Paris: Planejando a Viagem

27
Paris

Paris… Ah a cidade luz, do romance e tantos outros clichês. Planejar a viagem para Paris é já começar a viajar antes mesmo de chegar, não é mesmo? Eu sou do clube das apaixonadas pela cidade e sempre que posso ou estou pela Europa, dou um jeitinho de dar uma passadinha por lá. Como estou neste momento planejando mais uma viagem à cidade, aproveitei para publicar esse post que será um dinâmico, sempre com novos links entrando por aqui a medida que fizermos novos posts para ajudar a quem também quer ir pra lá.

Detalhes práticos

País: França

Língua: Francês, mas o inglês também é falado nos pontos turísticos e hotéis. Mas é sempre bom levar um livrinho de frases e aprender as palavras mais comuns… bonjour (bom dia), oui (sim) e etc…

Moeda: Euro

Visto: Brasileiros não precisam de visto se forem ficar até 90 dias no país.

Como Chegar

  • Avião: Há vários vôos diretos do Brasil para Paris (TAM, Air France) e alguns outros com conexões em Zurique(SWISS),  Londres  (British Airways) , Amsterdam (KLM),  Frankfurt(Lufthansa) e outras.
    • Aeroportos:
      • CDG – Charles De Gaulle –  36 km até o 1st arrondissement em Paris.  Vôos que vem do Brasil da Air France e TAM direto, chegam aqui.
      • ORY – Orly – 17 km até o 1st arrondissement
      • BVA – Beauvais – 87 Km até o 1st arrondissement. É o aeorporto da cia aérea RyanAir.
  • Trem:  os trens na Europa são um ótimo meio de locomoção e a malha ferroviária é extensa. Se for viajar de ou para Londres, a pedida é o Trem Eurostar. Os trens vindos de Londres param na Gare Du Nord.
  • Ônibus:  Os ônibus da MegaBus tem opções de ônibus baratos e confortáveis.
echo adrotate_ad(20, true, 0, 0);

Como Ir dos Aeroportos para o Centro

De táxi

É o meio mais cômodo de ir para o hotel, principalmente se você tiver feito uma viagem longa. Do Charles De Gaulle (CDG) custa em torno de 50 a 70 Euros, dependendo de onde você estiver hospedado. Do Orly (ORY) custa cerca de 30 Euros e do Beauvais não é aconselhável táxi.

De transporte particular

De qualquer dos aeroportos, os motoristas esperam pelo passageiro no terminal. Veja no link os preços:

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

De ônibus

Roissy Bus – esse ônibus deixa na Ópera, bem perto da estação de metrô e de lá pode-se pegar um táxi ou metrô para seu hotel. O ônibus custa 10 Euros e leva cerca de 1 hora.
De  Paris (Opéra) para o aeroporto Charles de Gaulle (CDG): 05:15 a 20:00: cada 15 minutos / 20:00 as 22:00: cada 20 minutos
/ 22:00 as 00:30: cada 30 minutos
Do aeroporto Charles de Gaulle para Paris (Opéra): 06:00 a 20:45: cada 15 minutos / 20:45 as 00:30: cada 20 minutos

Les Cars Air France – são ônibus de luxo da AirFrance que podem ser usados por passageiros de qualquer empresa. Custa 17 Euros.

De Metrô

Só aconselho ir de Metrô se você tem pouca bagagem, porque já tive que enfrentar as escadas nas estações e algumas não tem elevadores ou escadas rolantes.

Saindo do Charles de Gaulle, pegue o RER B (Blue) na direção de Paris. Desça nas estações Gare du Nord para conexão com o metrô. Custa 9.75 Euros para adultos e 6.85 para crianças.

Entendendo Paris

Paris tem uma disposição interessante pois seus bairros tem números de 1 a 20, que são chamados de arrondissements. Quanto menor o número, mais central. O número do arrondissement vem sempre no que seria o nosso CEP. Então a loja do Pierre Herme(que vende deliciosos macaroons) e tem como endereço: 39 Avenue de l’Opéra, 75002 Paris, França já diz pra gente que ela fica no 2o arrondissement. Este mapa mostra um pouco dos pontos turísticos principais e onde eles estão localizados. 

paris-2-885x600

Para se hospedar, verifique sempre onde fica localizado o seu hotel vendo no final do endereço. Dê preferência aos bairros mais centrais 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8.

Os Bairros

  • Ile de La Cité e Ile Saint-Louis – onde fica a Notre Dame é uma delícia para caminhar pelas ruas de lojinhas fofas.
  • Saint-Germain-Des-Prés – ruas fofas com lojas de design e muitos restaurantes é um dos bairros perfeitos para caminhar sem pressa.
  • Le Marais – Bairro das galerias de arte e LBGT.
  • Montmartre – 18 – onde fica a Sacre Coeur, bairro que foi ponto de encontro de artistas, principalmente impressionistas e onde fica o Moulin Rouge.
  • Montparnasse – 14  – Onde fica o prédio do mesmo nome com uma das melhores vistas para a Torre Eiffel.
  • Quartier Latin – 5 – onde fica Sorbonne e o Panthéon. Na Rue Mouffetard encontram-se vários cafés, boulangeries e patisseries. Paraíso para quem ama doces como eu!

Como se locomover na cidade

A melhor maneira de se locomover por Paris é a pé, ou usando o transporte público. O Metrô e trens podem parecer complicados a princípio, mas são fáceis de usar depois que você se entender com o mapinha. Eu dou sempre preferência para os ônibus, assim vou vendo partes da cidade enquanto faço meu deslocamento.

Mapa do Metrô de Paris (clique na imagem para ver maior)

Screen Shot 2014-10-10 at 6.21.31 PM

Onde se hospedar

Há muitas opções de hospedagem em Paris. Desde albergues/hostels a maravilhosos hotéis 5 estrelas. Aqui temos uma lista dos hotéis que já nos hospedamos. Dê preferência aos bairros mais centrais 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, ou seja, no “CEP” do endereço, o ultimo número vai dizer exatamente onde ele fica: O Hotel Mandarin Oriental (251 Rue Saint Honoré, 75001 Paris, France)  por exemplo, fica no 1o arrondissement. Lembre-se de sempre verificar, principalmente nos hotéis mais antigos e mais simples se há elevador. 

Mais opções de hospedagem em Paris

Hotéis 2 estrelas no Booking.com

Hotéis 3 estrelas no Booking.com

Hotéis 4 estrelas no Booking.com

Hotéis 5 estrelas no Booking.com

Quando Ir

Paris tem programação o ano inteiro e é uma cidade que tem turistas, muitos turistas, sempre. Eu já fui no inverno(em Fevereiro) e peguei friozinho, uns dias de chuva e outros muito ensolarados. Já fui na primavera(Maio) e andei de bermuda e camiseta, uma delícia… fui também no Outono (em outubro) e voltarei esse ano em Novembro. A Helô já foi também em várias estações do ano, incluindo o verão e tem sempre algo interessante e novo pra fazer lá, além dos passeios tradicionais.

Temperatura

Aqui uma tabela de temperaturas médias, que claro, podem variar de ano pra ano.

MÊS MÁXIMA MÍNIMA
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO 12°
ABRIL 16°
MAIO 20° 10°
JUNHO 23° 13°
JULHO 25° 15°
AGOSTO 24° 14°
SETEMBRO 21° 12°
OUTUBRO 16°
NOVEMBRO 10°
DEZEMBRO

O que fazer na cidade

Uma das coisas que mais gosto de fazer em Paris é andar sem rumo e descobrir novas ruas e novos cantinhos. Mas para quem tem pouco tempo ou não quer ou não pode andar muito, uma das opções são os ônibus turísticos (hop on hop off). Em uma das minhas viagens, quando eu fui com um bebê, foi exatamente o que fizemos e descíamos onde tínhamos vontade. Eles param na maioria dos pontos principais e você não tem que ficar entrando e saindo do metrô e tendo que achar a estação exata.  Há atrações para todos os gostos e idades, tem atrações para crianças, jovens e adultos. Aqui listamos alguns roteiros que já fizemos e atrações.

Roteiros Prontos

Atrações

As atrações em Paris são muitas e se você quiser ver qual a melhor maneira de passear por elas, veja nosso Roteiro de 5 Dias em Paris. Aqui uma lista das mais populares:

Igrejas

  • Sacre Cour
  • Notre Dame
  • St Chapelle
  • La Madeleine

Museus

Em Paris há museus excelentes e a maioria deles estão citados nos nossos Roteiros pela cidade, mas aqui uma lista com alguns deles:

Onde Comer

São tantas delícias nessa cidade que eu (Claudia) ainda nem consegui fazer todos os posts que eu queria sobre o assunto. Mas aconselho provar um crepe, de preferência numa barraquinha de rua(meu lugar favorito é no Trocadero e vendo a Torre Eiffel, não é o melhor, mas pra mim o mais icônico), provar os deliciosos macaroons(Ladureé e Pierre Hermes) e as famosas baguettes com ou sem recheio. Mas aqui algumas sugestões de restaurantes e bistrôs que eu já visitei:

A Helô já escreveu alguns posts sobre o assunto:

Onde Fazer Compras

Outros posts

Bate e volta Saindo de Paris

Tem muita coisa pra fazer em Paris e se você tem menos de 5 dias na cidade nem considere sair dela, porque não vai ser suficiente. Mas se você tem mais tempo, há vários passeios que podem ser feitos a partir de Paris em viagens curtas de 1 dia.

França, Além de Paris

Se for a Paris e quiser ver outros pedacinhos da França também, aqui nossos posts:

E você? Tem uma dica legal de Paris? Deixe nos comentários! echo adrotate_ad(7, true, 0, 0);

Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


27 COMENTÁRIOS

  1. Olá, sempre estou de olho em pastagens novas no blog. Em fevereiro 2015 eu e meu namorado estaremos indo fazer um tour pela Europa, mas o principal tempo ficaremos em villach na Áustria. Nosso plano inicial é conhecer Veneza, Paris, Zurich, Munique, Londres e Vienna . Faremos uma trip rápida em todos estes lugares e nossa idéia é que seja de baixo custo. Seu blog nos auxilia muito. Você tem alguma pastagem ou conhecimento da Áustria para nos indicar??

  2. Oi, Claudia! Como é a net lá? Tem pontos de Wi-Fi, hotspot, algo assim? Compensa comprar um chip local? Ou pagar adicional de algum plano brasileiro pra usar lá fora? Internet nos hotéis é muito cara?
    Abçs

  3. Olá, visitei Paris em 2012 e voltarei em 2015 com o meu marido, onde completamos 1 ano de casado.
    Estou pesquisando para planejar a minha próxima viagem, e olha.. Esse Post é o melhor e mais completo que li.
    Com certeza usarei de referencia para as minhas próximas viagens e outros destinos.
    Parabéns pelo trabalho!!!

    Laís Navarro

  4. Amei ter conhecido Paris! Passei 5 lindos dias por lá! Mas alguns lugares citados por vc aqui infelizmente não visitei. Quero poder voltar e visitar todos. Paris sempre Paris!!!
    Acompanho sempre o blog e agradeço pelas dicas que são valiosas pra quem é viajante de primeira viagem assim como eu!

  5. Ola!
    Quando forem a Paris, aconselho a visitarem também os Jardins de Monet e ainda o lindíssimo Palácio de Versalles! Não são no centro de Paris, são nos arredores, mas vale a pena! Aproveitem 🙂

  6. Olá, vou passar 1 semana em Paris em janeiro de 2015. Vale a pena ir até o outlet lavalleevillage, ou você teria outras dicas de compras dentro de Paris mesmo?

  7. Ola. Vou para França pela primeira vez esse ano, no final de novembro, inicio de dezembro. Passarei 5 dias em Paris e resolvi passar 3 dias em Lyon pq descobri q ia ter um festival de luzes la. So que so poderei pegar o primeiro dia do festival, pois ja tinha retorno marcado.

    As pessoas estao me falando que 3 dias em Lyon eh mta coisa, pois parece nao ter mto pra ver la. Vc ja foi a Lyon? Alguma dica?

  8. Olá, Paris..Paris…cidade maravilhosa, já fui várias vezes (sempre no Inverno entre Novembro e Janeiro). Sempre que fui, vou explorando várias zonas dessa lindíssima cidade, mas volto sempre aos pontos clássicos (Torre Eiffel, Louvre, Arco do Triunfo etc). Em 2015 irei outra vez, mas no início de Fevereiro e agora explorarei a zona de La Defense. Não me canso de visitar esta cidade… muito bonita mesmo.
    Ainda não consegui visitar nada fora de Paris, visto só ficar 3 a 4 dias, gosto de fazer as coisas devagar, andar por aquelas ruas e maravilhar-me com a comida.
    Outra coisa, Paris pelo Natal é outro mundo… vejam as galerias Lafayette com a sua fabulosa iluminação.
    Abraço e boas viagens

  9. Ótimo post, Claudia!
    Realmente Paris é linda! E descobrir os bistrôs que ficam em cada esquina… ai que delícia!
    Ver o Marché de Noël tbm é uma ótima ideia pra quem vai por agora 😉
    Beijos!

  10. Estou planejando fazer uma viagem Brasilia – Londres / Paris . Já vi várias dicas legais . Gostaria de dicas p compras. Ha oulets ? onde encontrar os melhores preços ? E a Euro Disney ? Quais as suas dicas ? Estou viajando eu meu esposo e meu filho de 8 anos . Obrigada

  11. Oi Cláudia! Perfeito o seu post. Fiquei interessada em fazer os passeios pelo hop on hop off. Vc sabe como podemos conhecer o trajeto desses ônibus e comprar os bilhetes com antecedência ainda aqui no Brasil? Há empresas (agências) que façam esse serviço aqui no Brasil?

  12. Oiii então moro a 3 anos em Genéve/Suça…fuiiiii a Paris fazem 15 diias…Passei 3 diiias por lá..Ameeiiii muitoooo TUDO a torre então é um espetaculo fiqueiiiii encantadaaaa…conheciii a torre arco do triunfo musel de cera Champ Elysee…então se vc quer conhecer um pouco maiiis é bom marcar de ficar uns diiias a maiiis…fiquueii hospedada no Hotel IBIS…que sai bem em conta as diarias…ameiii o hotel…tudo bem simples maiis beeeem aconchegante…QUERO voltar maiiis vezes lá e visitar o que ñ pude devido ao poucos diaas…confesso que fiquei um pouco chocada com os metrôs que fedem a xixi muitaaas escadas pouquiiisiimas escadas rolates ou quease NADA…alguns bem velhos e sujos…maiiis vc fica tão fascinada com tudo que acaba relevando os tais metrôs…ah andei de barco no rio Sena…em um barco que vc pode ficar em cima e ver TUDO maiis de perto…eles passam em alguns pontos turisticos…beeeem legal !! Se vc quer conhecer Paris com cereteza vc ñ se arrependerá !!!! TUDO muitooo liiiiindooooo por lá…bjunhuus

  13. Gostaria de saber dicas sobre hotel, passagens aéreas, tudo para gastar bem pouco em Paris, quero ir em Janeiro/2016 e preciso de dicas. Me ajudem por favor!! bju

  14. bom dia Claudia ,
    estarei indo para Paris nos próximos dias e irei fazer passeio de trem até Londres , logo assim gostaria de saber de você qual a linha de metro pego em Londres da TOWER BRIDGE PARA O PALACIO DE BUCKINGHAM ( sei que não é o post para tal duvida , mas que estou perdida ..rs )

    obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui