Itália – Roteiro de 1 Semana em Milão, Bergamo, Como, Chiavenna

9

Passei uma semana na Itália explorando Milão e a região da Lombardia. Essa viagem faz parte do projeto Blogville, que eu participei lá em 2013, mas daquela vez foi na Emilia-Romagna, então estava super empolgada para visitar a Itália novamente.

Eu estava no Brasil, então voei de Lufthansa para Frankfurt e de lá peguei um voo para Milão. O voo atrasou pra sair do Brasil o que me fez perder o voo e ficar esperando por horas no aeroporto, o que me fez chegar no aeroporto super tarde e ao invés de usar os convenientes serviços de transporte, morri em 100 euros de táxi. Eu conto aqui as opções para ir do aeroporto de Malpensa para o centro de Milão. Mas foi só chegar na Itália pra ficar felizinha. Taí um país que eu amo muiiitoooo!

Eu já contei as 25 coisas que eu amei na Lombardia, então neste post eu vou fazer um resumão de tudo o que eu fiz por lá e já com alguns links e informações. Os posts mais detalhados e vídeos vem em breve!

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Milão – Dia 1

O meu primeiro dia foi explorando Milão. É claro que eu tinha que começar pelo Duomo não é mesmo?

duomomilao1 duomomilao2

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Depois de visitar tanto o Duomo por dentro, como ir nos terraços para ver a cidade do alto, fui conhecer e almoçar no Mercado do Duomo que fica na galeria Victorio Emmanuelle, ali bem do ladinho do Duomo. Comidinha rápida, deliciosa e barata.

A tarde fui visitar a Expo 2015 que acontece em Milão este ano até o dia 15 de Outubro.

A Expo é impressionante e vale muito a pena. Além de dar uma “volta ao mundo” e ver vários estandes dos países participantes, incluindo o Brasil, que tinha uma rede que era muito popular entre os visitantes.

Fechamos o dia assistindo ao show maravilhoso da árvore da vida, símbolo da Expo no pavilhão da Itália. Veja o vídeo completa da música de encerramento aqui:

Bergamo – Dias 2 e 3

Bergamo fica há apenas 1 horinha de Milão de trem. E que cidade fofa! Para quem vem de Ryanair de outras cidades da Europa, é nela que fica o aeroporto Orio al serio. Assim que chegamos na cidade fizemos checkin no Bed & Breakfast que fica bem pertinho da estação de trem. Nossa primeira parada do dia foi para visitar a Accademia Carrara, um museu criado a partir de coleções particulares. O museu ficou fechado para reformas por 7 anos e reabriu em abril de 2015. São várias obras-primas de artistas renomados como Andrea Mantegna, Pisanello, Giovanni Bellini e outros num prédio lindíssimo. Almoçamos no restaurante Vinneria Cozi e comemos pratos típicos da região: a famosa Polenta Bergamasca (que não tem nada a ver com a polenta brasileira), risoto e de sobremesa uma deliciosa panacota de frutas vermelhas. Na parte da tarde fizemos um tour pela cidade alta. O tour acontece às quartas, sabados e domingos e custa 10 euros por pessoa e sai do escritório de turismo da cidade(Via Gombito, 13). Nele visitamos os principais pontos da cidade e com explicações da guia, o que eu sempre acho vale muito a pena! Entre os pontos principais visitados, as três igrejas que são uma do lado da outra na praça: O Duomo

Dentro do Duomo ou Catedral de Bergamo #blogville #inLombardy #bergamo   A photo posted by Aprendiz De Viajante (@aprendizviajant) on

Santa Maria Maggiori e Cappella Colleoni que nessa foto abaixo é vista do alto da torre do sino. As igrejas são gratuitas pra entrar e essa vista da torre do sino(a gente chega lá em cima de elevador) custa 3 euros.

Ainda na cidade velha experimentamos o gelatto da La Marianna que inventou o sabor “Stracciatella” que é o nosso sorvete de flocos e subimos de funicular para ver o castelo.

A noite jantamos no restaurante Mille que também serve comidas típicas de Bergamo, mas numa pegada mais moderna.

O 2o dia em Bergamo nos levou aos arredores da cidade, no Castelo de Malpaga, que pertenceu ao Bartolomeu Colleoni, o mesmo que tem a capela lá na cidade alta de Bergamo.

Nele fizemos duas atividades: a primeira foi uma aula de culinária com um chef italiano que em breve postarei o vídeo pra vocês!

E a segunda, foi um tour pelo castelo com figurino de época.

A gente terminou nossa visita a Bergamo com um tour e degustação por uma das vinícolas que produzem Moscato a Moscato di Scanzo, onde escutamos muitas histórias bacanas do dono e produtor italiano.

 

Dia delícia terminou com degustação de Moscatto. #blogville #inlombardy

 

A photo posted by Claudia (@claudiabia) on

Pegamos o trem no fim da tarde e voltamos pra Milão.

Milão e Como – Dia 4

A manhã do quarto dia começou em Milão, fazendo um tour de arquitetura pela “cidade nova”. Apesar do dia nublado, foi bem interessante ver essa parte da cidade com seus prédios modernos e ver como é diferente essa parte de Milão.

De lá eu fui pra estação Cadorna pegar um trem para o Lago di Como, que é um dos lugares que eu queria muito ir visitar e dá pra fazer um bate e volta tranquilo. O dia estava nublado e chuvoso, mas ainda assim eu fui. Em Como, peguei um barco para ir para Bellagio, uma das cidadezinhas que ficam no lago.

No caminho pelo lago, passamos por Laglio, onde fica a Vila Olleandra, a mansão do George Clooney no Lago. Nem acredito que consegui reconhecer!

Cheguei em Bellagio no meio da tarde e passei horas só andando pela cidade que é super charmosa.

Voltamos a noite para Milão.

Chiavenna – Dias 5 e 6

No fim de semana nós fomos visitar Chiavenna, por causa de um festival que estava acontecendo na cidade. A cidade fica num vale, na borda com a Suíça e pra chegar até ela pegamos um trem que passa pelo outro lado do lago di Como que nessa área é chamada de Lago di Lecco

Em Chiavenna nossa primeira parada foi na cachoeira de AcquaFraggia

E depois fomos visitar o Palazzo Vertemate-Franchi que data do século 15.

O lugar é maravilhoso, seus jardins e vinhedos tem um visual de tirar o folego!!!!

Nossa próxima parada foi em Piuro, para ver o artesão de panelas de pedra e para fazer uma visita a uma gruta, chamada de Crotto para uma degustação de queijos e vinhos.

Em Chiavenna nos hospedamos num Agriturismo chamado Al Palaz e fomos jantar num Agriturismo chamado La Campagnola. Agriturismo é como se fosse um hotel fazenda e muitos dos produtos consumidos por lá são produzidos no local.

O domingo foi dedicado ao Festival de Bresaola que é um produto típico da região, com diversas barraquinhas pra experimentar e comprar o produto e também bandas de músicas que vieram da Suíça para animar a cidadezinha.

O dia começou chuvoso mas terminou com um sol lindo! E a cidade fica ainda mais fofa:

Ciao Chiavenna! #blogville #inlombardia #inlombardy #chiavenna #italy #italia

A photo posted by Aprendiz De Viajante (@aprendizviajant) on

Na volta de Chiavenna, como o dia estava lindíssimo nós paramos em Varenna.

De lá, pegamos novamente o barco pra Bellagio, pra ver a cidade num dia lindo de sol e como eu suspeitava, é ainda mais linda.

Anoitece em Bellagio, no Lago di Como na Itália. #blogville #inlombardy #bellagio #italia #italy #lagodicomo A photo posted by Aprendiz De Viajante (@aprendizviajant) on

Voltamos pra Milão no fim do dia.

 

Milão – Dia 7

No último dia em Milão eu corri novamente pra praça do Duomo de Milão, porque o tempo finalmente abriu… e as fotos com um dia de céu azul fazem toda a diferença né?

Aproveitei pra visitar novamente a Galleria Vittorio Emanuelle

Fiquei passeando pelas ruas em volta, parando nas lojinhas e aproveitando meus últimos momentos na Itália.

A viagem para Milão foi parte do projeto Blogville com iambassador. Eu mantenho controle editorial sobre o que eu publico, quando e do que eu escrevo.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui