5 motivos para fazer uma peregrinação pra quem não é religioso

5

Peregrinacão. O que vem a sua cabeça quando você lê essa palavra? Pra mim, ela sempre esteve ligada com religiosidade. Mas, recentemente, a Thaís teve a oportunidade de fazer uma peregrinação na Itália para reportar aqui no blog! Acompanhando as posts que ela publicava no Instagram, de cara percebi que uma peregrinação vai além do sentido religioso, e pode ser uma experiência inesquecível para qualquer pessoa. E a melhor coisa de peregrinar na Itália? Como diz o velho ditado, todos caminhos levam à Roma!

Leia o relato da Thaís e deixe seu comentário: você já fez ou faria uma peregrinação?

peregrinação
Caminhada até Piglio

Passei uma semana desbravando a região do Lázio e me encantando pelas atrações da Via Francigena, mas tenho que admitir que quando a Helô me convidou para representar o Aprendiz de Viajante numa viagem tão espiritual eu fiquei um pouco apreensiva. A minha ideia de “peregrinação” era uma viagem que só faria sentido para pessoas muito religiosas, que se emocionam recriando os passos de um santo, pagando uma promessa ou buscando uma revelação espiritual. Nenhuma das alternativas se aplica a mim, mas me surpreendi tanto com a experiência que voltei com vontade de incentivar todo mundo a fazer uma viagem similar pelo menos uma vez na vida!

peregrinação
Nemi

Esses são meus 5 motivos para fazer uma peregrinação pela Itália além da religião:

Aprender a gostar de se exercitar

Porque tirando o aspecto espiritual, uma peregrinação nada mais é do que uma longa caminhada, e pode te dar aquele empurrãozinho que faltava em direção à uma vida mais ativa. Depois de andar vários quilômetros por dias, semanas ou meses (!) e se surpreender com os limites do seu próprio corpo, você provavelmente vai ser picado pelo bichinho da caminhada e voltar pra casa procurando trilhas, parques e montanhas na sua cidade para tentar replicar aquela sensação tão gostosa da viagem.

img_3248

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom de desconto da BLACK FRIDAY para ganhar 30% de desconto APRENDIZDEVIAJANTE ! Esse é o maior desconto que eles dão no ano! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Contato com a natureza e o silêncio

Quem mora em uma cidade grande sabe como o silêncio é uma raridade. Estamos sempre trabalhando, correndo de um lado pro outro, checando as redes sociais, lendo, conversando, fazendo planos, ouvindo música, pensando no passado, futuro e no que cozinhar pro jantar… É raro nos darmos ao luxo de não fazer nada, então passar horas em contato com a natureza, ouvindo nada além do som dos seus passos na estrada e do vento balançando as folhas das árvores é uma mudança muito bem-vinda.

dsc_0601 dsc_0834

No meu caso foi mais difícil porque estava em grupo, mas mesmo fazendo uma peregrinação acompanhada acho importante cultivar esses momentos de silêncio. Ficar imerso nos próprios pensamentos e aprender a acalmar aquele barulho mental que insiste em aparecer vai te ensinar muito sobre você mesmo – é clichê mas é verdade!

Ir além da rota turística

Ver uma típica cidadezinha italiana sem centenas de turistas lutando por uma foto na fonte, visitar uma igreja medieval com afrescos super conservados e sem filas para entrar, comer e dormir num mosteiro, apreciar a vista do alto das ruínas de um templo do século II… Os atrativos da Itália vão muito além de Roma, Milão, Veneza, Florença, Pisa e Cinque Terre – fugir um pouco da rota tradicional vai te fazer economizar dinheiro e se apaixonar por lugares encantadores dos quais você nunca tinha nem ouvido falar!

prac%cc%a7a-principal-de-terracina
Terracina
peregrinação
Lago Albano

Desfrutar da gastronomia regional

Na minha opinião é nesse quesito que os caminhos de peregrinação italianos deixam as rotas de outros países no chinelo: existe alguma coisa melhor do que comida italiana?! A riqueza gastronômica do país é surpreendente, cada região é especialista em um tipo de prato e só de percorrer alguns quilômetros para chegar numa outra cidade já era possível ver as diferenças no vinho, azeitonas, queijos, presuntos, tortas, assados, doces… Sem falar da felicidade que é comer pasta fresca acompanhada de um bom vinho local pelo menos uma vez por dia! Se nenhum dos outros motivos te convencer a fazer uma peregrinação pela Itália, pode ir pensando na comida que você não vai ser arrepender.

dsc_0650 dsc_0647 dsc_0226

Conectar-se com diferentes pessoas

A simpatia, generosidade e vontade das pessoas de fazer todo mundo se sentir em casa foi o que mais me marcou nessa viagem. Sejam eles peregrinos como você, moradores das vilas pelo caminho que nunca tiveram a chance de viajar para fora do país, donos de hospedagens, a garçonete do café ou os velhinhos que vão te dar informações: é impossível voltar de uma viagem assim sem deixar um pedaço do seu coração na estrada…

Também ficou animado para colocar a mochila nas costas e encarar uma peregrinação? Fique de olho nos próximos posts, onde vou mostrar alguns dos lugares que conheci ao longo da Via Francigena!

fondi-vista-do-alto-do-castelo-da-cidade
Fondi vista do alto do castelo da cidade

O Aprendiz de Viajante foi convidado para participar da primeira press trip do Italian Wonder Ways , um projeto que reuniu jornalistas, blogueiros e influencers do mundo todo com o objetivo de promover os caminhos de peregrinação na Itália e desenvolver o turismo sustentável na região. São cinco caminhos independentes (Via Francigena, Cammino Francescano della Marca/Via Lauretana, Via Amerina, Via di Francesco e Cammino di San Benedetto) que cortam o país passando por reservas naturais, vilas medievais, catedrais, rios, plantações, mosteiros e locais importantes para a história do catolicismo no país. Toda a viagem foi custeada pelos patrocinadores, mas isso não interfere com o conteúdo publicado no blog. Nós temos total liberdade para escrever sobre o que quisermos.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


5 COMENTÁRIOS

  1. Nossa deve ser maravilhoso , além destes 5 motivos que já valem a peregrinação , mas também acredito num sexto que seria o contato espiritual do local e também com o poder superior.
    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui