Um Fim de Semana em Curitiba com o Curitiblogando

7
curitiba

Na minha última semana no Brasil antes de voltar para os Estados Unidos, eu fiz uma parada para conhecer Curitiba, cidade que eu sempre quis muito visitar. Sortuda que sou, durante a minha estadia por lá estava também acontecendo o “3o Curitiblogando“, evento que reúne blogueiros locais e de todo país, então pude fazer vários passeios turísticos pela cidade na companhia de amigos queridos. Eu já tinha contado aqui do Guia O Que Fazer em Curitiba da Turomaquia que comprei assim que ela lançou e fiquei ainda mais ansiosa para visitar a cidade. Aqui eu falo um pouco do roteiro desse fim de semana e nos próximos posts vou contando mais detalhes. Chegamos lá, eu e o Dylan, meu filho de 6 anos, na sexta-feira a noite e fui embora na segunda-feira a tarde.

Considerações Iniciais

Curitiba foi ainda mais legal, linda e interessante do que eu tinha imaginado, mas certamente houveram alguns fatores que contribuíram pra isso. Eu peguei um fim de semana de inverno nos primeiros dias de agosto de 2014 com temperaturas fora do comum. Calorzinho e céu azul na cidade que dizem costuma ser nessa época gelada ou nublada ou chuvosa, ou mesmo uma combinação dos três. Além disso tive como anfitriões alguns dos moradores mais queridos da cidade, os blogueiros viajantes do Curitiblogando que além de estarem sempre viajando pelo mundo encontraram uma maneira de mostrar pro mundo que a cidade onde moram é muito especial. Não prometo céu azul ou a companhia dos meus anfitriões(que ao contrário do que “reza a lenda” não tem nada de fechados), mas tenho certeza que você sozinho ou bem acompanhado poderá aproveitar muitas das dicas que eles me deram e que repassarei neste e nos próximos posts pra vocês.

O que fizemos na Cidade

Sexta-Feira

Chegamos já a noite no aeroporto, vindos do Rio de Janeiro e fomos de táxi direto fazer checkin no hotel. Me hospedei no Hotel Four Points Sheraton Curitiba (Av. Sete de Setembro, no 4211 – Batel Curitiba – PR) que  fica numa região excelente, pertinho do shopping Curitiba.

hotelsheraton

Do aeroporto até o hotel foram cerca de 30 minutos. e foi só o tempo de tomar banho e sair pra encontrar os outros blogueiros locais e de fora que estavam participando do Curitiblogando. Nosso encontro foi no Curitiba Eco Hostel com um churrasco delicioso e cerveja da GaudenBier. A noite foi ótima pra descontrair, conhecer todo mundo e experimentar algumas delícias locais como os refrigerantes Cini e tortas da Caramelodrama(#horadodoce!!!)

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

tortascaramelodrama

Sábado

Depois de um café da manhã delicioso no Hotel Four Points Sheraton Curitiba, nos encontramos no fim da manhã na GaudenBier para um tour.

Curitiblogando Robson
Blogueiros depois do tour na GaudenBier Foto: Robson Franzoi

Aprendemos sobre o processo de fabricação e sobre grãos na cervejaria artesanal está localizada em Santa Felicidade. Eles produzem também cervejas para outras marcas.

gaudenbier

Nosso almoço foi no restaurante Nova Polska, que fica fora da cidade, mas vale a pena a visita. Um buffet tradicional polonês, além do almoço delicioso e muitas sobremesas de dar água na boca, o restaurante tem uma área de lazer muito legal que a gente curtiu muito. Minha parte preferida foram as redes que ficam do lado de fora na sombrinha. Não é a melhor invenção? O Dylan curtiu muito o parquinho e poder brincar com outras crianças que estavam por lá.

novapolska

 

Lá tem também passeio de trator, um laguinho com pedalinho e dá pra fazer cavalgadas e caminhadas.

curitiblogando-the-way-travel-194
No laguinho – Foto: Rafael Leick

Um dia delicioso pertinho de Curitiba. E aproveitamos pra conhecer a Walentina (a Kombi!) que tinha acabado de chegar de São Paulo e que é parte de um projeto super bacana do Fábio do Intrip chamado De Carona com a Walentina !

nova_polska_curitiba_intrip_05
Blogueiros com a Walentina Foto: Ediberto

Na volta pra Curitiba fomos ver o por do sol do alto da torre panorâmica. Foi muito legal ver a cidade de cima, especialmente num dia tão lindo.

pordosolcuritiba
pordosolcuritiba

De lá fomos jantar no shopping que fica perto do hotel enquanto os outros blogueiros foram participar de um pub crawl pela cidade, pois como eu estava com o Dylan, de 6 anos, não dava pra participar. Mas pelas fotos, parece que foi muito divertido!

Domingo

No domingo os planos eram fazer visitar o Museu Oscar Niemeyer de manhã com a Halini, que mora por lá com os filhos e depois encontrar com os blogueiros na feirinha do Largo da Ordem para almoçar e fazer um tour pela cidade. Mas infelizmente depois do café da manhã, o Dylan começou a passar muito mal e voltamos pro quarto, onde ficamos até o começo da tarde.

Enquanto isso os blogueiros visitaram o Parque Tanguá e o Bosque do Papa com Museu do Olho (Oscar Niemeyer).

post_walentina_curitiba_intrip_07

No fim da tarde pegamos um táxi para encontrar com eles no Jardim Botânico, um dos lugares que mais queria visitar na cidade. O lugar é mesmo lindo e novamente Curitiba nos brindou com um por do sol sensacional.

jardimbotanico

Fechamos a noite e o Curitiblogando no Santa Marta Bar com caipsakê e muitas delícias.

Segunda-feira

Na segunda eu ainda estava na cidade, então aproveitei que o Dylan estava melhor para dar uma volta pelos pontos turísticos que não tinha conseguido visitar no fim de semana e explorar a área onde estávamos hospedados. Um dos nossos lugares favoritos foi o jardim japonês.

jardimjapones

Almoçamos novamente no shopping porque eu queria comprar algumas coisas de lembrança pra levar pra casa, aproveitamos pra comprar uma Brazuca(bola de futebol da Copa) e fechamos a visita a cidade com um sorvete no Freddo com a queridíssima Pati da Pulp Edições que é uma das empresas colaboradoras do Curitiblogando. Eu que sou super fã dos livros deles, ganhei mais dois pra minha coleção: o recém saído do forno Marrakech e a nova edição do Como Viajar seus filhos sem enlouquecer, onde ela cita o nosso blogAprendiz de Viajante. 🙂

Depois foi  só pegar o táxi e me despedir dessa cidade maravilhosa que me acolheu com dias lindos(e quentinhos do jeito que eu gosto!). Curitiba e a galera do 3o Curitiblogando vão deixar saudades, que a gente vai matando com os posts aqui e no blog deles! Acompanhe!

 

curitiblogando

Blogueiros da Rede Curitiba: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Beta Rodrigues e Dea Sales (Férias de Mochila), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Leidinara Batista (Férias Now), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Maria Thereza (Travel Monster) e Cristiane Tomasi (Carpe Diem).

Blogueiros convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Fábio Lima (Intrip), Rafael Leick (The Way Travel), Carol May (Dicas Roteiros Viagem), Erick Stengrat (My Destination Anywhere), Claudia Saleh (Aprendiz de Viajante), Thaís Towersy (Guia Mundo Afora), Guilherme Tetamanti (Viajando com eles), Lucas e Natalia (Queimando Asfalto) e Marina Fabri (Coisas de Diva).


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


7 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal Claudia…como sempre, seus textos bem feitos, nos fez sentir que estavamos lá em Curitiba novamente! Foi muito bom encontrar todos! PS> A Walentina, adorou! rs 😉

  2. Só pra ajudar, e não pra criticar….Onde está escrito Jardim Japonês, acho que você quis dizer Praça do Japão. E parabéns pelo passeio! Volte sempre.

  3. Olá, Claudia!! Você nos ajuda tanto com seu blog que me sinto quase na obrigação de dar essa dica: a próxima vez que visitar Curitiba não deixe de conhecer a Universidade Livre do Meio-ambiente, ok?! Eu entrei lá só pq estava conhecendo a cidade com um “guia nativo” rsss Mas nem imaginava a beleza natural que encontraria… O lugar é lindo! Vale à pena!!! Grande beijo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui