Empórios Gastronômicos em Milão

3

No início existiam as lojas de produtos alimentares, aqui na Itália chamadas Alimentari ou Drogherie. Mas já no final do século 19, um senhor tcheco chamado Francesco Peck abre uma loja que vendia presuntos de origem austríaca e alemã.

Alguns anos depois, a Peck já era um estabelecimento elegante onde as senhoras milanesas compravam raviolis para cozinhar em casa. Nascia assim, talvez o primeiro empório gastronômico em Milão.

Nos últimos anos o interesse pela gastronomia cresceu e em um país como a Itália, de grande tradição culinária, a venda de produtos de qualidade e a possibilidade de experiências gastronômicas se misturam nos modernos empórios.

Nesse post deixo a dica de quatro empórios gastronômicos em Milão, começando com o mais antigo e chegando ao mais recente.

Peck

Loja de referência para produtos gastronômicos em Milão, a Peck nunca foi um empório para todos. Ainda hoje são as famílias mais abastadas da cidade que frequentam o lugar para fazer compras dos produtos mais variados, com tipos de queijo que custam 60 euros/Kg, passando as massas frescas a 40euros/Kg e chegando as trufas brancas a 9.000euros/Kg.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Além dos produtos frescos, é possível também comprar molhos, condimentos, chocolates, doces e o famoso panettone milanês, que é vendido o ano inteiro.

peck

Ainda que sua carteira não seja das mais recheadas, vale entrar na loja para dar uma voltinha (nada de fotos) e respirar a tradição. No andar de cima, eles tem o bar e um restaurante com preços abordáveis, onde você pode parar para almoçar, para um chocolate quente no inverno ou só mesmo para um café em pé no balcão.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

almoco_peck_milao

A Peck também tem no subsolo da loja a mais bem abastecida adega da cidade. Para quem não consegue ir embora sem levar uma garrafa de vinho.

Endereço: Via Spadari, 9
Horário de funcionamento: Segundas: das 15 às 21h / De terça a sexta: das 10 às 21h /Sábado: das 9 às 20h / Domingo: das 10 ás 17h

Eataly

É o empório gastronômico mais conhecido pelos brasileiros já que acabou de abrir uma em São Paulo e tem em Nova Iorque e em Chicago(entre outras cidades pelo mundo).

Não, o Eataly não é uma idéia do Mario Batalli (ele é só um dos sócios nas Américas) e nasceu no Piemonte, uma concepção do empresário Oscar Farinetti de levar o melhor dos produtos italianos para o mundo.

Eataly_Milao

A primeira loja aberta foi a de Turim em 2007 e dalí para o mundo.

O Eataly Milão tem pouco mais de 1 ano e fica no sugestivo ex Teatro Smeraldo, motivo pelo qual os visitantes se deparam com um palco em um dos mezaninos.

palco_eataly

A fórmula é simples e igual em todas as lojas: vários tipos de produtos à venda (massas, molhos, carne, peixe, frutas e verduras, queijos, pães e vinhos, utensílios de cozinha) emoldurados pelos restaurantes dedicados aos vários tipos de comida (massas, peixe, frituras, carnes, foccacia, piadina, chocolates e café). Para quem quer uma experiência estrelada, o restaurante Alice (uma estrela Michelin) oferece menus no almoço (preços mais baratos) e jantar .

Sempre cheio de turistas e locais, tenho a impressão que a filial milanesa já nasceu pequena. Mas vale uma passada para conhecer e se abastecer de geleias e mel para queijos, pestos, balas e chocolates italianos, torrones e o que mais você conseguir pensar e comer.

Endereço: Piazza XXV Aprile, 10
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 10 às 24

Eats

Menor que o Eataly e bem menos turístico, fica no subsolo da loja de departamentos Excelsior, bem no Corso Vittorio Emanuele.

eats2

Com uma seleção de produtos italianos e importados, frescos e secos, tem também um espaço com mesinhas para o almoço e parte superior da loja é reservada aos utensílios de cozinha.

E lá que eu compro um mel com trufas negras para acompanhar queijos, minha manga (chega de avião e são deliciosas…e caras) e o chá de alcaçuz que meu marido adora.eats3

 

Endereço: Galleria del Corso, 4
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 10 às 21h

Il Mercato del Duomo

É o mais novo empório gastrônomico da cidade e o mais central, já que fica em um dos lados da Praça Duomo. Inaugurado dia 1 de maio de 2015, é distribuído em 3 andares onde se misturam o mercado com as propostas de frutas, verduras, carnes, queijos, doces e uma pequena seleção de produtos como molhos, condimentos e massas e os espaços destinados as refeições.

mercado_duomo

As opções vão desde pizzas, sanduíches e focaccias, passando pelo Ovo Bar (com crespes e ovo ‘in camicia’) até as opções do Bistrot Duomo, divido entre Winebar (tábuas de frios e queijos com vinho ou cerveja), Il Pastaio (primeiros pratos a base de massas) e La Cucina di Strada (segundos pratos a base de carne ou peixe grelhados).

É dentro do mercado que ficam também o bar Terazza Aperol e o Franciacorta Lounge e o restaurante Spazio Milano, comandado pelos discípulos do chef estrelado Niko Romito mas que promete menús com preços acessíveis no almoço.

Mercato_duomo_milao

Para terminar, os amantes do design milanês podem enlouquecer com um cantinho Kartell onde é possível comprar os objetos de plástico mas famosos do mundo.

Endereço: Galleria Vittorio Emanuele
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 8 às 22h

Este post é parte de uma série sobre Milão escrito pela blogueira Magê Santos que mora na cidade, é guia turística e tem o blog Milão nas Mãos.


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui