Como chegar a Hakone (e como se locomover na área)

14

Como falei no post anterior sobre o Hakone Open Air Museum, existem muitas formas de ir a Hakone, tudo depende de quanto tempo e dinheiro você quer gastar e se tem o JR Pass ou não. E pra quem pretende explorar bem a área (leia-se fazer algo mais do que ir só até o Hakone Open Air Museum ou só até o Lago Ashi), o Hakone Free Pass é uma opção a ser considerada, pois inclui uso ilimitado dos 5 meios de transporte da região.

chegando a  Hakone
A caminho de Hakone, chegando a estação Odawara e mudando para a linha Hakone Tozan

Para chegar a Hakone, vamos aos possíveis trajetos, saindo de Tóquio:

Opção econômica (que foi a que nós fizemos) para quem tem pouco tempo:
Como nessa segunda viagem nós não compramos o JR Pass porque ficamos praticamente só em Tóquio, nós pegamos um trem expresso da linha Shonan-Shinjuku de Shibuya a Odawara, que leva 1h14min. Depois mudamos para um trem da linha Hakone Tozan de Odawara até a estação Hakone-Yumoto e de lá pegamos o trenzinho menor que sobe a montanha e que para na estação Chokoku-No-Mori, que é a do Hakone Open Air Museum (me lembrou o trenzinho do Corcovado!). Essa segunda parte de Odawara a Hakone-Yumoto (trocando de trem) e daí a Chokoku-No-Mori levou praticamente uma hora.

Se a gente quisesse ir até o lago Ashi para fazer o passeio de barco, teríamos que ter pego um ônibus para Moto-Hakone a partir da estação Odawara (50 minutos até lá) ou na estação Hakone-Yumoto (o ônibus leva 35 minutos até Moto-Hakone). Mas como o Monte Fuji estava encoberto pelas nuvens mesmo nesse dia lindo, a gente nem tentou fazer o passeio de barco e seguimos no trenzinho da linha Hakone Tozan em direção a Gora.

Para quem tem o JR Pass:
Pra quem tem o JR Pass, é só escolher o seu trem shinkansen (trem bala) kodama ou hikari até Odawara. Eles saem da estação Tóquio e chegam a Odawara em 35 minutos. A partir de Odawara você segue o mesmo trajeto que a gente fez acima.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Para quem quer a opção mais rápida, independente do preço:
A “opção mais rápida” (se você está perto da estação de Shinjuku, veja bem) que não está incluída no JR Pass é pegar o Romance Car, um trem expresso da empresa Odakyu que vai da estação Shinjuku direto a estação Hakone-Yumoto (ao invés de parar em Odawara para fazer baldeação), em 85 minutos. Pra quem não está pertinho da estação de Shinjuku, faça o seguinte: veja quanto tempo você vai levar de onde está até Shinjuku e some aos 85 minutos; depois veja o tempo que você levará até a estação Tóquio, de onde saem os shinkansens até Odawara, e some esse tempo aos 35 minutos do shinkansen e mais 15 minutos do trem local de Odawara até Hakone-Yumoto (que é onde para o Romance Car). Veja então qual é a opção mais rápida para você. Nem sempre é o Romance Car.

Saindo de Quioto:
Não existe um trem que vá direto de Quioto a Odawara ou a Hakone-Yumoto, você tem que ir primeiro a Nagoya e de lá pegar um shinkansen para Odawara.

O que é o Hakone Free Pass, a “rota circular” e se vale a pena comprar o passe:
Se você tem mais tempo em Hakone, leia-se vai passar pelo menos uma noite lá, ou se vai chegar bem cedinho na área, o jeito mais legal de chegar no Lago Ashi para o passeio do Monte Fuji não é pegando o ônibus, e sim fazendo a “rota circular“. É possível fazer a rota em um dia, mas é bem corrido, tem que chegar cedo.

Na estação Hakone-Yumoto você pega o mesmo trenzinho da linha Hakone Tozan que nós pegamos, rumo a estação de Gora (se tiver tempo para descer na estação Chokoku-No-Mori e visitar o Hakone Open Air Museum melhor ainda).

Chegando em Gora, você troca do trem para um bondinho até a estação Souzan.

Em Souzan você vai então pegar o bondinho suspenso da Hakone Ropeway, que percorre 4km até Togendai, às margens do Lago Ashi e com vistas incríveis do Monte Fuji (caso ele não esteja encoberto, claro). Esse bondinho suspenso é no estilo do bondinho do Pão de Açúcar no Rio.

E aí, chegando em Togendai, você pega um barco pra fazer o cruzeiro do Lago Ashi, até a estação Motohakone-ko ou Hakone-machi, de onde saem ônibus de volta para a estação Hakone-Yumoto.

mapa-hakone-rota-circular
Mapa mostrando todos os trechos da Rota Circular de Hakone com o tempo de cada trecho

Esse percurso completo e todos os meios de transporte mencionados estão incluídos no Hakone Freepass. O Hakone Freepass tem também a opção de incluir a passagem da estação Shinjuku em Tóquio até Odawara (ida e volta) além do transporte em Hakone. O passe custa 5 mil ienes por adulto incluindo a passagem a partir de Shinjuku, válido por 2 dias (tem a opção de 3 dias também, que custa 5.500 ienes por adulto). Nós não compramos porque não íamos fazer o circuito completo, portanto o preço não valia a pena pra ir só até o museu e voltar.

Pra quem tem o JR Pass e não precisa da passagem de Shinjuku a Odawara, pode comprar o Hakone Freepass a partir de Odawara, que é mais barato por não incluir a passagem a partir de Shinjuku, oferecendo apenas os transportes dentro de Hakone (trem, bondinho, barco e ônibus). O Hakone Freepass vale por 2 ou 3 dias, a opção de 2 dias custa 3.900 ienes por adulto apenas com as passagens dentro de Hakone.

Como saber se o Monte Fuji está encoberto ou não? Eu dei uma olhada em webcams que mostram o Monte Fuji ao vivo, como essa aqui que mostra o Lago Ashi. Alguns sites que li a respeito dizem que o Monte Fuji costuma estar mais visível pela manhã (então pode compensar fazer a rota circular no sentido inverso se você está chegando de manhã) e durante os meses de inverno. No verão é bem mais difícil conseguir ver o Fuji-san.

Pra ver todas as opções, com preços e horários saindo da estação mais perto de onde você vai ficar hospedado, consulte o site Jorudan. Atenção: O Jorudan te mostra opções de rota de acordo com o dia e horário escolhidos. Se você mudar o dia e o horário, ele vai sugerir outras rotas. O motivo: ele leva em conta os horários todos dos trens que passam em cada estação, então se por exemplo você disser que vai estar em Shibuya as 12h, e tem um trem expresso saindo nesse horário, é esse que ele vai indicar. Mas se você disser que vai chegar 20 minutos depois e o próximo trem expresso só sai em 40 minutos, ele vai te dar uma rota completamente diferente.

Perguntas? É só deixar as dúvidas nos comentários.

Para quem não viu os outros posts do Japão:
Planejando uma viagem para o Japão
Roteiro de viagem pelo Japão
Guia Fotográfico de Comida Japonesa
O que fazer em Tóquio
Onde ficar em Tóquio
Passeios de 1 dia a partir de Tóquio
O que fazer em Quioto
Compras no Japão
Restaurante em Tóquio: jantando com os Ninjas
Um dia em Nara, a antiga capital do Japão
Como é o Takayama Matsuri, um dos festivais mais famosos do Japão
Tóquio com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena
Visitando o Hakone Open Air Museum
Como é a Tóquio Disney Sea, o parque da Disney que só o Japão tem


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


14 COMENTÁRIOS

  1. […] Muita informação? Mais posts da série Japão: Roteiro de Viagem pelo Japão Guia Fotográfico de Comida Japonesa O que fazer em Tóquio Passeios de 1 dia a partir de Tóquio O que fazer em Quioto Compras no Japão Restaurante em Tóquio: jantando com os Ninjas Um dia em Nara, a antiga capital do Japão Como é o Takayama Matsuri, um dos festivais mais famosos do Japão Tóquio com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena Visitando o Hakone Open Air Museum Como chegar a Hakone (e como se locomover na área) […]

  2. […] Se você não viu os outros posts da série Japão, navegue por aqui: Planejando uma viagem para o Japão Roteiro de viagem pelo Japão Guia Fotográfico de Comida Japonesa Passeios de 1 dia a partir de Tóquio O que fazer em Quioto Compras no Japão Restaurante em Tóquio: jantando com os Ninjas Um dia em Nara, a antiga capital do Japão Como é o Takayama Matsuri, um dos festivais mais famosos do Japão Tóquio com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena Visitando o Hakone Open Air Museum Como chegar a Hakone (e como se locomover na área) […]

  3. Obaaa. Já tenho os dados que queria pra planejar a viagem, arigatô… 🙂

    Pena que ainda não defini onde ficar em Tokyo – estava vendo os hotéis da rede Toyoko Inn, mas ainda não me convenci. Vc tem alguma sugestão BBB por lá?

  4. Olá Luciana. Estou indo pela 1ª vez ao Japão.E estou curtindo tadas as suas idéias e montei minha viagem. Vou em Setembro e ficarei 18 dias.
    Obrigada pelas dicas.

  5. Luciana,muito obrigada pelas informações,acrescentou muito à minha pesquisa antes de viajar.
    Qual cidade seria interessante para passar um dia entre Hakone e Kyoto?
    Roseli

  6. Oi, parabéns pelo blog.
    Nós chegaremos em Tóquio às 18:00 e gostaríamos de ficar hospedados num hotel próximo da estação de trem que vai para Hakone, visto que iremos para lá no 1o dia e de lá, para Kyoto e só ficaremos em Tóquio no final da viagem. Você qual seria a estação? Vamos comprar o passe JR

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui