Um hospital secreto na Eslovênia

0
hospital secreto

Durante minha viagem para a Eslovênia com um grupo de blogueiros, estava na programação visitar um ‘hospital secreto’ que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Preciso admitir que não dei muita bola e achava que veria uma espécie de construção abandonada, uma coisa assim meio pós apocalíptica, sabem?Mas foi só chegar no lugar (quer dizer, na entrada para o caminho que leva até lá) que percebi que essa visita seria uma aula de história e que eu estava para por os pés numa atração da Eslovênia que nunca havia ouvido falar.

O Partizanska Bolnica Franja (em inglês: Franja Partisan Hospital) fica nos arredores do vilarejo Dolenji Novaki, na região conhecida como Cerkno. Ele começou a ser construído no final de 1943 e continuou a ser expandido e utilizado até o fim da guerra em 1945. Quem idealizou e construiu o hospital foram os integrantes do movimento anti-nazismo da Eslovênia, conhecidos como ‘Slovene Partisans’ (parte do grupo revolucionário comunista da Iugoslávia).

hospital secreto
Parte do caminho até o hospital

hospital secreto

É impossível visitar o hospital secreto e não questionar a habilidade dos médicos e voluntários em manterem o lugar a salvo dos nazistas durante toda sua existência. Aparentemente os inimigos sabiam de sua existência, mas nunca conseguiram encontrá-lo. O hospital inclusive tinha sua própria estratégia de defesa e soldados designados para patrulha 24 horas por dia. No caminho que fazemos hoje pra chegar até lá, a partir do estacionamento, é possível ver um dos bunkers incrustado nas pedras, lá no alto, o qual servia como ponto de observação.

O hospital secreto foi construído sobre um riacho, bem no meio de um desfiladeiro. Hoje o acesso é relativamente fácil: existem escadas e pontes, e em 10 minutos o visitante chega lá. Mas durante esse caminho temos que imaginar como os soldados feridos eram transportados na época, levando em consideração não apenas a mata fechada, mas também o fato do hospital ser clandestino. Nem mesmo os feridos poderiam saber para onde estavam sendo levados. Por essa razão, eram vendados, e os responsáveis pelo transporte faziam desvios propositadamente. Imaginem só dois homens carregando uma maca com uma pessoa gravemente ferida desfiladeiro acima?

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

hospital secreto
Parte do caminho até o hospital

hospital secreto

Outra coisa bem interessante é que antes de chegar no hospital secreto, durante o caminho mesmo, existem diversas placas com declarações de médicos, pacientes e soldados que patrulhavam o local. Cada um conta sobre sua experiência, e dessa forma a gente começa construir uma historinha na cabeça, antes mesmo de chegar lá.

hospital secreto

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

A construção que vemos hoje infelizmente não é a original (foi tudo praticamente destruído em 2007 em uma enchente), mas foi feita para reproduzir fielmente o que existiu na época. Cada casa de madeira tem uma função: triagem, cirurgia, escritório, dormitório, armazenagem, etc. Todas as casas estão identificadas, e é impressionante como tudo era muito organizado. Afinal, não podemos esquecer que além de ser um hospital, era uma construção clandestina. A lenha usada para aquecer a caldeira para lavar roupas, por exemplo, tinha que estar totalmente seca para não gerar fumaça. Esse tipo de detalhe que é difícil pra gente imaginar hoje em dia!

hospital secreto
Sala de cirurgia

hospital secreto DSCN1450

578 feridos foram atendidos no hospital secreto, e cerca de 10% morreram. Eu fiquei impressionada com esse número, e também adorei saber que foi uma mulher que administrou o lugar na maior parte de seu funcionamento. A Dra. Franja Bojc Bidovec assumiu o cargo em janeiro de 1944 e ficou até o fim da guerra. Ela continuou trabalhando como médica até o fim de sua vida, em 1986. O hospital hoje leva seu nome, uma linda homenagem.

Hospital Secreto: informações práticas

  • o Franja Partisan Hospital fica a 55km (de carro) da capital Ljubljana. Eu não encontrei nenhuma ligação direta com transporte público entre os dois lugares, então se você não estiver de carro recomendo fazer o passeio com agência ou fechar com um taxista (a recepção do seu hotel provavelmente pode ajudar com isso)
  • O ingresso custa 5 euros
  • Horário de funcionamento: de 1 de abril a 30 de setembro diariamente das 9 às 18h, de 1 de outubro a 31 de outubro diariamente das 9 às 16h. Entre 1 de novembro e 30 de março as visitas podem ser feitas apenas se reservadas antecipadamente, em grupos
  • Endereço: Dolenji Novaki pri Cerknem, 5282 Cerkno
  • Site: www.muzej-idrija-cerkno.si/index.php/en/locationsexhibitions/permanent-exhibitions/franja-partisan-hospital.html

Eu viajei para a Eslovênia a convite da agência MGM Media Optima. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência. Não prometi divulgação e os posts não são pagos. 


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui