Petra na Jordânia: Um Tesouro e Um Sonho

16
O Tesouro de Petra
O Tesouro de Petra

Chegamos no meio da manhã no lugar mais esperado dessa viagem a Jordânia: Petra. Ou pra ser correta, Wadi Musa, a cidade que fica ao redor de Petra. Fizemos checkin no Hotel Moevenpick que fica exatamente em frente aos portões de entrada do Parque Arqueológico de Petra. Eu não via a hora de sair pra explorar a cidade nabatéia de mais de 2000 anos, que ficou perdida e só foi redescoberta 200 anos atrás pelo viajante suíço Johann Ludwig Burckhardt.

Petra é uma das 7 maravilhas do mundo, Patrimônio Mundial da Humanidade na UNESCO e faz parte da minha lista desde que eu resolvi fazer a primeira, dos lugares que eu mais gostaria de visitar no mundo. Esse era um daqueles sonhos que pareciam tão distantes e estar ali, prestes a realizá-lo estava quase me tirando o ar.

Nos portões da entrada do parque arqueológico, passamos por barracas vendendo souvenirs, bebidas e comidas, quase todos fazendo menção de uma forma ou de outra a Indiana Jones, filme com Harrison Ford que trouxe Petra para o cenário turístico mundial.

 

Petrasign
Antes de entrar

 

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom de desconto da BLACK FRIDAY para ganhar 30% de desconto APRENDIZDEVIAJANTE ! Esse é o maior desconto que eles dão no ano! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Antes de entrar, é preciso comprar e mostrar os ingressos que podem ser de um dia (50 JD), dois dias (55 JD) e três dias (60 JD). Esses preços valem somente se você estiver se hospedando na cidade. Se vier em excursão bate e volta, o preço é 90 JD. E acredite, você precisa de mais de um dia para explorar Petra.

Depois de passar pelos portões, é possível alugar cavalos que só vão até certa parte do caminho, mas com sapatos confortáveis e um bom chapéu para se proteger do sol, a caminhada até que não é dificil.

 

A entrada
A entrada

 

O trecho inicial são de pouco mais de dois quilômetros, passando pelos Siq, canions bem estreitos de tons rosados que formam paredões e escondem centenas de túmulos construídos pelos nabateus para enterrar seus mais proeminentes cidadãos. A beleza de Petra está na mistura de elementos da natureza com esculturas feitas pelo homen. A cada passo um pouco da história desse povo milenar se desvenda a nossa frente.

Depois de passar por vários pontos importantes indicados pelo guia, eu já não conseguia mais conter a ansiedade. A cada curva, achava que já estava chegando no tesouro.

 

 

Siqs
Siqs

 

Os canions vão se estreitando até que o guia faz uma parada e diz… olhe daqui… e através da fenda ao longe, eu vejo a silhueta, delineada pelo corte irregular do canion.

 

 

Vendo o Tesouro pela 1a vez
Vendo o Tesouro pela 1a vez

 

Meu coração quase parou. Caminhei um pouco mais até que pudesse ter uma visão melhor, coloquei a câmera de lado e me permiti uns momentos de apreciação antes de colocar o dedo no disparador. Os olhos encheram de lágrimas. Eu estava em frente ao Tesouro de Petra, na Jordânia.

 

O Tesouro de Petra inteiro
O Tesouro de Petra inteiro

 

Sim, o Tesouro é fascinante, deixa a gente de boca aberta meio sem palavras e só depois de muitos minutos de admiração, consegui começar a fotografar. Nada que eu tenha lido ou visto, seja filmes ou fotos, fazem jus a beleza do lugar. Mas uma coisa todo mundo que descreve Petra concorda: a gente se sente muito pequeno diante dele. E mesmo eu que não gosto de tirar fotos pulando, fiz essa em Petra.

 

Pequenos em frente ao Tesouro
Pequenos em frente ao Tesouro

 

O Tesouro de Petra, que tem como nome original Al-Khazneh tem uma fachada imponente com 30 metros de largura e 43 de altura esculpida na rocha. A vista é de tirar o folêgo e com seu tom rosado natural, a fachada fica ainda mais linda com a luz do sol no fim da tarde. É preciso admirar esta beleza de todos os ângulos.

 

Tesouro de Petra
Tesouro de Petra

 

Pra ver de todos os ângulos, nada melhor que um Panorama imersivo 360o não acham? É só clicar neste link ou na foto abaixo e não esqueça de movimentar o mouse pra ver a imagem completa. Vai lá, clica… vai abrir uma nova janela e vou ficar aqui esperando.

 

Petra Panorama
Petra Panorama

 

E aí? Viu? É possível ver o Tesouro sem se impressionar?

O  tesouro é apenas uma parte de Petra e há muito pra se ver por lá. Um dia inteiro não é suficiente, a gente logo percebe.. e quando bater a fome, dentro do parque há vários locais para fazer lanches ou almoçar. Nós almoçamos no restaurante Basin, que oferece um buffet all you can eat incluindo é claro, deliciosas sobremesas. Foi a paradinha perfeita pra que pudéssemos nos refazer da caminhada e continuar nossa visita.

 

Restaurante Basin
Restaurante Basin

 

O parque arqueológico tem cavernas, mais de 500 túmulos, um teatro romano, ruínas com muitas colunas. E é possível fazer visitas mais demoradas em partes do parque ou apenas dar uma passadinha mais geral, tudo dependendo do tempo disponível.

 

Portao Romano
Portao Romano
Elefante
Elefante
Cavernas e tumulos
Cavernas e tumulos
Detalhes em uma das cavernas
Detalhes em uma das cavernas

 

As construções são impressionantes e me peguei falando Uau atrás de Uau. Mesmo agora, meses depois escrevendo este post, a emoção de ver novamente o panorama e as fotos mexe comigo. É uma experiência inesquecível e a viagem a Jordânia ficou muito mais especial depois desta visita.

A Jordânia continua a surpreender! Já viu a nossa série de posts sobre o país?

*Visitamos a Jordânia a convite do Visit Jordan


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


16 COMENTÁRIOS

  1. Claudia,
    Quando a emoção passou, eu também não resisti e tirei uma “jump picture”.
    Diz a lenda que os nebateus contruíram o Al Khazneh para causar deslumbre. Eu fiquei completamente deslumbrada.
    Lindas fotos! Ótimo rever Petra!!

  2. Incrível, tem até lojinha do Indiana Jones. Adorei… As fotos estão demais, mas achei muito legal seu momento de contemplação antes de tirar as fotos. Esse primeiro olhar é único e merece seu tempo. Abs.

  3. Adoro os posts. Porem acho que seria interessante ao informar os preços de entradas e outras coisas alem da moeda local tambem em dolar pra facilitar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui