Skomer: reserva ecológica no País de Gales

Date:

Share post:

O País de Gales geralmente fica fora do roteiro de quem planeja uma viagem para a Grã Bretanha. O irmão menos famoso e menos conhecido da Inglaterra e Escócia é um daqueles lugares que faz você pensar ‘jamais imaginava que fosse tão lindo’ e merece não apenas uma rápida visita, mas diversas viagens, já que esconde paisagens dramáticas e contato com a natureza – como na ilha de Skomer.

Skomer fica na costa da região de Pembrokeshire e é uma Reserva Ecológica Nacional, mantida pela organização Wildlife Trust of South and West Wales. A ilha fica aberta para visitação entre 1 de abril e 30 de setembro, e é conhecida principalmente pelas colônias de puffins (que ‘moram’ lá entre abril e julho), focas e coelhos (que foram para lá quando a ilha era ocupada por fazendeiros, no século 14, que levaram coelhos para alimentação própria e pele) que estão por lá o ano inteiro. Mas esses são apenas os animais ‘mais famosos’ e é possível avisar muitas outras espécies de pássaros por lá.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Skomer Pais de Gales-AdV (6)
As trilhas em Skomer – não e permitido sair da trilha!

Skomer Pais de Gales-AdV (7)

Skomer Pais de Gales-AdV (8)

Skomer é um passeio maravilhoso para quem curte caminhadas e natureza. É meio que um paraíso intocado, a estrutura para acomodar os voluntários que tomam conta da ilha e garantem a preservação da flora e da fauna é super simples. Não tem café, não tem restaurante, não tem lojinha, não tem nada. Existe apenas um banheiro (e como não tem rede de esgoto, é banheiro biológico) e algumas trilhas marcadas para que os visitantes não se percam.

Todo o perímetro da ilha é de penhascos, e não há nenhuma proteção (mas há MUITO vento), portanto tome cuidado redobrado, principalmente quem for com crianças.

Skomer Pais de Gales-AdV (11)

Skomer Pais de Gales-AdV (10)

Skomer Pais de Gales-AdV (9)

Nós fomos prevenidos e levamos pão e queijo para fazer sanduíches por lá. Tivemos um dia incrível: chegamos em Skomer em torno do meio dia, fizemos uma das caminhadas propostas por uma voluntária que nos recepcionou quando chegamos e conseguimos ver alguns dos pontos mais belos da ilha. O barco retornou para nos buscar as 4 da tarde, e enquanto esperávamos tivemos uma surpresa: avistamos uma família de focas brincando e nadando na água, e outro grupo descansando em uma pedra.

Skomer Pais de Gales-AdV (13)
Família de focas descansando…

Skomer Pais de Gales-AdV (1)

Não era mais temporada de puffins, então não vimos nenhum, e apesar de existirem cerca de 10 mil coelhos na ilha, só vimos seus rastros… eles usam as trilhas como ‘banheiro’ mas ficam escondidos no mato o tempo todo. Aliás, a vegetação de Skomer é praticamente plana, não tem nenhuma árvore, apenas arbustos, flores e grama. Eles até avisam pra não fazer xixi no mato, porque muita gente vai de binóculo e como não tem árvore você fica ‘exposto’!

Também não esqueça de ir com roupa apropriada: calça e jaqueta corta vento, calçado para caminhadas, mochila com bastante água e comida e, é claro, saquinho para o lixo.

Skomer: informações práticas

  • Como chegar: o barco para Skomer sai de Martin’s Haven, uma pequena praia em Pembrokeshire. É preciso ir até lá de carro e deixar no estacionamento pago (£5) – coloque no GPS o código postal SA623BJ para chegar lá
Skomer Pais de Gales-AdV (4)
Esperando o barco em Martin’s Haven
  • Saindo do estacionamento existe sinalização indicando o caminho para Martin’s Haven, e logo no início do caminho existe uma lojinha, que é onde você precisa pagar a taxa para entrar na ilha (£10)
  • A taxa garante seu lugar no barco, mas é preciso pagar a passagem separadamente, direto para o capitão  (£11)
  • O barco faz 3 viagens pela manhã: 10, 11 e 12 (leva cerca de meia hora pra chegar). O horário de volta depende das condições climáticas, pode ser entre 3 e 4 da tarde. Vale a pena ligar antes para checar se o barco está saindo. Telefone: 01646 636 800
Skomer Pais de Gales-AdV (3)
O barco que leva até Skomer
Skomer Pais de Gales-AdV (5)
As gaivotas já estão acostumadas e chegam pertinho para ganhar um pedaço de pão do capitão do barco
  • Na alta temporada dos puffins, procure chegar cedo – li alguns depoimentos no TripAdvisor de pessoas que não conseguiram lugar no barco, pois a procura é grande
  • Caso você não faça questão de ver os puffins, vá no fim de agosto – não tivemos nenhum problema, e apesar de não termos visto a fauna de Skomer em seu melhor, adoramos a paisagem e curtimos demais nosso dia
  • Mais informações no site http://www.welshwildlife.org/skomer-skokholm/skomer/

Fotos postadas no Instagram:

*****

Mais posts sobre o País de Gales:

*****


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Teste de Covid-19 deixa de ser exigência para entrar nos Estados Unidos

Ontem (domingo 12/06/2022) o teste de Covid-19 deixou de ser uma exigência para entrar nos Estados Unidos, uma...

Hotéis em Nova York por menos de $200 dólares em Julho

As férias estão chegando, por isso selecionei alguns hotéis em Nova York por menos de $200 dólares a...

Mario Kart: Bowser’s Challenge nova atração do Super Nintendo World no Universal Studios Hollywood

Mario Kart: Bowser's Challenge é principal a atração do Super Nintendo World, pavilhão que será inaugurado dentro do...

Itália libera entrada no país sem restrições

Itália agora faz parte do time de países europeus que liberou a entrada sem restrições relacionadas ao COVID-19....