Booking.com

Patagônia na Argentina

Date:

Share post:

A Patagônia na Argentina é um destino que sonho em conhecer faz tempo, e Liliane Inglez do Blog www.trilhasecantos.com.br (IG: @trilhasecantos FB: Trilhas e Cantos e Pinterest: lilianeinglez) contou para gente um pouco da sua viagem para esse destino maravilhoso. 

A Patagônia é uma região extensa no sul do nosso continente e tem uma diversidade grande de paisagens, muito além das geleiras. Os cenários mudam ao longo do ano e vão desde campos cortados por estradas de cascalho, como a Rota 40, até montanhas rochosas e praias com pinguins. As estâncias patagônicas também marcam presença, com centenas de ovelhas pastando e álamos (árvores típicas) que protegem as casas dos fortes ventos.
Quando se fala de patagônia na Argentina, logo vem à memória o Glaciar Perito Moreno, que fica próximo à cidade de El Calafate. Para conhecer o básico da Patagônia, alguns dias nessa cidadezinha da Província de Santa Cruz são suficientes. Mas se quiser se aprofundar na cultura e nos hábitos patagônicos, leva um pouquinho mais de tempo.

Viaje com internet no celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A América Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 5% de desconto VIAJANTE!

O que fazer na Patagônia Argentina

Parque Nacional de Los Glaciares

Este parque, onde fica o famoso “Glaciar Perito Moreno”, foi declarado Patrimônio da Humanidade, desde 1981. É bacana reservar dois dias para ver as geleiras: um dia “por terra” e outro, de barco.


No parque, você pode seguir pelas passarelas em madeira, chegando bem próximo ao Perito Moreno! De perto, o tamanho impressiona: são cerca de 60 metros de altura! Se for no verão, é possível ver pedaços da geleira se desprendendo e formando pequenos icebergs. O barulho é forte como um trovão! Para ajudar a compor a paisagem, a geleira é cercada de montanhas andinas e bosques de árvores que só existem nesta região e mudam de cor durante as estações do ano.


No parque, há muitos lugares para piquenique, mas também há uma ótima cafeteria que serve lanches, cafés e pequenas refeições.
Outra atração imperdível a partir de El Calafate é o Passeio Todo Glaciares, em um catamarã pra lá de confortável, que navega em meio a icebergs azuis, nas águas tranquilas do Lago Argentino.

O barco não para nenhuma vez para os passageiros descerem, mas às vezes faz uma paradinha, para observarmos e tirarmos foto das geleiras. As mais conhecidas, que se avistam no passeio são: Perito Moreno, Spegazzini e Upsala.

Há passeios sobre as geleiras que podem ser contratados nas agências de El Calafate. A caminhada é feita com botas próprias para andar sobre o gelo. O mini trekking dura algumas horas, mas há um passeio que dura o dia todo e há limite de idade para participar, pois requer bom preparo físico.

A cidade de El Calafate embora não tenha grandes atrações, a cidade é charmosa, e um ótimo programa é dar uma caminhada pelas lojas da Avenida del Libertador General Saint Martin, para fazer algumas comprinhas. Um passeio de bike até a Reserva da Laguna Nimez também garante a observação de muitos flamingos. Se sobrar tempo, alguns outros programas são o Museu – Centro de Interpretação Histórica Calafate, ou o Glariarium, o Museu do Gelo.
À noite, há várias opções de restaurantes, a maioria deles na avenida principal.

Outras atrações da Patagônia Argentina

Um passeio muito comum, especialmente para quem não vai ao Chile, é o Monte Fitz Roy em El Chaiten. Muitas pessoas fazem bate-volta, mas a cidade tem uma vila muito charmosa e pode ser uma boa dormir por lá também. Além disso, são mais que 200 km de distância, um pouco distante para ir e voltar no mesmo dia.
Outra atração interessante é visitar uma estância e comer um bom churrasco feito em “assador Criollo”, uma espécie de churrasco feito “no chão”. Os assados de carneiro são muito bons! Mas se não for a nenhuma estância, essa especialidade também é servida em vários restaurantes de El Calafate.
Também é possível estender sua viagem até Ushuaia, conhecida como o fim do mundo, pois foi por muito tempo, a cidade habitada mais ao sul do continente.

Patagônia Chilena

Uma outra opção (que foi o que fizemos) é conjugar a Patagônia Argentina e Chilena: pegamos um carro em El Calafate (é bom saber que são poucas locadoras que locam carros para atravessar a fronteira) e tocamos para o Chile, passando por um trecho da Ruta 40. Passamos alguns dias em Puerto Natales, explorando especialmente o parque Torres del Paine.

O que não recomendo é fazer um bate-volta de El Calafate até o Torres del Paine, porque o caminho é longo e você irá aproveitar bem pouco do parque.

Quando ir

A época de clima mais ameno é no verão. Mesmo assim, prepare os casacos! É bom levar um corta-vento, especialmente nos passeios próximos às geleiras. Na cidade, durante o dia, uma malha fininha já resolve.
No inverno, há uma boa perspectiva de ver neve, mas os passeios no lago às vezes são cancelados, por causa do tempo!

Como chegar e se locomover

Para brasileiros, o mais comum é pegar voo até Buenos Aires e de lá para o aeroporto de El Calafate. Há vans que fazem o transporte até o centro da cidade.
Para se locomover e fazer todos os passeios, é interessante alugar um carro. Caso contrário, terá que contratar os passeios pelas agências de turismo de El Calafate.

E você? Já foi para a Patagônia Argentina?


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Stephanie Ramalho - Aprendiz de Viajantehttp://www.aprendizdeviajante.com
Stephanie Ramalho é apaixonada por viagens e não perde uma oportunidade de conhecer novos lugares. Amante da natureza, adora trilhas, acampar e seu destino na maioria das vezes é praia ou cachoeira, mas também curte muito uma metrópole, tanto que sua primeira viagem para o exterior foi para Londres e Paris. Viajar pelo mundo e aprender o máximo que puder sobre todas as culturas é um dos seus objetivos de vida. Não esqueça de segui-la no Instagram: @steramallho

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...

Show da Ivete Sangalo no Universal Orlando será transmitido ao vivo no Multishow

Vai começar mais uma Florida Cup em Orlando e assim como 2019 e 2020, a rainha do axé...

Teste de Covid-19 deixa de ser exigência para entrar nos Estados Unidos

Ontem (domingo 12/06/2022) o teste de Covid-19 deixou de ser uma exigência para entrar nos Estados Unidos, uma...