Visitando o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro

1

O Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, mais conhecido pelo apelido de CCBB é uma jóia na cidade maravilhosa que eu sempre recomendo pra moradores e visitantes. Ele é um centro cultural valiosíssimo porque permite que pessoas de todas as classes sociais tenham acesso gratuito a obras de arte originais importantes. Há outros CCBB pelo país: Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, mas vou falar aqui apenas do que fica no Rio de Janeiro.

O prédio do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro tem uma arquitetura lindíssima. Ele fica na esquina da rua 1a de março, quase em frente a Candelária. São três andares que tem no seu centro uma cúpula, que pode ser admirada dos vários andares.

ccbbdentro

Cupula do CCBB vista do 2o andar
Cupula do CCBB vista do 2o andar

Quando fomos (Junho de 2014) algumas exposições temporárias fascinantes estavam em cartaz: Salvador Dalí e Visões na Coleção Ludwig que tem um Picasso e aqui falo um pouco delas.

Exposição do Salvador Dalí

Aproveitando minha passagem pelo Rio, eu fui levar o Dylan e a minha mãe para verem a exposição  do Salvador Dalí que fica em cartaz até o dia 22 de Setembro de 2014. Durante esta época de exposições concorridas é preciso chegar cedo nos fins de semana para pegar senha ou tentar horários alternativos durante a semana. Como ele funciona até as  da noite é sempre uma boa opção para depois do trabalho. Fomos durante a tarde na segunda-feira e estava cheio, mas com tempo de espera bem razoável: levamos cerca de 15 minutos na fila para entrar. As obras expostas aqui vieram de vários museus, incluindo o museu Dalí em St Petersburg na Flórida, que nós visitamos e postamos aqui no blog.

A primeira parada é num cenário montado a partir de peças do Dalí para fotos. O sofá em formato de boca, o nariz e os quadros formam uma face.

photo 2 photo 1

Depois da foto, é enfrentar uma filinha para pegar a senha e subir ao 2o andar para a exposição. Só é permitido um número limitado de pessoas ao mesmo tempo nas salas de exibição que são dividas em fases. Não estão em ordem cronológica, mas é possível ver muitos artefatos do Dalí como quadros, desenhos, fotos, trechos de filme do Hitchcock onde ele compôs o cenário e também dirigiu umas cenas.
ccbbdentro2
IMG_2861

Visões na Coleção Ludwig

Além da exposição do Dalí, até dia 21 de julho a exposição visões traz obras de Pablo Picasso, Andy Warhol, Roy LichtensteinJean-Michel Basquiat e outros, que fazem parte da Coleção Ludwig do sediada no Museu Estatal Russo de São Petersburgo.

IMG_2888
Dylan mostrando o Picasso pra avó
IMG_2889
Andy Wahrol
A entrada de Visões
Visões

 

Nós adoramos e recomendamos muito a visita!

Informações Úteis

Website: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro/
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Metrô: Uruguaiana
Telefone: (21) 3808-2020
Horário de Funcionamento: de Quarta a segunda de 9:00 as 21:00. Fecha as terças-feiras.

As exposições que visitamos podiam ser fotografadas sem flash. Verifique sempre antes de entrar na exposição.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui