Na Flórida: um pedacinho do paraíso chamado Shell Island

7

Estamos em Panama City Beach, na costa oeste da Flórida que é banhada pelas águas mornas do Golfo do México. Aproveitamos o dia ontem fazendo um passeio de barco até uma ilha aqui pertinho chamada Shell Island.

Shell Island na verdade é uma península, que virou ilha quando as prefeituras locais decidiram abrir um canal pros barcos que encalhavam na entrada da baía, e voltou a ser uma península quando o canal aberto pelo homem foi coberto novamente por areia trazida pelo mar (de acordo com a maré essa parte fica embaixo d’água ou não). O acesso só é feito por barco. A ilha tem 3 donos: o parque estadual Saint Andrews numa ponta, um especulador imobiliário que nunca conseguiu autorização municipal para construir nada além da sua própria casa (única casa da ilha) e na outra ponta a área pertence a uma base militar e logicamente é fechada ao público. Diz a lenda local que a baía Saint Andrews foi esconderijo de piratas e que eles teriam escondido tesouros em Shell Island…

São 11km de praias lindíssimas e selvagens, não existe absolutamente nenhuma infra-estrutura turística na ilha. De um lado a praia do golfo, com mais ondas e um pouco mais funda (mas ainda assim bem rasa), e do outro, a praia da baía St Andrews, que tem águas mais calmas (e mais frias, mas nada que atrapalhe um mergulho, é só uma questão de preferência pessoal).

Um panorama do lado da baía:

Você atravessa a ilha facilmente de um lado pro outro, principalmente pelo centro, onde a largura é menor (e onde chegam os passeios de barco, com exceção dos barcos que saem do Parque Saint Andrews, que chegam na ponta oeste, onde fica a área do parque). Golfinhos nadam ao redor da ilha, principalmente na baía, e do barco vimos vários nadando tranquilamente.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Atravessando a ilha em direção ao golfo
Shell Island, praia do lado do golfo
Gabe e Julia se preparando pra entrar na praia
Eu e Eric na praia do golfo, mas ele não gostou das ondas

Como o nome da ilha já avisa, muitas conchas lindinhas salpicam as areias branquíssimas, e os visitantes podem levar conchas para casa desde que elas não sejam habitadas. O aviso é pra ser levado a sério mesmo: vimos vários caranguejos ermitões passeando pela praia rasinha, que se escondiam em suas conchas quando chegávamos perto. Logo que chegamos atravessamos a ilha para a praia do lado do golfo, ficamos lá por um tempo mas o Eric não estava gostando nada das ondinhas, então atravessamos de volta para o lado da baía, e ficamos por lá.

Prainha do lado da baía em Shell Island
Caranguejo ermitão – um dos vários que vimos

Pra quem vai visitar, principalmente com crianças, é importante lembrar que não tem sombra nenhuma na ilha (traga um guarda-sol se vier com crianças pequenas), não tem banheiros e nem comida. Os americanos levam seus picnics em bolsas térmicas e coolers, toalhas, e curtem as praias da ilha tranquilamente. Você pode escolher fazer um passeio de barco como nós fizemos, que dura em média 3h30-4h (incluindo aí o tempo para ir e voltar) ou ir até o Parque Saint Andrews e pegar o shuttle, que sai de 30 em 30 minutos durante o verão. Também nessa área do parque um barco lanchonete vende lanches e bebidas nos meses de verão. Pra quem quer passar o dia na ilha a melhor opção é mesmo esse shuttle. Como nós estávamos com um bebê, o tempo do passeio de barco foi suficiente, já que ele não pode passar um dia inteiro no sol mesmo. Um outro cuidado a ser tomado: dependendo da época do ano as água-vivas são comuns nessa área, então é bom checar com o barqueiro antes de dar um mergulho. Nos esbaldamos nessas águas maravilhosas e quentinhas!

Paraíso!

Informações Úteis:

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Shell Island Shuttle (dentro do Saint Andrews Park)
Website Oficial: http://www.shellislandshuttle.com/
Endereço: 4607 State Park Lane, Panama City, FL Telefone: (850) 233-5140 ‎
Horários: diariamente de 30 em 30 minutos das 9h às 17h durante o verão. No outono e primavera, ligue para 850-233-0504 para saber os horários de funcionamento. Não funciona no inverno.
Preços: $16.95 dólares adultos, $8.95 crianças e bebês não pagam. Travessia + aluguel de equipamento de snorkel: $24.95 adultos, $18.95 crianças até 12 anos. Travessia + aluguel de caiaque: $55/dia caiaque para uma pessoa ou $65/dia caiaque para dois.

St Andrew Bay Ferry Company (empresa que usamos pro nosso passeio)
Website Oficial: http://sabferry.com/
Endereço: Smiths’ Yacht Basin, Historic St. Andrews (perto do restaurante The Shrimp Boat) 1213 Beck Avenue, Panama City, Florida 32401 Telefone: 850-270-8788
Horários: vários, dependendo do passeio que você escolher. Tem 2 passeios diurnos, um passeio para ver o pôr-do-sol, passeio histórico, entre outros (no verão).
Preços: depende do passeio. O que fizemos, de 3h30, diurno, foi $19.95 por pessoa (crianças acima de 3 anos pagam o mesmo preço, abaixo de 3 anos: grátis). Eles deram um desconto pra quem pagou em dinheiro ($16 por pessoa).


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui