Mondello: a praia de Palermo!

0
mondello

Palermo, a capital da Sicília, é uma cidade intensa. Há quem ame e quem odeie. Há quem veja essa intensidade como caos, mas eu preferi enxergar como um lugar repleto de história que tenta se revitalizar e mostrar que tem muito a oferecer além do estigma (leia-se: máfia). Nós não tivemos muito tempo por lá, e eu até cogitei nem passar por Palermo durante as nossas duas semanas na Sicília porque sabia que não seria suficiente. Mas ela estava no caminho, então ficamos dois dias. 

***Veja aqui todos os posts sobre a Sicília***

O primeiro dia foi dedicado a passar por alguns dos principais ícones de Palermo, como o Teatro Massimo e a belíssima Catedral. Mas no segundo dia nós resolvemos ir pra praia. Ué, praia? Palermo tem praia? Tem sim, é Mondello, que fica a 11 km para oeste (pelo que entendi, Mondello é um distrito de Palermo), e que foi um dos lugares mais surpreendentes que visitei na Sicília. 

Assim como Palermo, a praia de Mondello é exuberante e intensa. Eu não esperava que o mar fosse tão limpo, tão calmo e tão… grandioso. Mondello é uma grande piscina, e os palermitanos a aproveitam ao máximo. Lembrando que eu estive lá no começo de julho, que é alta temporada, mas não tão caótico quanto é em agosto (pelas informações que li no Descobrindo a Sicília, um blog que foi super referência pra minha viagem e não canso de recomendar). 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Assim como quase todas as praias na Sicília, Mondello no verão tem as “lidos”, que são os clubes de praia que facilitam a vida do turista. Você paga uma taxa para usar as espreguiçadeiras e guarda sol e tem acesso a banheiro e chuveiros razoavelmente limpos. Mondello foi o lugar onde pagamos mais caro pra entrar na lido, 22 euros (o casal). Uma grande diferença entre as lidos de Mondello e das outras que usamos por toda a Sicilia foi que ali tinha demarcação do espaço, umas cerquinhas de madeira. E como a área entre a cerquinha e o mar é livre, fica cheia de gente. Ou seja, você não tem o mar tão pertinho de você como acontece em outros lugares, mas pra gente não foi problema. 

Como fomos em um sábado e sabíamos que as lidos de Mondello abrem às 9 da manhã, saímos do nosso hotel em Palermo super cedo, lá pelas 8 (fomos de carro). Estacionamento é um problema em toda a Sicília, e em Mondello não poderia ser diferente. A princípio queríamos deixar o carrro na rua, mas não encontramos vaga. Vimos vários veículos estacionados em locais proibidos, mas preferimos não arriscar e acabamos encontrando um estacionamento em uma rua paralela a praia, cerca de 2 quadras de distância. Pagamos 3 euros pelas primeiras 4 horas e 1 euro por cada hora subsequente. Se você não quiser ir de carro, pegue um táxi (fica uns 30 euros a partir de Palermo), ou vá de ônibus. Mas lembre-se que em ambas as opções, para voltar pode ser um problema. Pouco táxi e pouco ônibus pra muita gente. Informe-se no seu hotel em Palermo se há parceria com algum taxista, pra combinar de te levar e buscar em horário determinado. 

Chegamos na praia, escolhemos uma das lidos (tem uma do lado da outra) e pronto. Passamos o dia todo lá. Só saímos das espreguiçadeiras para ir no mar (várias vezes) e para pegar comida (você pode entrar e sair da lido o quanto quiser). Pegamos uns salgados em uma das lanchonetes na avenida da praia mesmo. 

A praia ficou lotada o dia inteiro, mas ainda assim o mar parecia vazio. Dava pra nadar tranquilamente, a água estava calma e os barcos ficam bem afastados. 

Se você não quiser pagar pra ficar na lido, é preciso buscar um espaço nas áreas livres (isso nos meses de maio a setembro). Cada centímetro é disputado, portanto chegue bem cedo, principalmente nos finais de semana. Os locais aproveitam MUITO Mondello (aliás, lá foi um dos lugares onde eu escutei menos idiomas estrangeiros do que italiano). 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui