Rota Romântica na Alemanha: Roteiro de carro

0
otaromantica_rotenburgobdertauber2

Uma viagem de sonho com visitas a castelos no topo de penhascos, lagos e cidades medievais pitorescas. Essa é a Rota Romântica, um roteiro turístico na Alemanha que percorre pouco mais de 350km entre as cidades de Würzburg e Füssen na região da Baviera. Mais de 30 cidades fazem parte da rota oficial, mas muitas delas podem ser vistas em apenas algumas horas. Outras merecem pelo menos um ou dois dias para ver o que tem de mais importante. 

Qual o melhor meio de transporte para percorrer a Rota Romântica?

A Rota Romântica merece ser feita de carro, pois essa é a maneira ideal para aproveitar melhor as cidadezinhas pelo caminho, mas ela também pode ser feita de ônibus (há um ônibus que percorre toda a extensão parando nas cidadezinhas pelo caminho), em tours organizados que saem de Frankfurt ou mesmo de bicicleta, já que há trilhas demarcadas e os ônibus são preparados para levar bicicletas dando a possibilidade de fazer uma combinação ônibus/bicicleta para os trechos mais desafiadores.

Viaje com internet no celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A América Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 5% de desconto VIAJANTE!

A viagem pode começar em Frankfurt e terminar em Munique ou vice-versa, mas fique atento a taxas de locadora para entrega de carro em local diferente. Para alugar um carro na Alemanha e na maior parte dos destinos que usamos carro pelo mundo, nós usamos a RentCars ou a RentalCars. As duas deixam a gente pesquisar todas as locadoras de uma só vez. A RentCars  possui escritório no Brasil com atendimento em português e tem desconto no boleto e divide em até 12x no cartão de crédito. Já a RentalCars tem uma variedade maior de locadoras e carros e muitas vezes achamos preços muitos melhores, mesmo se colocarmos o IOF. Então é pesquisar, comparar e ver qual das duas te atende melhor!

Quantos dias são necessários para percorrer a Rota Romântica?

Apesar de ser possível percorrer os 350km em um dia, o ideal é separar no mínimo cinco dias para ter a oportunidade de explorar um pouco mais os encantos de cada região. Com sete dias dá para fazer uma bela viagem e incluir lugares que não caberiam em menos dias, mas se tiver dez dias disponíveis, aí sim, a viagem ficará perfeita e não se preocupe, haverá muito o que fazer nesse delicioso roteiro. Há quem faça também essa viagem com ida e volta na mesma cidade de origem (Frankfurt ou Munique por causa dos aeroportos com conexões internacionais), parando em cidades diferentes na ida e na volta. Prefiro sempre terminar em Munique, porque assim a última parada da Rota Romântica é a cereja no topo do bolo: o castelo de Neuschwanstein.

Quando visitar a Rota Romântica?

A Rota Romântica pode ser explorada nas quatro estações do ano, com paisagens que mudam constantemente, mas é de maio a outubro que a região ganha festivais que celebram a história e a gastronomia, tudo regado a muita cerveja e vinho.

Quais são as cidades que fazem parte da Rota Romântica?

33 cidades fazem parte da rota romântica, com 3 novas cidades que foram acrescentadas recentemente:

PROMOÇÃO até 30/06/2020 no SEGURO VIAGEM com até 25% de desconto no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de até 20% na hora de pagar. Use o código promocional: SEMPRESEGURO que te dá 20% e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Würzburg, Holzkirchen, Urphar, Wertheim, Tauberbischofsheim, Lauda-Königshofen
Bad Mergentheim, Weikersheim, Röttingen, Creglingen, Rothenburg ob der Tauber, Schillingsfürst, Feuchtwangen, Dinkelsbühl, Wallerstein, Nördlingen, Harburg, Donauwörth, Augsburg, Friedberg, Kaufering, Landsberg am Lech, Hohenfurch, Schongau, Peiting, Rottenbuch, Wildsteig, Steingaden and Wieskirche, Halblech, Schwangau, Neuschwanstein e Hohenschwangau, Füssen

Qual a distância entre as cidades da Rota Romântica

A Rota Romântica tem mais de 30 cidades e aqui temos a distância entre as principais:

Norte a Sul Distância
Würzburg 
Tauberbischofsheim38km
Lauda-Königshofen10km
Bad Mergentheim11km
Creglingen25km
Rothenburg ob der Tauber19km
Dinkelsbühl45km
Nördlingen32km
Harburg17km
Donauwörth12km
Augsburg44km
Landsberg am Lech39km
Schongau29km
Pfaffenwinkel (Rottenbuch)17km
Schwangau29km
Füssen4km

Roteiro de carro pela Rota Romântica na Alemanha

É possível fazer diversas versões da Rota Romântica dependendo dos interesses. Cada uma das mais de 30 cidades da Rota Romântica tem atrações interessantes, mas vamos concentrar nosso roteiro em algumas das cidades mais clássicas dessa rota: Würzburg, Bad Mergentheim, Rothenburg ob der tauber, Dinkelsbühl, Nördlingen, Augsburg e Füssen. Se tiver mais dias, é possível incluir outras cidades. Não se esqueça de incluir dias extras tanto para Frankfurt quanto para Munique.

Frankfurt à Würzburg

Distância: 119km
Tempo de carro: 1h20

Palácio Residencial de Würzburg

Depois de explorar a moderna Frankfurt, siga de carro pela A3 para a primeira parada da Rota Romântica, Würzburg. Na cidade, conhecida pela arte, cultura e vinho da Francônia, um dos principais pontos turísticos é o Palácio Residencial de Würzburg, um dos castelos barrocos mais importantes da Europa que foi concluído em 1780 e é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. É possível fazer uma visita guiada aos mais de quarenta aposentos do castelo, com sua decoração suntuosa do século XVIII. Os afrescos do teto na sala do trono e no saguão e as escadarias são alguns dos destaques do interior do castelo. O jardim real é belíssimo e na primavera fica ainda mais colorido. Uma caminhada pelo centro histórico ajuda a desvendar um pouco dos segredinhos dessa cidade que foi um antigo bispado. Várias ruas são fechadas para pedestre e vale um passeio pelas lojinhas ou uma parada para um café com mesinhas na calçada. Na praça central, Marktplatz, há diversos prédios com arquitetura barroca e rococó e um mercadinho de flores e frutas acontece diariamente. Alguns quiosques com comida de rua vendem as famosas bratwurst, linguiças típicas. A torre do Altes Rathaus, a antiga prefeitura, data do começo dos anos 1200 e tem um belíssimo afresco em sua fachada. A Marienkapelle é a igreja gótica em vermelho e branco que fica na praça e a catedral de St. Kilian em estilo romanesco com suas duas torres é outra igreja interessante para visitar entre a praça e o palácio residencial. Não deixe de conhecer a fortaleza de Marienberg que tem uma das melhores vistas da cidade e para fechar o dia, vá para a antiga ponte da cidade, a Alte Mainbrucke. Passe em um dos vários bares próximos da ponte, compre sua taça de vinho e assista o sol se pôr enquanto admira as várias estátuas de santos. Essa ponte é comparada a Charles Bridge em Praga. Quando a fome bater, dirija-se ao delicioso Juliusspital, um restaurante e vinícola inusitados, dentro de um hospital. 

Reserve o seu hotel em Frankfurt

Reserve o seu hotel em Würzburg

Würzburg à Bad Mergentheim

Distância: 44km
Tempo de carro: 33min

badMergentheim1

Hora de pegar a estrada da Rota Romântica cedinho de Wurzburg para o próximo destino: Bad Mergentheim. A cidade é conhecida por seus spas e águas minerais e o hotel Best Western Premier Parkhotel localizado dentro do belíssimo Kurpark é uma excelente opção de hospedagem. Fazer uma caminhada pelo centro histórico passando pela Marktplatz é uma ótima maneira de conhecer a belíssima cidade. Muitos de seus prédios foram preservados durante a guerra porque a cidade serviu de hospital por conta de suas águas com propriedades medicinais. O Deutschordensschloss, palácio que serviu de base para a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, é a principal atração da cidade. Há também um espetáculo de fontes que acontece diariamente dentro do Kurpark. Para almoço, uma paradinha no delicioso Café Restaurant Engel-Apotheke, mas deixe a sobremesa para depois. O Schloss Café tem um bolo floresta negra apetitoso, um dos mais deliciosos que já comi na vida.

Reserve o seu hotel em Bad Mergentheim

Bad Mergentheim à Rothenburg ob der Tauber 

Distância: 41km
Tempo de carro: 40min
Paradas em Weikersheim 

O próximo trecho da nossa viagem de carro prevê uma paradinha breve em Weikersheim para conhecer o belíssimo castelo da cidade, antes de seguir para o destino final do dia: Rothenburg ob der Tauber. Apesar do nome difícil, essa é uma das cidades mais lindas e mais populares de toda rota e parada imperdível que merece pelo menos uma noite e dois dias inteiros. Ficando por lá uma ou duas noites, é possível aproveitar a cidade sem os milhares de turistas se acotovelando pelas ruazinhas de pedra. Para fotografar alguns dos cartões postais da cidade sem as multidões, basta acordar cedinho, quando os ônibus de turismo ainda não chegaram na cidade. O hotel Reichsküchenmeister que fica bem no centrinho tem um restaurante excelente que serve almoço e um winebar com pratos muito bem servidos no jantar. A cidade medieval é muito bem preservada e é possível fazer um tour organizado pelo escritório de turismo da cidade, mas o mais interessante mesmo é o tour a noite com o Night Watchman que conta diversas histórias da cidade com uma pitada de humor (e às vezes terror). Para ver Rothenburg de cima, não deixe de subir na Watchtower que tem 220 degraus apertadinhos, mas com vistas que compensam o esforço. Outra opção é fazer uma caminhada pelos muros da cidade. São 1.5km com vistas das casinhas com fachada de enxaimel. Não há cidade na Alemanha para comprinhas como Rothenburg. São lojinhas com todo o tipo de artesanato, relógios, esculturas de madeira, mas é na loja “Weihnachtsdorf Käthe Wohlfahrt” com artigos de Natal que acontece o verdadeiro desafio de sair sem nenhum souvenir! Não resista e leve para casa um ou mais ornamentos de Natal (confesso, na minha tem alguns!). O museu de natal tem um pezinho no cafona, mas consegue ser interessante.

Reserve o seu hotel em Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber à Dinkelsbühl

Distância: 50km
Tempo de carro: 36min

Dinkelsbühl

Dinkelsbühl é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Alemanha e uma excelente parada durante o dia entre Rothenburg ob der Tauber e Nördlingen. Ela é bem pequena e uma das poucas no país que sobreviveu a duas guerras e tem seu centro histórico bem preservado. Há estacionamentos gratuitos perto de cada portão de entrada. Dinkelsbühl pode ser visitada em algumas horas. Para entrar na cidade antiga é preciso passar por um de seus quatro portões, que são também atrações: o Nördlinger Tor, o Segringer Tor, o Rothenburger Tor e o Wörnitz Tor. A Marktplatz, praça principal da cidade, é o cartão postal, com cinco construções típicas e bem coloridas. Coloque também as igrejas de São Jorge (Münster Sankt Georg) e St. Paulskirche no roteiro e a visita estará completa.

Reserve o seu hotel em Dinkelsbühl

Dinkelsbühl à Nördlingen

Distância: 32km
Tempo de carro: 29min

Nördlingen, a próxima cidade do nosso roteiro fica em uma localização curiosa: dentro da cratera feita pelo impacto de um meteorito. Se for passar a noite na cidade, o hotel NH Klösterle Nördlingen é excelente e muito bem localizado. A cidade medieval tem cinco portões e é cercada por um muro onde se pode caminhar. O Reimlinger Tor é o portão mais antigo e data de 1362, mas o portão mais interessante é o Löpsinger. Entre as principais atrações de Nördlingen estão a Torre de Daniel da Igreja de São Jorge (St. Georgskirche), que possui 350 degraus e uma das vistas mais lindas da cidade. A prefeitura (Rathaus) funciona em um prédio do final do século 13. Para uma experiência gastronômica espetacular, o restaurante Meyer’s Keller, que tem uma estrela Michelin é uma bela surpresa na cidade. Ele só abre de quarta à noite a domingo, então planeje-se para estar na cidade nesses dias.

Reserve o seu hotel em Nördlingen

Nördlingen à Augsburg

Distância: 78km
Tempo de carro: 1h

augsburg

Augsburg é uma das cidades mais antigas da Alemanha com quase 2000 anos de história e também a maior cidade da Rota Romântica com quase 300 mil habitantes. O ideal na cidade é fazer um tour guiado a pé que mostra um pouco do que a cidade tem a oferecer. Destaques para o prédio da Prefeitura (Rathaus) e seu belíssimo salão dourado, obra renascentista alemã. A catedral de Augsburg com mistura de arquitetura gótica e romanesca tem um interior lindíssimo. A torre Perlachturm do século XI com 70 metros de altura e os palácios Fugger e Schaezler também merecem a visita. Procurando algo diferente em Augsburg? Descubra o Fuggerei, o projeto de habitação social mais antigo do mundo. Para quem quiser passar a noite, não faltam opções na cidade e o Hotel Steigenberger drei Mohren é muito bem localizado. Tire uma tarde para sentar na pracinha principal, em frente ao city hall da cidade e ver o movimento na rua. De maio a outubro é possível sentar nas cadeiras dos cafés e ver o dia passar enquanto se toma uma cerveja típica da região. Para jantar, experimente o Purist, um bar e restaurante descolado com tapas. 

Reserve o seu hotel em Augsburg

Augsburg à Füssen

Distância: 102km
Tempo de carro: 1h20

A caminho da última cidade nesse nosso roteiro pela Rota Romântica, dê uma passadinha na encantadora Igreja barroca de Wieskirche no fim de tarde. Ela é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e fica bem perto de Fussen. Da estrada, antes de chegar a Füssen, é possível ver o belíssimo castelo de Neuschwanstein.

Em Fussen há várias opções de hospedagem. O hotel Hirsch bem no centro da cidade possui um restaurante excelente (lembre-se que tudo fecha cedo nessas cidadezinhas, então os restaurantes dos hotéis são a salvação no jantar). O Schlosskrone Hotel é outra boa opção e o café Konditorei Kurcafe, ao lado, tem chá da tarde e bolos deliciosos. Explorar o centro histórico de Fussen, Altstadt, com suas casinhas coloridas é um dos programas mais legais.  Suas ruazinhas de pedra são fechadas para pedestres e vários cafés colocam mesinhas na calçada nos meses mais quentes do ano. Os restaurantes servem comidas típicas da Bavária, mas também há opções de culinária de outras partes do mundo. As fachadas de algumas das casas e restaurantes são adornadas com pinturas, uma ótima desculpa para mais uma foto. 

O Hohes Schloss (Castelo Alto), palácio dos antigos bispos de Augsburg é uma das atrações mais visitadas na cidade, mas quem vem para Füssen geralmente está na cidade com uma missão: visitar os castelos de Neuschwanstein e de Hohenschwangau.

Castelo Neuschwanstein

Castelo

O Castelo de Neuschwanstein pode ser visitado como parte da viagem pela Rota Romântica, em um bate e volta de Munique, ou mesmo uma escapadinha da Áustria. Hohenschwangau é o vilarejo mais próximo do castelo, mas Füssen, onde recomendo passar a noite, fica a apenas 10 minutos e tem mais opções de hotéis, restaurantes e atrações.
Os tickets só podem ser comprados na hora no Ticket Center de Hohenschwangau, mas é possível reservar (online) um horário por uma taxa extra, até dois dias antes da sua visita ao castelo. É importante reservar esse horário com antecedência principalmente no verão, quando é altíssima temporada. Não podem faltar as fotos feitas na Marienbrucke, a ponte de onde se tem a vista mais linda do castelo. 

Leia mais sobre a visita ao Castelo de Neuschwanstein

Tem um dia a mais na região? Visite Tegelberg, uma estação de esqui que fica bem pertinho dos castelos e que você pode subir de teleférico o ano inteiro e tem vistas lindas dos Alpes.

Reserve o seu hotel em Fussen

Fussen à Munique

Distância: 119km
Tempo de carro: 1h20

Para fechar a viagem, deixe alguns dias para explorar Munique. A cidade conhecida pela Oktoberfest tem na cidade antiga (Altstadt) algumas de suas atrações mais importantes. Na Marienplatz a torre do relógio da prefeitura tem uma apresentação interessante com cenas do casamento de Renata de Lorena e o duque Wilhelm V da Baviera. As belíssimas igrejas Theatinerkirche e a Frauenkirche também merecem a visita. Para quem curte cerveja, a Hofbräuhaus, fundada em 1589 é uma das mais antigas cervejarias do mundo. Uma cena inusitada em Munique é assistir os surfistas no rio Isar. Como não tem praia em Munique, o pessoal vai surfar no rio, mesmo no inverno. 

Veja aqui 10 coisas para fazer em Munique e 10 coisas que eu amei em Munique.
Reserve o seu hotel em Munique

Já fez ou gostaria de fazer a Rota Romântica na Alemanha?


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE ou o chip internacional da Easysim4u já funcionando no celular usando o código APRENDIZ. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

GANHE até 240 REAIS(US$55)! - Com o Airbnb é possível alugar casas e apartamentos no mundo todo. Ganhe até R$240 (US$55) de desconto na sua primeira reserva usando nosso link: AIRBNB

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Alugue um carro no exterior na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui