Roteiro de Carro de San Francisco a San Diego pela Pacific Coast Highway

Pigeon Point
Pigeon Point

Viajar de carro pela Costa Oeste americana é uma das minhas atividades favoritas nos Estados Unidos. A Pacific Coast Highway, ou PCH1 como é mais conhecida, percorre a costa da Califórnia e tem o oceano pacífico como companhia por quase toda sua extensão. É um dos trechos mais lindos do país, onde a viagem de carro é prazerosa e para ser feita com calma, pois há cidadezinhas e atrações pra serem exploradas pelo caminho.

Já fiz inúmeras viagens por esta rodovia, com roteiros diferentes – de Los Angeles a San Francisco, de Las Vegas a San Francisco, de Los Angeles a Monterey e voltando até Las Vegas, de San Francisco a San Diego e cada uma tem seus encantos. Muito importante é que cada viagem tem que levar em consideração as preferências pessoais, disponibilidade de tempo, orçamento e também restrições.

O roteiro ideal pra mim inclui ir de avião até São Francisco e alugar um carro com entrega em San Diego, Los Angeles ou Las Vegas de onde sairia o voo de volta. Alugando um conversível a viagem fica ainda mais especial e cenários de filme é o que não faltam por aqui. Em muitas das paradas, é só estacionar o carro no acostamento ou nas áreas pré- determinadas (chamadas de Vista Point) e apreciar o mar do pacífico e a a paisagem.

O roteiro é uma base apenas, sendo bastante flexível e pode ser alterado conforme a necessidade. Em cada cidade há atrações para explorar de um dia a uma semana, ajustar aos interesses dos viajantes é o que vai definir a quantidade de dias em cada cidade. Quando eu já tiver posts sobre o local, o nome terá links. Para ver o mapa no Google, clique aqui.
mapacalifornia1

De San Francisco a San Diego são aproximadamente 580 milhas ou 930 Km. A briga com o GPS vai ser constante, já que ele insistirá que o carro vá pelas rodovias principais, mas seguindo pela PCH1 em toda a extensão é onde podemos ver as paisagens mais lindas da viagem.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Para este roteiro, levaremos em consideração oito cidades nesta rota: San Francisco , Monterey, Carmel, Big Sur, Santa Barbara, Los Angeles, Anaheim e San Diego e com algumas visitas a cidades ou atrações próximas.

San Francisco

Nosso roteiro começa na cidade de San Francisco. A cidade dos bondinhos e da Golden Gate Bridge tem atrações para entreter os visitantes por semanas mas muitos visitantes separam só um dia para explorar a cidade antes de sair pelas estradas. É um erro muito comum e rapidamente se percebe que um dia só não basta. San Francisco é uma cidade para muitos dias e muitas visitas e para esse roteiro separe pelo menos três dias.

trolley

PROMOÇÃO até 10/12 -SEGURO VIAGEM com 10% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. Use o código promocional: FAMILIA e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Entre as atrações mais interessantes, não deixe de visitar o Pier 39, pois uma boa parte da vida turística da cidade acontece por ali. Seja para ver os leões marinhos, ou explorar as muitas lojas do local – há lojinhas de souvenir e até uma especializada em artigos para canhotos, portanto, diversão pra todo mundo! 

sealions

Quando a fome apertar, é só escolher um dos restaurantes do local – o Hard Rock Café tem também uma loja bem na entrada do pier, o Wipe Out Bar e Restaurante fica logo em frente e tem uma cozinha casual num ambiente bem relaxado, com cadeiras e espreguiçadeiras que são perfeitas para observar o movimento de pessoas. O Bubba Gump Shrimp & Co é outra opção com memorabília do filme “Forrest Gump” que está no Pier 39 e o Boudin tem além do restaurante neste pier, a famosa padaria no Fisherman’s Wharf onde os padeiros fazem o pão enquanto as pessoas assistem pela janela de vidro.

Fazer um passeio de barco pela baia de São Francisco e Golden Gate é outro programa muito bacana. Já fizemos os dois cruzeiros diferentes: o da Blue and Gold Fleet que sai do Pier 39 e o da Red and White que sai do Pier 43 1/2. São bem parecidos, vão até embaixo da ponte e na volta passam pertinho da ilha de Alcatraz (mas não param!). A diferença principal foi que o da Red and White tem um audiotour contando sobre as atrações, com opção de português.
san francisco

alcatraz

Descer a sinuosa Lombard Street, passear por Union Square, explorar Chinatown, andar num cable car ou num street car – os bondinhos de San Francisco, são programas imperdíveis na cidade. Para um dia ao ar livre, não deixe de visitar o Golden Gate Park, que tem várias atividades gratuitas, playgrounds muito divertidos para as crianças e também alguns jardins e museus pagos.

Por falar em museus, San Francisco tem uma infinidade deles… só no Golden Gate Park você pode visitar a California Academy of Sciences e o museu De Young, além do Conservatório de Flores e Jardim Japonês. O Exploratorium, que é um museu cheinho de exposições interativas abriu recentemente no Pier 15 e o SFMoMA, o museu de arte moderna é um dos melhores do país.

Atravessar a Golden Gate, seja a pé, de bicicleta ou de carro e ver e fotografar uma das pontes mais famosas do mundo de diversos ângulos precisa ser incluída no roteiro de viagem a San Francisco.

IMG_8021

 Inclua uma visita a Sausalito, uma área vibrante com restaurante e ótimas vistas de San Francisco. 

Dirigindo pela Pacific Coast Highway

Para começar a viagem pela PCH1 a partir de San Francisco, o ideal é sair logo cedo, para aproveitar as paradas pelo caminho. A saída de San Francisco é pela Golden Gate Bridge, que a California 1 S compartilha com a US 101. Neste trecho, de San Francisco até Monterey, são 192 Km/119 milhas. O GPS diz que só precisa de duas horas e 20 minutos para chegar até o destino, mas não acredite. A viagem é para ser feita sem pressa, porque há muito o que ver pelo caminho. E por falar em GPS, lembre-se que é preciso brigar ele e pedir que ele vá pela CA-1 S/ Cabrillo Highway para ver todos os pontos sugeridos.

Aqui alguns pontos de parada que eu recomendo neste trecho.

Half Moon Bay – O primeiro ponto de parada fica a cerca de 40 Km de São Francisco, numa praia que fica na beira da estrada e é muito procurada por surfistas. Se você estiver passando por aqui na hora do almoço, vale dar uma parada no restaurante Sam’s Chowder House que é típico de frutos do mar no estilo da Nova Inglaterra, foi votado com um dos melhores restaurantes de São Francisco e tem uma vista maravilhosa para o mar.
pigeonpoint

Pigeon Point Lighthouse e Whaler’s Cove – 20 milhas/32 km depois de Half Moon Bay, fica o farol chamado de Pigeon Point, um dos vários faróis que se estendem pela costa da califórnia. O que esse tem especial, além do acesso a praia e uma vista privilegiada é a possibilidade de se hospedar nele. O Pigeon Point é um Albergue da Juventude da rede Hosteling International. Entre as curiosidades deste albergue, está uma banheira de hidromassagem com vista para o pacífico. Um outro ponto alto é a vista privilegiada para uma área chamada Whaler’s Cove onde as baleias passam durante a sua rota migratória e fazem um espetáculo.Esse evento das baleias acontece geralmente de Março a Maio, que é um dos períodos mais concorridos no albergue.

Monterey

Monterey era uma colônia de pescadores e uma das indústrias principais na cidade era as fábricas de sardinha. O que restou desta história é hoje conhecida como Cannery Row, que abriga diversas lojinhas e restaurantes, alguns com vista para a baía.
monterey

A cidade tem um dos aquários mais famosos do mundo: o Monterey Bay Aquarium que está localizado onde foi uma fábrica de sardinha e recebe todos os anos quase 2 milhões de visitas.

monterey2Nele se encontram mais de 200 galerias, entre elas, algumas com animais que habitam a Monterey Bay. Umas das atividades que as crianças (e adultos) mais curtem é a hora da alimentação dos animais, onde pode-se observar os pinguins, lontras e peixes sendo alimentados por treinadores. As lontras (Sea Otters) são uma das atrações mais fofas do aquário e da área de Monterey.
lontra
aquario1 aquario2

A cidade pode (e deve) ser usada como ponto de parada e exploração na região, principalmente a cidadezinha de Carmel-by-the-Sea, uma jóia rara.

Carmel

A cidade é uma graça, com suas casinhas baixas, centenas de galerias de arte e restaurantes famosos. O ideal é começar o dia explorando a cidade pela 17 MILE DRIVE, a rota cênica entre Monterey e Carmel que passa por áreas de natureza incrível, campos de golfe além de resorts. As 17 milhas (27 Km) ocupam grande parte do dia, pois são muitos pontos de parada. Entre eles, destaque para o Lone Cypress.
lonecypress

Reserve algumas horas para passear pelo centrinho de Carmel-by-the-sea e andar pelas ruazinhas enquanto olha para obras de arte que provavelmente custam mais que o carro que você está dirigindo.
carmel

A Ocean Ave e as ruas transversais são endereços de restaurantes deliciosos como o Hog’s Breath Inn que era do Clint Eastwood e ainda mantém sua memorabília e nomes de seus filmes no cardápio. Para um cafezinho, lanche rápido ou doces, dê uma passadinha na Carmel Bakery & Coffee Co. que está na cidade desde 1906.

carmel2

Para fechar dia, não deixe de ver o pôr do sol na praia de Carmel.

carmelsunset

Big Sur

Este é o trecho mais esperado e mais lindo de toda a Pacific Coast Highway e apesar de poder ser feita em apenas um dia, eu recomendo se hospedar pela região – em Big Sur ou Cambria para poder curtir as paradas com calma. São 85 milhas ou 137 Km e dirigindo sem parar, gasta-se pouco mais de 2 horas. Mas este é o local do roteiro onde faremos mais paradas por Km, então separe o dia inteiro.

bigsur bigsur2 Veja aqui algumas das paradas favoritas com os marcadores que facilitam a identificação. 

  1. Carmel River State Beach (MON 71.0) – É a praia que fica no lado Sul de Carmel e fica na saída em direção a Big Sur.
  2. Point Lobos State Reserve (MON 70.2) – Esse lugar é bem interessante por causa da quantidade de plantas silvestres e animais selvagens que se consegue ver daqui, mas é preciso chegar cedo porque o parque só permite uma quantidade mínima de carros de cada vez. Você paga uma taxa pra entrar neste parque, mas esta taxa serve para vários outros parques na região como o Andrew Molera State Park, Pfeiffer Big Sur State Park ou o Julia Pfeiffer Burns State Park
  3. Rocky Point (MON 62.0)– Nessa parada as pedras com vários formatos no meio do mar dão efeito interessante na água. E as flores silvestres estão por toda parte.
  4. Rocky Creek Bridge (MON 60.1)– Parece pegadinha, mas esta ponte é quase igual a ponte da próxima parada, a Bixby Bridge que é a famosa, mas todo mundo confunde as duas._MG_7511a
  5. Bixby Creek Bridge (MON 59.8)– É a ponte mais famosa da região, versão maior da Rocky Creek Bridge e fica apenas uma milha (1.6 km) de distância da outra ponte.
  6. Hurricane Point (MON 58.3)– Tem uma visão interessante pro norte da Bixby Creek Bridge e um detalhe que explica o nome: sempre venta muito neste lugar.
  7. Point Sur Lightstation State Park (MON 54.1)– O parque tem um farol muito interessante e rende ótimas fotos
  8. Pfeiffer Big Sur State Park -(MON 46.9) Outro parque com nome parecido que confunde os visitantes. Aqui é local onde as pessoas se hospedam ou fazem camping. Há também restaurante e um café se a fome bater. Dentro do parque, além das trilhas, há também duas cachoeiras muito bonitas.
  9. Julia Pffeifer Burns State Park (MON 35.9)– Provavelmente o meu ponto favorito deste caminho todo. Você estaciona o carro e começa andar pelo parque e sabe que ali tem algo mais. É neste parque onde fica uma das cachoeiras mais lindas que eu já vi. A McWay Fall. O encontro da cachoeira com o mar em um cenário paradisíaco. 
  10. Point Piedras Blancas Vista Points (SLO 62.4) – Esta praia é também conhecida como a praia dos elefantes marinhos.

carro

O motivo? Veja a foto abaixo:

elefantemarinhos

Um lugar muito interessante para se hospedar nesta área é o Post Ranch Inn (MON 44.6 ) (Destaque da edição #1 da Revista), que além de hotel tem também um restaurante divino – o Sierra Point, perfeito para aquela ocasião especial. Ele fica na encosta do oceano pacífico e a vista para o mar dos quartos é deslumbrante. Um detalhe, para quem está viajando com crianças, o hotel só aceita maiores de 18 anos.

Cambria e Adjacências

A praia dos elefantes marinhos fica na área de San Luis Obispo e a cidade mais próxima é Cambria. E nesta área há algumas atrações que valem a pena visitar, então é interessante passar pelo menos uma noite aqui se você não se hospedou em Big Sur para aproveitar o dia.
O Hearst Castle(http://www.hearstcastle.org) está localizado na área de San Simeon, tem 56 quartos, 61 banheiros, 19 salas de estar, 127 acres (0.5 km2) de jardins, piscinas internas e externas , quadra de tênis, cinema, pista de pouso e o maior zoológico privado do mundo.Tudo neste lugar é impressionante.“The Neptune Pool” é a piscina externa no estilo Greco-Romana com vistas maravilhosas do Pacífico. Todos os tour passam por essa piscina. O castelo teve inspiração nas muitas viagens que Mr. Hearst fez pela Europa.
hearstcastlepanorama
San Luis Obispo e Paso Robles ficam nesta área e merecem uma visita. Eles tem mais de 160 vinícolas para explorar, só Napa Valley e Sonoma têm mais opções.

Santa Bárbara

Um balneário descoladinho na Califórnia, com um comércio interessante, restaurantes maravilhosos e vida noturna agitada, merece uma visita só para ela e alguns dias para explorar a cidade. A missão de Santa Barbara que foi fundada em 1786 pelos franciscanos espanhóis é uma das atrações mais famosas da cidade. Outro passeio, é uma caminhada pela State Street, com suas lojinhas, restaurantes e museus, como o Santa Barbara Museum of Art. A gente já se hospedou em vários hotéis por aqui na cidade e foi onde fizemos “Glamping” pela primeira vez.

Solvang

Conhecida como a capital americana da Dinamarca, Solvang é uma cidadezinha minúscula que fica a 40 minutos de Santa Bárbara na California. Com sua arquitetura típica dinamarquesa, a cidade oferece em suas mais de 100 lojinhas especializadas um pouco da culinária, arte e moda da Dinamarca. 

solvang

Los Angeles

rodeodrive

A próxima cidade no nosso roteiro é Los Angeles, que geralmente só é lembrada por suas estrelas na calçada da fama, cinema e é uma daquelas que o amor vai crescendo aos poucos, a cada visita e te garanto, há muito o que se fazer por lá.

Não tem como começar um passeio por Los Angeles sem pensar na Calçada da fama em Hollywood Blvd . É onde você pode ver todas as “estrelas” sem fazer muito esforço. Ali mesmo em Hollywood Boulevard fica o Chinese Theatre ou Teatro Chinês, onde ficam as mãos e sapatos de atrizes. O interessante é que essa tradição começou com uma atriz que pisou acidentalmente no cimento fresco. Pra completar o passeio na área, visite Hollywood and Highlands o complexo de entretenimento que além de lojas e restaurantes é onde acontece o “Red Carpet” pro Oscar. Você pode tirar fotos subindo as escadarias e não esqueça de ir até o topo, que lá no final do Hollywood & Highlands dá para ver o letreiro “HOLLYWOOD”. O antigo “Kodak Theatre”, onde acontece a cerimônia do Oscar, agora se chama Dolby Theatre e é onde você pode ver o show espetacular do Cirque du Soleil – “IRIS” que mistura cinema com a magia do “Cirque”.

Uma surpresa pra muita gente, Los Angeles tem um Museu de História Natural muito bacana que não tem só fósseis, mas várias estações multimídias. Eles inauguraram recentemente uma nova ala de dinossauros e vocês não vão acreditar no jardim lindíssimo de rosas que tem em frente. 

naturalhistoryla

Aproveite o dia que você for ao Museu de História Natural para visitar o California Science Center que fica exatamente do lado. E sabe o que mais? Tem uma estação de metrô que acabou de abrir por lá, ou seja, você não precisa brigar com o tráfego em Los Angeles pra visitar o centro. E de bônus, o Space Shuttle Endeavour está lá em exposição permanente.

Para os apaixonados pelo espaço, o Observatório Griffith tem que constar no roteiro. É a chance de visitar um dos melhores observatórios dos Estados Unidos gratuitamente.

Coloque no roteiro uma visita ao Getty Center, um lugar fantástico que mistura arte, arquitetura e certamente você esquece completamente que está em Los Angeles. Além do Getty Center há também a Getty Villa em Malibu que vale a pena a visita. Os dois são abertos ao público e gratuitos, mas o estacionamento é pago.

Em Downtown Los Angeles vá ao Grammy Museum e aproveite para assistir um show a noite no L.A.Live. Além de shows, essa área tem muito entretenimento e o Staples Center que fica do outro lado da rua do L.A. Live é onde acontecem os grandes jogos na cidade. O time local, os Lakers, é garantia de um show.

Rodeo Drive , a rua mais famosa de Beverly Hills é só glamour. Mas incrivelmente é acessível a quem quiser fazer um “window shopping”, afinal, olhar as boutiques mais lindas e famosas não custa nada. Além do hotel Beverly Wilshire que ficou famoso no filme Uma Linda Mulher há algumas lojas memoráveis nesta área.

Uma das coisas que mais gosto quando vou a uma cidade diferente é visitar o Farmer’s Market, ou mercados. Los Angeles não decepciona e tem vários mercados maravilhosos, mas aqui dois que eu adoro: BEVERLY HILLS FARME’S MARKET e o FARMER’s MARKET LA  que foi o primeiro Farmer’s Market de Los Angeles e é vizinho de lojas super bacanas. Ou você imaginaria uma loja da Zara num Farmer’s Market em algum outro lugar? Aqui também tem a minha loja de doces favorita, a Dylan’s Candy Bar.

Estando na cidade dos cinemas, nada mais interessante que fazer um tour pelos bastidores dos estúdios. A WARNER BROS. oferece VIP tours (http://vipstudiotour.warnerbros.com/ ) onde foram filmados algumas das séries mais famosas da TV. Tirar uma foto sentada no sofá do “Central Perk”, o bar de FRIENDS, ver os estúdios de séries como “Two and a Half Man”, “The Big Bang Theory” e revisitar cidades cenográficas de “Gilmore Girls”, ver os carros mais icônicos do cinema e TV como o BatMóvel e visitar o Museu de Memorabília de cinema são alguns dos momentos memoráveis do passeio.

warnerbros

Também em Los Angeles está localizada o Universal Studios Hollywood que é composto do parque temático baseado em filmes, o CityWalk, complexo de lojas e restaurantes, os cinemas Universal CityWalk, e o Gibson Amphitheatre para concertos e eventos especiais.

universal

O parque temático apresenta uma variedade enorme de passeios e atrações baseados na cinema e televisão incluindo o “King Kong 360 3-D” Criado por Peter Jackson que é apresentado durante o Studio Tour. Simpsons Ride™, A vingança do Múmia™ , Shrek 4-D™ e Jurassic Park ® – The Ride são outras atrações do parque, porém a mais recente e popular é Transformers: The Ride 3D. Misturando 3D com tecnologias de simulação de vôo e efeitos especiais, nele a gente se sente dentro do filme.

Ainda mais impressionante são os robots enormes que não só estão lá para tirar fotos, mas também interagem, conversam, dançam e fazem comentários sobre a roupa e comportamento das pessoas.

transformers

Santa Monica e Venice Beach

Uma roadtrip pela Califórnia não estará completa se enquanto estiver pela área de Los Angeles não houver uma paradinha no Pier da Praia de Santa Monica e também Venice Beach.

stamonica

Anaheim

Anaheim é uma cidade no Orange County (OC) bem pertinho de Los Angeles e um pequeno desvio na nossa rota da Pacific Coast Highway para visitar os parques originais da Disney, parte da Disneyland Resort  que abriu para o público pela primeira vez em 1955. O complexo de parques e hotéis é formado pelos parques Disneyland e Disney California Adventures, pelos hotéis Disneyland, Disney’s Grand Californian Hotel e Disney Paradise Pier, além da área de restaurantes e lojas: Downtown Disney. Separe pelo menos um dia para cada parque.
mickeycalifornia
Em Disneyland não deixe de assistir o encerramento com fogos. Outras atrações entre as favoritas: Mickey and the Magic Map, Toontown, Star Tours e Jedi Training .

castelo

Na Disney California Adventures a nova Cars Land (e a Radiator Spring Racers) é sucesso garantido com crianças e adultos assim como Toy Story Midway Mania, Soarin e o novo show noturno World of Color.
cars1 disneycolors

San Diego

Chegamos à última cidade do nosso roteiro. San Diego é a segunda maior cidade da Califórnia e fica bem ao sul do estado, coladinha na fronteira com o México. Por causa da sua localização, o clima é ameno, e as praias são uma grande atração (são bonitas, mas a água é bem fria!). 

sandiego

harbor2

O centro da cidade fica de frente para a baía, e é onde estão muitos hotéis. Sea World, San Diego Zoo, Wild Animal Park, USS Midway, La Jolla, Gaslamp Quarter e Legoland são algumas das nossas sugestões do que fazer em San Diego. Quer mais detalhes? A gente tem um post inteirinho com os endereços e detalhes de todas as atrações aqui: O que fazer em San Diego.

zooseaworldsandiegowildpark

 

Veja outros posts:

De São Francisco a Big Sur pela Rodovia Mais Linda dos EUA

Direto da Califórnia: Roteiro de Las Vegas a San Francisco de Carro

Death Valley – De São Francisco a Las Vegas de Carro com a Andrea

Este roteiro foi publicado originalmente na Revista #3. Faça o Download gratuito aqui.

Gostou ou tem dúvidas sobre este roteiro? Deixe um comentário pra gente!


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


85 COMENTÁRIOS

  1. Esta viagem é mesmo muito legal, fiz recentemente todo o Roteiro San Francisco, a Los Angeles e Las Vegas de Carro, recomendo. As cidades são lindas e aconchegantes.

  2. E quem poder pode acrescentar a beleza desta estrada costeira também pelo Oregon até a ponta de extremo noroeste do País em Washington State! Maravilha!

  3. Comentário: Oi Cláudia, adorei seu roteiro! Parabéns pelo blog. Sigo a página Aprendiz de Viajante pelo facebook!Adoro! Eu ainda não fiz essa viagem, está na minha lista Top5. Até postei no meu blog. Esqueci de Big Sur!! Abraços

  4. Oi, Cláudia! Antes de mais nada, quero dizer que há tempos acompanho o Aprendiz de Viajante e que adoro as postagens de vocês! Parabéns! =)
    Ano passado, pude fazer esse roteiro de carro e é simplesmente incrível! Foi uma das melhores viagens da minha vida e esse roteiro traçado é perfeito para quem quer explorar bem a região. Meu “arrependimento” foi que tivemos que fazer o caminho entre San Fran e LA em apenas um dia, mas fica aquele gostinho de “quero mais” e um bom pretexto para voltar a Califórnia no futuro.
    Abraços

  5. Louquinha pra fazer esse roteiro com maridão e agora com nossa filhota 🙂
    Clau, post show e vou deixar ele no “radar” para qdo for possível fazer essa viagem com a trupe 🙂

    Bjokas

  6. Estou montando meu roteiro e estou um pouco perdida. Pretendo fazer o roteiro todo em 2 semanas, e estou super na dúvida de quantos dias devo pernoitar em cada lugar. O que é melhor? Reservar com antecedência ou procurar na hora algum local para pernoitar? Vou ficar louca!!!!…rsrsrsrs

    • Claudia, nesse trecho o melhor é reservar com antecedencia, porque tem áreas com poucos hotéis e muitos deles enchem completamente dependendo da época.
      Em duas semanas eu ficaria
      San Francisco – 4 noites
      Monterey/Carmel – 2 noites
      Uma noite pelo menos em Big Sur (os hotéis são mais caros nessa região, mas são maravilhosos!) se não puder, adicione um dia na proxima parada.
      Cambria/San Luiz Obispo/ Paso Robles – 1 noite , se não ficar em Big Sur, adicione a noite aqui para explorar a região.
      Santa Barbara / Los Angeles/ Santa Monica / Anaheim – 4 noites
      San Diego – 2 noites

      • Pessoal, boa tarde! Meu roteiro também é de duas semanas, com uma única diferença: já conhecemos Los Angeles e Santa Mônica. Qual a alteração nessa sugestão que você deu a Cláudia você nos recomendaria em nosso caso?

  7. Oi Claudia, amei o post!!!!! Uma dúvida, você acha muito arriscado não reservar hotéis neste trecho entre Los Angeles e SF??? vamos de carro e pensamos em talvez no caminho decidir onde dormir, qual cidade gostarmos mais e já parar, mas pode ser que fiquemos sem hotel, ou podemos arriscar?
    Outra coisa, enviei um convite no face para me adicionar, se puderes eu agradeço, quem em indicou foi a RBBV.
    Abraços e parabéns pelo blog!!!
    Rege

  8. Vou fazer Las Vegas 5 dias e ficar 10 dias em Los Angeles, queria dicas de um roteiro bom pra mim é a primeira vez que vou…vamos eu, meu marido, minha sogra e minha filha de 2 anos e meio. O que me indicaria pra primeira vez, quero fazer compras e turismo.

  9. Oi Claudia estamos planejando nossa viagem para california, serão 12 dias entre São Francisco, Los Angeles e las Vegas.
    Suas dicaas me fizeram mudar completamente nosso roteiro, fomos salvos e agora creio que teremos uma viagem magnífica.
    Mas, estou esbarrando em um problerminha e gostaria de ver se vc pode nos ajudar.
    Estaremos indo no dia 5/12/2014 e ficaremos na California até 17/12/2014, quando iremos para Orlando.
    Os preços de aluguel de carro na California estão muito acima da Florida. E assim mesmo, ou você tem alguma dica para nos ajudar.

    Obrigado

    Wagner

    • Wagner,

      sim, os preços na California são sempre mais altos. Tente dar uma pesquisada no Hotwire e Priceline que tem sempre ofertas boas, teoricamente você não saberá qual a empresa de carro, mas como elas só trabalham com empresas top, não importa 🙂

    • Dica sobre aluguel de carro na Califórnia. Fiz essa viagem em julho/agosto do ano passado, justo no verão quando as tarifas ficam ainda mais caras. Pesquisei muito pois precisávamos de uma mini-van para 6 pessoas mais bagagem. Descobri sites do Reino Unido que tem tarifas espetaculares, paguei menos da metade do preço de uma Alamo ou National, por 17 dias de San Francisco a Phoenix, Arizona. Dê uma olhada em “rentalcars.com” e “economycarrentals.com”. No início fiquei temeroso porque eles pedem um adiantamento pra segurar a reserva e você paga o aluguel até a data da retirada, ou seja, começa com adiantamento e termina a vista, mas valeu a economia. Ah, você pega o carro numa locadora parceira, no meu caso foi Dollar.

  10. Cláudia, boa tarde!
    Ótima matéria e fotos incríveis.
    Você poderia me dizer aproximadamente os custos dessa viagem?
    Apenas para ter uma noção, pois planejo fazer essa viagem.

    Muito obrigada!

  11. Oi, Cláudia! Estou planejando essa viagem e gostaria de saber qual um endereço certo para por no GPS para que ele não “teime” em me mandar por outro caminho que não a via que acompanha a praia. Obrigada!

  12. Oi Claudia, acha valido esse roteiro com um bebe de 5 meses? Na sua opinião dá para conciliar com uma chegada por Miami ou mesmo deixando para o final, ou acha mto longo o voo?

  13. Claudia… Vc salvou minha vida! Seu post era tudo que eu precisava…. E a resposta com as noites em cada lugar também me ajudou muito. Pretendo fazer esse roteiro, mas vc acha possível incluir Sequoia National Park?

  14. Olá…Fizemos o roteiro inverso: saímos de LA e fomos até SFco e paramos em quase todos os locais que tu citastes…é uma delícia ler e relembrar tudo o que já fizemos…Adoramos o blog e queremos voltar, em breve, com a nossa filhota que AINDA não conhece a Califórnia……

  15. Olá!
    Gostaria de saber quantos dias durou essa rota.
    Estou pensando em fazer um roteiro Los Angeles – San Francisco – Yosemite – Las Vegas – Grand Canyon. Quanto tempo duraria essa viagem aproveitando bem?
    Você acha que é muita coisa para uma viagem só?
    Obrigado e parabéns pelo o blog!

  16. Oi, Bom dia! Adorei suas idéias e dicas! Mas gostaria de saber se é possível ter uma ideia do quanto se gasta por dia num roteiro deste, por pessoa? Abraços!

  17. Qual a melhor época do ano para fazer esse roteiro? Fui de LA a Monterey em outubro e estava um muito nevoeiro, em alguns trechos não tinha visibilidade alguma. Pretendo fazer agora de São Francisco a San Diego, mas só tereis disponibilidade em dezembro… Vc pode me ajudar?

  18. Bom Dia Cláudia
    pretendo ir em maio a California
    mais estou com dificuldades para montar o roteiro
    o voo mais em conta que encontrei foi para Los Angeles
    entao pensei o seguinte:
    ficar 3 noites em los angeles, seguir para santa barbara, ficar umas 2 noites, conhecer Solvang, ir para san luiz obispo e ficar 2 noites para conhecer Hearst Castle e Morro Bay.
    4 noites em san francisco, sair de lá cedinho para parar no Outlet, depois seguir ate Monterey, ficar 3 noites la para conhecer Carmel tb.
    Sair bem cedo de Monterey e fazer as paradas pela estrada até santa Monica, ficar 2 noites em santa Monica, depois 3 noites na Disney e 3 noites em San Diego
    viajarei com 2 crianças, ficara muto corrido?
    obrigada

  19. Olá Cláudia,
    Agora em agosto/14, vamos (2 casais) para a Califórnia, alugamos carro. Nosso planejamento é :
    Dia 13 San Francisco
    Dia 14 San Francisco
    Dia 15 San Francisco
    Dia 16 Sai de San Francisco – livre (sem hotel)
    Dia 17 Los Angeles
    Dia 18 Los Angeles
    Dia 19 Sai de Los Angeles – livre (sem hotel)
    Dia 20 livre (sem hotel)
    Dia 21 Vegas
    Dia 22 Vegas
    Dia 23 Vegas
    Dia 24 Sai de Vegas – Los Angeles
    Dia 25 Los Angeles
    Dia 26 Los Angeles – Brasil

    O que acha e recomenda para os dias “livres” ?

  20. Bom dia Claudia!!!
    Primeiro, parabéns pelo site e pelo post/roteiro!!! Já acompanho ha algum tempo… Obrigado pelas ótimas dicas…
    Será nossa primeira vez na costa oeste, eu e minha esposa… E faremos esse roteiro, todo de carro, pra aproveitar todo o visual e a disposição que ainda temos… Rs…
    Porém, queríamos incluir Las Vegas… Podería nos ajudar no roteiro? Se não for pedir mto? Faremos em maio do ano que vem e teremos 20 dias!

  21. Olá, gostaria de uma ajuda sobre o meu roteiro de viagem.. somos uma familia de quatro pessoas (duas filhas adolescentes) e estamos pensando em ir à São Francisco em julho/2015… passando por Carmel, Los Angeles e encerrando em São Diego.. Gostaria de algumas dicas sobre hotéis e quantidade de dias em cada cidade pois não temos muitos dias para ficar lá.. 15 é suficiente? Muito obrigado desde já.

    • Humberto,

      nos links dos posts com mais detalhes tem sugestões de hotéis. 15 dias é sim suficiente…
      Eu faria:
      San Francisco – 3 noites
      Monterey – 2 noites
      San Luis Obispo/ Cambria – 1 noite
      Santa Barba – 1 noite
      Los Angeles – 3 noites
      Anaheim – 2 noites
      San Diego – 3 noites.

  22. Olá, Claúdia. Adoro todos os posts e as viagens e dicas, sensacional!
    Eu queria pedir para você dicas de mochila pela California. Temos muitos estudantes vivendo nos EUA e com pouca grana para muita vontade de viajar hahaha (meu caso)

    Entao eu queria dicas de como viajar pela California sem gastar muito, quais as melhores opcoes de transporte, acomodações e por ai vai.

    Muito obrigada e parabéns pelo blog.

    • oi Larissa,

      a gente escreve sobre viagens que a gente faz e não fazemos viagens de mochila, mas tem sempre dicas que por aqui que todo mundo pode aproveitar. Mas ó, tem vários blogs especializados em mochilão por aí. 🙂

  23. Olá Cláudia, adorei seus roteiros!!
    Eestou indo com minha familiam incluindo uma criança de 4 anos agora em fevereiro!
    Acha que 15 dias é suficiente para fazer San Fransisco, Los Angeles, San Diego e Las Vegas?
    Acha que nessa época é perigoso pegar a BIG SUR?
    Já me falaram que pode haver neblinas!!
    abs

    Luiza

  24. Olá!
    Pretendo ficar 1 mês em São Francisco – CA ano que vêm, pra fazer 1 intercâmbio! Só terei às noites da semana e sábados e domingos inteiros, como folga!
    Vc pode me indicar lugares bacanas pra eu conhecer neste pequeno período e, lugares pra comer (que não sejam caros) durante o dia e à noite???
    Se puder, gostaria de saber de lugares que posso conhecer e ir curtir à noite???
    Agradeço todo o tipo de inf. que puder me passar!!!
    Bjos!!!

  25. Bom dia: gostei de seu roteiro mas como todas as pessoas que escrevem sobre turismo ,deixa a desejar a parte prática ,objetiva de uma viagem .em nenhum momento você cita gastos ou preços . Creio ser interessante o que li, mas é igual a muitas outras reportagens.Só interessa na montagem do roteiro.

    • Gastos e preços são coisas muito pessoais. Depende muito do estilo da sua viagem e muda dependendo da época, de quantas pessoas vão, então fica sem sentido colocar aqui uma coisa que vai perder o valor. Com os dados que te passei você pode pesquisar na internet mesmo os preços de hoteis que te interessarem e restaurantes que te interessarem. 🙂 Boa viagem.

  26. Olá Claudia, amei suas dicas! Estamos planejando este roteiro para julho de 2015. É uma época boa pra ir? Iremos com nossos filhos de 12 e 6 anos…

    Penso em focar mais nas regiões onde tem os parques da Disney e Universal…os preços em julho são muuuito mais caros?

    Obrigada!!!

  27. Olá Claudia !! Parabéns pelo site ! Não consigo sair dele…
    Queria pedir uma ajuda para escolha de hotéis. Pretendo fazer a rota da PCH até Los Angeles e aproveitar para curtir os parques da Disney, Universal e Six Flags. Recebi da agência, os hotéis abaixo. Poderia me ajudar ou indicar algum? Desde já, muito obrigada !!! Bjssssss.

  28. Qual a distancia da estrada para o ponto que se pode avistar a cachoeira no Julia Pffeifer Burns State Park? Tem q entrar muito? É de carro q se vai ou a pé?

    Obrigado!

  29. Olá Claudia, estou me programando para essa trip ano quem em novembro, vc fez em qual período do ano?
    Adorei suas dicas e já salvei todas rs…..
    Esse mês consigo curtir legal? Iremos por enquanto eu e meu noivo. Ambos não falamos inglês rs… É possível nos virarmos com o idioma?
    Em quanto tempo vc fez esse roteiro?
    Ainda quero incluir Vegas e Orlando.
    O que vc me indica fora esse grande relato?
    Um beijo e parabéns pelo seu blog!
    Camila.

    • Já fiz ela várias vezes… em Maio, em Novembro, em Agosto que foi a última. Novembro vai ser mais friozinho, mas é sempre legal. Eu fiz em duas semanas, mas pode ser feito mais apertadinho. Para incluir Vegas e Orlando precisa de mais tempo.

  30. Olá,

    Estou com dúvidas em relação aos aeroportos de chegada e saída. Você chegou em San Francisco e saiu de San Diego? Vi que as passagens eram muito mais caras em relação a ida e volta de Los Angeles por exemplo.

  31. Olá,

    Pretendo fazer o roteiro SF/LA em setembro, porém não dirijo. Por favor, vc indica alguma agência de viagens que faça o roteiro pela Highway 1 ?

  32. Oi Claudia, tudo bem?
    Estou indo pra Califórnia no final de janeiro e queria saber se é possível fazer esse tour em apenas 1 semana, e se o clima é propício para as paisagens!
    Obrigado

  33. Claudia parabéns pelo blog , gostaria de saber o melhor roteiro de San francisco a San diego em 7 dias , em sua opinião quais seriam os lugares imperdíveis para uma viajem em apenas 7 dias.
    Somos uma casal na faixa de 40 anos .

    • Eu cortaria grande parte da viagem. Em 7 dias eu faria San Francisco em 3 dias, desceria bem cedo para Monterey, visitaria o aquario ou só o waterfront e faria a 17 mile em Carmel. De lá dirigiria até Cambria no fim de tarde. Fim do dia 4. No dia 5, passada em Santa Barbara/ Solvang e dormir em LA. Dia 6 e 7 em LA/ Santa Monica/Anaheim. Muita correria pra ir até San Diego e voltar.

  34. Olá Claudia! Adorei o post e foi super útil!

    Vou fazer o trajeto SFO – LAS e dividi os dias da seguinte forma. O que acha? Alguma sugestão de ajuste?

    7 dias – San Francisco (sendo que 2 dias ficarei em Yosemite. Os demais dias incluem Alcatraz, Mountain View, Napa Valley, Golden Gate Park etc)

    2 dias – Carmel

    1 dias – Big Sur + pernoite em San Luis Obispo

    2 dias – Santa Barbara

    1 dia – Santa Monica + Ventura

    3 dias – LA

    6 dias – Las Vegas

    Muito obrigada e parabéns pelo blog!

  35. Olá Claudia,
    meu esposo e eu vamos fazer uma intercâmbio de três meses em Sacramento CA,em dezembro (2015). Vamos pegar 15 dias para conhecer a costa do pacífico ( Começando por Monterey e descendo até San Diego), las vegas, e Grand Canyon. Já que vamos morar perto de São Francisco , vamos deixar para conhecer durante algum final de semana.Como resolvemos pegar a ultima semana do ano e a primeira de 2016 para realizar essa viagem, fiquei preocupada se devo reservar hotéis ou decidir no percurso, pois é nossa primeira vez nos EUA. Me dá um help por favor? Beijos

  36. Oie! Fiz essa viagem agora e segui booooa parte das dicas. Foi realmente necessário e ótimo!!
    Só uma coisinha… A saída de San Francisco não é pela Golden Gate Bridge. Como era uma das dicas, insistimos nela, só que nao era o caminho e acabamos perdendo bastante tempo…
    No mais foi tudo lindo!!
    Bjs

    • oi Thaiana,

      que legal! E a saída é pela Golden Gate se você seguir o itinerário a risca e sair de Sausalito, como a gente fez. Vou fazer uma alteração no texto para deixar isso mais claro. Obrigada pelo feedback.

  37. Olá, estou adorando as dicas.
    Vou fazer uma viagem em Outubro com mais 2 amigos.
    Ficaremos em Las Vegas entre os dias 21 a 24/10 com o roteiro já definido.
    No dia 24/10 vamos pegar um carro para San Francisco.
    A volta para o Brasil está marcada para o dia 02/11 em Los Angeles. Teremos 08 ou 09 dias para percorrer a costa da California. Você poderia me sugerir um roteiro legal?
    De San Francisco vale a pena eu ir até San Diego e depois voltar para pegar o Voo em Los Angeles? Gostaria de otimizar bem o tempo…

  38. Olá! adorando e devorando as informações do blog!
    Estamos indo eu, marido e filho de 6 anos para disney, e vamos nos hospedar em anaheim, vc acha tranquilo nos dias que formos conhecer sea world e legoland continuarmos hospedados em anaheim e fazer bate e volta para san diego e carlsbad? Meu marido odeia ficar saindo e entrando em hotel e acha que nao vale a pena mudar por dois dias. Pq alguns dizem que é 1h de viagem, outros 1:30 e ainda 2h, queria saber a realidade rsrs.
    Muito obrigada
    Ahh estamos indo em Outubro.

    • Olha.. é puxado, principalmente depois de um dia inteiro de parques. Serão no fim das contas quase 4 horas, com sorte umas 3. Mas na California, sempre conta-se com trânsito e depois de um dia intenso eu sempre acho melhor estar perto do parque.

  39. Boa noite Claudia, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo blog, achei show suas dicas.
    Vou viajar em novembro com uma amiga, tenho 15 dias, Sairei do Brasil a San Francisco, pensei em ficar 3 dias lá, de lá alugo um carro e desço até San Diego, porém meu voo é de Los Angeles a Vegas. Em Vegas vou ficar os últimos 4 dias onde retorno ao Brasil
    Quantos dias indica em cada lugar? Saindo de San Francisco a Los Angeles? Serão 7 dias. Como meu voo é de los angeles a vegas, fica muito fora descer de San Francisco e ir até San Diego e depois voltar pra ultima parada ser los angeles de onde será meu voo?

  40. Olá! Como faço para incluir Las Vegas nesse roteiro? Seria ir de SAN Diego a Las Vegas e lá pegar o voo de volta ao Brasil?
    Tem noção do gasto dessa viagem para um casal com um bebê?
    Ir em janeiro é uma época ruim????

  41. Bom dia Claudia!! Parabéns pelas dicas naravilhosas! Eu oretendo excluir LA do meu roteiro e fazer SF/ Las Vegas , incluindo o Grand Canion… Yosemite, Carmel , Monterey. Fica muito “contra-mão”?

  42. Olá Cláudia! Como vai? Eu e minha família pretendemos fazer esse roteiro, que achei espetacular, no próximo mês. Teremos 8 dias já descontados os 2 referentes a ide e volta do Rio de Janeiro. É possível fazê-lo nesse período? Se você pudesse priorizar algumas das cidades, caso não seja possível visitarmos todas, quais seriam? Muito obrigado pelas dicas detalhadas do blog.

  43. Olá, parabéns pela página. Estive agora na Califórnia e segui exatamente seu roteiro, cada dica, cada lugar e foi uma viagem incrível. A PCH1 é mesmo de tirar o fôlego. Pesquisei em várias páginas até que me encontrei na sua, com esse roteiro sensacional. Obrigada.

  44. Olá, tudo bem? Estou com algumas dúvidas… vou fazer San Francisco, San Diego e Los Angeles, com parada em Carmel/Monterey, mas eu só tenho 10 noites/dias e não sei como dividir, e se devo incluir mais alguma parada para pernoitar. Meu voo chega em SF e volto por LA, também não sei se termino em San Diego e volto direto pro aeroporto de LA, ou se vou direto pra SD e termino em LA. Alguma sugestão?? Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui