Booking.com

Veneza: Murano, Burano e San Michele

Date:

Share post:

Visitar as ilhas de Veneza quer dizer fugir um pouco da confusão do centro e mergulhar em pequenas Venezas diversas entre si, mas com uma grande beleza em comum. Mesmo com o grande fluxo de turistas, é possível encontrar em Burano, por exemplo cantinhos tranquilos, onde dá para admirar o dia a dia dos moradores da ilha.

Veneza

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Murano

Murano fica a 1 km de Veneza e para chegar à ilha existem dois modos

  • Em frente à estação Santa Lucia, você pega o vaporetto número 3. Em 20 minutos você chega na ilha. Basta descer na parada Murano Colonna
  • Na parada de vaporetto Fondamente Nove, você pode pegar a linha 4.1 e 4.2. Caso você pegue esta linha, vai ter um bônus, uma parada estratégica e rápida no meio do caminho para conhecer a Ilha de San Michele (veja mais abaixo)

Murano é famosa pela produção de vidro, uma arte tradicional secular que sobrevive apesar da invasão de peças de origem chinesa. Logo em frente à primeira parada do vaporetto você vai encontrar a Fondamenta dei Vetrai, uma espécie de rua que margeia o canal, onde estão inúmeras lojas e fábricas de vidro artesanal. Algumas delas possibilitam a entrada dos turistas. Aproveite para ver o espetáculo que é o trabalho dos mestres do vidro de Murano. Ali a gente entende o trabalho que está por detrás de cada peça.

Murano

No final da Fondamenta dei Vetrai, uma parada obrigatória é a Igreja de São Pedro Mártir, construída em 1348, destruída por um incêndio e depois reconstruída em 1510 em estilo gótico. Logo depois, você irá encontrar o Canal Grande de Murano. Atravessando a ponte e virando à esquerda visite a igreja Santa Maria dos Anjos. Voltando pelo canal, logo você encontra o Museu do Vidro, com um acervo muito interessante.

Contornando o Museu do Vidro vale muito a pena passar pelo Campo San Donato, onde está a igreja de Santa Maria e São Donato, em estilo vêneto-bizantino. A igreja abriga um dos mosaicos mais antigos de Veneza. É imperdível.

Murano 2

San Michele

Fica entre Veneza e Murano e é a primeira parada depois que você pegar o vaporetto em Fondamente Nove. A Ilha de San Michele é o lugar onde fica o cemitério de Veneza. Vale a pena dar uma paradinha porque fica no meio do caminho, é um lugar lindo e a entrada é gratuita. O cemitério é divido nas áreas católica, ortodoxa e evangélica. A paisagem é muito bucólica: ciprestes, claustros silenciosos e sepulturas distribuídas de modo muito organizado. Alguns nomes famosos que estão no cemitério de San Michele: o compositor russo Igor Stravinskij e a mulher Vera, o pintor Emilio Vedova, o poeta Ezra Pound e o escritor Frederick Rolfe.

san michele

san michele venice

Burano

De Murano você pode seguir para Burano com a linha 12 do vaporetto. Basta dirigir-se à parada Murano Faro, onde passa o 12. Aproveite para apreciar a paisagem da janela do vaporetto. A ponta do vaporetto não é coberta, mas tem poucos lugares. Se conseguir, sente-se ao fundo para poder curtir o visual. Vale a pena.

A ilha de Burano é pequena e em uma hora dá para fazer um passeio agradável. O que mais chama atenção são as casas coloridas. Diz a história que antigamente os pescadores no período do inverno ficavam muito tempo fora de casa e a névoa que cobria a paisagem não permitia que eles vissem a ilha quando retornavam da pesca. Assim decidiram pintar cada casa de uma cor para poderem reconhecê-las de longe.

imagem-de-burano

Em Burano você vai encontrar algumas lojinhas que vendem peças de um bordado chamado merletto, é a tradição artesanal da cidade, onde tem até um museu dedicado, chamado Museu do Merletto. Vale a pena experimentar os doces buraneses, os mais famosos são o Bussolai e o Esse, biscoitos tradicionais da ilha.

Se a fome bater, um restaurante que recomendo é a Trattoria da Romano. Em alguns bares você vai encontrar também o peixe e frutos do mar fritos, embalados em um cone de papel, outra tradição muito veneziana.

Tente fugir um pouco do fluxo de turistas e passeie pelas calles de Burano, você vai encontrar algumas janelas e portas abertas, como em uma cidade pacata de interior. Muito provável que veja as mulheres colocando as roupas para secar ou batendo um papo com a vizinha. É uma delícia observar o ritmo da cidade.


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

3 COMENTÁRIOS

  1. Se tiverem tempo na região, Lido é uma ótima opção, também bem próximo de Veneza, fiz no mesmo dia que conhecemos Murano, é maravilhoso e ainda tem uma praia ótima, limpa, tranquila, tem uma arquitetura muito diferente das demais, é uma excelente oportunidade de conhecer a diversidade da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...

Show da Ivete Sangalo no Universal Orlando será transmitido ao vivo no Multishow

Vai começar mais uma Florida Cup em Orlando e assim como 2019 e 2020, a rainha do axé...

Teste de Covid-19 deixa de ser exigência para entrar nos Estados Unidos

Ontem (domingo 12/06/2022) o teste de Covid-19 deixou de ser uma exigência para entrar nos Estados Unidos, uma...