Booking.com

Um hospital secreto na Eslovênia

Date:

Share post:

Durante minha viagem para a Eslovênia com um grupo de blogueiros, estava na programação visitar um ‘hospital secreto’ que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Preciso admitir que não dei muita bola e achava que veria uma espécie de construção abandonada, uma coisa assim meio pós apocalíptica, sabem?Mas foi só chegar no lugar (quer dizer, na entrada para o caminho que leva até lá) que percebi que essa visita seria uma aula de história e que eu estava para por os pés numa atração da Eslovênia que nunca havia ouvido falar.

O Partizanska Bolnica Franja (em inglês: Franja Partisan Hospital) fica nos arredores do vilarejo Dolenji Novaki, na região conhecida como Cerkno. Ele começou a ser construído no final de 1943 e continuou a ser expandido e utilizado até o fim da guerra em 1945. Quem idealizou e construiu o hospital foram os integrantes do movimento anti-nazismo da Eslovênia, conhecidos como ‘Slovene Partisans’ (parte do grupo revolucionário comunista da Iugoslávia).

Viaje com internet no celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A América Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 5% de desconto VIAJANTE!

hospital secreto
Parte do caminho até o hospital

hospital secreto

É impossível visitar o hospital secreto e não questionar a habilidade dos médicos e voluntários em manterem o lugar a salvo dos nazistas durante toda sua existência. Aparentemente os inimigos sabiam de sua existência, mas nunca conseguiram encontrá-lo. O hospital inclusive tinha sua própria estratégia de defesa e soldados designados para patrulha 24 horas por dia. No caminho que fazemos hoje pra chegar até lá, a partir do estacionamento, é possível ver um dos bunkers incrustado nas pedras, lá no alto, o qual servia como ponto de observação.

O hospital secreto foi construído sobre um riacho, bem no meio de um desfiladeiro. Hoje o acesso é relativamente fácil: existem escadas e pontes, e em 10 minutos o visitante chega lá. Mas durante esse caminho temos que imaginar como os soldados feridos eram transportados na época, levando em consideração não apenas a mata fechada, mas também o fato do hospital ser clandestino. Nem mesmo os feridos poderiam saber para onde estavam sendo levados. Por essa razão, eram vendados, e os responsáveis pelo transporte faziam desvios propositadamente. Imaginem só dois homens carregando uma maca com uma pessoa gravemente ferida desfiladeiro acima?

hospital secreto
Parte do caminho até o hospital

hospital secreto

Outra coisa bem interessante é que antes de chegar no hospital secreto, durante o caminho mesmo, existem diversas placas com declarações de médicos, pacientes e soldados que patrulhavam o local. Cada um conta sobre sua experiência, e dessa forma a gente começa construir uma historinha na cabeça, antes mesmo de chegar lá.

hospital secreto

A construção que vemos hoje infelizmente não é a original (foi tudo praticamente destruído em 2007 em uma enchente), mas foi feita para reproduzir fielmente o que existiu na época. Cada casa de madeira tem uma função: triagem, cirurgia, escritório, dormitório, armazenagem, etc. Todas as casas estão identificadas, e é impressionante como tudo era muito organizado. Afinal, não podemos esquecer que além de ser um hospital, era uma construção clandestina. A lenha usada para aquecer a caldeira para lavar roupas, por exemplo, tinha que estar totalmente seca para não gerar fumaça. Esse tipo de detalhe que é difícil pra gente imaginar hoje em dia!

hospital secreto
Sala de cirurgia

hospital secreto DSCN1450

578 feridos foram atendidos no hospital secreto, e cerca de 10% morreram. Eu fiquei impressionada com esse número, e também adorei saber que foi uma mulher que administrou o lugar na maior parte de seu funcionamento. A Dra. Franja Bojc Bidovec assumiu o cargo em janeiro de 1944 e ficou até o fim da guerra. Ela continuou trabalhando como médica até o fim de sua vida, em 1986. O hospital hoje leva seu nome, uma linda homenagem.

Hospital Secreto: informações práticas

  • o Franja Partisan Hospital fica a 55km (de carro) da capital Ljubljana. Eu não encontrei nenhuma ligação direta com transporte público entre os dois lugares, então se você não estiver de carro recomendo fazer o passeio com agência ou fechar com um taxista (a recepção do seu hotel provavelmente pode ajudar com isso)
  • O ingresso custa 5 euros
  • Horário de funcionamento: de 1 de abril a 30 de setembro diariamente das 9 às 18h, de 1 de outubro a 31 de outubro diariamente das 9 às 16h. Entre 1 de novembro e 30 de março as visitas podem ser feitas apenas se reservadas antecipadamente, em grupos
  • Endereço: Dolenji Novaki pri Cerknem, 5282 Cerkno
  • Site: www.muzej-idrija-cerkno.si/index.php/en/locationsexhibitions/permanent-exhibitions/franja-partisan-hospital.html

Eu viajei para a Eslovênia a convite da agência MGM Media Optima. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência. Não prometi divulgação e os posts não são pagos. 


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...

Show da Ivete Sangalo no Universal Orlando será transmitido ao vivo no Multishow

Vai começar mais uma Florida Cup em Orlando e assim como 2019 e 2020, a rainha do axé...