Madeira: Pico do Arieiro e Ponta de São Lourenço

6
ponta de são lourenço - madeira

Esse post é o último relato das nossas férias na Madeira. Nossa, bateu uma saudade daquela semana em julho… Mas em compensação foi legal resgatar as fotos e as informações dos lugares pelos quais passamos. Como contei pra vocês no primeiro post, a ilha da Madeira nos surpreendeu, e os tão conhecidos clichês aliados a essas paisagens me convenceram de que voltaremos lá um dia.

Mas vamos ao que interessa: o roteiro do nosso último passeio incluia dois lugares especialíssimos. O primeiro era o Pico do Arieiro, e para chegar lá você tem que dirigir por uma estrada cheia de curvas (me deu até um pouco de tontura, foi nessa hora que percebi como foi bom fechar o passeio com uma agência em vez de ter alugado carro) e tomar bastante cuidado. Vale a pena: a vista a 1818 metros de altura é sua recompensa.

pico do arieiro - madeira

pico do arieiro - madeira

pico do arieiro - madeira

Pra quem gosta de trekking. de lá é possível iniciar caminhadas que percorrem as montanhas. Muita gente viaja até a Madeira exclusivamente para praticar trekking, principalmente pelas famosas “levadas”, que são tipo uns canais que levam água das montanhas até as plantações ao longo de toda a ilha. É um sistema super complexo e organizado, a distribuição de água lá é levada muito a sério. Aliás, eles coletam boa parte da água de uma madeira que eu nunca tinha ouvido falar: os nevoeiros nas montanhas. Pois é, a terra absorve a umidade e eles aproveitam isso. Bem interessante.

Se o Pico do Arieiro já te deixa assim com aquela sensação de “eta mundão maravilhoso”, te digo que foi apenas uma preparação para o que estava por vir: a Ponta de São Lourenço, o ponto mais leste da ilha –  e na minha opinião o mais bonito.  Acho que meu coração parou por alguns instantes quando me dei conta da beleza do lugar. Mais uma vez, as fotos ficarão devendo, mas vamos lá:

pico do arieiro - madeira

ponta de são lourenço - madeira

ponta de são lourenço - madeira

É impressionante o encontro do penhasco com o mar: brutal mas ao mesmo tempo muito poético. O vento é implacável – é preciso ter cuidado pois não há proteção em vários pontos. Não chegue muito perto da ponta, pois o chão “esfarela” – se bem que dá uma vontade de ir bem pertinho, é meio que magnético, te hipnotiza!

Outra coisa legal é o fato de lá ser o único ponto em que você consegue ver o sul e o norte da ilha ao mesmo tempo – repararam em uma das fotos? Como a Ponta de São Lourenço é estreita, oferece esse privilégio. Realmente sensacional.

Bom, espero que vocês tenham curtido os posts sobre a Madeira  – será que alguém de repente se animou em ir pra lá nas próximas férias? Caso eu não tenha esclarecido alguma dúvida em particular, não deixem de perguntar. Vou adorar fazer mais propaganda!


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


6 COMENTÁRIOS

  1. A Heloísa sabe que a Ilha de SANTO ANTÃO em Cabo Verde é muito parecida com a MADEIRA? Normalmente os visitantes que chegam a Cabo Verde vêem à procura de sol e mar. Os que visitam a ilha de Santo Antão, ficam maravilhados como ficaste em relação a Madeira. Santo Antão é conhecido como a “ilha das montanhas” e é um paraíso para os amantes da natureza e de caminhadas pedestres. Poderás encontar a mesma felicidade aqui
    cumprimentos
    alcinda delgado

  2. Olá,

    sou seguidor da sua página do facebook e fico contente por ver cá um post sobre a Ilha da Madeira e por saber que gostaram da ilha, pois é nesse paraíso que moro.

    Na Ilha da Madeira, existem muitos outros sítios que não devem perder tal como o Cabo Girão, que é o maior cabo da Europa e o segundo maior do Mundo.

    Recentemente a Ilha da Madeira, foi distinguida pelo segundo ano consecutivo no World Travel Awards como melhor destino insular da Europa.

    http://www.worldtravelawards.com/award-europes-leading-island-destination-2014

    Cumprimentos,
    Nelson Pestana

    • Nelson, vou no dia 29/12 e volto 05/01/15, o que você considera imperdível para ver e fazer. Porém vou com minha mãe de 68 anos, que não faz tracking e nem esses programas de aventura.
      Você poderia me dar algumas dicas?
      Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui