Catedral de St Albans: fé, arquitetura e arte a 40 minutos de Londres

2
catedral de st albans

Quando você visita uma grande construção religiosa na Grã Bretanha – igrejas, catedrais, abadias – certamente vai descobrir que o tal lugar é “o maior”, “mais velho” ou “mais importante” em alguma categoria. E com a Catedral de St Albans não poderia ser diferente. É o mais antigo local de adoração cristã e foi construída no terreno onde St Alban, o primeiro santo britânico, foi enterrado. O nosso guia também falou que a Catedral de St Albans tem a nave mais comprida da Grã Bretanha, mas eu não consegui confirmar essa informação em lugar nenhum (chega a ser engraçada essa “competição”, é puro marketing!).

st-albans-6

E também como qualquer outra construção religiosa na Grã Bretanha, a Catedral de St Albans tem muita, muita história, a qual é em parte contada pela arquitetura do lugar. É sempre muito difícil precisar datas. Afinal, são tantas construções, destruições, reconstruções e anexos, que cada parte da Catedral tem sua própria história e importância. E é bem provável que, mesmo após uma visita guiada (que foi o meu caso), a gente volte pra casa não sabendo nem metade da história do lugar. 

Leia também: as minhas 6 igrejas preferidas na Europa

Apesar de provavelmente existir desde o século 8, a maior parte da construção que se vê hoje é do século 11, e tem características normandas e romanas, com várias adições feitas no século 19 em estilo gótico. Ou seja, um deleite pra quem gosta de história da arquitetura. Mas não é preciso ser um especialista pra notar todas essas influências. Sente-se em um dos bancos e observe a diferença entre os arcos centrais, e também as pinturas nos pilares que suportam os arcos. Há inclusive estátuas bem recentes (procure as figuras coloridas no altar) que representam outras fés cristãs. Pois é, apesar de ser oficialmente um estabelecimento da fé anglicana, a Catedral de St Albans também tem serviços/cultos/missas das fés católica, ortodoxa e luterana. 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

st-albans-5 st-albans-4

Eu tenho uma especial fixação por tetos e pisos antigos, e nesse quesito a Catedral de St Albans não decepciona! 

st-albans-3

Para quem visita a catedral em dezembro, vai ter a oportunidade de conhecer também o mercado de Natal, que fica no jardim logo em frente. O mercado não é muito grande, mas é super charmoso. E o mais importante: tem ótimas barracas de comida! : ) Tem até uma cabana onde acontecem apresentações de corais natalinos.

st-albans-2

A cidade de St Albans é bem pequena, e tem uma típica “High Street” inglesa, com lojas e restaurantes. Perto da Catedral há também um parque (Verulamium Park) e um dos pubs mais antigos do país, o Ye Olde Fighting Cocks.

st-albans-1

Catedral de St Albans: informações práticas

  • A entrada na catedral é gratuita, ela fica aberta diariamente das 8:30 às 17:45
  • Existem diversos tours guiados gratuitos: às 11:30 de  segunda a sábado, 14:30 de domingo a sexta e às 14h também aos sábados. Mais informações no site
  • Para chegar em St Albans, é preciso comprar uma passagem de trem. A viagem entre Londres e St Albans leva entre 20 e 40 minutos. Da estação de St Albans até o centrinho da cidade são 10 minutos caminhando, e mais 5 minutos até a catedral. Veja aqui como comprar sua passagem de trem

Todas as fotos são de autoria da Thaís Nascimento, do blog Sete Mil Km. Ela, a Karine e a Liliana estavam comigo nessa viagem, que fez parte do nosso projeto #OffTo (#OffToStAlbans). Já fomos também para Winchester (#OffToWinchester) e Canterbury (#OffToCanterbury)


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui