Retrospectiva: meus top 10 momentos de viagem de 2016

3

Apesar de 2016 ter sido um ano bem difícil no mundo inteiro, no quesito viagens ele foi sensacional pra mim! Tive a oportunidade de conhecer cidades novas, viajar de férias com o meu marido e explorar cantos muito especiais na companhia de outros blogueiros que admiro tanto. Em 2017 terei que diminuir um pouco o ritmo (vou fazer uma viagem grande no meio do ano que vai pegar quase todas as minhas férias e meu dinheiro!), então foi uma delícia escrever esse post de retrospectiva e selecionar meus top 10 momentos de 2016.

douro-royal-valley-3
Rio Douro em Portugal

Começando, aliás, pela minha querida Londres, onde moro há 8 anos. Afinal, quem disse que não podemos “viajar” nas nossa próprias cidades?

Aguardo os comentários de vocês! Digam pra mim: acompanharam alguma dessas minhas viagens nas redes sociais? Qual gostaram mais? Vão usar as dicas dos posts para planejar a viagem de vocês? 

Ver Londres iluminada no primeiro Festival de Luzes da cidade

Várias cidades na Europa tem festivais de Luzes, como Berlim e Lyon. E finalmente em janeiro de 2016 Londres teve um memorável fim de semana onde moradores e visitantes percorreram diversos bairros e pontos turísticos da cidade – como a Abadia de Westminster e a Oxford Circus – para verem as lindas instalações coloridas, iluminadas e cinéticas.

lumiere london (2)lumiere london (5)

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Ainda não há notícia sobre o mesmo evento em 2017, mas ficamos aqui torcendo para acontecer de novo. Foi maravilhoso andar pelas ruas, que estavam abertas para pedestres apenas em diversos pontos, e ver todo mundo curtindo o festival e apreciando o resultado da união entre arte e tecnologia de graça! Veja aqui o post completo.

Show do Coldplay em Barcelona

Acho que uma das grandes supresas do ano! Em maio estive em Barcelona com os meus pais e irmã, passamos 10 dias lá. No quarto dia, passeando por Montjuïc, ouvimos o Coldplay passando o som no Estádio Olímpico, para o show que aconteceria no mesmo dia, a noite. Não tive dúvidas e na hora saquei o celular pra checar se ainda haviam ingressos. Pra minha surpresa, tinha sim! E foi assim que eu e meu pai fomos em um show do Coldplay, que por sinal foi maravilhoso!

O silêncio da Floresta Negra

Conheci essa região montanhosa da Alemanha em fevereiro, em um final de semana. Eu e meu marido alugamos um carro e fomos parando de vilarejo em vilarejo, mas o que mais gostamos mesmo foi da paisagem nevada que vimos na estrada. Realmente fica fácil entender como os irmãos Grimm se inspiraram nesse cenário para escreverem algumas das fábulas mais conhecidas do mundo, como Chapéuzinho Vermelho e João e Maria. 

floresta negraroteiro na floresta negra (14)

Um dos cantinhos que mais gostei de descobrir na Floresta Negra foi o Herrenwieser See, um lago pequeno na beira da estrada. Não havia ninguém lá, estava tudo coberto de neve e o reflexo das árvores na água completava a paisagem dos sonhos. Senti uma paz maravilhosa, e também entendi como era um privilégio conhecer esse cantinho do mundo, tê-lo só pra mim (e meu marido) por alguns minutos. Veja aqui todos os posts que escrevi sobre a Floresta Negra

Subir até o topo do Ben Nevis na Escócia

Em março eu e meu marido tiramos uns dias pra viajar pela região das Highlands na Escócia. Fomos de carro (12 horas de viagem!!) a partir de Londres, e o objetivo principal era subir até o topo do Ben Nevis, o ponto mais alto do Reino Unido (1345 metros de altura). Eu sei que não é nada se comparado a outras montanhas pelo mundo, mas acabou sendo uma experiência mais difícil e muito mais recompensadora que eu imaginava.

Levamos 4 horas pra subir e 3 para descer, e da metade pra cima o caminho estava coberto de neve. Nós estávamos preparados e vestidos adequadamente, mas ainda assim o vento forte e a falta de visibilidade foram grandes obstáculos. Eu escrevi todos os detalhes dessa pequena grande aventura nesse post aqui

Passar o meu aniversário em Favignana, na Sicília

Ah, a Sicília! Que férias de verão maravilhosas que tive esse ano. Duas semanas viajando por essa ilha incrível, comendo bem e conhecendo praias de águas cristalinas e cidades medievais como Erice e Cefalù. O melhor foi passar o meu aniversário, dia 4 de julho, fazendo um passeio de barco em Favignana. Foi um dia muito especial, com um mar azul turquesa, muito sol e comida boa. Leia aqui o relato completo desse dia.

Ver o por do sol da Scala dei Turchi, na Sicília

Eu não tinha a Scala dei Turchi no meu roteiro quando coloquei os pés na Sicília. Mas felizmente recebi dicas de pessoas super queridas, e no nosso penúltimo dia lá tivemos a chance de ver o por do sol na Scala dei Turchi. Foi uma maneira maravilhosa de encerrar a viagem. Toda a combinação de mar, penhasco, sol se pondo, calor… fica difícil descrever. Mas felizmente eu fiz um post mais completo, e se você estiver com planos de ir pra Sicília, dá uma olhada porque vale demais a pena fazer essa parada!

scala dei turchi (15) scala dei turchi (1)

Fazer um rafting no Rio Soca, na Eslovênia

A Eslovênia foi uma grande supresa, pois eu fiquei sabendo que iria pra lá poucas semanas antes da viagem (eu costumo planejar as viagens com meses de antecedência!), quando o Pedro me convidou para participar. Não fiz quase nada de pesquisa, pois era uma blog trip e o roteiro já estava redondinho. Eu realmente não esperava que um país tão pequeno fosse tão lindo, com natureza abundante e muita coisa pra fazer além da capital Llubljana

eslovenia (10) eslovenia (12)

A Eslovênia é um ótimo destino para esportes outdoor, como rafting. Há muitos e muitos anos que eu não fazia um rafting, então fiquei com um frio na barriga (até porque havia chovido muito na noite anterior, o rio estava cheio e a correnteza muito forte). Mas o nervoso passou rapidinho, pois tínhamos uma ótima instrutora e a paisagem era incrível demais pra eu perder meu tempo com preocupações. O post sobre o rafting (com a dica da empresa que faz esse tipo de passeio) está aqui. E se esse esporte não te empolga, vá então pela beleza do Rio Soca!

O vídeo abaixo foi feito pelo Geoff, um dos blogueiros que estava comigo nessa viagem!

Entrar em uma caverna que parece outro planeta na Eslovênia

Você sabia que a atração mais visitada da Eslovênia é uma caverna? Pois eu também não sabia. E não é a toa: mais que uma caverna, a Postojna é um mundo subterrâneo, que mais parece uma dimensão paralela ou ainda outro planeta. Eu nunca tinha visto nada igual. Postojna tem no total 24km, foi formada pelo Rio Pivka, e foi descoberta no século 17, e no século 19 foi aberta para visitação. Claro que de lá pra cá muita coisa mudou, tem eletricidade, o trenzinho e até banheiro lá embaixo. A temperatura lá dentro é constate, 10 graus, portanto mesmo no verão é preciso levar uma jaqueta, é frio mesmo! No ponto mais subterrâneo da visita, chegamos a 140metros de profundidade.

postojna postojna (11)

O relato completo, com todas as informações pra quem quer visitar a caverna, está aqui

Passear em um elefante mecânico em Nantes, na França

Fui pra Nantes com a Karine pra seguir uma linha que atravessa o centro da cidade e passa pelos principais pontos turísticos. Foi um fim de semana apenas, mas por causa desse projeto conseguimos ver as atrações mais bacanas de lá. Como o elefante!

Sim, esse lindo elefante mecânico (Le Grand Éléphant) que leva os turistas para um passeio de 45 minutos na região de Île de Nantes. Taí uma coisa que eu nunca achei que faria na vida, andar em um elefante!

nantes-3

Comer uva direto da videira de produtores de vinho no Vale do Douro, em Portugal

Quando a Rita Branco me convidou para essa viagem, eu achava que o que iríamos apenas visitar diversas vinícolas e fazer tours e mais tours para aprender sobre o Vinho do Porto e o Vinho do Douro. O que já é muito bom, certo? Mas o Vale do Douro ficou com um pedaço do meu coração (assim como as minhas companheiras de viagem. Além da Rita estavam lá também a Martinha e a Raphaella). Viajar pelas estradas que cortam as colinas cobertas de videiras, ver o Rio Douro do alto, andar de barco sobre ele… o Vale do Douro é muito, mas muito mais do que produção de vinho!

dscn2704dscn2706

E as visitas as produtoras foram muito especiais. A simpatia de todo mundo que nos recebeu e nos guiou é algo que jamais vou esquecer, Caminhamos entre as videiras e pegamos uvas do pé. Uma experiência gastronômica tão simples, mas tão marcante.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


3 COMENTÁRIOS

  1. Cada viagem melhor que a outra, hein, Helô? E fico feliz por você ter incluído a Eslovênia, já que o país é realmente lindo. E você é ótima companhia de viagem! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui