Veneza: Murano, Burano e San Michele

3
Veneza

Visitar as ilhas de Veneza quer dizer fugir um pouco da confusão do centro e mergulhar em pequenas Venezas diversas entre si, mas com uma grande beleza em comum. Mesmo com o grande fluxo de turistas, é possível encontrar em Burano, por exemplo cantinhos tranquilos, onde dá para admirar o dia a dia dos moradores da ilha.

Veneza

Murano

Murano fica a 1 km de Veneza e para chegar à ilha existem dois modos

  • Em frente à estação Santa Lucia, você pega o vaporetto número 3. Em 20 minutos você chega na ilha. Basta descer na parada Murano Colonna
  • Na parada de vaporetto Fondamente Nove, você pode pegar a linha 4.1 e 4.2. Caso você pegue esta linha, vai ter um bônus, uma parada estratégica e rápida no meio do caminho para conhecer a Ilha de San Michele (veja mais abaixo)

Murano é famosa pela produção de vidro, uma arte tradicional secular que sobrevive apesar da invasão de peças de origem chinesa. Logo em frente à primeira parada do vaporetto você vai encontrar a Fondamenta dei Vetrai, uma espécie de rua que margeia o canal, onde estão inúmeras lojas e fábricas de vidro artesanal. Algumas delas possibilitam a entrada dos turistas. Aproveite para ver o espetáculo que é o trabalho dos mestres do vidro de Murano. Ali a gente entende o trabalho que está por detrás de cada peça.

Murano

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

No final da Fondamenta dei Vetrai, uma parada obrigatória é a Igreja de São Pedro Mártir, construída em 1348, destruída por um incêndio e depois reconstruída em 1510 em estilo gótico. Logo depois, você irá encontrar o Canal Grande de Murano. Atravessando a ponte e virando à esquerda visite a igreja Santa Maria dos Anjos. Voltando pelo canal, logo você encontra o Museu do Vidro, com um acervo muito interessante.

Contornando o Museu do Vidro vale muito a pena passar pelo Campo San Donato, onde está a igreja de Santa Maria e São Donato, em estilo vêneto-bizantino. A igreja abriga um dos mosaicos mais antigos de Veneza. É imperdível.

Murano 2

San Michele

Fica entre Veneza e Murano e é a primeira parada depois que você pegar o vaporetto em Fondamente Nove. A Ilha de San Michele é o lugar onde fica o cemitério de Veneza. Vale a pena dar uma paradinha porque fica no meio do caminho, é um lugar lindo e a entrada é gratuita. O cemitério é divido nas áreas católica, ortodoxa e evangélica. A paisagem é muito bucólica: ciprestes, claustros silenciosos e sepulturas distribuídas de modo muito organizado. Alguns nomes famosos que estão no cemitério de San Michele: o compositor russo Igor Stravinskij e a mulher Vera, o pintor Emilio Vedova, o poeta Ezra Pound e o escritor Frederick Rolfe.

san michele

san michele venice

Burano

De Murano você pode seguir para Burano com a linha 12 do vaporetto. Basta dirigir-se à parada Murano Faro, onde passa o 12. Aproveite para apreciar a paisagem da janela do vaporetto. A ponta do vaporetto não é coberta, mas tem poucos lugares. Se conseguir, sente-se ao fundo para poder curtir o visual. Vale a pena.

A ilha de Burano é pequena e em uma hora dá para fazer um passeio agradável. O que mais chama atenção são as casas coloridas. Diz a história que antigamente os pescadores no período do inverno ficavam muito tempo fora de casa e a névoa que cobria a paisagem não permitia que eles vissem a ilha quando retornavam da pesca. Assim decidiram pintar cada casa de uma cor para poderem reconhecê-las de longe.

imagem-de-burano

Em Burano você vai encontrar algumas lojinhas que vendem peças de um bordado chamado merletto, é a tradição artesanal da cidade, onde tem até um museu dedicado, chamado Museu do Merletto. Vale a pena experimentar os doces buraneses, os mais famosos são o Bussolai e o Esse, biscoitos tradicionais da ilha.

Se a fome bater, um restaurante que recomendo é a Trattoria da Romano. Em alguns bares você vai encontrar também o peixe e frutos do mar fritos, embalados em um cone de papel, outra tradição muito veneziana.

Tente fugir um pouco do fluxo de turistas e passeie pelas calles de Burano, você vai encontrar algumas janelas e portas abertas, como em uma cidade pacata de interior. Muito provável que veja as mulheres colocando as roupas para secar ou batendo um papo com a vizinha. É uma delícia observar o ritmo da cidade.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


3 COMENTÁRIOS

  1. Se tiverem tempo na região, Lido é uma ótima opção, também bem próximo de Veneza, fiz no mesmo dia que conhecemos Murano, é maravilhoso e ainda tem uma praia ótima, limpa, tranquila, tem uma arquitetura muito diferente das demais, é uma excelente oportunidade de conhecer a diversidade da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui