La Piscine em Roubaix na França: o museu mais bonito que já conheci

5

Aproveitei uma promoção do Eurostar para passar um fim de semana em Lille, cidade que fica no norte da França quase na fronteira com a Bélgica. Alguns dos trens que fazem o trajeto entre Londres e Paris e Londres em Bruxelas fazem uma parada em Lille, e sempre tivemos curiosidade de saber o que a cidade tem para oferecer.

Como visitar museus é uma das minhas prioridades quando viajo, assim que comecei a pesquisar sobre Lille percebi que valia muito a pena pegar o metrô até Roubaix (cidadezinha vizinha de Lille) para conhecer o museu La Piscine, que oficialmente chama-se Musée d’Art et d’Industrie André-Diligent.

la_piscine_roubaix_AdV (3)

O prédio do museu foi construído em 1932 e o lugar era originalmente uma piscina pública, que funcionou até 1985. Quem curte arquitetura, principalmente o estilo Art Deco, vai ficar de queixo caído lá dentro. A reforma que transformou a piscina em museu valorizou ainda mais as características originais e incorporou a coleção de quadros e esculturas perfeitamente ao espaço. Juro que fiquei arrepiada quando entrei e dei de cara com isso:

la_piscine_roubaix_AdV (4)

la_piscine_roubaix_AdV (5)

Algumas esculturas estão lindamente alinhadas na borda da pequena piscina que ocupa parte da piscina original (você consegue identificar, por causa dos azulejos, a área original da piscina), e a luz natural filtrada pelo vitral colorido deixa tudo ainda mais mágico. Eu ficava pensando: quando na minha vida vou conhecer algum outro lugar como esse? Que tem uma coleção de obras de arte incrível espalhas em um espaço que foi um dia uma piscina?

Pode soar romantizado demais, mas juro de pés juntos que me senti especial por estar lá. Eu tenho o privilégio de ter conhecido museus lindos e quero muito conhecer outros tantos, mas La Piscine agora é a resposta que tenho na ponta da língua se alguém me perguntar qual o museu mais bonito que já fui.

Os antigos vestiários foram transformados em pequenas galerias, onde ficam pinturas e esculturas dos séculos 19 e 20. A qualidade do acervo é muito boa, e no geral estão expostas obras de artistas da região como Dufy e Bonnard. No andar de cima tem uma coleção bacana de têxteis e peças de vestuário, que vai agradar quem curte história da moda.

la_piscine_roubaix_AdV (1)

la_piscine_roubaix_AdV (9)

la_piscine_roubaix_AdV (7)

la_piscine_roubaix_AdV (2)

La Piscine tem também uma lojinha fofa, café e restaurante, além de um espaço anexo para exposições temporárias.

Chegar lá é muito fácil: pegue a linha vermelha (linha 2) do metrô em Lille sentido CH Dron e desça na estação Gare Jean Lebas. Saindo da estação, caminhe pela avenida que está bem na frente, e o museu estará a sua direita depois de uns 300 metros.

  • Valor do ingresso: a partir de 5,50 euros
  • Horário de funcionamento: de terça a quinta das 11 às 18h, sexta das 11 às 20h e nos finais de semana das 13 às 18h
  • Endereço: 23, rue de l’Espérance, Roubaix
  • Mais informações no site: www.roubaix-lapiscine.com

Visitamos La Piscine com o Lille’s City Pass, cortesia do Office de Tourisme de Lille


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


5 COMENTÁRIOS

  1. Tinha ficado intrigada quando vi tua foto do lugar no instagram, e fiquei encantada com a descrição que fez do museu. Roubaix é uma cidade singular tanto no quesito arte, por conta da originalidade do museu, mas também no quesito esporte: existe uma bicicleta especialmente desenvolvida pra percorrer a cidade durante as provas ciclísticas. O norte da França sempre surpreende a gente!

  2. Amei esse post e o modo interessante de sua narrativa. Mesmo tendo estado em Lille não sabia do “Piscine” …… Preciso ir ver! Parabéns!

  3. Linda a descrição. Da vontade de ir conferir essa maravilha. Vou colocar essa cidade na minha próxima viagem, se Deus quiser. Parabéns.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui