Erice: a mais linda cidade medieval na Sicília

6
erice

Encaixamos uma visita a Erice meio sem querer, pois eu fiquei curiosa pra saber se a cidadezinha era mesmo tudo aquilo que o guia dizia. Nesse mesmo dia nós havíamos ido a Marsala e Segesta, já estávamos bem cansados e com muito calor. Mas o guia descrevia Erice como “uma esplêndida cidade medieval”, então não resisti! Programamos o GPS e lá fomos nós, montanha acima.

*** Leia também: roteiro de 2 semanas na Sicília***


erice (4) erice (14)erice (18) erice (16)

Erice fica no topo do Monte San Giuliano, e a estradinha cheia de curvas parece interminável (se você fica enjoado, já se prepare). Chegando lá, é preciso deixar o carro no estacionamento, na Piazza Grammatico (Tenha moedas! Custa cerca de 2 euros por hora) para caminhar pelas ruelas de pedra. Falando em ruelas de pedra, tome bastante cuidado! A superfície é escorregadia e tem alguns desníveis, qualquer distração e você pode levar um tombo.

erice (1) erice (3) erice (6)erice (8)

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Erice é muito pequena, e seu formato triangular facilita o passeio. Eu aconselho começar pela Via Vittorio Emanuele, onde você encontrará diversas lojas de souvenirs, ateliês de cerâmica, restaurantes e confeitarias. Aproveite para provar algumas das delícias sicilianas, caso você ainda não tenha tido a oportunidade.  A partir dessa rua, a dica é criar seu próprio percurso, e entrar em algumas outras ruas menorzinhas e mais vazias. Repare nas fachadas das casas, muitas com pequenos altares ou placas de cerâmica pintadas a mão que indicam quem mora ali.

erice (19) erice (17)erice (7)erice (9)

Caminhar pelas ruas de Erice me lembrou bastante dos passeios que fiz em Girona e Santillana del Mar (ambas na Espanha). Eu adoro pequenas cidades medievais, e acho maravilhoso ter a oportunidade de passar por ruas e monumentos que presenciaram tantas ocupações, batalhas e outros momentos históricos. Em Erice, por exemplo, você pode ver parte das muralhas originais da cidade, construídas no século 8. Outros monumentos da cidade são o Castello de Venere (de onde se tem uma vista sensacional do litoral noroeste da Sicília) e a Chiesa Matrice (Catedral), que fica pertinho do estacionamento na entrada da cidade. Eu não entrei em nenhum deles, mas sei que estão abertos para visitação.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Mas o que é impressionante é mesmo a vista. Conseguimos até ver os barcos saindo do Porto de Trapani em direção a Favignana, lugar que havíamos visitado apenas poucos dias antes.

erice (13) erice (15)erice (12) erice (11)

Erice: informações práticas

  • Como eu falei, cheguei lá de carro. Eu estava hospedada em San Vito Lo Capo e nesse mesmo dia já tinha passado por Marsala e Segesta. Cheguei em Erice cerca de 5 da tarde e fiquei até umas 7, mas gostaria de ter ficado mais. Aconselho resevar pelo menos 4 horas, mas não recomendo ficar hospedado lá, pois para chegar e sair você sempre terá que encarar a estrada sinuosa ou pegar o bondinho para Trapani. Consulte esse site para saber os preços e horários de funcionamento do bondinho.
  • Eu estive lá no verão e estava um dia muito quente e abafado. Mas como a cidade é no topo da montanha, pode ter bastante vento e frio nos meses não tão quentes. Leve uma jaqueta!
  • O blog Descobrindo a Sicília também tem um post ótimo sobre Erice, inclusive contando alguns fatos históricos. Vale a pena dar uma lida!

Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


6 COMENTÁRIOS

  1. Olá boa tarde estou planejando ir para ibitipoca. Vocês poderiam me dar dicas de roteiro e lugar para hospedagem em conta.
    Desde já agradeço

  2. Helo, moro “perto” e nunca estive na Sicilia. Cada vez que vejo um post fico louca pra me organizar e fazer um passeio por lá. Que região linda e encantadora! Adorei o post!!!
    Esperando vcs aqui em Firenze 😉
    Bacione,
    Denya

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui