Roteiro de Fim de Semana em Campos do Jordão

6

Campos do Jordão é um destino muito procurado no Inverno e na nossa Revista #5 especial de inverno o Edson Maiero do blog Phototravel360 escreveu pra gente esse roteiro para aproveitar um fim de semana na cidade.

Campos do Jordão é famosa como destino de inverno, principalmente durante o mês de julho, quando ela é invadida por milhares de turistas, que querem acompanhar seu famoso Festival, com muitos shows de música clássica, fazer compras nos Shopping Centers, muitos montados exclusivamente neste período, e é claro, desfrutar da culinária e romantismo da cidade.

Mas acredite, Campos do Jordão é uma cidade para ser visitada durante todo o ano. Alias, é justamente fora dos feriados e da alta estação que podemos aproveitar melhor tudo o que ela tem a oferecer. Para provar isto, darei algumas dicas para passar um final de semana lá, independente da estação do ano.

Saindo de São Paulo são pouco mais de 2 horas de estrada até  Campos do Jordão e as estradas são muito boas, com belas paisagens. Primeiro pegamos a Rodovia Ayrton Senna, emendamos na Carvalho Pinto e finalmente chegamos na SP-123, Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, que nos deixa em Campos do Jordão. Localizada na Serra da Mantiqueira a 1.628 metros de altura, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil.

Sexta-Feira

O ideal é chegar na sexta-feira a noite, e jantar em um dos inúmeros restaurantes da Vila Capivari, o centro turístico de Campos do Jordão. Todos eles oferecem pratos saborosos, uma das opções é ir ao Baden Baden ($$), o restaurante mais famoso da cidade. Lá você pode pedir uma linguiça recheada com provolene, especialidade da casa, e se a noite estiver fresca, escolher um Fondue: queijo, carnes ou chocolate, você decide. Para beber não deixe de provar a cerveja Baden Baden, uma verdadeira instituição da cidade. Outra opção é o Churrasco ao Vivo ($$), uma churrascaria a la carte que oferece diversos cortes de carne, como o Bife Chorizo, Carré de Cordeiro e Leitão ao Fogo de Chão, e que em muitas noites oferece um show ao vivo.

Sábado

Na manhã de sábado é hora de sair pela cidade para respirar o ar puro da montanha. Para começar uma boa pedida é ir ao Horto Florestal. Localizado a 15 quilômetros do centro, é um ótimo lugar para caminhar e interagir com a natureza e esquecer o stress e poluição da cidade grande. Você pode alugar uma bicicleta, praticar arborismo, caminhar por uma das 5 trilhas do parque ou se preferir, apenas sentar à beira do lago e deixar o tempo passar.

Depois da visita ao Horto Florestal, hora de almoçar! Dentro do próprio parque, existe um restaurante que oferece opções de carne, peixes e aves, a preços muito convidativos ($). Mas se você prefere algo mais elaborado, existem diversas opções de restaurantes pela região, os meus favoritos são o Costela no Bafo($$), com diversas e saborosas opções de costela e picanha, o Restaurante do Elio($$$), com uma seleção de carnes e massas e o Krokodilo($$), que além de uma opção self-service, com comida em forno a lenha, também oferece carnes exóticas, como o jacaré e javali. Seja qual for a sua escolha, em qualquer um deles você terá um excelente almoço.

Screen Shot 2014-08-08 at 12.26.04 PM

Após o almoço, vamos voltar para Capivari e conhecer um pouco do bairro mais badalado de Campos do Jordão. Lá você encontra diversos bares, restaurantes, shopping centers, lojas com excelentes malhas, e é claro, chocolate. Não deixe de visitar a Praça Capivari, e se você tiver sorte, ver um show gratuito na Concha Acústica. Durante o Festival de Inverno estes shows são praticamente diários, e no restante do ano acontecem esporadicamente. Da Praça Capivari, caminhe até a estação de trem e faça um dos passeios de bonde ou na elegante Baronesa, uma simpática locomotiva a vapor,  que marca sua presença na cidade com sua fumaça e seu apito inconfundível.

Agora que você já passeou de trem, é hora de andar no teleférico que sobe até o Morro do Elefante, de onde temos uma excelente vista de Capivari. O que deixa a desejar no passeio são os cadeiras individuais. Seria muito mais romântico se fossem cadeirinhas duplas.

Depois de um dia cheio, o jantar precisa ser caprichado, e a Arte da Pizza ($$) é o lugar ideal para um jantar romântico ou em família. Ela fica no Grande Hotel, um Hotel-escola do Senac, e tanto o serviço, como o sabor são impecáveis. Para mim a pizza de alho-poró é a campeã.

Domingo

O tempo passou voando, e já estamos no domingo. A nossa primeira parada é a Pedra do Bauzinho, distante 20 km de Capivari e que na verdade fica na cidade vizinha, São Bento de Sapucaí. Após uma trilha de baixa dificuldade, temos uma vista de tirar o fôlego do vale abaixo e da famosa Pedra do Baú, com seus 1950 metros de altura.

Na volta da Pedra do Baú a sugestão é um almoço rápido no Pastelão do Maluf, em Capivari, parada obrigatória por aqui. Você pode escolher diversos recheios para seu pastel de 32 cm de comprimento. Mesmo se estiver de regime, não perca esta oportunidade, e divida o pastel com sua companhia.

Screen Shot 2014-08-08 at 12.26.23 PM

Uma ótima opção para esta tarde de domingo é visitar o Museu Felícia Leiner. Isto mesmo um museu, mas um museu a céu aberto e que também é a sede do Auditório Claudio Santoro, onde acontecem apresentações do Festival de Inverno e diversos shows ao longo do ano. Este museu é na verdade um parque, e nos seus jardins temos diversas estátuas em concreto branco e ferro fundido, todas obras da artista que deu nome a ele.

Infelizmente nosso final de semana está chegando ao fim, mas o lado bom é que Campos do Jordão fica bem pertinho e dá para voltar diversas vezes durante o ano. Além disto, existem muitas outras opções de lazer e restaurantes por lá e você só precisa revisitar o que realmente gostou, do contrário dá para se conhecer novos locais nos outros finais de semana que certamente você vai querer repetir a visita.

Onde se Hospedar

Canada Lodge ($$$): uma pousada temática sobre o Canadá, localizada a quatro quadras de Capivari, super charmosa e que vive sempre cheia. Sendo assim, faça sua reserva com antecedência. Não é sua opção caso você tenha um cão e queira viajar com ele, pois eles não são aceitos.

Constelation ($$): outra pousada temática, desta vez com foco na aviação. Com 20 suites confortáveis e preparadas para o inverno, esta localizada a alguns quilômetros de Capivari, o que lhe obrigará a dirigir até lá. Aceita cães.

Refugio Comodo ($): um lugar para se sentir em casa, com agradáveis chalés e o toque pessoal da família Comodo. Esta localizada a alguns quilômetros de Capivari, e você terá que dirigir até lá.

Veja mais hotéis em Campos do Jordão no Booking.com

E você? Já foi a Campos do Jordão ou tem vontade? Se já foi, onde se hospedou? Quais os seus restaurantes e passeios favoritos?


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


6 COMENTÁRIOS

  1. Achei que ficou faltando bastante coisa nesse roteiro. Como não citar o Pico do Itapeva? Lugar lindo e com um visual incrível! Considero o Pico de Itapeva parada obrigatório em Campos do Jordão. Acho que vale a pena também conhecer o Palácio da Boa Vista (Palácio do Governo). Gostei bastante de ter conhecido. Conhecer a Cervejaria é muito legal também, vc vê como é o processo de fabricação das cervejas artesanais. O Borboletário é um dos principais pontos turísticos tb,mas não sei se é tãão válido assim, pois tem q ser um dia com sol pra vc ver legal as borboletas voando felizes rs.

  2. Retaurante do Hotel Satélite, na Abernessia. Comida de qualidade, padrão Campos do Jordão, preços convidativos. Depois da refeição desfrutar da area verde, lago de carpas. Fica no caminho para o auditório no Alto da Boa Vista, ao lado do Mosteiro das Beneditinas (parada obrigatória para ouvir os Cantos Gregorianos e comprar pães e lembrancinhas).

  3. Olá amigos ;
    Adorei o blog,e vou dar uma dica para aqueles que adoram cultura ,literatura e artes.Estive in residence num lugar maravilhoso e sem igual no país,um projeto inspirado num igual americano que já tinha participado e achei este no Brasil muito melhor e ter o clima inigualável de Campos do Jordão,a sua natureza exuberante e o tratamento caloroso de sua equipe internacional .Estou falando sobre The Writer’s House , casa do escritor um espaço com mais de mil metros quadrados e está situado no ponto mais alto do país com acesso de carro e infraestrutura completa. The Writer’s House foi projetada para ser um lugar para os escritores e futuros escritores que virão para pensar, falar e escrever bem, e também para profissionais, executivos e empresas para desenvolver processos criativos para as diversas áreas da arte , comunicação e marketing.The Writer’s House é um ambiente único, que oferece aos melhores escritores do país que fazem desta casa um lugar para discutir a arte e o ofício de seu trabalho na companhia de seus pares ; inspirado no Hub City Writers Project americano , vem a desempenhar um papel vital na vida cultural da cidade de Campos do Jordão , Estado de São Paulo, Brasil, inclusive de forma objetiva na cena cultural internacional e de turismo literário.
    Venham conhecer The Writer’s House ,a casa do escritor projeto inovador , concebido e desenvolvido por empresas e profissionais de comunicação , marketing , turismo e conceituadas empresas de negócios .
    Um lugar de arte ,cultura literária próspera que continua a contar histórias exclusivas para leitores de todo o mundo de hoje e para o futuro.
    Agradeço ao Curador brasileiro e sua seletiva equipe de especialistas por ter aceito minha inscrição, e fazer de meus originais um projeto antes amador e sob a orientação e mentoring , hoje estou colhendo frutos profissionais e reconhecimento internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui