Museus em Londres: Tate Britain

4
tate britain

Atenção! Não confunda Tate Britain com Tate Modern – a Britain é a irmã mais velha, que fica do lado norte do Rio Tâmisa na região de Pimlico (mais precisamente em Millbank, entre as pontes Lambeth Bridge e Vauxhall Bridge), e possui uma das coleções mais lindas e completas de obras de arte feitas por britânicos do mundo, englobando 500 anos de história.

Infelizmente, a Tate Britain raramente entra no roteiro dos turistas que vem pra Londres pela primeira vez –  sim, são muitos museus incríveis para conhecer e geralmente pouco tempo para dedicar a eles, mas eu acredito que a maioria das pessoas nem sabe da existência da Tate Britain, ou se ouvem falar no nome acabam assumindo que é a mesma coisa que a Tate Modern. Claro que é ótimo ter a Tate Modern sempre cheia e vale sim muito a pena visitá-la, mas seu sucesso de certa forma deu uma ofuscada na sua irmã mais velha.

tate britain londres
O teto da “Rotunda”, um dos espaços da Tate Britain

tate britain londres

Ok, lamentações feitas – desde que me mudei pra Londres acabei conhecendo muito mais sobre arte britânica e por isso me tornei uma grande fã do acervo da Tate Britain. E cabe a mim então tentar te convencer a ir lá também, certo?

O prédio da Tate Britain é lindo, foi aberto em 1897 mas desde então ganhou várias extensões – e inclusive está passando por uma reforma gigantesca que acontecerá em várias fases e deve levar 20 anos pra ficar completa. Atualmente a entrada principal, de frente pro rio, está fechada justamente devido a essa reforma.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

banner_guia_londres__728x90

Bom, como falei lá no começo do post, a coleção da Tate Britain é formada por 500 anos de arte britânica: pinturas, esculturas, desenhos, instalações – tem de tudo um pouco. E o mais legal é que através do acervo você acaba aprendendo um pouco mais sobre a história da Grã Bretanha também – são muitas guerras, batalhas e invasões!

Não tem como não se deparar com algum tipo de pintura que você goste: retrato? Tem John Singer Sargent. Paisagem? Tem Constable. Tem Turner e sua luz maravilhosa (aliás, tem uma galeria inteira dedicada a Turner, é de babar). Pré-Rafaelismo? Tem Millais e John William Waterhouse. Prefere arte moderna? Então você vai pirar nas obras de David Hockney e Francis Bacon. E Lucian Freud.

Além dessa coleção incrível, a Tate Britain organiza também exposições temporárias. Algumas recentes que eu visitei e amei foram a dos Pré-Rafaelitas e a Picasso & Modern British Art. Fique de olho pra saber qual exposição estará rolando!

Deu pra perceber como é bom né?

The Lady of Shalott 1888 by John William Waterhouse 1849-1917
The Lady of Shalott (1888) by John William Waterhouse

 

Snow Storm: Hannibal and his Army Crossing the Alps exhibited 1812 by Joseph Mallord William Turner 1775-1851
Snow Storm: Hannibal and his Army Crossing the Alps by J.M.W. Turner

 

tate britain londres
Ellen Terry as Lady Macbeth (1889) by John Singer Sargent

 

tate britain londres
The Opening of Waterloo Bridge (‘Whitehall Stairs, June 18th, 1817’) by John Constable

 

tate britain londres
Mr and Mrs Clark and Percy (1970-1) by David Hockney

 

tate britain londres
Girl with a White Dog (1950-1) by Lucian Freud

 

Caso você não tenha horas suficientes no seu dia pra ir até a Tate Britain, uma boa ideia é visitar o museu em uma das sextas feiras que rolam o “Late at Tate“: rola sempre alguma atração, pode ser música ou exibição de filme ou painel de discussão, e o museu fica aberto até mais tarde, 9 da noite. Eles montam um bar e a turma fica por lá, passeando pelo museum num clima mais descontraído. O Late at Tate tem datas certinhas, não é toda semana hein? Por isso o ideal é consultar o site.

Ah, outra dica legal é pegar o Tate Boat, que conecta a Tate Britain com a Tate Modern. A frequência é de 40 minutos durante todo o horário de funcionamento das duas Tates , é só comprar o ticket (£5,50 para adultos), no próprio pier em frente a uma das Tates.

Informações:

  • Dias e horários de abertura: todos os dias das 10 às 18h
  • É permitido fotografar (sem flash e sem tripé)
  • Entrada gratuita para a coleção, mas as exposições temporárias são pagas (custam em torno de £12 mas realmente depende da exposição)
  • Localização: Millbank, próximo a estação Vauxhall. É possível ir caminhando de Westminster ou Victoria(15/20 minutos).

Clique para ler outros posts de museus em Londres


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


4 COMENTÁRIOS

  1. Eu amo os dois Tates. Sobre o Britain, so acho legal acrescentar que a maioria das obras Pre Rafaelitas estão participando de exposições em outros museus do mundo, e devem demorar um pouco até que voltem a Londres. Uma pena para nos que moramos na cidade 🙂 , mas justo com o resto do planeta. Bju!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui