7 cidades que você vai amar conhecer na Colômbia

    28

    A Colômbia é um país que vem atraindo cada vez mais turistas brasileiros e o Murilo Pagani  do blog Volto Logo nos apresenta esse belo país!

    Parece que finalmente estamos deixando de lado algumas crenças ultrapassadas sobre a Colômbia e indo comprovar, de fato, tudo o que esse país tem a oferecer e olha que não é pouca coisa!

    Assim como no Brasil, o território colombiano possui regiões e cidades muito distintas. O que, como consequência, faz com que ele seja um destino interessante para diversos perfis de viajantes.

    Tem a Colômbia cosmopolita em Bogotá, a Colômbia histórica em Cartagena, a Colômbia natureza em Santa Marta, a Colômbia caribenha em San Andrés, a Colômbia pacata em algum pueblo qualquer e muitas outras “Colômbias”. E, apesar das diferenças, todas elas têm em comum uma culinária deliciosa e um povo pra lá de simpático e alegre. Ou seja, uma combinação pra viajante nenhum botar defeito.

    Se você já ficou com vontade de conhecê-la, continue lendo que nesse post eu vou te contar quais são os principais destinos turísticos deste país e o que você irá encontrar em cada um deles.

    Viaje com internet no seu celular

    Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

    1- Medellín

    Jardim Botânico
    Jardim Botânico

    Não é segredo pra ninguém que tenho um carinho especial por essa cidade. Foi nela que eu morei por três meses, realizei um intercâmbio voluntário e fiz muitos amigos. Eu sei, isso não é motivo para que você a coloque no seu roteiro pela Colômbia, mas continue lendo que eu vou te contar quais são as reais razões para que você conhecê-la.

    A começar pelo clima, de eterna primavera. A temperatura amena e agradável durante todo ano é um convite irrecusável para passeios durante o dia e a noite. Logo em seguida você será apresentado a uma simpatia sem igual dos habitantes dessa terra. Os colombianos de um modo geral são bem hospitaleiros, mas foi em Medellín que essa receptividade transbordava.

    Sobre as atrações da cidade pode ficar tranquilo que você não ficará nem um pouco entediado.  Alguns dos lugares que eu recomendo que você conheça são a Plaza Botero,  Museu de Antioquia, Museu El Castillo,  Plaza de las Luces, Pueblito Paisa, Parque Arví,  Parque Explora e o Jardim Botânico.

    Para restaurantes legais e sair à noite, vale a pena conferir as opções do bairro El Poblado, Parque Lleras e da Calle 70. Veja aqui 10 coisas para fazer em Medellin

    2- Cali

    Importante polo cultural do país e conhecida como a Capital da Salsa, aos poucos Cali vem conquistando seu espaço no cenário turístico colombiano. E, certamente, é um lugar que também pode te conquistar.

    Confesso que a principio você pode achá-la um pouco sem graça, mas basta dar um tempinho para que ela comece a te envolver. Primeiro, é claro, com o ritmo musical contagiante dessa cidade. A Salsa está presente em todos os lugares e você pode até arriscar alguns passinhos. Sair da daqui sem ter aproveitado uma noite de rumba é uma tremendo sacrilégio.

    Já durante o dia aproveite para visitar o seu centro histórico, a Capela la Merced, o Teatro Municipal, a Iglesia la Ermita, caminhar pela beira do Rio Cali e subir a colina San Francisco para uma vista bacana da cidade.

    3- Bogotá

    Catedral Bogotá
    Catedral Bogotá

    Amada por muitos e odiada por outros tantos, a capital colombiana é inevitavelmente comparável a São Paulo – seja pelos aspectos positivos ou negativos.

    É em Bogotá que você encontrará a maior oferta gastronômica do país, a vida cultural mais movimentada e a noite mais animada. É onde você poderá conhecer construções históricas e, logo depois, fazer compras em modernos shoppings centers.

    Os lugares imperdíveis, na minha opinião, são o bairro La Candelária (como é chamado centro histórico) e o Cerro de Monserrate ,onde se tem uma vista privilegiada da cidade. Para os fãs de museus vale a pena conferir o Museu Botero, Museu do Ouro, Museu da Esmeralda e o Museu Nacional.

    Se tiver tempo disponível reserve um dia para conhecer a Catedral de Zipaquirá, construída no interior de uma mina de sal e localizada a 45 km de Bogotá.

    Para curtir a noite a Zona Rosa é uma das melhores opções. Essa é uma região bastante badalada com muitos restaurantes, pubs e baladas. Também há lojas de grifes bem famosas, portanto, pode valer um passeio durante o dia.

    4- Cartagena

    Cartagena
    Cartagena

    História e Caribe, uma combinação que faz qualquer viagem valer a pena e que pode ser encontrada em Cartagena.

    Confesso que não cheguei em um bom dia na cidade, as fortes chuvas de outubro deixavam várias ruas alagadas e o trânsito um tanto quanto caótico, o que não me causou a melhor das primeiras impressões. Porém, bastou o diluvio passar para eu começar a perceber seus encantos.

    A Cidade Amuralhada é realmente tudo aquilo o que as pessoas falam e mais um pouco. Caminhar calmamente pelas ruas do seu centro histórico e observar as construções coloniais super bem conservadas, certamente será o ápice da sua viagem.

    Para se refrescar do forte calor que faz em Cartagena o ano inteiro, você pode contratar algum tour que te leve até a Isla Del Rosario ou Playa Blanca.

    As praias da cidade, apesar de não serem muito bonitas, também podem ser uma opção. Nesse caso recomendo a de Bocagrade, que fica a uns 20 minutos de caminhada do centro histórico.

    Leia mais sobre Cartagena.

    5- Barranquilla

    Localizada entre Santa Marta e Cartagena, não são muitas as pessoas que aproveitam para conhecer essa festiva cidade colombiana. Além ser a cidade natal da cantora Shakira, Barranquilla também é muita famosa pelo seu carnaval animado e pelos diversos festivais que sedia ao longo do ano.

    Sobre as atrações da cidade um ou dois dias devem ser suficiente para você conhecê-las. Não deixe de visitar o Parque Cultural del Caribe, a Catedral Maria Reína e o centro histórico da cidade.

    6- Santa Marta

    Santa Marta
    Santa Marta

    Já quero te avisar que, embora tenha uma boa estrutura para o turismo, Santa Marta em si não tem lá grandes atrativos. Uma caminhada pelo seu movimentado centro histórico e pela orla de alguma praia são os únicos passeios que eu fiz e recomendo.

    Por outro lado, aos arredores da cidade a coisa muda de figura. Santa Marta possui uma localização estratégica que a faz ser o lugar ideal para explorar alguns lugares fascinantes na Colômbia. O Parque Tayrona com suas belas praias, e o Parque Nacional Natural Sierra Nevada com a intrigante Ciudad Perdida são dois deles.

    Vale lembrar que Santa Marta também está relativamente próxima de outras duas cidades que estão nessa lista: Barranquilla (104 km)  e Cartagena (227 km). Leia Mais sobre Santa Marta.

    7- San Andrés

    Graças as recorrentes promoções de passagens aéreas para esse destino, San Andrés vem se tornando bastante popular entre os brasileiros. Mas é claro, apenas passagem barata não é motivo para tirar o exigente turista tupiniquim de sua casa. O que faz nossos olhinhos brilharem, na realidade, é a imensidão azul chamada Caribe.

    Localizada próximo da costa da Nicarágua, os voos que chegam a essa ilha saem das grandes cidades colombianas, como Bogotá, Medellín e Cartagena.

    Não fique menos do que 4 dias por lá. Aproveite para conhecer lugares como Rocky Cay, Johnny Cay e El Acuário. Com um pouco mais de tempo você pode esticar a sua viagem até Providencia e Santa Catalina, duas outras ilhas no mar caribenho.

    Outros destinos para você visitar na Colômbia

    Resumir os principais destinos turísticos da Colômbia em apenas 7 cidades não é apenas uma tarefa difícil, mas também injusta. Afinal, o território colombiano é repleto de lugares que valem a pena conhecer. Por isso, deixarei aqui mais algumas sugestões de destinos que você pode incluir na sua viagem pelo país.

    Pertinho de Medellín, cerca de duas horas, você pode conhecer em um passeio bate-volta o município de Guatapé. Além das charmosas ruazinhas que há por lá, outra atração deste pueblo é a pedra El Peñol e sua belíssima vista para a represa de Guatapé.

    Entre Cali e Medellín, Salento é o lugar mais procurado para quem quer conhecer um pouco do Eje Cafeteiro – a principal região produtora do famoso café colombiano. A cidade é bem pequena e agradável, de lá é possível conhecer algumas fazendas de café e belo Parque del Cocora.

    Outro pueblo bastante simpático que conheci foi Jardin, a 140 km de Medellín. Apesar da distância não ser tão longa a viagem de ônibus leva quase 4 horas, portanto, fazer um bate-volta não é aconselhável. Se tiver pelo menos dois dias dia essa é uma boa pedida para quem está em busca de tranquilidade e natureza.

    Saindo de Bogotá um destino interessante é Villa de Leyva, uma cidade colonial que está a 180 km da capital colombiana. Mais uma vez recomendo que você tenha pelo menos uma noite disponível para incluí-la no seu roteiro.

    No município de Ipiales, próximo da fronteira com o Equador, o Santuário de Las Lajas surpreende pela arquitetura gótica e pelo fato de ter sido construída em um cânion.

    Guatapé - Colômbia
    Guatapé

    Mais Dicas de viagem para a Colômbia

    Quando ir ?

    De um modo geral os meses mais secos e ideais para viajar pela Colômbia são de dezembro a abril e de julho até a primeira quinzena de setembro. Durante outubro e novembro costuma chover bastante.

    Mas lembre-se de a Colômbia é um país bem grande e seu clima sofre variações de cidade para cidade. Se você pretende conhecer algum destino especifico, leve em consideração apenas esse lugar.

    Como se locomover ?

    Viajar de ônibus pelas principais cidades turísticas da Colômbia costuma ser tranquilo, confortável, mas nem sempre rápido. Algumas distâncias são muito longas para serem vencidas por terra. Como por exemplo, de Bogotá a Cartagena são 1070 km em 18 horas. Outra coisa que pode aumentar as horas de viagem, mesmo que o percurso não seja tão longo, é o fato de muitas estradas percorrerem a Cordilheira dos Andes.

    Se você não tem tempo a perder com horas e mais horas viajando de ônibus, a dica é comprar uma passagem aérea múltiplos destinos para voar entre as principais cidades do seu roteiro. Caso seu bilhete fique muito caro, você pode comprar a passagem aérea comum (de ida e volta para o mesmo destino), e comprar passagens avulsas pela companhia Viva Colombia. Essa é uma companhia low-cost colombiana e que costuma ter ótimas promoções.

    Leia mais sobre a Colombia no blog Volto Logo.

    E você? Já foi pra Colombia? Tem alguma dica pra gente?


    Vai Viajar?

    Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

    Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

    Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

    Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

    Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


    28 COMENTÁRIOS

    1. Olá melhor trocar a moeda aqui ou na Colômbia? Levar dolar o real? As taxas da western union são menores ou iguais das casas de câmbio colombianas ?

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente!
    Por favor entre seu nome aqui