The Balmoral na Escócia: o hotel onde J.K.Rowling escreveu o final de Harry Potter

0

Uma viagem de Natal à Itália acabou trazendo uma surpresa: uma paradinha em Edimburgo, Escócia onde pude conhecer o Hotel The Balmoral.

A viagem à Escócia não estava programada. Porém, como canta o artista panamenho Ruben Bláde “La vida te da sorpresas, sorpresas te da la vida”. Embarcando para a Itália, o voo acabou lotando, tive que escolher um outro lugar para ir e de lá prosseguir para o meu destino final. Olhei no painel da empresa aérea e, entre vários voos para a Europa, resolvi que a cidade escolhida seria Edinburgh ( Edimburgo), na Escócia. Já tinha visitado o país durante uma viagem escolar no verão quando era criança e estava super ansioso em regressar agora na idade adulta.

Assim que cheguei, reservei um almoço no restaurante Hadrian’s Bar Brasserie no hotel The Balmoral, um dos mais tradicionais hotéis da cidade. Localizado no número 1 da Princes Street, foi inagurado em 1902. Com 168 quartos e 20 suítes, o hotel é sofisticado ao extremo. Fazendo parte do grupo hoteleiro Rocco Forte Hotels, o hotel The Balmoral teve o privilégio de ter sido decorado pela famosa designer de interiores italiana Olga Polizzi, que tornou o estabelecimento em um lugar aconchegante, luxuoso e elegante, porém sem exageros.

The Balmoral é homônimo do castelo de Balmoral onde a rainha Elizabeth II costuma passar as férias de verão. A cunho de curiosidade, para quem assistiu o filme “The Queen”, foi ali onde ela ficou sabendo da morte de Lady Diana pelo ex-primeiro ministro Tony Blair.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Hadrian’s Bar Brasserie

O restaurante é pilotado pelo chefe de cozinha Jeff Bland que tem uma estrela Michelin há 14 anos. Chefe Bland utiliza somente produtos sazonais e orgânicos nos saborosos pratos de sua criação. O nome Hadrian é uma homenagem ao imperador romano Adriano, que construiu um enorme muro para proteger a assim chamada Britannia dos invasores do norte. Tão logo me sentei, pedi um Kir Royal como aperitivo enquanto esperava o menu. Como estava na Escócia, sabia que teria que escolher um prato de frutos do mar e assim foi a escolha. Pertinho de mim havia um carrinho com algo que amo de paixão, salmão escocês. Pedi como entrada o salmão que veio acompanhado de guarnições como alcaparras, cebolinha picada, limão e um molho de mostarda. Nunca tinha comido algo igual ou tão saboroso. Defumado no próprio hotel e marinado no whisky, o salmão não é gorduroso e é levemente adocicado. Para acompanhar, pão de centeio orgânico, manteiga e molho pesto. Como prato principal, optei pelo robalo com mexilhões e camarões que estava divino.

Para finalizar a refeição, escolhi uma sobremesa que semprei amei, o pudim de Natal. Feito com frutas cristalizadas, rum e creme de baunilha, essa sobremesa é servida quente e é típica do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

The Whisky Ambassador

O hotel The Balmoral tem um bar exclusivo dedicado aos apaixonados dessa bebida tão famosa mundialmente. O verdadeiro whisky escocês é, obviamente, feito na Escócia e precisa ser envelhecido em barris de carvalho pelo menos durante três anos. A bebida é dividida em cinco categorias bem distintas: Single malt, single grain, blended malt, blended e blended grain. Geralmente, o melhor whisky é o “single malt”, que é feito de um só tipo de malte sem ser misturado com qualquer outro malte ou outro tipo de grão como, por exemplo, a cevada. O hotel The Balmoral tem os “Whisky Ambassadors”, que dão aulas para os que estiverem interessados na bebida. O próprio hotel tem mais de 500 rótulos de whisky single malt e os “Ambassadors” usam o kilt, uma espécie de saia quadriculada, o “tartan”, que é uma lã típica da Escócia.

Harry Potter

A convite do hotel fui conhecer a suíte J. K. Rowling. A suíte é linda com banheiro em mármore de Carrara, uma enorme sala de estar e o quarto principal com todas as amenidades para o hóspede mais que exigente.

Na sala, existe um quadro assinado pela escritora J. K. Rowling e um busto do deus grego Hermes em mármore. 

A escultura também tem a assinatura dela mencionando que se hospedou naquela suíte enquanto terminava de escrever o livro “Deathly Hallows” (Harry Potter e as Relíquias da Morte) em 2007. Vou ser sincero, assisti só alguns filmes e não li todos os livros.

Sei que existem clubes e pessoas fanáticas pelos livros dela e que sabem contar tudo e mais um pouco sobre cada personagem, mas posso dizer que ter passado uma tarde na suíte onde a própria J. K.Rowling se hospedou durante três meses foi uma grande surpresa.

Poder estar sentado no mesmo lugar onde ela tinha escrito o livro foi uma emoção tão grande que não tinha como conter tamanha alegria. Foram várias emoções ao mesmo tempo. Não sei se foi a própria surpresa de estar ali e compartilhar a mesma escrivaninha onde ela terminou a obra famosa mundialmente ou a lembrança dos momentos em que passei escrevendo as inúmeras matérias sobre as minhas viagens ou ainda as noites passadas escrevendo textos na época da faculdade. Só sei dizer que não vou me esquecer nunca desse dia maravilhoso no hotel The Balmoral.

Enfim, foi uma grande surpresa poder ter tido a oportunidade de vivenciar uma experiência magnífica no hotel The Balmoral. Temos que estar preparados para o que a vida nos reserva, sejam esses momentos bons ou ruins e aproveitar cada minuto como se fosse o último. E como diz o canção “La vida te da sorpresas, sorpresas te da la vida”,

Informações Úteis

The Balmoral Hotel

Endereço: 1 Princes Street,  Edimburgo, Reino Unido

Websitewww.roccofortehotels.com

Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui