Museus em Londres: National Portrait Gallery

2

Recentemente uma polêmica que envolveu o mundo das artes com a família real colocou em foco um dos museus que mais gosto em Londres, a National Portrait Gallery.

A polêmica em questão é o retrato da Kate Middleton, encomendado pelo museu para o pintor Paul Einstein, que  ficou pronto no fim de 2012. O quadro (“HRH The Duchess of Cambridge”, óleo sobre tela, 2012) está exposto na sala 37 do museu desde o dia 1 de janeiro de 2013 e deve ficar lá pelo menos até setembro – provavelmente será emprestado para algum outro museu britânico depois disso. Como arte é apenas uma paixão, meu conhecimento é amador e esse post é sobre o museu, deixo a cargo de vocês os comentários sobre a pintura – dêem uma olhada no vídeo abaixo para vê-la:

O bom da polêmica é que, como eu disse, colocou a NPG em foco, e esse museu merece mesmo muita atenção. Ele é irmão da mais conhecida National Gallery, seu prédio é um anexo (fica logo atrás), mas tem entrada independente. Como o nome entrega, lá você vai encontrar única e exclusivamente, retratos (aliás, foi o primeiro museu do mundo especializado em retratos a abrir as portas, em 1856). Pinturas, fotografias, desenhos, vídeos. Mas sempre retrato – que por sinal é meu estilo de quadro preferido.

NPG Londres
A entrada do museu na St. Martin’s Place
NPG Londres
Uma das salas da NPG

Além de ser voltado pra esse “nicho”, há outra particularidade: a coleção é formada principalmente por retratos de britânicos – de Shakespeare a Amy Winehouse, de David Beckham a Paul McCartney, e através deles é possível aprender um pouco mais da história da Grã Bretanha. Mas o fato dos retratados serem britânicos não significa que os pintores também tem que ser; muito pelo contrário. Outro fato interessante é que a galeria prefere retratos que tenham sido pintados “ao vivo”, ou seja, com o retratado sentando para a pintura em vez de ser usada uma foto como base (o que não aconteceu no caso da Kate Middleton, ela sentou por poucas horas e depois disso o pintor teve que usar foto).

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

As peças datam desde o século 17 até os dias atuais – como deu pra perceber pela polêmica da Kate Middleton, eles sempre atualizam a coleção e encomendam retratos para vários artistas, e tentam apoiar talentos desconhecidos através do prêmio BP Portrait Awards, realizado anualmente.

Alguns dos meus retratos favoritos da coleção:

NPG 6172; Paul McCartney ('Mike's Brother') by Sam Walsh
Paul McCartney (‘Mike’s Brother’) de Sam Walsh, 1964 © National Portrait Gallery, London
NPG 6351; Germaine Greer by Paula Rego
Germaine Greer, de Paula Rego, 1995 © National Portrait Gallery, London
NPG Londres
William Shakespeare, pintura atribuída a John Taylor, data aproximada: 1600. Esse é o primeiro retrato da coleção da NPG. © National Portrait Gallery, London

Além da coleção permanente, a NPG também organiza exposições temporárias muito boas, que as vezes fogem um pouco dessas regrinhas da coleção. Uma das mais recentes e que bombou (foi realmente incrível) foi a do Lucian Freud, um dos maiores retratistas britânicos do século 20, que morreu em 2011.

banner_guia_londres__728x90

Informações:

  • Dias e horários de abertura: todos os dias das 10 às 18, quintas e sextas até às 21h
  • Não é permitido fotografar!
  • Entrada gratuita para a coleção permanente, é preciso comprar ingresso para exibições temporárias (dá pra comprar pelo site e evitar filas)
  • Localização: St. Martin’s Place – literalmente atrás da Trafalgar Square. Esse vídeo fala direitinho onde é e como chegar:

Clique para ler outros posts de museus em Londres


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


2 COMENTÁRIOS

  1. Estive em Londres pela primeira vez ano passado e eram tantas coisas interessantes para ver que preciso voltar outras vezes e dar uma olhada nesses museus, umas feiras, mercados…. Já vou incluir a National Portrait Gallery na lista também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui