Como é o Takayama Matsuri, um dos festivais mais famosos do Japão

7

A pequena cidade de Takayama fica nas montanhas, noroeste de Tóquio e nordeste de Quioto. Takayama é famosa pelo seu distrito histórico e pelo Takayama Matsuri, um festival que acontece duas vezes por ano, na primavera (Sanno Matsuri, dias 14 e 15 de abril) e no outono (Yahata Matsuri, dias 9 e 10 de outubro). O Matsuri de Takayama é considerado um dos três mais bonitos do Japão, começou no século 16 e atrai visitantes do país inteiro (e estrangeiros também). Por causa disso, o viajante tem que reservar hotel com bastante antecedência, porque a oferta de hotéis nessa cidadezinha é bem limitada e ficam todos lotados nos 2 dias do festival. Nós conseguimos uma vaga para o festival de primavera depois de uma desistência, e olha que eu fiz a reserva alguns meses antes. Opções pra quem não consegue ficar na cidade são as vizinhas Furukawa e Gero Onsen.

Não tem trem direto de Tóquio até lá, o viajante primeiro tem que ir a Nagoya e então pegar um trem bala até Takayama, a viagem dura entre 4-5 horas no total. A partir de Quioto existe um trem expresso para Takayama que faz a viagem também entre 4-5 horas, que foi o que nós pegamos na ida (cuidado pra não pegar um trem que vai parando e demora muito mais). Na volta nós fomos para Nagoya e então pegamos o trem para Tóquio (os trens hikari estão incluídos no JR Pass, o trem nozomi um pouco mais rápido não está).

Outro ponto importante a ser lembrado: o clima! Como Takayama fica nas montanhas, é bem mais fria que as demais cidades no nível do mar – quando nós fomos em abril de 2006, ainda tinha resto de neve nos campos e a temperatura estava na faixa de 5 graus. Eu tive que comprar luvas e gorro na cidade, porque não tinha levado e estava morrendo de frio, principalmente à noite, quando acontece o desfile dos carros alegóricos no primeiro dia do festival.

As atrações do festival são os carros alegóricos (yatai), que são patrimônio cultural do Japão, e nesses dias ficam expostos nas ruas da cidade (em caso de chuva eles são expostos em suas “garagens” em diferentes pontos da cidade). Nós deixamos as malas no hotel e fomos correndo ver os carros nas ruas, eles são realmente fantásticos: todos esculpidos em madeira ou metal, laqueados, pintados nos mínimos detalhes e com enfeites folheados a ouro. São mesmo tesouros móveis, cada um tem centenas de anos e são o orgulho dessa cidade-artesã. Os carros alegóricos do festival de primavera são diferentes dos de outono, são 12 na primavera e 11 no outono (segundo os sites e guias de viagem), mas eu só contei 11 na nossa visita.

Os fantásticos carros alegóricos (yatai) nas ruas de Takayama durante o Takayama Matsuri da primavera

Assistimos um pouco do show de um dos bonecos karakuri ningyo, que são tipo uma marionete, e fazem parte de vários dos carros alegóricos. Os bonecos são super complexos e várias pessoas são necessárias para controlarem seus movimentos. Sinceramente eu não achei o show muito interessante, porque é um boneco falando e se mexendo (às vezes dançando) no alto do carro, mas apenas em japonês – ou seja, não entendemos nada. Os movimentos são realmente muito bem feitos, mas depois de uns bons 15 minutos a gente desistiu de assistir e continuamos a andar pela cidade vendo os carros.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Uma das marionetes fazendo o seu show durante o Takayama Matsuri (na segunda foto dois dos operadores colocam um objeto na mão da boneca)

Paramos pra ver a procissão, o altar do templo é carregado pelas ruas da cidade e uma centena de participantes vestidos em trajes típicos coloridos vai seguindo. Alguns grupos estavam tocando instrumentos e tinham a sua coreografia própria. Parecia uma cena saída de um livro de história, muito legal.

A procissão do primeiro dia, levando o altar do templo pela cidade

No final do dia, às 18h30, começa a procissão noturna, com os carros alegóricos iluminados por lanternas e carregados pelas ruas da cidade, e crianças acenando no topo dos carros. Alguns dos carros tem música própria, e em outros adultos e crianças tocavam flautas (em cima do carro ou andando na frente e atrás). É muito bonito, mas o frio era grande e assim que vimos os 11 carros passarem, corremos pra um restaurante pra nos esquentarmos. O desfile noturno só acontece na noite do primeiro dia de festival, se não estiver chovendo. Achei bonita a procissão, mas foi mais escura do que eu esperava, não dava pra ver muito bem os carros.

A procissão noturna no Takayama Matsuri

No segundo dia a programação é a mesma, com exceção do desfile noturno: os carros ficam expostos nas ruas durante o dia, tem os shows dos bonecos em dois horários diferentes (manhã e tarde) e a procissão diurna (no primeiro dia o altar é levado do templo para um outro local, e no segundo dia ele volta para o templo, encerrando as festividades).

Se você visitar Takayama fora dos dias do Festival, pode ver alguns dos carros alegóricos no Yatai Kaikan, que é um salão especial para mostrar 4 dos 25 carros durante o ano (os carros não são sempre os mesmos, eles trocam algumas vezes por ano).

O meu post original da nossa visita a Takayama e ao Takayama Matsuri está aqui.

Vou falar mais sobre a cidade de Takayama em si em um outro post, aguardem!

Todos os posts do Japão:
Planejando uma viagem para o Japão
Roteiro de viagem pelo Japão
Guia Fotográfico de Comida Japonesa
O que fazer em Tóquio
Onde ficar em Tóquio
Passeios fora de Tóquio
O que fazer em Quioto
Compras no Japão
Restaurante em Tóquio: jantando com os Ninjas
Um dia em Nara, a antiga capital do Japão
Tóquio com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena
Visitando o Hakone Open Air Museum
Como chegar a Hakone (e como se locomover na área)
Como é a Tóquio Disney Sea, o parque da Disney que só o Japão tem


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


7 COMENTÁRIOS

  1. […] Se você não viu os outros posts sobre o Japão, leia aqui: Planejando uma viagem para o Japão Roteiro de viagem pelo Japão Guia Fotográfico de Comida Japonesa O que fazer em Tóquio Passeios fora de Tóquio O que fazer em Quioto Restaurante em Tóquio: jantando com os Ninjas Um dia em Nara, a antiga capital do Japão Como é o Takayama Matsuri, um dos festivais mais famosos do Japão […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui