Passeio de Balão na Capadócia – Turquia

6
Foto Capadocia balao
Foto Capadocia balao

A Karina (@nina_fego) que escreveu já pra gente sobre Istambul e como voar de balão na Capadócia no inverno, voltou a Turquia esse ano e fez o passeio com um dia de sol lindo e voltou pra contar como a experiência foi diferente.

Eu sei que sobrevoar a Capadocia de balão faz parte da lista de desejos de muitas pessoas, assim como fazia da minha. Tive a oportunidade de realizar meu desejo em dezembro de 2011, na minha primeira viagem a Turquia. Era uma manhã fria de inverno, a minha primeira manhã na Capadocia. O voo foi lindo, foi mágico ser apresentada a uma inusitada Capadócia coberta de neve, tão diferente de todas aquelas milhares de fotos que eu tinha visto. Não morri de frio como temia, não tive medo de altura (eu tenho!), mas, por ser inverno, o sol não apareceu.

E eu senti falta. Por mais especial que o voo tenha sido, e foi, faltou ver o nascer do sol lá de cima.

Com isso, acrescentei um novo item na bucket list: voo de balão com sol!

 Novembro de 2012. Surge a oportunidade de voltar a Capadocia, e a vontade de repetir o voo foi junto na mala. Resolvi que iria aproveitar a chance e voar novamente, mas queria aquele amanhecer perfeito que eu havia idealizado. Os primeiros dias típicos de outono, com manhãs frias, nubladas e chuvosas, estavam desanimadores, mas bastou o tempo melhorar um pouquinho para a vontade voltar. Passei a monitorar o céu, que a cada dia estava mais azul, e tracei minha estratégia: quando a noite estiver bem estrelada, com previsão de sol para a manhã seguinte, eu marco o voo. E assim foi feito, numa noite clara de lua cheia, as 22:00h, apostei minhas fichas (e meus euros!) e agendei o voo para a manhã seguinte. As vantagens de viajar na baixa temporada!

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

 

No Balão
No Balão

Às 06:00h estávamos posicionados no alto da vila de Uçhisar, numa manhã de poucas nuvens, com a visão privilegiada do Uçhisar Castle de um lado e a imponência do Erciyes, o grande vulcão da região, do outro. E por trás dele, vinham surgindo os primeiros raios do sol.

Ansiedade e felicidade definem.

 

UchisarCastle
UchisarCastle

 

Erciyes
Erciyes

 

Balão pronto para subir, ocupamos rapidamente a nossa cestinha, que decolou com metade da sua capacidade, outra grande vantagem da baixa temporada, e a partir daí fomos presenteados com um voo espetacular. Perfeito e deslumbrante como nos meus sonhos, o amanhecer visto dali foi realmente inesquecível.

O voo durou aproximadamente 1 hora, e o vento calmo daquela manhã permitiu que o balão sobrevoasse lentamente os principais vales da Capadocia, no momento em que iam sendo inundados pela luz do sol, que lentamente subia. Começamos sobrevoando a vila de Uçhisar, local de onde decolamos. Nesse momento tínhamos a companhia próxima de apenas 2 balões, já que nessa manhã a maioria deles decolou de Göreme.

Decolando
Decolando

 

Partimos em direção ao Piggeon Valley e chegamos no momento em que ele ainda estava tomado pela neblina da manhã. Lindo!

 

Piggeon Valley com neblina
Piggeon Valley com neblina

 

A partir desse ponto, fomos guiados pelo vento ao encontro dos outros balões que voavam naquela manhã, enchendo o céu das mais variadas cores. Impossível não cantar mentalmente “super fantástico, no balão mágico, o mundo fica bem mais divertido…sou feliz, por isso estou aqui…”

 

Vendo os outros balões
Vendo os outros balões

 

Dali, seguimos para o que eu considerei o ponto alto do voo. Chegando ao Rose Valley, o vento permitiu que o piloto “descesse” com o balão no vale, uma manobra que requer condições perfeitas de vento e muita técnica do piloto. E isso o nosso simpaticíssimo piloto alemão tinha de sobra. Ganhamos alguns minutos de silêncio absoluto para observar as cores e formas do maior vale da região. O vale era só nosso.

 

Rose Valley
Rose Valley

 

Rose Valley
Rose Valley

 

Seguindo viagem, fomos em direção a Çavusin, meu vilarejo preferido da Capadócia. No caminho, mais e mais fotos.

 

Foto 8
A paisagem na Capadócia

 

Foto 9
Um pouco de neblina

 

E finalmente, Çavusin! Visto do alto, para fechar com chave de ouro.

 

Çavusin
Çavusin

 

Aterrisagem perfeita, o “alvo”, apelido do reboque onde o piloto almeja aterrisar, foi alcançado com maestria. Champagne pra brindar e vamos porque o dia estava só começando! Os voos não tem roteiro previamente definido, a cada manhã o ponto de decolagem é decidido pouco tempo antes, em função das condições do vento naquele dia. Esse vento determina também o percurso, já que o piloto não tem controle sobre a movimentação horizontal do balão. Então, a cada voo, um caminho e uma paisagem nova a ser vista. Se eu faria de novo? Sem sombra de dúvidas!

Eu voei com a Butterfly Baloons, que tem escritório no centro de Goreme. O voo custou 130 Euros e incluiu café da manhã, servido antes do voo, no escritório, transporte de e para o hotel e brinde com champagne no final. Serviço profissional e simpático, recomendo a empresa.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


6 COMENTÁRIOS

  1. […] Capadócia tem coisas pra fazer o ano inteiro. Inclusive a Karina contou pra gente aqui como foi visitar a região e voar de balão durante o inverno. As épocas recomendadas são primavera e outono, quando as temperaturas estão mais […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui