguém… mas foi ótimo conhecer pessoalmente muitas @s queridas que já fazem parte da minha vida online faz tempo e incorporar novas no meu dia a dia. O evento foi apenas um pequeno passo pra montanha que temos que escalar para ganhar reconhecimento e profissionalização… mas foi muito bom fazer parte disso!

E espero no próximo evento, rever todo mundo que estava lá nesse e ver quem não pode estar lá dessa vez!

Veja mais fotos do evento na página do Facebook do Aprendiz de Viajante

Veja todas as matérias e posts publicados, as fotos e vídeos neste post no blog da RBBV.

As fotos são de autoria de: Pedro Serra, Gleiber Rodrigues e Alex Lop.

Obrigada a Fit Cataratas, LoumarTurismo, Itaipu Binacional e Hotel Bella Itália que tornaram esse evento possível.

 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


17 COMENTÁRIOS

  1. Claudia, seu relato foi lindo! É uma honra ter meu nome citado ali em cima, mesmo que meu trabalho seja mínimo comparado ao que você e Luciana tiveram nos últimos meses. Imagino a loucura que deve ter sido planejar tudo isso à distância e em tão pouco tempo, mas tenho certeza de que o resultado foi muito além do esperado. Senti muito por não ter participado ao vivo, mas acompanhei tudo pelo twitter, pelas transmissões quando dava um tempinho e agora estou tirando o atraso assistindo aos vídeos. E a cada dia aprendo mais um pouquinho com todos vocês. O próximo EIBTUR (porque é claro que vai ter próximo, né?) vai ser ainda melhor, aproveitando a experiência do primeiro, que já foi um sucesso. Só espero ser avisada da data com bastante antecedência, pra já garantir minha folga no trabalho. 😉

  2. Claudia querida,
    Foi mesmo um sonho que virou realidade e cada vez fico mais feliz de ter conhecido você pessoalmente. Ter ido ao Eibtur fez toda a diferença para mim, como pessoa e como blogueira. Conhecer ao vivo, a cores e energia, todas as @s, ver os rostos saírem dos quadradinhos do de Facebook, e transformar todos em amigos, foi uma experiência maravilhosa. E viver aqueles dias intensos, aprender, trocar e voltar para casa mais feliz, foi mesmo um presente. Já disse ao vivo, e repito -Parabéns! pela visão, pela tranquilidade, elegância e habilidade com todas as tarefas de bastidores. Você, Luciana e todos nós temos muito o que comemorar, e mais trabalho pela frente. Que venham muitos Eibtur e outros eventos e encontros!

  3. Aprendiz De Viajante Claudia, que lindo texto! Posso falar? fiquei emocionada e deu uma saudade enorme daquela semana encantada. Foi mesmo um super evento de sucesso, mas mais importante ainda, foi que a energia do encontro foi a estrela! Todos estávamos na mesma vibração e como você disse, mesmo com todos os blogueiros de sucesso e iniciantes misturados, todos éramos astros e estrelas de uma mesma constelação! bj

  4. Oi, Claudia!

    Fiquei impressionada com os bastidores do evento. Tudo planejado e e debatido a distancia, o que nao deve ter sido fácil!

    Acompanhei toda a movimentação via twitter… Infelizmente não pude ir nesse primeiro Eibtur, mas no próximo estarei la, com certeza!

    Fiquei muito feliz em ter meu nome citado aqui =)))), mas quero deixar bem claro que, assim como a Camila disse, nosso trabalho foi minimo comparado com o que vc e a Luciana fizeram.

    O resultado disso tudo, foi tão bom, que os que foram estão querendo voltar, e o que não foram estão com muita vontade de ir no próximo!

  5. Esse é O RESUMÃO mesmo! Adorei os bastidores e as citações. Obrigado por nunca esquecer de mim, ehhehehe… nossas conversas no skype eram pra ser de 10min e ficávamos 2 horas falando, hahahaha 😀

    O EIBTUR foi simplesmente perfeito. Além dos painéis e oficinas, rolaram também dezenas de conversas paralelas nos deslocamentos, restaurantes, bares, passeios, etc… blogueiro não para nunca, nao é mesmo? Hehehe

    Adorei cada momento e ja estou morrendo de saudade do pessoal. E de vc tb, é claro!
    Bjssss

    • Nenhum de nós dois acredita mais quando o outro fala: liga o skype ai, vai ser rapidinho… hahaha
      Que o mundo nos aguarde com nosso planos mirabolantes. 🙂

  6. Lindo post, Cláudia!

    Parabéns pela riqueza de detalhes. Muitas coisas nem lembrava mais ressss
    Você registrou o 1° capítulo desta história de tantas outras que virão!

    Congratulações a todos que fizeram parte deste sonho e o tornaram real!

    Abração!

    Marcelo Valente e toda equipe Loumar Turismo

  7. Show o post, Claudia.
    O evento foi realmente sensacional. Foi ótimo trocar experiências e conhecer pessoalmente pessoas incríveis, assim como vc.

    Beijos!

  8. Nossa Cláudia, que sufoco! Eu não fazia ideia de todos esses fatos, mas tenho certeza que valeu a pena cada suor e preocupação. Eu também, quase tive que desistir de última hora, ainda bem que consegui contornar e fiz parte desse primeiro de muitos Encontros. Foi ótimo conhecer todos vocês. beijos e obrigada

  9. Adorei o post! Acompanhei o EIBTUR à distância pelo twitter e acho muito muito muito útil ter esse tipo de evento acontrecendo no Brasil!! Espero ter a oportunidade de participar nos próximos! Parabéns a todos os envolvidos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui