Dicas práticas para planejar a viagem para Cinque Terre

5
viagem para Cinque Terre

Nesse post faço um apanhado geral sobre a parte prática de uma viagem para  Cinque Terre. São dicas para ajudar quem está planejando a viagem ou pretende visitar a região um dia.

Como chegar

Apesar de pequenas, as cidades que fazem parte de Cinque Terre tem boas conexões com cidades grandes na Itália graças a malha ferroviária. Para quem está na Europa, o mais fácil é escolher entre Pisa (e quem sabe conhecer a famosa Torre de Pisa antes de pegar o trem?) e Gênova, mas para quem vai a partir do Brasil, considere chegar em Milão.

Consulte com antecedência o site da Trenitalia, e se possível já compre as passagens de trem. Caso você compre pelo site, não esqueça de imprimir os tickets – e, nesse caso apenas, eles não precisam ser validados. Se você comprar na estação, é obrigatório validar nas maquininhas que ficam nas plataformas (caso você esqueça de validar, pode levar uma multa, não tem escapatória e nem adianta explicar que esqueceu…)

Apesar de todas as cinco cidades de Cinque Terre terem estação de trem, Monterosso Al Mare (a ‘primeira’ terre, mais ao norte) é uma espécie de ‘hub’ já que muitos trens que param lá não param nas outras quatro. Então fique atento – se você chegar em Milão e quiser ir até Corniglia, por exemplo,a disponibilidade de trens pode ser menor, então considere ir até Monterosso e fazer uma troca lá.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Transporte entre as cidades

Já escrevi um post dedicado a esse assunto, explicando certinho as vantagens e desvantagens de pegar trem, barco, ou fazer o caminho através das trilhas. Clique aqui.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Onde se hospedar

Você não precisa necessariamente escolher uma das terres para explorar a região, já que existem diversas cidades maiores por perto. A escolha da cidade base para explorar Cinque Terre realmente depende do tempo que você tem disponível e o que você quer fazer. Se a ideia é encaixar uma visita rápida para os vilarejos, talvez valha a pena ficar em Gênova ou La Spezia – e então conciliar com outros passeios pela região da Liguria.

Eu escolhi me hospedar em Monterosso Al Mare (já contei sobre o B&B onde ficamos nesse post aqui) porque a ideia era aproveitar ao máximo Cinque Terre, e apenas passear em outras cidades caso sobrasse tempo. Como falei antes, nem todos os trens que passam por Monterosso param nas outra quatro terres. Isso contou muito para escolhermos a cidade como base, e somado ao fato de Monterosso ter uma boa estrutura de praia, batemos o martelo.

Outras cidades pertinho de Cinque Terre que também podem ser usadas como base: Levanto, Sestri Levante e La Spezia (a Natalia Itabayana do blog Destino Provence ficou em La Spezia e contou nesse post sobre a experiência).

Eu escolhi meu B&B pelo Trip Advisor. Fui lendo os reviews e mandei emails para algumas que preenchiam meus requisitos. Muitas, com quase um ano de antecedência, ja não tinham lugar, coisa que nunca tinha me acontecido antes. Por isso vale a pena ir pesquisando bem antes da viagem, e assim evitar surpresas e perrengues de última hora.

Quanto tempo ficar

A maioria dos guias recomenda pelo menos duas noites – e na pressa é sim possível passar pelas cinco cidades em um dia. Eu fiquei uma semana, e além de conhecer bem todas elas, consegui fazer passeios para Portofino e Portovenere.

Acredito que o ideal seria dedicar três dias inteiros a Cinque Terre – para aproveitar bastante todas elas e usar todos os transportes disponíveis, além de até conseguir aproveitar a praia em Monterosso. Uma sugestão é fazer Monterosso e Vernazza em um dia, Corniglia e Manarola no segundo dia, e deixar Riomaggiore pro terceiro dia – e nem precisa do dia todo, você pode aproveitar o restante para voltar no seu lugar preferido ou ficar de bobeira na praia.

Clima

Cinque Terre fica ana região da Liguria, no norte da Itália, que não é tão quente como o sul. Mas é claro, nos meses de alto verão (julho e agosto), a probabilidade de sol e calor é muito alta. Isso vem com um ‘preço’: muito mais gente, tudo mais cheio. Os meses logo antes e logo depois do verãozão – maio, junho, setembro e outubro – tem bem menos gente, mas o risco de chuva é maior.

No fim do outono, durante todo inverno e início da primavera, as cidades ficam vazias – até porque muitos estabelecimentos fecham. A dona do nosso B&B disse que viaja nessa época para ver a família, e segundo ela isso é bastante comum. Ou seja: não é um destino para os meses mais frios.

Eu estive lá no fim de maio e a previsão do tempo era desanimadora – mas tivemos uma ótima surpresa e pegamos sol e calor todos os dias. O interessante é que, por causa da sua localização entre mar e montanha, Cinque Terre tem ‘microclima’. O tempo muda rápido, pode começar super fechado e abrir um solzão logo antes da hora do almoço. Então não desanime se o dia começar ruim! As nuvens podem rapidinho dispersar. Se você estiver planejando uma caminhada nas montanhas, é bom tomar cuidado, pois lá no alto o clima é mais propenso a chuva.

Gastronomia

Como diz uma amiga minha, não tem como comer mal na Itália né? Eu concordo: qualquer cafézinho ou boteco sempre vai ter alguma coisa gostosa. E Cinque Terre é assim. Não o destino gastronômico mais conhecido do país, mas comemos muito bem todos os dias, sem preocupação de pesquisar onde iríamos (na verdade eu recebi uma recomendação pelo Instagram e cheguei a fazer reserva, mas chegando lá vi que o lugar era meio pomposo e não tinha muito a ver com o que a gente queria, então acabei passando).

Monterosso é lotada de restaurantes na parte do centro histórico, assim como suas quatro vizinhas (Riomaggiore e Manarola tem vários lugares para comer perto do pier, e Corniglia concentra os restaurantes em sua pracinha principal). Em Riomaggiore recomendo muitíssimo a Enoteca & Ristorante Dau Cila, pertinho do píer. Se você conseguir uma mesa fora, ainda melhor, pois a vista para o mar é o melhor acompanhamento do almoço (veja foto abaixo, que eu postei no Instagram).

E o que comer? Cinque Terre é um prato cheio para quem gosta de frutos do mar. Peça o carpaccio de polvo e de atum, fritto misto e pasta com frutos do mar. Mas claro que os restaurantes oferecem os pratos italianos mais clássicos, como spaghetti a bolonhesa e lasanha.

viagem para Cinque Terre

Quanto levar

Sempre uma pergunta muito difícil de responder, afinal o que define o orçamento é seu estilo de viagem e suas preferências pessoais. Mas para quem está com orçamento apertado, dá pra cortar algumas coisas (como comer em restaurantes: você pode simplesmente almoçar panino ou comprar coisas no supermercado). Mas acho que é preciso reservar no mínimo 30 euros por dia (sem contar a hospedagem!!).

Outras dicas para economizar: usar o trem e dispensar o passeio de barco e utilizar o pedaço da praia (em Monterosso) que não é pago.

Compras

O forte de Cinque Terre é a produção de cerâmica – várias lojas vendem peças feitas na região, e vale a pena escolher alguma coisa pra levar pra casa. Desde acessórios para cozinha até peças decorativas. Todas as cinco cidades tem lojinhas, mas achei as de Monterosso as melhores.

Existem lojas com os souvenirs mais típicos, como ímãs, canecas e globos de neve, e tantas outras que vendem comida e bebiba (garrafinhas de limoncello, especialmente!). Ah, e para quem chega em Corniglia de trem, suba as escadarias até a cidade, já que alguns artesãos costumam vender suas coisas ali. Comprei uma aquarela linda de uma artista que estava lá!

*****

Leia aqui o post com o nosso roteiro de sete dias em Cinque Terre

Leia aqui o post falando sobre transporte em Cinque Terre

Leia aqui o post sobre o nosso B&B em Cinque Terre

Veja aqui todos os nossos posts sobre a Itália, organizados por região ou cidade

*****


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


5 COMENTÁRIOS

  1. Na nóssa próxima viagem iremos para Londres e Portugal.O antigo e o novo, a tradição completamente inserida na Inglaterra e a Modernidade encontrando brechas na terra de nossos ancestrais…

  2. Olá, estou fechando em breve o hotel na região da Cinque Terre. Vi que ficasse em Monterosso pela praia. Nós queremos pegar um dia na praia tbm, Além dessa cidade você achou outra interessante para ficar pelo menos meio dia na praia?
    []s e obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui