Perrengues de viagem: Quando eles viram oportunidade

2

Quem nunca passou por um perrengue de viagem? Acho que só mesmo quem não viaja, não é mesmo? Porque em menor ou maior escala, quem viaja acaba sempre tendo uma historinha pra contar.

Se você estão me acompanhando no Facebook e Instagram, já sabem que eu estou em Lima no Peru, mas o que talvez vocês não saibam é que eu não tinha planos de vir ao Peru esse ano. O país e a cidade estão, claro, na minha listinha, mas minha estadia aqui é puramente obra do acaso e dos perrengues, que por uma questão de escolha, virou oportunidade.

Eu fui para o Brasil de milhas para participar do Encontro de blogueiros da RBBV em Belo Horizonte. Como eu teria uma viagem a trabalho saindo de São Paulo que me levaria a Europa e depois de volta aos Estados Unidos, eu não comprei passagem de volta. Mais eis que alguns dias antes da viagem eu recebi a notícia que a viagem pra Europa foi cancelada. Fiquei monitorando preços porque passagens de uma “perna” só são geralmente caras. Esperei pela Black Friday, mas nenhuma promoção apareceu, então eu comecei a procurar a que fosse mais barata. Me deparei com duas opções…

  • uma que me levaria do Rio a Manaus, de Manaus a Curaçao, de Curaçao a Miami e finalmente, de Miami a Orlando. Como era conexões demais, diversas empresas diferentes que eu nunca tinha usado e os aviões eram pequenos(um era voo charter!!!) e alguns com restrição de bagagem, descartei
  • a segunda opção era uma Rio-Lima, Lima-Miami na Avianca, que eu nunca tinha usado, 800 reais mais cara que a primeira opção, mas com menos conexões e sem restrições de bagagem. Achei uma passagem baratinha de Miami a Orlando e pronto, comprei.

Essa segunda opção que eu acabei comprando me deixou preocupada por dois motivos: o voo sai as 6:45 da manhã do galeão, o que era cedo demais e eu odeio pegar voos cedo assim e uma conexão apertadíssima em Lima de 45 minutos. Como a próxima opção era ainda 1000 reais mais cara que essa, resolvi arriscar.

O Voo

O voo cedo resolvi pegando Uber e quase não dormindo(eu tinha um evento na noite anterior no Rio). Fiz checkin, despachei as malas e embarquei sem problemas. Antes do avião levantar voo eu já tinha apagado, de tão cansada que estava. Acordei pra tomar o café que foi servido e apaguei de novo e só quando acordei algumas horas depois, achando que já tinha chegado em Lima que fiquei sabendo que a gente saiu mais de uma hora atrasado do aeroporto do Rio. Os comissários disseram que não haveria problema, que o piloto estava tentando tirar a “diferença” no tempo de voo e que o pessoal de terra já estava ciente. Nem me preocupei porque tinham mais de 20 pessoas para o mesmo voo, mas quando aterrisamos, faltava 15 minutos para o voo de Miami sair e descemos no meio da pista, então era preciso pegar o onibus para ir pro terminal e achar onde saia voo. Um dos funcionários disse pra gente não se preocupar porque o voo ainda estava em terra.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

No aeroporto em Lima

Chegamos na area de embarque faltando 5 minutos, mas o avião já estava com as portas fechadas. Uma das funcionárias já tinha em mãos novos bilhetes e nos mandou correr para um outro portão de embarque que o outro voo já estava pra começar a embarcar. Pensei, ótimo, que eficiência!!!

Quando cheguei no portão de embarque vi que o novo voo era pra Colombia. Fui então olhar as passagens e vi que o voo me levava a Colombia, mas lá haveria uma espera de quase 7 horas e o voo para Miami chegaria apenas uma hora da manhã. Eu já teria perdido minha conexão para o próximo voo e estaria em Miami sem chance de fazer muita coisa até a manhã seguinte, porque não haveria opções pra viajar durante a madrugada e eu teria que arcar com despesas de hotel.

Voltei até o balcão de informações/ remarcação e havia uma fila de gente que nem esse voo da Colombia eles tinham sugerido.

Muita calma nessa hora

As companhias aéreas tem alguns deveres, mas eles não fazer nada além do que o necessário. Se você comprou um bilhete com outra empresa pro trecho depois da viagem deles, não adianta espernear no balcão, que nada eles vão fazer. Por lei eles são responsáveis apenas pelo destino final do seu bilhete com eles. Nada impede que você junte evidências e tente brigar na justiça depois, mas já vá sabendo que no balcão, não vão te colocar para outro destino que não seja o seu destino final.

No balcão era uma gritaria só, de gente “exigindo” que fosse feita alguma coisa. Nessas horas, duas coisas são imprescindíveis: manter a calma e você pensar as opções viáveis e sugerir. Por mais frustrado que você esteja e é bom deixar isso bem claro, não adianta gritar com alguém que é a sua única chance de resolver a situação.

Como a opção de ir pra Colombia e chegar em Miami 1 da manhã era inviável pra mim, comecei a perguntar por outras opções e tentar acessar a internet para ver se via outros voos com outras companhias. Os voos estavam lotados até que pensei o seguinte: vou sugerir ficar em Lima, pegar o mesmo voo amanhã e pedir pra eles arcarem com hotel e alimentação. Claro que no meu caso eu tinha uma certa flexibilidade, o que nem sempre é possível, mas se houver, essa sempre vai ser uma boa opção, já que é algo que eles podem fazer e vai tirar algumas pessoas da lista. Quando fiz essa sugestão eles prontamente aceitaram. Duas outras pessoas que estavam na fila também gostaram da idéia e em mais alguns minutos tudo estava resolvido, pegamos nossa mala e fomos para o hotel que fica conectado o aeroporto com vouchers para alimentação.

Um dia em Lima

A solução foi bem boa e como a Manu que já escreveu um mini guia de Lima aqui no blog mora por lá, acabei ligando pra ela e ela passeou um pouco com a gente pela cidade. Passei um dia super agradável passeando por San Isidro, Miraflores e Barranco.

Só então me dei conta que o Peru foi o meu 30o país, então meu perrengue acabou virando uma ótima oportunidade de conhecer um pouquinho do país. Agora quero muito muito voltar com calma para conhecer mais de Lima e as atrações do Peru como Cuzco, Machu Picchu e o Vale sagrado dos Incas.

E você? Já passou por algum perrengue durante uma viagem que acabou virando oportunidade?

Booking.com
Planeje sua viagem para Orlando aqui:
Compre passagens aéreas para Orlando na ViajaNET em até 10x
Reserve seu Hotel em Orlando no Booking.com
Compre seu chip para usar telefone/ internet ilimitada nos EUA na Easysim4U
Compre seu Seguro Viagem com a Seguros Promo e ganhe 5% de desconto
Ache promoções de Pacotes e Hotéis no Zarpo
Alugue seu Carro em Orlando com a RentalCars


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei da dica. Viajo bastante e na maioria das vezes sozinha. Como tenho disponibilidade de tempo vou utilizar esta alternativa quando ocorrer algo semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui