Tahiti: Planejando uma Viagem para o Paraíso

Polinesia Francesa 54
Polinesia Francesa 54

Se é pra falar de sonhos, o Tahiti certamente encabeça a minha lista e provavelmente a de muita gente. O cenário com bangalôs e águas cristalinas estão nosso imaginário, pois o Oscar do maravilhoso blog MauOscar.com fez uma viagem para o Tahiti e contou pra gente na edição de Outubro da Revista os detalhes práticos para começar a planejar uma viagem ao Tahiti e suas ilhas.  Aproveite para anotar as dicas e babar nas fotos que ele tirou por lá! 

Destino dos sonhos unânime entre os viajantes, a Polinésia Francesa é um dos lugares mais românticos e exclusivos do mundo. Formada por cerca de 130 ilhas paradisíacas localizadas em meio ao Pacífico Sul, a Polinésia Francesa combina paisagens deslumbrantes, com uma rica e diversa cultura polinésia com um toque requintado francês. Localizada a cerca de 10.500 km de distância do Brasil, conhecer a Polinésia Francesa não é uma das viagens mais fáceis e baratas disponíveis por aí. Porém, apesar do elevado custo e das várias conexões para se chegar até lá, a partir do Brasil, o esforço e o rombo no orçamento são logo recompensados pela paisagem e pelos inúmeros tons de azul do mar. Isso sem falar na hospitalidade e fantástica gastronomia local a base de frutos do mar.

Formada por 5 arquipélagos principais (Ilhas da Sociedade, Marquesas, Austrais, Tuamotu e Gambier), a Polinésia Francesa ocupa uma área de mais de 2.5 milhões de km2. E embora apenas uma pequena fração desta área seja de terra firme, dentro dos limites das águas territoriais do país, seria possível acomodar toda a União Europeia.
Polinesia Francesa 14

Apesar de todo este tamanho, a grande maioria dos visitantes da Polinésia Francesa, visita apenas as ilhas da Sociedade (Tahiti, Moorea e Bora Bora). Caracterizadas por ilhas vulcânicas com picos que, em alguns casos, ultrapassam os 2000m de altitude, cercadas por recifes com abundante vida marinha, as Ilhas da Sociedade são a materialização de qualquer paraíso tropical perfeito. Não é por acaso que este é um destino especialmente procurado por casais em lua de mel, ou comemorando datas especiais.

E já que é para comemorar uma data especial, talvez não exista lugar melhor no mundo para ficar hospedado num bangalô sobre a água. Sim, é caro, na hora de fazer as reservas você toda hora vai ficar se questionando se vale ou não vale a pena. Mas te garanto, quando você chegar ao seu quarto, ver aquele marzão azul na sua frente, você não vai querer outra coisa na vida.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Idioma

Como o nome do país sugere, a língua oficial da Polinésia Francesa é o francês, assim como o Tahitian. O inglês é falado na maioria dos hotéis e resorts, e em algumas lojas e restaurantes. Fora desses lugares “turísticos” a comunicação fica um pouco mais complicada.Duas palavras que você tem que saber ou vai aprender em poucos minutos ao chegar na Polinésia Francesa:

Ia Ora Na –  Bem-vindo
Mauruuru – Obrigado

Polineesia Francesa 8

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Quando visitar:

A Polinésia Francesa tem clima tropical e quente ao longo do ano todo. Tomado pela suave brisa do Oceano Pacífico, o clima destas ilhas é bastante ensolarado e agradável o ano todo, com temperaturas variando entre 20 e 30oC.
Polinesia Francesa 64

Por estarem situadas a baixas latitudes logo abaixo da linha do equador, a grosso modo, na Polinésia Francesa existem duas estações do ano bem definidas: o “Verão” que vai de Novembro a Maio e é caracterizado por um clima um pouco mais quente e úmido mais propenso a pancadas de chuvas. E o “Inverno” que vai de Junho a Outubro e que é caracterizado como a época mais seca do ano e cujas temperaturas ficam cerca de 5-10oC mais frescas em relação ao verão. Eu, particularmente, ainda recomendo visitar entre os meses de Agosto e Outubro, quando as baleias jubarte estão pela área.

Como chegar:

Polineesia Francesa 12

Devido a sua remota localização no Oceano Pacífico Sul, voar é tecnicamente a única opção para se chegar na Polinésia Francesa. Para quem sai do Brasil, a melhor e mais rápida opcão é voar com a LAN Chile via Santiago
Polinesia Francesa 57 com escala na ilha de Páscoa. O único problema é que este vôo entre a ilha de Páscoa e a Polinésia Francesa tem apenas 1 frequência semanal.

Outras formas de chegar voando à Polinésia Francesa incluem voos via Auckland com a Air New Zealand, Los Angeles com a Air Tahiti Nui, Tóquio e Osaka com a JAL, Sydney com a Qantas e Paris (via Los Angeles) com a Air France. Essas companhias podem ser uma excelente alternativa para quem pensa em combinar a viagem com algum outro destino.

Todos os vôos internacionais para a Polinésia Francesa chegam e partem do aeroporto de Papeete (PPT). Este, por sua vez, está localizado na ilha de Tahiti, a maior e mais importante ilha da Polinésia Francesa.

Como se locomover

Exceto entre as Ilhas de Moorea e Tahiti, que são servidas por um serviço regular de Ferry, a única forma para se deslocar de uma ilha para a outra é voando. A cia aérea doméstica que opera na Polinésia Francesa é a Air Tahiti. Os deslocamentos aéreos de uma ilha para a outra não são baratos e em alguns casos um vôo de pouco mais de 1 hora pode custar tanto quanto um vôo (one way) até a Nova Zelândia, que está a 5 horas de Tahiti.
Polinesia Francesa  45
Para quem pretende visitar várias ilhas (além de Tahiti e Moorea) vale a pena conferir os passes aéreos disponíveis no site da Air Tahiti. O transporte entre os aeroportos/ferry é geralmente efetuado de Taxi. Eles não usam taxímetro e têm uma tabela pré-fixada com o valor entre origem e destino. Além disso, cada peça de bagagem é cobrada a parte (100 XPF).
Polinesia Francesa 55

Alugar um carro é desnecessário. Caso ainda queira explorar a ilha por conta própria, deixe para alugar o carro por apenas 1 dia. Só não esqueça de levar a sua PID (Permissão Internacional de Direção).

Moeda:

A moeda oficial local é o Franco Polinésio (XPF), que pode ser facilmente trocada por dólares (americanos, neozelandeses e australianos) e euros. As opções de como levar o dinheiro são as mesmas de qualquer outra viagem internacional e dependem basicamente de suas preferências e seu perfil de gastos. A aceitação de cartões de crédito das principais bandeiras (Amex, Visa e Mastercard) é bastante difundida principalmente nos hotéis e restaurantes, porém em alguns lugares, como supermercado, existe um valor mínimo para a transação. Táxis e comércio de rua não aceitam cartão.
Polinesia Francesa 53

Quanto ao saque de moeda local em sua conta corrente, nem todos os bancos aparentemente estão conectados em redes interbancárias. No nosso caso, conseguimos efetuar saque no banco Socredo.

  • 1 BRL = 31.67 XPF
  • 1 USD = 109.73 XPF
  • 1 EUR = 119,29 XPF
  • 1 AUD = 82.87 XPF
  • 1 NZD = 78.34 XPF

Cotação de 12/11/2016

Visto e Imigração:

Brasileiros não necessitam de visto para visitar a Polinésia Francesa por um período de até 90 dias. Porém o passaporte deve ter pelo menos 6 meses de validade. Embora não seja exigida nenhuma vacina, sempre é bom ter a carteirinha internacional com vacinação contra a febre amarela.

Fotos: Oscar Risch – MauOscar.com


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


24 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela matéria, muito interessante as informações. Planejo fazer esta viagem daqui um tempo e achei interessante a saída de Los Angeles da Air Thaiti Nui. Muito bom saber informações desse paraíso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui