Jordânia: Visitando o Rio Jordão Onde Jesus foi Batizado

18

A Jordânia assim como vários países no Oriente Médio, tem uma história que data de milhares de anos e faz parte do roteiro religioso de milhares de turistas e peregrinos que visitam o país em busca de lugares remanescentes da Terra Santa. Mesmo quem não tem interesse na parte religiosa acaba se encantando pela parte histórica do lugar, que foi redescoberto há pouco mais de 35 anos.

A nossa visita, que foi planejada para enquanto estávamos no Mar Morto que fica há poucos km de distância,  começa no portão de entrada, onde fica a cabine para compra de ingressos que inclui um equipamento de audio. Nos juntamos a um grupo em um ônibus do próprio Baptism Site. A área preservada, conhecida como Betânia além do Jordão,  é fechada e somente ônibus autorizados entram no local. No nosso ônibus, são aproximadamente 20 pessoas, de todas as nacionalidades possíveis e a maior parte deles faz parte de grupos que estão visitando outros países como Israel e Egito.

Nessa área, foram construídas várias igrejas de denominações diversas e em diferentes períodos. Uma das coisas curiosas dessa viagem foi ver como apesar de estarem cercados por países que vivem em guerra por causa de religião, na Jordânia a tolerância e  direito a religião é respeitado.

 

igrejas
Igrejas dentro da área

 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

A primeira coisa que o guia do ônibus nos mostra, do lado direito, é o monte onde o Profeta Elias ascendeu aos céus e também a área onde ficava a caverna onde João Batista morava.

 

Monte Elias
Onde Elias ascendeu

 

Depois de alguns minutos no ônibus, paramos em um local onde começa a nossa caminhada. O percurso é de aproximadamente 2 Km, num terreno plano de terra batida e como era finalzinho do verão, muito calor.

 

A estradinha que leva ao lugar do batismo
A estradinha que leva ao lugar do batismo

 

Uma garrafinha de água, um chapéu e protetor solar são recomendados, principalmente nos meses de verão. Esse lugar ficou por muitos anos fora do alcance dos turistas e peregrinos, porque era uma área militar e de conflitos. A região era repleta de campos minados e os guias fazem questão de avisar que você deve se manter sempre dentro da área cercada. A área foi restabelecida depois que o lugar do batismo foi redescoberto. O Rio Jordão que hoje nesta área é bem estreito, tinha um volume muito maior de águas no passado.

 

Rio Jordão
Rio Jordão

 

 

Em cada parada, uma plaquinha indica o número correspondente ao Audio Guide, que recebemos na entrada, onde a história do local é contada.

 

Audio guide
Audio guide

 

Talvez o lugar mais importante de toda essa caminhada seja o exato ponto onde Jesus foi batizado. A área que tem uma “piscina de batismo” foi descoberta a partir de escavações e comparada com as descrições bíblicas e de peregrinos . Desde então, o lugar de batismo foi reconhecido por arqueológos, teólogos e também líderes religiosos de praticamente todas as denominações que reconhecem o batismo de Jesus por João Batista como fato importante. O papa Benedict XVI visitou em 2009 o Baptism Site e reconheceu este como um dos lugares mais importantes da Terra Sagrada para os cristãos.

 

 O local onde Jesus foi Batizado
O local onde Jesus foi Batizado

 

Os lugares estão exatamente como foram encontrados, mas as coberturas (que não fazem parte da construção original) estão lá para proteger as partes mais sensíveis da ação do tempo. As escadas de mármore levavam para a parte mais baixa onde a água do Rio Jordão se juntava numa piscina para que os batismos fossem realizados. Ao fundo, onde se vê a outra cobertura, fica uma das igrejas mais antigas da área, que está sendo escavada e onde foram encontrados fragmentos de mosaicos e restos de construção.

 

Igreja do Rio Jordão
Igreja do Rio Jordão

Uma das muitas igrejas dentro da área preservada é esta Igreja Grega-Ortodoxa que fica em frente ao novo lugar de batismo. Ela é uma construção nova na área, mas lindíssima tanto por dentro como por fora. Veja as fotos abaixo e me diz se ela realmente não merecia todas essas fotos?

 

Igreja Grega Ortodoxa
Igreja Grega Ortodoxa

 

Fundos da Igreja Grega
Fundos da Igreja Grega

 

Dentro da Igreja
Dentro da Igreja

 

Teto da Igreja
Teto da Igreja

 

Os batismos podem ser pré-arranjados e acontecem em vários lugares diferentes. Nas fotos abaixo, o Rio Jordão, exatamente na fronteira com Israel. Nesta área, foi criada uma cobertura, que tem uma pia batismal com água do rio e também uma escada dá acesso ao Rio que pode ser tocado, mas entrar nele só com autorização. As pessoas que vemos nos fotos sendo batizadas estão do outro lado, em Israel.

 

Novo lugar de Batismo no Rio Jordão
Novo lugar de Batismo no Rio Jordão na fronteira com Israel

 

E pra mim, umas das coisas mais fascinantes dessa visita foi a proximidade com Israel. Pouco mais de duas ou três braçadas já te levariam a outra margem. Mas essa questão de fronteira é levada super a sério por aqui com áreas demarcadas e policiamento.

 

Na divisa entre Jordânia e Israel
Na divisa entre Jordânia e Israel

 

Depois de visitar as atrações, voltamos andando novamente para o local onde o ônibus estava estacionado e que nos levaria de volta a entrada. O ônibus nos deixa perto de lojinhas que vendem artigos religiosos e souvenirs.  É com certeza uma visita impactante… ver que os cenários descritos há mais de 2000 anos estão ainda intactos neste lugar histórico.

 

Informações Úteis: 

A visita custa 12 JDs e inclui o preço do ônibus e o guia com áudio que está disponível em 7 línguas.

 

Viajamos a Jordânia a convite do Visit Jordan


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


18 COMENTÁRIOS

    • Ana Paula,

      vai sim.. é emocionante… e pode falar pra ele ficar de olho, porque tem muita coisa linda pra ver por lá. A viagem toda é um sonho!

  1. Que legal seu relato. Eu fui visitar uma outra parte do Rio Jordão na nossa visita a Israel em 2007, infelizmente essa área não estava aberta na época…
    AMEI!!! Quero tanto voltar com mais calma para Israel e Jordânia…
    bjos

    • Mirella, sou brasileira e trabalho na Jordania para uma agencia de turismos, se vc quiser fazer uma viagem combinada entre Jordânia e Israel, contate-me. , programe seu itinerário ou escolha um de nossos pacotes e nós estaremos aqui para ajudá-lano que for necessário.
      Visite nosso site.

  2. Ei Cláudia.
    Estou indo pra Jordania e Israel daqui uns dias e queria saber de voce se este custo de 12 JOD é a partir de Amã?? Queria saber se dá pra fazer um combinado tipo, mar morto e lugar do batismo ou mt nebo, sabe me dizer qual a logistica e preços destes lugares?? Minha dúvida é porque estava pensando ir de Amã direto pra Petra, mas se valer a parada eu fico um dia por conta destes lugares. o que me diz?? Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui