Madeira: Funchal e Monte

7
madeira

Funchal é a capital da ilha da Madeira e também sua maior cidade. É lá que ficam os grandes resorts, portanto onde a maioria dos visitantes se hospeda. Sim, existem pequenos hotéis e as famosas “quintas” em outras cidades e vilarejos, mas se como eu você não quer depender de carro alugado, escolha Funchal como base.

É bem tranquilo se locomover por lá, já que várias linhas de ônibus conectam a avenida dos hotéis (Estrada Monumental) com o centro. Além disso, é fácil conseguir táxi ou se você está realmente afim de ir devagar, também dá pra ir caminhando.

madeira

Funchal tem um centro bonito, pequeno porém com algumas atrações históricas, mas não é preciso gastar mais do que meio dia por lá. A parte mais legal é o centro antigo, também conhecido como Zona Histórica. Várias ruazinhas estreitas que escondem pequenos restaurantes, mas o que vai chamar sua atenção certamente serão as portas decoradas.

madeira

madeira

madeira

O Mercado dos Lavradores também vale uma visita. Estive lá na terça feira, no dia seguinte a nossa chegada, mas sei que os melhores dias pra visitar o local são sexta e sábado. O espaço se enche de barracas de frutas, verduras, peixes e souvenirs.

madeira

Para fechar a visita ao centro de Funchal, volte caminhando pelo calçadão, em direção ao porto e a marina, e sente-se em um dos quiosques para almoçar/jantar. O preço é justo, a comida é boa, e a brisa do mar é uma ótima recompensa pela caminhada debaixo de um sol implacável.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

madeira

madeira

madeira

Bom, é impossível caminhar por Funchal e não notar o bondinho que acompanha o desenho da montanha. Íngreme, ele parece perder-se lá em cima, ou, mais precisamente, no Monte, onde termina.  Por isso, não aconselho pra quem tem medo de altura ou se sente desconfortável por mais de 15 minutos em confinamento. Se você não tem nenhum desse problemas, não pense duas vezes: pague os 10 euros do ticket de ida (a volta é feita de outra maneira…), e aprecie a vista espetacular.

madeira
Embarcando no bondinho que conecta Funchal e Monte

 

madeira

Confesso que me deu um certo nervoso em alguns momentos, mas o bondinho é seguro. Está tudo novinho e bem conservado (foi inagurado apenas no ano 2000). Prepare-se para dividir a cabine com mais duas pessoas – como o trajeto de aproximadamente 3km dura entre 15 e 20 minutos, não tem como não trocar algumas palavras. E olhe pelo lado positivo: tem alguém pra tirar sua foto. : )

madeira
Funchal vista do bondinho

 

madeira
Até onde a vista alcança…

 

madeira
Passando por cima da cidade

 

Assim como Funchal, o Monte também tem algumas atrações, como a Igreja de Nossa Senhora do Monte, onde está enterrado Carlos I, o último imperador da Áustria-Hungria. Mas não foi isso que nos levou até lá. O que a gente queria fazer  era o caminho de volta do bondinho: a descida com os famosos cestos de vime, empurrados pelos Carreiros do Monte.

madeira
Igreja de Nossa Senhora do Monte

 

madeira
Igreja de Nossa Senhora do Monte

 

madeira
O mar da Madeira visto do Monte

 

Olha, assim como eu você pode ter a primeira impressão de que os tais carrinhos são uma grande furada turística. Mas confie em mim: vale muito a pena! Cada cesto é empurrado por 2 carreiros, que conduzem os 5km ladeira abaixo usando apenas suas solas de borracha. Não, os cestos não tem rodinhas – a base de madeira é encerada – mas a velocidade até que é bem razoável. Eu e o Martin adoramos a experiência! Pagamos 30 euros (para os dois).

madeira
Carreiros do Monte

 

Carreiros do Monte
Carreiros do Monte

 

Importante: a descida não vai até Funchal – assim que você chega no fim do trajeto do cesto, vários taxistas estão lá a sua espera. preferimos fazer o restante do caminho até Funchal andando, afinal ainda era só descida, mas aviso que foi cansativo!

  • Dica de restaurante em Funchal: achamos esse restaurante maravilhoso na Estrada Monumental. o Atlantic, que tem uma vista de doer de linda. Para conseguir uma mesa bem na beirada, é melhor fazer reserva. Fomos dois dias seguidos e comemos super bem. Minha super dica: peça sangria de lambrusco com frutas vermelhas e aprecie o por do sol…
madeira

madeira

madeira

Próxima parada das nossas férias na Madeira: Porto Moniz!


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


7 COMENTÁRIOS

  1. Que delícia Helô! E esse restaurante, que vista! Mas olha, você já foi no bondinho do Pão de Açúcar? Aquele sim me dá medo, porque é velho, vai muita gente lá dentro e sabe como é a manutenção no Brasil né…esse aí me pareceu bem tranquilo!

  2. Olá.

    Primeiramente parabéns pelo blog.

    Estarei indo para madeira neste final de ano, gostaria de uma ajuda que não estou conseguindo informações concretas.

    Qual a melhor localização para se hospedar? Na zona hoteleira dos resorts, existe um comercio com lojas e restaurantes próximos para andar e conhecer?

    Obrigado desde já

  3. Estou para passar por Funchal em um Cruzeiro. Tenho pouco tempo. Gostaria de saber o que de interessante para visitar. Também quero saber onde encontrar os bordados com melhores preços. Sou idosa vc pode me responder por e-mail ? Agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui